Um Certo Verão

Um Certo Verão David Baldacci

Resenhas - Um Certo Verão

1 | 2 | 3 | 4 | 5

Marcia 31/05/2021

Minhas impressoes sobre o livro.
Quem gosta de uma linda e emocionante história de amor, família e superação!?
Nesse final de semana terminei o livro Um certo verão do escritor David Baldacci.
Que livro encantador! Não conseguia parar de ler. Em vários momentos me emocionei e aprendi bastante com os personagens.
São narrados momentos muito dificeis como o lidar com uma doença, com a separação,superação e a luta por manter a família unida.
Gostei muito da forma que o escritor nos passou a história e me envolvi com a família toda. Valeu muito essa leitura
Sinopse: "Diagnosticado com uma doença terminal, Jack passa seus últimos dias se despedindo da esposa Lizzie e de seus três filhos. Inesperadamente, uma nova tragédia se abate sobre a família: Lizzie sofre um acidente de carro e morre. ... Num verão inesquecível, ele luta para reconstruir a família e reaprende a amar."

Leninha Sempre Romântica 08/03/2013

Nem bem terminei a leitura e já me sentei aqui diante do computador para tentar passar pelo menos um terço das emoções que senti ao ler Um certo Verão, de David Baldacci. Estou me sentindo totalmente órfã, leia o texto para entender o porquê.

A primeira sensação que senti ao mergulhar nas páginas desse livro foi a de estar sendo levada pela mão a me sentar numa cadeira confortável, no quarto de Jack e ouvindo seu relato. Foi como ver passar diante de meus olhos os personagens da trama, vivenciando tudo o que eu lia naquelas páginas.

A história de vida (ou quase morte) de Jack me fez chorar enternecida antes da página 100 do livro. Tudo pelo que ele passou é narrado com tanta profundidade e riqueza de sentimentos que não há como não se emocionar ao ler.

Uma família devastada por uma doença que ia tirando aos poucos seu ente mais querido, o alicerce da casa, o pai, o amigo, o amor. Mas o destino foi ainda mais cruel com Jack, ele não só iria lhe tirar a vida, como antes disso levou seu coração, Lizzie, sua esposa amada.

E que situação terrível a de ver seus filhos serem levados, não só para longe dele, mas para morarem separados um do outro. Isso sem falar na sensação de que ele estava morto, antes mesmo dos aparelhos serem desligados. Morrer sozinho... O que ele havia feito de tão ruim para merecer passar por isso?!

Porém o destino ou Deus, não sei explicar, lhe deu uma nova chance, uma chance de recomeçar, e nada mais justo do que agarrar essa grata oportunidade com unhas e dentes e fazer um destino diferente. Tentar recuperar e reunir a família, apesar de não se sentir preparado para essa tarefa tão complexa sem sua esposa.

Não existem palavras para explicar todas as sensações que senti durante a leitura, são palpáveis as emoções, são dilacerantes os fatos, mas acima de tudo são emoções quase reais de uma vida de luta, dor e superação.

Conhecer Jack e cada personagem desse livro foi mais que gratificante, foi como por alguns momentos fazer parte da família, mas ao mesmo tempo ser apenas um coadjuvante, incapaz de ajudar, incapaz de consolar, simplesmente vendo tudo acontecer, e só podendo torcer por um final feliz.

Uma narrativa simples e totalmente apaixonante, foi difícil largar o livro depois do início da leitura, uma história de superação e de encontros, encontros consigo mesmo, encontro com a família e a redescoberta do amor fraternal. Foi complicado tentar me convencer de que eu precisava dormir e deveria deixar um pouco mais da leitura para o dia seguinte.

Um livro daqueles que ao seu término dá aquela sensação de abandono, como se você depois de conhecer e se familiarizar com os personagens fosse impossível deixá-los.

Uma leitura tocante, lindamente narrada com profunda delicadeza. Indicado para todos aqueles que gostam de se emocionar com uma história que até poderia ser real e acontecer com qualquer um, ou simplesmente para aqueles que esperam sempre da vida, um milagre.

Uma salva de palmas para a Editora Arqueiro que ultimamente tem nos brindado com dramas comoventes e dilacerantes, exemplo disso são as publicações de nomes como Nicholas Sparks, Kristin Hannah, James Patterson e agora David Baldacci, que entrou no rol dos meus autores preferidos. Aguardo ansiosa por suas novas obras!

