Vento Sudoeste Luiz Alfredo Garcia-Roza

Resenhas - Vento Sudoeste

Shadai.Vieira 16/01/2024

Não gostei
Não funcionou para mim.
A premissa é péssima, o desenvolvimento de toda a história é bizarra, o delegado parece amador e num determinado momento é assumido ele ser preconceituoso com relação ao possível passado homossexual de seu interesse romântico.
Perto do final há pistas de uma personagem possa ser o grande plot twist, mas não se concretiza, deixando pontas soltas.
Adorei o livro de estreia do autor mas esse foi tão decepcionante que não arrisco ler mais nenhum dele.

Ramon.Christ 17/12/2023

Nada funciona nesse livro, o que me frusta bastante em relação ao contato que já tive com Garcia Roza.
A premissa é fraca e tal fato acompanha um livro arrastado.
Shadai.Vieira 13/01/2024minha estante
Li ano passado o silêncio da chuva e adorei. Agora tô na metade desse e odiando. A premissa é muito fraca e o desenvolvimento arrastado previsível, pouco inspirado beirando amadorismo.

ilovetea 07/05/2023

Vento Sudoeste
Comparado aos outros livros desse mesmo autor, eu achei o livro meio fraco.
mas ele é intrigante e instigante, não sei como descrever mas ele é como uma voz sussurrante no seu ouvido que te incentiva a continuar lendo.
e o final, embora simples e meio aberto, vale a pena.
luiz alfredo nunca erra.

Wolsey 30/03/2023

A série vai melhorando a cada livro
Terceiro livro da série do agora Delegado Espinosa, mantém o estilo habitual do autor na forma de escrever, mas a trama não repete a dos livros anteriores. Embora não haja um plot twist como nos livros semelhantes, o final não deixa de ser interessante e não decepciona.
Muito bom.

Joana 12/01/2023

Boa leitura, não tão bom mistério
Ganhei vento sudoeste de presente do meu pai com um conjunto de livros de investigação, meu gênero favorito. Entrei para a leitura com o pé atrás, pois o mistério de seu primeiro romance, ?O silêncio da chuva?, não me agradou, deixando muitos furos. Em Vento Sudoeste, fui surpreendida positivamente pela forma de escrita do autor, sua narração é agradável e a construção dos personagens é bem feita. Gostei particularmente da construção psicológica do Gabriel, um dos personagens principais da trama. O mistério, no entanto, deixou um pouco a desejar. O final não me surpreendeu, já havia concluído o mesmo que o investigador por volta da metade do livro, e a solução na verdade fica um pouco ambígua, sendo mais uma resolução psicanalítica (o que faz jus à área de trabalho do autor, que é psicanalista) do que uma resolução dos fatos ?quem-fez-o-que?. Não entrou para os meus favoritos, mas foi uma leitura agradável.

gcpina 26/07/2022

Terceiro da série
Depois de ?O silêncio da chuva? e ?Achados e perdidos?, Espinosa não desperta mais tanto interesse? Seu apreço pela rotina acrescenta um pouco de tédio ao enredo. O inusitado caso investigado por Espinosa também não me despertou interesse.

Jess 23/04/2022

???
Oiii

Olá, como eu me viciei nos livros desse autor e tô gostando demais é um livro que te prende te deixa instigado para saber o que aconteceu ( e que eu quase acertei). Recomendo.

K.3.L 11/10/2020

Intrigante
Gosto bastante das investigações do delegado Espinosa,este livro prende você e em alguns momentos nos confunde sobre o verdadeiro assassino.

Fernanda 21/11/2016

Não convenceu
É o terceiro livro de Garcia-Roza que leio, o terceiro de Espinosa e o primeiro que não gostei tanto. Não é que o livro seja ruim. Garcia-Roza é um ótimo autor, do tipo que prende o leitor mesmo se estiver escrevendo uma lista de compras. O problema é que achei a história é muito fraca. Li o livro todo e não consegui me convencer que um delegado de polícia teria tempo ou disposição para dar trela a um maluco que está com medo de matar alguém por conta da previsão de um vidente. Menos, né? Em algum momento no meio do livro Espinosa menciona que a delegacia dele está sob os holofotes da imprensa por conta do homicídio de uma prostituta que teria sido efetuado por ou a mando de um policial do distrito que é sabidamente o cafetão da área. Quando li isso bateu aquela esperança da trama se desviar para esse caso, que seria muito mais interessante de acompanhar. Só que a trama não apenas não mudou de foco como o leitor é obrigado a engolir a ideia de que mesmo com um problema desse tamanho sob sua responsabilidade o delegado perde horas se dedicando a uma história sem pé nem cabeça. Ou seja, os personagens (como sempre) são bem desenvolvidos e a história é bem contada, mas não me convenceu.

