A Herança

A Herança Louisa May Alcott

Resenhas - A Herança

grey.sanys 09/07/2023

A herança
É o primeiro romance da Louisa então dá pra perceber uns furos aqui e ali, mas isso não torna o livro ruim, eu amei muito a experiência. Em "mulherzinhas" a escrita dela está bem mais evoluída, mas já em "a herança" percebemos o toque especial que só as histórias dela tem

Juliana.Bragiato 15/07/2022

O primeiro romance escrito por Louisa May Alcott ainda em sua adolescência. Tem todos os elementos de um bom romance de época. Amor proibido, intrigas, amizade e claro um final feliz. Leve e delicioso de ler.

Rafaelle 13/02/2021

A herança
A herança é o primeiro romance escrito por Louisa May Alcott e que permaneceu sem ser publicado até 1997. Escrito quando a autora tinha apenas dezessete anos, é uma excelente leitura para aqueles que pretendem conhecer a obra completa da autora e ver sua evolução como escritora.

O livro é um romance leve e que nos mostra uma autora ainda muito ingênua e cheia de ideais juvenis. A história da pobre órfã Edith, acolhida pela rica família Hamilton, e que se apaixona por lorde Percy, traz os mesmos valores que seriam defendidos por Louisa em outras obras como Mulherzinhas e Os oito primos, como a caridade, a bondade, a gentileza, a humildade e o altruísmo. Porém nesse livro a autora ainda não tinha a maturidade que a fez escrever personagens falhos que aprendem com seus erros e crescem durante a trama. Aqui os personagens já são perfeitos desde a primeira página. A mocinha incrivelmente linda, caridosa, gentil e o mocinho um perfeito cavalheiro que vê na mocinha a personificação da mulher ideal.

Com um enredo que traz falhas típicas de um primeiro livro, como vilão que fala o que vai fazer em voz alta, situações absurdamente convenientes e personagens perfeitos, a história entretém porém não traz nada marcante. É um romance que me deu a sensação de já ter lido aquilo em outro lugar.

Apesar de não ser um livro surpreendente, gostei da experiência de ler o primeiro livro da autora e poder ver o quanto ela evoluiu como escritora. Me fez pensar que devemos ter olhos gentis para as primeiras experiências literárias de um autor, pois até mesmo uma autora tão prestigiada começou com um livro simples e feito de completos clichês.

NaiaraAimee 04/10/2014

Simples, porém interessante.
Nem tenho muito que resenhar desse livro, pois ele é pequeníssimo, menor até mesmo que um bestbolso da Record, contendo apenas 130 páginas. Foi o primeiro livro que Louisa escreveu, quando tinha apenas 17 aninhos.
Essa é a historia de uma moçinha Italiana que, órfã, foi acolhida por uma família muito bondosa da Inglaterra.
Ela cresce e torna-se uma bela mulher, causando a inveja de Lady Ida, uma moça extremamente invejosa e ambiciosa (tradução: vilã). A chegada de Lord Percy (:P) faz com que Lady Ida fique com ainda mais inveja, pois percebe que apesar de ele ser rico e cavalheiro, só tem olhos para Edith, umas simples preceptora.
Entretanto, Edith, com seus feitos maravilhosos, consegue um lugar especial na família, tornando-se mais que uma mera criada. Já dá para prever que Lady Ida, nada contente, persuade a pobre garota a evitar Lord Percy que, muito sagaz, percebe tudo que se passa ao seu redor. A Jovem, como uma verdadeira mocinha, acaba cedendo ao apelo de Lady ida e sofre em silêncio.
Não obstante, a moça ganha um admirador inconveniente, o qual ela tenta manter longe (e bem longe), mas que, encantado por sua beleza, não desiste de tentar conquistá-la e assim torna-se rival de Lord Percy.
Apesar de ser um livrinho pequenino, tem lá suas emoções e seus segredos e vale a pena.

site: http://literaturadeepoca.blogspot.com.br/

Afonso Rodrigues 09/06/2013

Uma heroína perfeita demais...
Pelo que me recordo, iniciei e abandonei a leitura de "A Herança" (The Inheritance) cerca de três vezes. Foi somente na quarta tentativa que consegui ir até o final da história. O motivo principal das leituras frustradas consecutivas era óbvio para mim: o enredo é muito clichê. Basta ler a sinopse na contracapa para perceber isso de imediato. Não tenho conhecimento se na época em que foi escrito, a história já poderia ser considerada, digamos, "comum".

Quando finalmente consegui dar continuidade à leitura, sem abandoná-la novamente no segundo ou terceiro capítulos, me deparei com outro empecilho para realmente apreciar a narrativa: a heroína, Edith Adelon, é perfeita demais, chegando ao ponto de ser irritante. Não que a benevolência, integridade e lealdade sejam atributos que me irritem. Longe disso... Porém, tais características estão presentes com tanta intensidade no caráter de Adelon que na maioria das vezes torna-se algo forçado, exacerbado.

Não creio que seja profícuo começar a conhecer a obra de Louisa May Alcott por "A Herança" que aliás, é seu primeiro romance. Certamente, ela deve ter escrito obras mais "originais" que levarão o leitor a desejar conhecer seus demais livros.
Joice.Cappi 22/01/2018minha estante
Olá, tudo bem? Tem interesse em trocar este livro?

Afonso Rodrigues 25/01/2018minha estante
Olá! Apesar de não ter gostado muito, não tenho interesse em trocar.
Na página desse livro, há algumas pessoas que desejam trocá-lo.

Pavozzo 07/07/2023minha estante
Peço perdão por um comentário alheio ao livro, mas a sua resenha está uma delícia de se ler - singela, coesa e bem escrita.

Espero que escreva mais!

Afonso Rodrigues 08/07/2023minha estante
Obrigado, Pavozzo. :)

ELISABETH 11/12/2009

Livro descoberto ao acaso
O interessante deste livro, que é o primeiro romance de Louisa May Alcott, é que ele foi encontrado pelos escritores Joel Myerson e Daniel Shealy na Biblioteca Houghton.Era um caderno de capa vermelha.
Segundo eles, até então nunca tinham ouvido falar da existência do mesmo e ficaram atônitos frente ao manuscrito de A Herança.Era 1988 e eles estavam escrevendo Cartas Escolhidas de Louisa May Alcott.

É uma belíssima história de abnegação. Edith transforma a vida outras pessoas com seu carisma e honestidade e, para variar, desperta em Ida, uma lady esnobe, a inveja. Daí em diante, surge a sordidez tão peculiar às almas vazias de propósito e gratidão.

Com final surpreendente, embora esperado dado a profundidade do caráter de Edith, o livro pode sim ensinar alguns preceitos morais e éticos e a importância da amizade.