Os Bruzundangas

Os Bruzundangas Lima Barreto

Resenhas - Os Bruzundangas

1 | 2 | 3 | 4 | 5

Felipe1503 17/03/2024

Fazia tempo que eu não lia um livro de crônicas tão boas
?A Constituição da Bruzundanga era sábia no que tocava às condições para elegibilidade do mandachuva, isto é, o presidente.
Estabelecia que devia unicamente saber ler e escrever; que nunca tivesse mostrado ou procurado mostrar que tinha alguma inteligência; que não tivesse vontade própria; que fosse, enfim, de uma mediocridade total.
Nessa parte a Constituição foi sempre obedecida?. (p. 67)
Muito diferente do Brasil atual, não é? ????

Estefany 10/03/2024

Brasil
Lima Barreto foi excepcional ao retratar um país fictício aos moldes do Brasil. Nesse livro, ele faz uma crítica encoberta por sarcasmo sobre a realidade do território brasileiro. Um país rico, mas que vive na miséria. Uma terra que cria vida e fecunda, mas que os que lá vivem e trabalham não tomam-lhe proveito. Uma terra de ciclos fadados ao fracasso, pois não se sabe aproveitar... café, ouro, borracha... políticos que pensam apenas em si, nos seus lucros e em empregar sua própria gente, sua família e amigos. Um país que vive de farça para impressionar e imitar o estrangeiro e no qual o título de "doutor" sobressai qualquer outra coisa, que é tomado de privilégios que o povo pobre não tem. Povo esse que vive alienado, escuta palavras difíceis dos doutores e os acham merecedores de bons cargos.

O Brasil é uma eterna Bruzundanga e Lima Barreto soube como expôr isso.

A leitura é um tanto cansativa, mas isso eu dou à escrita da época que é bem mais rebuscada e um tanto diferente da atual, de resto, é um ótimo livro e recomendo muito!

SSerbS 08/03/2024

Segue atual
É assustador notar como a crítica de Lima Barreto à sociedade de 100 anos atrás, com sua elite embebida em falsa intelectualidade segue condizente com a contemporaneidade.

sasa 31/01/2024

Bruzundangas ou República Velha?
O livro do nosso Lima Barreto é uma sátira ao Brasil no período da República Velha. O autor cripu todo um país com uma imaginação incrível, país esse que se assemelha muito a como o nosso próprio. Com um tom de humor ácido com o qual ele sempre escreve seus livros, o autor critica o Governo, costumes, a sociedade elitista e mais. Bem interessante.

Beatriz 20/01/2024

Excelente e pertinente
Com certeza entrou pros melhores livros e agora passo a amar Lima Barreto.

Após inventar um país, Brunzundanga, Lima Barreto tece uma crítica geral e bem humorada ao Brasil da República velha, q se parece demais com o Brasil atual.

"Pobre terra da Bruzundanga! Velha, na sua maior parte, como o planeta, td a sua missão tem sido criar a vida e a fecundidade para os outros, pois nunca os que nela nasceram, os que nela viveram, os que a amaram e sugaram-lhe o leite, tiveram sossego sobre o seu solo!"

Para mim esse livro é um daqueles q agradaria a gregos e troianos. Mas espero, q assim como o intuito do Lima Barreto ao escreve-lo, esse livro seja capaz de nos livrar dessas figuras tragicomicas q nos governam e nos subjugam.
Emerson Meira 21/01/2024minha estante
Parece bom e divertido ? Vai pra lista de leitura ?

Beatriz 21/01/2024minha estante
É excelente esse livro. Eu recomendo MT, pq é um livro e divertido e tranquilo pra ler, mas q traz uma carga foda de questões pra relacionar com a realidade.

Emerson Meira 21/01/2024minha estante
O famoso "tudo mudou e nada mudou" de nossa época ? Já tá na lista ?

Mah 15/12/2023

Brasil ou Bruzundanga?
Como diria meu amado Pai, tudo o que existe já existiu. De uma forma crítica e cômica, Lima Barreto descreveu os problemas do Brasil contemporâneo, mas em outro século.
Questões como a irreverente vida levada pelas classes mais altas que desde sempre dominaram o governo e o dinheiro do país, mas que não cresceram em intelectualidade, e assim, continuam cooperando pra manter em um regime que apenas os favorece (não raciocinam suficientemente ao ponto de perceber que o desenvolvimento social do país vai dar muito mais benefício para eles mesmos). A linguagem muito antiga quis atrapalhar a leitura um pouco, mas a essência pode ser compreendida muito bem.
Minha leitura de Bruzundangas foi tipo aquela música do Cartola, "rir pra não chorar". Eu li esse aqui como se Lima fosse um amigo meu, falando sobre o Brasil. Amei a genialidade dele.

