Compreender Schopenhauer

Compreender Schopenhauer Jean Lefranc

Resenhas - Compreender Schopenhauer

Jeg 15/09/2012

Shopenhauer revelado
Uma boa característica de Jean LeFranc é a de ser um comentador imparcial. Mesmo que analise uma obra de maneira apaixonante e didática, não é impelido de maneira alguma a atacar os pontos críticos da mesma, ainda que reserve um carinho especial pelo autor. Neste livro não é diferente; classifica a Schopenhauer um gênio fora de seu tempo, inatual e não enquadrado nos esquemas vigentes à época filosófica, esmiuçando cada detalhe de sua soberba construção da filosofia do impulso,comparando-o todo o tempo a seus rivais e inspiradores, apresentando esta bela obra de maneira dinâmica. Os pontos críticos da obra do autor são revelados e discutidos sem traumas, pois o que se espera aqui é esclarecer a obra, e não venerá-la.

O grande trunfo do livro foi conseguir, de maneira clara, desfazer alguns equívocos que permeiam a obra de Schopenhauer, como a distinção do pessimismo histórico do pessimismo metafísico, algo essencial para quem lê um autor que procura ser compreendido através de analogias diversas, mas que ao longo do tempo estas mesmas analogias o tenham feito ser mais incompreendido. Outro grande trunfo foi reconstruir o caminho por qual o filosofo percorreu para demitir a Providencia de um mundo alógico, e estabelecer a dor como algo "físico", e não ausente, como acreditavam os escolásticos. Nota dez.