Encontrada Carina Rissi

Resenhas - Encontrada

Kah Gessy (@naoeaterradonunca) 15/12/2014

Ahhhh expectativas foram feitas para serem destroçadas.Gostei muito do primeiro livro,tanto que li duas vezes seguidas.Ian Clarke é um dos meus protagonistas favoritos agora.Nesse segundo livro,enquanto ele se mostra uma pessoa apaixonada e compreensiva,Sofia continua sendo a chata sem profundidade de sempre.Sério.Faltou carisma,sei lá, talvez na verdade ela tenha sido mal trabalhada.
Não vou dizer que foi perda de tempo ler Encontrada,até porque há um aprofundamento em alguns personagens,assim como aparecem uns novos, mas acho que a série, poderia deixar de ser série e ter ficado apenas no Perdida mesmo.A única coisa boa desse livro foi poder ver/ler mais de Ian Clarke,só isso valeu a leitura!
Emi 26/12/2014minha estante
Kah, vc expressou exatamente meu sentimento em relação a personagem da Sofia. Também achei que ela foi extremamente chata nesse segundo livro. Toda aquela conversa de ser independente me cansou demais. Não combinou com a doçura do Ian. Concordo também que nem sempre é necessário livros 2,3,4 etc... Só o Perdida, já tinha dado conta do recado.

Lucie 30/08/2019

Ian e Sofia são tão fofos <3
Não estava muito animada para ler Encontrada, pensei que seria SÓ enrolação sabe? Mas com o passar da história foi ficando cada vez melhor e me dando uma esperança para o final desses dois (e dos próximos livros).
Cara, a Sofia já no começo se mete em algumas situações bem embaraçosas, o livro todo só se vê ela passando por varias dessas e me fazendo rir muito.
Acontece algumas brigas entre o casal, o que me leva a dizer: conte a verdade, a Sofia ficou nesse conta-não-conta por muito tempo o que piorou ainda mais o problema.

No final me decepcionei um pouco por ter misturado a fada madrinha no meio da história (como um conto de fadas), mas recompensou com a parte da Nina e o Rafa descobrindo algumas coisas...

Enfim, achei o livro muito bacana kkkk Superou as minhas expectativas e me deixou mais apaixonada por esse casal maravilhoso que é o Ian e a Sofia (sério tem cada parte fofa deles). Quero ler as continuações logoo. Valeu Carina Rissi
Anna 02/09/2019minha estante
gente eu quero muito ler esse livro

LiteraBruna 11/03/2019

No geral, foi uma leitura bem mediana
A história começa até interessante, e pensei "Nossa, o que será que a autora vai colocar nesse livro ?, porque o outro foi bem completo " O começo é só o casamento deles, até foi interessante, mas depois a autora começa a colocar obstáculos desnecessários no caminho do casal (como a Tia Cassandra, por exemplo) q, para mim, não precisariam estar ali.
Um pouco mais da metade do livro começa a ficar um drama meio chato entre o casal, problemas q poderiam ser resolvidos com uma conversa, e a Sofia foi super irritante as vezes.
O final compensou um pouco, achei muito bem feito, e me deixou emocionada.
Nina Salles 13/03/2019minha estante
Concordo a Sofia às vezes é bem irritante...

Julia 22/02/2020

A alma que o habita e o coração que aqui bate há muito lhe pertencem. E serão seus, apenas seus, para sempre.
Maria_ 22/02/2020minha estante
Primeiro livro que ue li da autora.
Divertido. Me peguei rindo sozinha em algumas passagens.
Super recomendo

Iara Rodrigues 11/04/2020

Encontrada
Mais um livro que eu não fiz nada até terminar de ler, eu li tuo de uma vez só, sem nenhuma interrupção.
Assim como todo livro da Carina, ele vai te prender de uma forma que você realmente acredita que está dentro do século 19!
Neste livro vamos ver a aventura da Sofia realmente neste século, e todas as suas descobertas. Dei muita risada com tudo o que acontece.
leticia.moreira 11/04/2020minha estante
A Carina arrasa!