Duda 19/03/2021

Chorei muito!
Um pai com uma doença mortal. Três filhos. Sua esposa morre. Oq fazer agora? Dessa forma conhecemos a família Armstrong, que batalha para que o pai, Jack, tenha mais um dia de vida para chegar até o Natal. Assim, quando Lizzie, a mãe, morre em um acidente de carro, nos perguntamos: o que será dos três adolescentes: Cory, Mikki e Jackie? São separados e cada um vai para uma cidade para que parentes cuidem deles. Até que, milagrosamente, Jack se cura da doença, mas deve recuperar não somente seus filhos, mas também a confiança deles de que não irão mais perder o pai.
O que eu senti lendo o livro foi um misto de leveza, bondade, humildade, força, reconstrução e amor, muito amor. Amor é o que não falta na família, entretanto, não é suficiente para segurá-la e estruturá-la. Ao longo do livro você torce para que dê tudo certo, que não somente a família perceba que está tudo bem, mas as pessoas ao redor, que sempre desconfiam a qualquer momento de que algo pode ocorrer com Jack novamente. Mas não percebem que o que aconteceu com ele foi nada menos do que um milagre e, como ele acredita, Lizzie o ajudou muito.
O livro é escrito de forma leve, objetiva (às vezes até demais, pensava que tinha perdido algumas páginas) e cru, mostrando claramente as intenções, desejos e receios de cada um dos personagens principais envolvidos. A todo momento pensei: esse livro é perfeito para virar um filme! Com o final que tem... nem preciso dizer que desatei a chorar!
Recomendo muitíssimo.

Gabriela 13/12/2015

Foi bom. Os capítulos são curtos, o que deixa a leitura mais rápida. Porém, acredito que a história tinha um grande potencial, que não foi atingido pela forma que o autor escolheu contá-la. Em muitas partes do livro, fiquei com a impressão de que os fatos narrados não estavam bem conectados. Sei lá, é como se a história se desenrolasse aos pulos, o que prejudica o envolvimento do leitor com os personagens.

Outra coisa, acho que o autor exagerou um pouco na dose de drama. Pelo que li, ele é mais conhecido pelos livros de suspense policial, então quando resolveu escrever algo diferente, mais para o drama, usou todo o arsenal de uma só vez. Tem de tudo neste livro: doença terminal, cura milagrosa, morte repentina, matéria mentirosa em revista de fofoca, filha adolescente rebelde... E isso só no primeiro terço do livro. Então, em vez de termos aquele momento mais emocionante e marcante, ficamos com uma sucessão de clichês, como se o autor quisesse fazer o leitor chorar a todo custo.

Leonardo.Calandrini 11/07/2020

Surpreendente. Que reviravolta o livro aborda e o poder de acreditar, de ter fé é sem igual nessa história. Além disso tudo, a leitura é leve, os personagens carismáticos e fofo.

Re Oliver 14/11/2022

Linda história
Eu fiz a compra desse livro em 2015 e sei lá pq cargas d'água eu só o peguei para ler esse ano. O livro é incrível, a história muito maravilhosa . O início é meio pesado , me ativou um gatilho específico mas nada que me fizesse querer parar a leitura , pelo contrário, só despertou mais meu interesse . No decorrer da história vão acontecendo diversas coisas o que torna a leitura bem agradável e nada cansativa . Com certeza vai ser o meu primeiro " favoritado " do ano . Eu amei !

Mah Mac Dowell 07/08/2020

Água com açúcar
Bem Água com açúcar no estilo Nicholas Sparks. Pra quem gosta desse gênero, uma boa pedida. Só fiquei com a impressão que o Autor contou a história correndo fazendo um resumão dos fatos haha

Leitora Viciada 10/04/2013

Uma capa que me agradou desde o princípio: Uma cena de uma praia com um farol e personagens de costas. Uma mulher observa um homem à beira mar. A capa é fosca e o nome do autor está em destaque em dourado sem comprometer a imagem.
A melhor parte é que a capa abrange boa parte do conteúdo do livro: A praia, o farol, o homem, a mulher, a reflexão. Sempre me agradam capas que realmente combinam com o enredo do livro! Após a leitura passa a ser uma capa com conteúdo, não apenas bonita. Algumas costumam possuir beleza, porém não tanta ligação com o interior (às vezes nenhuma). Nesse caso, tudo combina.

Este é o primeiro livro que leio de David Baldacci e gostei muito. Sei que não é o gênero que ele segue, então acho que foi um acerto, embora arriscado. Não sei se seus fãs aprovam o livro, mas com certeza leitores que curtem histórias com dramas familiares, românticos ou pessoais são o público alvo.
O que mais me atraiu é que não existe super exploração dramática, mesmo o estilo e a história seguindo um "padrão Nicholas Sparks" e possuindo vários clichês.
Não existe o excesso de melancolia e também o autor não se direciona para a frieza. Ou seja: O drama possui o equilíbrio correto para agradar a maior parte dos leitores.
Todos os itens do drama estão presentes no desenvolvimento da história: A dor da perda, a busca por si próprio, a culpa, os desentendimentos, o medo, a tristeza... Sem apelar para o sofrimento, mesmo quando a dor parece se tornar loucura.
Acompanhamos os problemas da família de Jack, sofremos com eles, mas na medida certa.

A narrativa é rápida, com capítulos curtos e finalizados quase sempre com um acontecimento que estimula o leitor a prosseguir. É o tipo de livro difícil de ser pausado. A leitura é simples, dinâmica e convidativa.
São no total sessenta e oito capítulos e um epílogo em 272 páginas. A narrativa passa longe da monotonia e é feita em terceira pessoa, quase sempre sob o ponto de vista do protagonista Jack.

