Alexandre VI - Bórgia

Alexandre VI - Bórgia Volker Reinhardt

Resenhas - Alexandre VI - Bórgia

Matheus Nunes 01/12/2021

Tema forte, biografia fraca. O olhar tímido de Volker Reinhardt sobre uma grande personalidade do Renascimento.
Essa sem duvida é a pior biografia que eu li esse ano, e quem sabe uma das piores que eu já li até agora. O tema é vasto, e o biografado para o bem ou para o mal foi uma figura imponente, o seu tempo, o Renascimento Italiano. O que poderia dar errado aqui? Bom, tudo isso seria maravilhosamente aproveitado por um biografo que tivesse uma boa escrita, uma escrita que de fato cativassem os leitores, mas isso não acontece aqui.
Volker Reinhardt, esse desconhecido (pelo menos por aqui) biografo alemão escreve como se tivesse sem pretensão alguma de escrever algo realmente serio. Ele passa por momentos históricos emblemáticos sem dar detalhe algum, um grande exemplo disso é quando cita a grande Conspiração dos Pazzi (que nem de conspiração ele chama... e se você ai não sabe o que foi isso não espere que o autor te diga, pq ele não vai, abra o google). Ele não acha esse momento digno de atenção e segue o texto, é como se tivesse sido apenas uma briga de bar, nada muito serio. Não fala sobre os Medici, nem esmiúça as vidas dos filhos do Alexandre VI e de seus contemporâneos, apenas sai citando vários e vários personagens históricos sem ao menos apresenta-los em uma digna nota de rodapé, além de não se preocupar em estabelecer um padrão cronológico definitivo na narrativa. Há um completo isolamento da figura biografada em questão, roubou-se aqui seu tempo, seus contemporâneos, as polemicas vigentes e todo o resto. A biografia sendo como uma pintura, ou melhor dizendo, um retrato aqui se apresenta como uma figura insípida e sem cor, sem brilho, logo com o Papa Alexandre VI, um dos homens mais polêmicos do seu tempo e um dos mais envolvidos com ele.
E há momentos bastante contraditórios quando por exemplo há menção ao golpe aplicado por Cesar Borgia em Senigallia contra alguns de seus partidários desleais, (o autor diz que isso ocorreu em 1502, eu acreditei, depois pesquisando vi que há fontes que afirmam ter sido em 1503...), o autor começa dizendo: "...Os fatos relatados a seguir, no entanto, são comprovados." Segue a descrição... termino da descrição: "SE os acontecimentos são verdadeiros ou APENAS HISTORIAS para impressionar, o que é mais provável, não se sabe exatamente." Esse momento para mim foi o fim da picada, mas eu já estava nos 90% da leitura, isso não iria me parar, não nesse ponto e continuei até o fim.
Talvez quem procure uma "biografia militar" ou das guerras do Cesar Borgia vai gostar um pouco desse livro. Mas no geral esse é um livro que eu não recomendaria nem como iniciação sobre as figuras históricas desse tempo.

Débora 15/07/2014

A cronologia dos fatos resume muito bem o livro, que contem muitas paginas e um pouco de enrolação. Eu esperava mais rs. Para quem gosta do assunto e tem paciência eu recomendo.

Vanessa Sueroz 11/05/2016

Neste livro vamos conhecer melhor a história de Rodrigo Borja, que depois de alguns anos mudou seu nome para Borgia (a versão italiana do seu nome). Rodrigo conseguiu chegar a papa com bastante sacrifício, isso inclui, matar, ameaçar, chantagear e envenenar pessoas para chegar ao poder.

Ele tinha uma mulher e três filhos, dentre eles Lucrecia Borgia considerada e mulher mais depravada do mundo, que inclusive tem uma caso romântico com seu irmão mais velho.

Neste livro vamos conhecer a história do papa e sua família e como ele fez para chegar ao poder.

Indico além do livro a série ‘Os Bórgias’ que temos na Netflix, e tem três temporadas. A série não tem final, mas conta bastante sobre esta família para lá de maluca e todas as tramas para ter poder e ganancia, e claro, como eles se livraram de tantos casamentos de Lucrécia, como o papa conduzia seu reinado e suas amantes, além das guerras e conflitos da época.

Quem gosta de história vai adorar conhecer mais sobre esta família.

site: http://blog.vanessasueroz.com.br/alexandre-vi-borgia/

Manú 05/08/2022

Luxúria no Vaticano
Por dentro da história do papa Alexandre VÍ, nascido Rodrigo Borgia. Orgias, assassinatos e todo tipo de perversão desse personagem que liderou a igreja por 11 anos entre 1492 a 1504

alessandro 01/02/2015

Revelador
Exemplo clássico da degeneração do caráter do homem frente às circunstancias. Assassinatos, desvios de dinheiro, exercício desacerbado do poder pelo poder e a manifestação diária dos 7 pecados capitais na curia da igreja da época.

Natália 20/10/2015

Desisti do livro, adoro livros históricos, porém este enredo não se desenvolve, não envolve a gente na leitura. Dificilmente abandono um livro, mas continuar lendo Borgia O Papa Sinistro ficou inviável.

Sídnei 11/11/2020

Poder e ganância
O livro trata da eleição de Rodrigo Bórgia cm papa. Cm ele comprou a vaga e já eleito usou o papado para beneficiar sua família de bandidos.

Domino 01/03/2021

Livro super enrolado que mais faz a gente ter raiva do.que realmente descobri.uma biografia dessa figuria tão emblematica que foi o papa Borgia, o autor fica jogando dados durante a leitura sem se preocupar em construir uma história reta, não gostei e não recomendo