Ana 23/08/2020

Quase um favorito
Antes de terminar a leitura, eu já sabia que teria mais coisas a dizer sobre Encontrada, do que o que disse sobre Perdida... Por um momento, até metade do livro, eu imaginava que iria favorita-lo. Nunca ri ou me diverti tanto, e se tornou a leitura que mais me tirava do mundo real e das minhas preocupações, porque é muito gostoso acompanhar a vida da Sofia. Ao contrário de muitos, eu amo ela! Ela fala e pensa coisas que eu diria, e eu não consigo não dar risada, ou me sentir representada minimamente por essa mulher desastrada e cômica. Entretanto, depois dos 50%, eu senti que o livro perdeu um pouco o rumo por alguns instantes... Algumas questões eu achei desnecessárias, e até senti que estava sendo uma leitura arrastada, o que obviamente não combina com os livros da Carina Rissi. Eu já sabia da gravidez, e pensei que iria ser mais abordado durante a história, mas foi algo deixado de lado e exposto somente no fim do livro. Acho que teria sido muito interessante se a gravidez fosse um dos plot, algo inserido no meio do livro, até porque imagino vários cenários divertidos e gostosos de se ler sobre a chegada de um bebê. Senti falta disso. Eu até gostei da forma como a autora abordou a questão do machismo, até mesmo do machismo presente no Ian, foi bem realista, mas acho que o que me incomodou foi a Sofia ter cedido em alguns aspectos... Fiquei sentindo que ela poderia ter pedido um pouco de uma essência no processo. Outra coisa foi o fato de ela não poder ajudar o Ian com as contas, mas ele ter que participar ativamente do negócio dela (???). Eu sei, estamos no século 19, e a autora já manteve muito da antiga Sofia, mas podia ter deixado o negócio só por conta dela. De qualquer forma, eu gostei e me diverti mais do que no primeiro, mesmo que em determinado momento eu tenha perdido o encanto (que foi conquistado de novo logo depois).

Sobre a questão da escravidão: quando comecei a ler a série, a treta já estava rolando e eu não estava entendendo nada! Ainda não vi o pronunciamento da autora, mas de certa forma consigo entender... Falar, escrever sobre este período histórico, esta luta, é algo que requer muita precisão e propriedade de fala. Eu entendo o fato de ela não querer correr o risco de tentar, e fazer merda. As vezes é melhor não fazer, do que estragar.
Angie 27/08/2020minha estante
Dos livros que li da Carina esses por enquanto pra mim são os melhores!

Karine 22/04/2021

Bom, mas poderia ser melhor
Esse livro é bem escrito e leve como o primeiro, porém não tem um plot claro e muitas partes são repetitivas. Recomendo esse livro para as pessoas que amaram o primeiro e ficaram com gostinho de quero mais. Eu definitivamente vou ler o próximo, com essa revelação no final eu preciso saber o que acontece!!
Arii 22/04/2021minha estante
Esse é o mais fraco de todos, mas mesmo assim vale a pena, só de dar boas risadas. Os personagens são muito cativantes tb. Leia os outros, vale a pena.

Mari 20/08/2021

Muitooo bommm
Gostei ainda mais que o primeiro, até dei algumas risadas, me prendeu e me cativou essa continuação.
Noemy 20/08/2021minha estante
É um dos meus favoritos nacional de época ?

Bia 21/07/2021minha estante
Eu demorei mtt pra ler esse livro, foi bem cansativo e não continuei a série por isso. O primeiro livro foi incrível mas nesse, concordo com você, não precisava de 474 páginas kkk

cici 24/05/2021

O pior livro do ano até agora, péssimo.
Edição: A real nota foi 0.5. Percebi agora que por alguma razão o Skoob arredondou, e para o lado errado.

Antes de tudo, quero ressaltar que podem haver alguns spoilers leves. Realmente não é nada demais, não há nenhuma real revelação no que diz respeito ao enredo, mas via das dúvidas é bom avisar.

NÃO SEI COMO dei 5+? pra esse livro na primeira vez que o li em 2020. Desconfio - mentira, tenho certeza - não ter senso crítico nenhum na época. Só pode. Ou isso, ou li outro livro no lugar.

O casal principal, que na releitura do primeiro livro me pareceu bem agradável, é um horror, e acho mesmo que há um quê de tóxico no relacionamento deles. A Sofia se sente um fardo para a nova família e culpada por tudo que acontece, e sempre pede desculpas - ao Ian, principalmente -, mesmo que não tenha nada a ver com o problema. O que mais me entristeceu e irritou nisso tudo foi que a autora desperdiçou uma baita oportunidade de desenvolver isso como um problema, não só como um traço de personalidade dela. Como alguém que leu o próximo livro também - o último em que eles são protagonistas -, SEI que a autora tratou isso como se não fosse nada demais. Mas é. É absurda a quantidade de vezes em que isso aconteceu no livro, absurda mesmo.