MauroEdu 14/12/2023

Maravilhoso
Eu adoro Lima Barreto e esse livro em especial eu li na época da escola. Ninguém gostava, mas eu adorava. A sátira dele, o humor ácido bem afiado e pronto para criticar os "brasileiros". Formidável. Fico triste que pouca gente conheça ou que entenda a proposta desse livro. Merecia ter uma avaliação melhor.

site: Literatura, lima barreto

Lucas 16/07/2023

O obsoleto atual
Apesar da leitura ser beneficiada, e muito, por conceitos históricos e linguísticos do século passado, as críticas de Lima Barreto apontam conceitos e sátiras assustadoramente contemporâneos. Talvez a experiência fosse mais compreensível, e satisfatória, caso fosse lido nos anos 20.

Rafa ^^ 06/07/2023

Espero reler um dia com mais conhecimento
Esse livro é considerado um clássico da literatura brasileira. Mas do meu ponto de vista, foi extremamente difícil entender o significado de muitas frases por causa da complexidade das palavras que são utilizadas. O vocabulário é mais antigo, e bem carregado. Espero que um dia eu releia esse livro e consiga absorver mais do que ele tem a oferecer. Ainda que não tenha sido uma leitura prazeroza (e eu tenha me forçado a continuar até o final ksks); percebi críticas muito boas em relação ao Brasil no qual o autor viveu. Mesmo Brasil que continua repetindo os mesmos erros em relação à corrupção, diferenças sociais, racismo, ausência de pensamento crítico na sociedade, etc.

Henggo 06/06/2023

Aula de sátira
Uma crítica inteligentíssima ao complexo de vira-latas que nós, brasileiros, temos; essa mania de importar mídia de vida e costumes estrangeiros apenas por uma noção equivocada de serem melhores que os nossos. Isso sem contar a sátira que Lima Barreto molda em torno dessa fome por forjar heróis nacionais míticos e imunes aos erros dos meros mortais. Qualquer semelhança com um certo presidente imbroxável não é mera coincidência... Temos neste livro a soberba da classe artística, o completo desconhecimento dos problemas nacionais e o constante discurso que denigre o próprio país; temos críticas ao modo como a população é cuidada e à cultura provincial de enaltecimento de castas, como médicos, políticos, engenheiros e juristas. Aqui, Lima Barreto nos dá uma aula de como fazer uma sátira, denunciando com humor, mas sem esquecer da seriedade. Em certa parte do livro, o autor diz esperar que os compêndios sobre a Bruzundanga sirvam para a contemporaneidade. Pois, devo dizer: eles não apenas servem, como a espelham. E isso, a noção de que não mudamos, é assustador.

Aline.Armond 21/05/2023

Muito bom!
Eu amo quando um livro se propõe a fazer críticas sociais e é exatamente isso que Os Bruzundangas faz. E de uma forma divertida, que me fez rir várias vezes. Claro, tem mts momentos meio chatinhos, mas isso acontece exatamente pelo formato do livro, que é como uma ?enciclopédia? do país fictício, então inclui mts explicações. Mas acho super divertido alguns detalhes que o Lima Barreto coloca como se tudo aquilo fosse verídico, sendo que não é kk e o livro todo é bem irônico. Enfim, excelente!

ray 15/04/2023

Atual
Apesar de mais de 100 anos o livro ainda é muito atual em suas críticas ao Brasil, usando da ironia pra ilustrar o desgoverno que temos no Brasil desde sua fundação. Apesar de ser importante, é uma leitura lenta e que requer atenção, por isso não me cativou muito. Mas isso não tira todo o peso desse retrato do país que vemos até hoje.

Aaaana13_ 27/03/2023

Adorei! Traz sátiras muito inteligentes... Só n dou mais estrelas porque tem uma linguagem difícil em muitos momentos

ste0205 20/02/2023

Achei a leitura muito fluída e de certa forma atual, pois a todo momento parecia estar lendo um livro recente e não um do século passado. A nação Bruzundanga como representação do Brasil põe o leitor enxergando do exterior os problemas do país e para mim ficou claro o quanto nossa cultura é construída historicamente e os problemas que enfrentamos ainda hoje são estruturais, já que aconteciam naquela época e se repetem na atualidade. Lima Barreto simplesmente um gênio da literatura e obrigada prof de antropologia da faculdade por indicar esse livro!!

1 | 2 | 3 | 4 | 5