Embora o tema central e os principais fatores do enredo sejam dramáticos, o livro possui espaço para o suspense e a ação de forma mais moderada. Esses detalhes fazem do livro atraente, porque o destaque não é um romance meloso ou um sofrimento interminável.
Há tristeza sim. Em diversas formas. Acho que a sinopse do livro não deveria entregar o falecimento abrupto de Lizzie, esposa de Jack. Seria possível escrevê-la sem citar esse detalhe, e ao mesmo tempo deixando claro que houve uma perda inesperada da família e a recuperação de Jack.

Leia o restante em http://www.leitoraviciada.com/2013/04/um-certo-verao-david-baldacci-e-editora.html

(Desculpem não colocá-la por completo. Precaução aos plágios diretos. No blogue a postagem é anti-cópia.)
Ida 27/07/2015minha estante
Como sempre uma bela resenha!! Gosto muito desse tipo de leitura!!

hud 10/03/2023

Surpreendente
Confesso que comecei essa leitura sem muitas expectativas, mas no decorrer da história fui me apaixonando por ela.
Algumas partes são bem tristes e me fizeram refletir bastante sobre o valor a vida e o nosso tempo aqui na terra. Devemos aproveitar cada momento, cada segundo e temos que dar graças a Deus por termos saúde.
Eu amei os personagens, odiava a mikki no início mas depois deu pra perceber que ela era apenas uma adolescente cheia de medos e inseguranças passando pelo momento mais complicado da vida. Também amei o Sammy, ele é um exemplo de amigo que todos deveriam ter.

Carol 19/05/2015

Faltou Criatividade...
Eu demorei um tempo para escrever a resenha, pois pensei muito na obra até chegar a uma conclusão sobre ela.

Bem, a história relata a vida de Jack, um homem que está à beira da morte por conta de uma doença terminal e que perde a mulher em um trágico acidente de carro. Não preocupem-se, isso não é spoiler, está no resumo rsrs. Depois da tragédia, seus filhos são divididos entre alguns familiares para serem criados e Jack é mandado para um asilo onde espera morrer sozinho. Mas então, milagrosamente, Jack começa a se recuperar e depois de reaver seus três filhos, Jack vai passar o verão na casa onde sua mulher passara a infância.

A obra, ao todo, é uma junção de todos os clichês de dramas que se pode imaginar.

Parece que o autor levantou um belo dia de sua cama, e resolveu escrever um drama qualquer, sem nem ao menos se dar ao trabalho de revisar. Perdoem-me os fãs do autor, mas esse livro beira o patético.

Uma das coisas que mais me chamou atenção foi que o Jack tem uma doença rara que não tem cura... e que não tem nome. Parece que a sua vontade de escrever era tanta, que o autor nem se deu ao trabalho de dar um diagnóstico ao seu personagem para não precisar fazer uma pesquisa sobre a doença. Além de tratar a morte de forma tão fútil que chega a dar raiva. Poxa... ele poderia ter entrado em contato com doentes terminais para saber como é seu dia a dia, como eles enfrentam o diagnostico, etecetera. Mas não, ele viu filmes baseados nas obras de Nicholas Sparks e começou a escrever. Suas tentativas de soar engraçado nos diálogos, ou de criar um tema de tensão entre os personagens também é desanimador. Ele simplesmente não consegue esse feito e tudo parece forçado e mecânico.

Além disso, o autor tentou nos trazer uma “grande lição de vida”, que já foi vista milhares de vezes, e que no fim soou mais patético do que inspirador.

O único ponto positivo que eu observei, foi que a narração é bem feita, de modo que a leitura não se torna cansativa.

Enfim... se você é fã do autor e quer ler mais esta obra, não crie muitas expectativas. É um romance sem pé nem cabeça, repleto de clichês sem nenhum ponto de inovação e mal costurado.

Nique 05/01/2022

Quando vi a capa do livro, nunca pensei que ele fosse ser assim. Começa numa vibe de morte, o assunto das primeiras 60 páginas é morte, e é bem doloroso.
Depois surge a esperança, e surge o recomeço. Essa parte do livro consegue ser extremamente gostosa de ler, a vibe de praia da um toque de leveza pro livro. É importante dizer que esse não é um livro levinho, é um livro que gira em torno do luto e suas consequências.
Por fim, o final do livro é cheio de fortes emoções e muito aprendizado. Eu devorei o livro em dois dias, super recomendo!

Amanda.Bauer 23/08/2018

Um certo verao
Terminei de ler a poucos dias, no começo achei o livro muito ruim, pelo fato de ter muitas tragedias, só falava de morte, de doenças.. e eu quase desisti, mas a leitura é bem rápida, capítulos curtos e acabei indo até o final. Muito linda a história. Realmente comovente

Julia.Santos 10/03/2021

Um livro para se apaixonar
Confesso que quando peguei para ler não dava nada a ele, achava que seria uma simples história, me enganei muito, foi um dos primeiros livros que tive gosto de ler em apenas 1 dia.

1 | 2 | 3 | 4 | 5