E o Ian, esse desgraçado. Tentei relevar o comportamento péssimo dele no início, por ser alguém do século XIX, mas a decepção foi tanta que não só falhei nisso como criei um ódio pelo personagem. Quero mesmo saber quando que ele supostamente é mente aberta como às vezes é falado no livro, quando. O Ian passa o livro inteiro fazendo discursinho de como ama a Sofia e o jeito moderno dela, mas quando é na prática ela não pode fazer nada que não condiz com o que ele julga apropriado que dá chilique. Sério. Chega num ponto que a Sofia esconde as coisas dele por ter medo da sua reação. E, mais uma vez, isso é romantizado.

Cada passo da protagonista é pensando no Ian e no que ele acharia disso, falando no geral. Parece que o mundo dela gira só em torno dele. E tá legal que segundo o povo casado, tem que ter aquele que irá ceder e tal, mas ela SEMPRE é a que cede. O Ian - na prática, claro, porque na teoria ele se importa demais com a opinião dela - só ouve a opinião dela quando se trata de pontos mais fúteis. Quando a Sofia contesta sobre algo importante, ele sempre a distrai beijando-a e sabe-se lá mais o quê. E, veja só que surpresa, quando nós vamos ver, o casal fará tal coisa de acordo com a opinião dele.

Falta diálogo. MUITO. Além de haverem muitas cenas aleatórias e desnecessárias que aparentemente só servem pra dar mais páginas ao livro, há muita enrolação por pura falta de sentar e conversar sobre o que está afligindo o outro. E também falta honestidade. O casamento já começa com um mentindo pro outro. Quando a mentira do Ian foi revelada, mal houve conflito - alguns parágrafos depois, a Sofia já tinha perdoado e já estava tudo bem entre eles de novo, sendo que era algo que ela tinha direito de saber, que dizia respeito à vida dela. Ok. O cúmulo foi que quando a mentira da Sofia foi descoberta, ele não só GRITOU com ela, a chamou de humilhante, não quis ouvir explicações como pediu tempo - que, segundo ele, era pra só respirar, mas fiquei com a impressão de que foi lance da autora só pra apaziguar o surto dele. E a protagonista se culpou mais uma vez, crente que realmente humilhava o Ian, sendo que nem realmente errada ela estava.

Certo, aqui tem spoiler. Sugiro que, caso alguém que nunca leu o livro esteja lendo isso, vá para o próximo parágrafo. Tudo bem que ela mentiu, mas a Sofia só fez isso porque queria ser financeiramente independente e tinha medo da reação dele, como mais acima eu disse que acontecia. Ela O TEMPO TODO se sentiu como se querer ser independente do dinheiro dele fosse algo errado e imperdoável, e mais uma vez a autora não problematizou nada disso. Pior, a autora deu uma desculpa esfarrapada e bem nada a ver para que no final a Sofia verdadeiramente passasse a ser dependente financeira dele, mesmo comercializando o seu produto. Fala sério.

Edição (também tem spoiler): Percebi que me expressei mal. A Sofia não passou a depender financeiramente dele, visto que agora tinha uma fonte de renda mas, sim, passou a ser sustentada por ele. Tem uma diferença sutil aí, mas me incomodou de toda e qualquer forma.

Não sei o que aconteceu com a Sofia feminista e anti-sexista de Perdida. Não sei mesmo. Depois do ocorrido, ela não só decidiu se tornar a dona de casa e esposa "ideal", abrindo mão da sua própria essência pra supostamente satisfazer o Ian, como só deixou essa ideia lamentável de lado quando o próprio Ian fez mais um discurso de que amava ela do jeito que ela era. Uma coisa é ceder uma coisinha aqui e outra lá no casamento, outra completamente distinta é ser alguém que se sente na necessidade de mudar seu jeito por completo e a que cede tudo só porque o marido é um palestrinha de mente fechada.

Bem lá pras últimas páginas, o Ian finalmente compreendeu o lado da Sofia, mas aí eu já tinha cismado com ele. Já tinha ranço, e umas poucas páginas de mais palestra e dessa vez ação também não me fizeram mudar de opinião.

Um último ponto sobre o relacionamento dos dois: Eles são declaradamente dependentes emocionais. Costumo relevar isso quando é fantasia e tem todo aquele drama de parceria e não sei mais o que, mas achei no mínimo esquisito ver isso em personagens mais "realistas". Quem leu o primeiro livro sabe o quão ridícula é essa dependência extrema e romantizada.