Momentos da Fogui 09/10/2016

Momentos da Fogui
Leia a resenha no blog:

site: http://foguiii.blogspot.com.br/2015/05/serie-espinosa-03-vento-sudoeste-luiz.html

Fogui 21/05/2015

Série: Espinosa 03 - Vento Sudoeste - Luiz Alfredo Garcia-Roza
Luiz Alfredo Garcia-Roza
Espinosa 03
Companhia das Letras
2010

A cada livro que leio do Garcia-Roza mais impressionada fico. A naturalidade com que ele expõe a realidade e a fantasia, o raciocínio lógico e a imaginação. É complemente enlouquecedor.

Apesar de não estar lendo na ordem de lançamento é possível perceber a evolução do personagem Espinosa. Um homem por si só fascinante. Sua inteligência e intuição o transformam num dos personagens mais interessante da literatura brasileira.

A trama psicológica fica evidente neste livro desde início. Um rapaz procura Espinosa para ajudá-lo, pois um "vidente" previu que ele mataria uma pessoa antes do seu próximo aniversário.

Quer ler a resenha completa e muito mais, visite o blog Momentos da Fogui:

Breno 29/12/2012

Novidade na tradição.
Em Vento Sudoeste, Luiz Alfredo Garcia-Roza monta uma ótima trama, exibindo a intimidade da maioria dos personagens, deixando que o leitor encontre em cada um motivos para os crimes cometidos.
O início do livro surpreende e ao mesmo tempo traz elementos tradicionais, criando uma agradável sensação de familiaridade e novidade.
Vento Sudoeste pode ser visto como um livro para entretenimento, mas nem por isso trata-se de obra superficial.

Manfredo 09/08/2012

Fácil, simples e divertido de ler... Como sempre. Lido na barra, no Rio

BEL 22/03/2010

Adorei.... mas...
Este foi o livro do Luiz Alfredo que mais me deixou intrigada. Nas primeiras páginas, a leitura é monótona e lenta. Achei que seria uma história enfadonha. Porém, à medida que as páginas vão sendo passadas, o rumo da prosa vai se tornando cada vez mais interessante e misterioso.
Esse foi o livro dele que quase no final ainda nao sabemos ao certo quem cometera os crimes.
Nao ficou bem explicado por que o Delegado Espinosa, no momento em que a mae de Gabriel descreve os crimes, nao deixou claro que percebera os furos na descrição que D. Alzira faz dos crimes:
1) Olga, segundo o perito, fora empurrada nos trilhos de costas para eles e de frente para alguém que supunha-se estar conversando e foi empurrada de surpresa.
D. Alzira disse bem claro que Olga estava de frente para os trilhos e de costas para ela quando fingiu um tropeção e a empurrou na frente do metrô.
2) D. Alzira, descrita como uma mulher de baixa estatura, disse que apontou a arma para o rosto do vidente e atirou. O vidente fora descrito como um homem alto e elegante.
Bastava a Espinosa uma consulta ao perito para descobrir o trajeto da bala, ou seja, de onde ela teria vindo, de cima para baixo, da mesma altura, etc. Gabriel era mais alto que a mae, se nao fosse confirmada a viagem da bala de baixo para cima...
De qualquer modo, o delegado Espinosa termina a história também nao acreditando na versao de D. Alzira... ou seja, nós, leitores, é que vamos elaborando o final que cabe na nossa imaginação...
ÓTIMA LEITURA!!!
Malu 29/06/2011minha estante
Concordo com vc, Bel. O autor deu uma vacilada feia, faltou alguém prá recolocá-lo no texto, rss.
Neste livro a trama tb circula pelo Catete e Largo do Machado, o que é uma delícia. E, enfim, descobri de onde surgiu a grande paixão de Espinosa, Irene, que o acompanhará em outros livros da saga de Garcia-Roza.
Achei belíssimo o trecho onde o autor descreve o vento sudoeste, até o postei no meu perfil do Facebook. Uma preciosidade, falou por nós!

dimitriluz 25/12/2021minha estante
Bebel, também me confundiu o fato de ele ter feito um trecho em que, aparentemente, era o próprio Gabriel que narrava, ?confessando? o crime e falando de um local de trabalho. O que pensa disso?