As partes mais razoáveis do livro são aquelas em que os personagens secundários têm mais destaque - exceção clara à tia Cassandra, que me deu vontade de arrancar os cabelos. Apenas me incomodei um pouquinho com o fato da Elisa ser uma boneca perfeita, sempre gentil demais e sem erro ou defeito algum, sem desenvolvimento ou profundidade. Relevei isso por saber que há um livro focado apenas nela, onde provavelmente isso será explorado - ao menos, assim espero.

Sigo com a sensação dos lugares serem limitados demais, como senti no primeiro livro - porque realmente são. Eles vão sempre para os mesmos lugares, e parece que só há a casa dos dois, a vila e o teatro - e um pouquinho lá da praia, naquela parte mais pro final. Já li outros livros em que há essa repetição de ambiente e que mal percebi, mas dessa vez realmente me incomodou.

Há outros pontos negativos a serem citados, mas acho que o resumo de tudo está aí. Não quero me estressar demais ou deixar a resenha excessivamente longa. Não recomendo pra ninguém, e a única parte boa de ter pego pra ler foi que tirou a impressão de perfeição que eu tinha dos livros, do casal e do Ian - que, misericórdia, era o meu top 1 na lista de crushs literários até fevereiro desse ano! (!!!!!!!!!!!!!!!!!) Meu passado me condena. Só posso ter tido a primeira leitura de olhos fechados.
Lauraa Machado 25/05/2021minha estante
Nossa, já vi que eu iria ODIAR esse livro! Haha

Natalia.Goncalves 05/07/2015

Encontrada
O início desse livro achei quase insuportável com tantas páginas de amor infinito entre o casal principal e a demora para o desenrolar do suposto problema que afligia Ian. Passada essa parte o livro volta a ficar parecido com o primeiro (Perdida).
Ale Polga 05/08/2015minha estante
Concordo com vc... demorei bem mais para terminar de ler este!
Achei tão chatinho até a metade mais ou menos... pensei que fosse me decepcionar, menos mal que me enganei :D
Pelo menos o final valeu a pena... ;)

juliana.aleluia 06/02/2022

Perfeito
O livro é incrível, me prendeu até o final igual todos os livros da carina rissi, super recomendo para quem ama romance
Maria.VitAria 06/02/2022minha estante
Amo os livros da Carina Rissi e mal espero para quando lançar o filme do livro Procura-se um Marido, e para a seria do Munda da Luna

Haline O. 31/07/2015

Romance que ultrapassa o tempo
Em hipótese alguma achei que quando escolhi por acaso o livro Perdida em um catálogo, imaginei que seria tao impressionante como foi quando terminei a leitura. Ao descobri que a autora iria escrever uma continuação, me vi imaginando de que forma ela continuaria aquela estória que ao me vê já era esplêndida.
Terminei a leitura em menos de 48hrs... Imaginem só, um livro com mais de 400 pág. A leitura fluía de uma maneira que não queria de modo algum deixar Ian e Sofia. Estar de uma certa forma no séc XIX me deixava em êxtase, e por mais que tentasse - e olha que não queria mesmo, não conseguia tirar meus olhos do livro.
Gente eu amei, não, eu, eu, eu... Não sei como descrever os sentimentos que surgiam durante e pós leitura.
"cacete " estou em uma ressaca literária louca, mais que isso, ainda estou tentando refazer tudo o que li... Cara, é muita coisa para analisar, refletir, o que posso fazer é esperar pela continuação, que já tem título definido. Esperando ansiosa. Carina Rissi eu te amo
Rsrsrs
...
LuanaBorges 31/07/2015minha estante
Muito bem amigaaaa!!!! Amei sua definição!!!

Filha da mente 18/09/2021

Ri com lágrimas nos olhos
Gente essa ? Sofia... surtada ? de todas as formas possíveis e impossíveis ? (por isso eu a Amo ? tanto).

Esse livro ? aborda o casamento ? da Sofia???? com o Ian???? ? inclusive, melhor casamento ? que eu já li ksksks quase morri de tanto rir ? e eu leria até a ? lista de compras ??? dessa autora porque vou te ? contar, tudo que essa mulher ????? escreve tem meu ?coração.

Eu fiquei muito surpresa ? com o plot porque... aí maravilhoso ? demais, por mais que eu ja ? suspeitasse.

Leiam, apenas leiam!?
ivy! 18/09/2021minha estante