Névoa

Clóvis M. Fajardo

Resenhas - Névoa

Kaya 27/02/2014

Pouco fraco
Eu adoro terror, quando vi a capa do livro logo me apaixonei, mas quem vê foto não vê coração.
Alguns contos do livro são até bons, mas tem alguns que me deram até raiva.
Terror é o tipo que te deixa abismado, com medo, e não pra ler sem sentir nada, os autores deixaram um pouco a desejar nessa parte.

Bruno Eleres 19/01/2014

Un Café à Clichy
"O terror é hoje um dos gêneros mais explorados na arte, seja nas telas de cinema ou em livros. Isso se dá por ele ser produto de uma das emoções mais sinceras e primordiais, e não de todo humana: o medo. Assim, grandes artistas têm se destacado na literatura de terror, das mais variáveis formas, trazendo os mais diversos temores e cenas, às vezes asquerosas, doutras sanguinolentas, ou ainda abordando horrores existenciais, de universos distantes."

Resenha completa em: Un Café à Clichy

site: http://www.un-cafe-a-clichy.blogspot.com.br/2013/03/nevoa.html

nerito 31/08/2013

Névoa: Contos sobrenaturais de suspense e de terror

Considero particularmente difícil resenhar livros de contos, mais ainda quando se trata de uma antologia composta por vários autores. Um dos principais motivos é que sinto que deveria resenhar conto a conto, como unidades narrativas únicas que eles são. Assim, o livro de contos pode apresentar uma diversidade de textos que, ainda sob organização, preservam sua individualidade textual de tal forma que tornam o livro uma experiência de múltiplas leituras. E essa experiência é ainda mais forte em uma obra que se constitui num conjunto de muitas outras.
Sendo assim, a resenha, que normalmente já se apresenta desafiadora, assume dimensões ainda maiores quando me proponho a escrever sobre livros como o Névoa. Esta é uma antologia que reúne contos de autores muito diferentes, de vários lugares do Brasil, versando sobre o mesmo tema: o terror. Devo assumir logo de início que as diferentes visões desses autores revelavam-se não apenas no campo da linguagem, mas também na escolha da abordagem feita por cada um. Os contos vão do terror macabro ao psicológico, em alguns casos mesclando o maravilhoso ao banal. E nessa inusitada fusão, quem ganha é o leitor, que tem contato com diferentes tipos de narrativas, subtemas, vozes e pontos de vista.
Vale ressaltar que a organização de Cristiana Gimenes foi interessante, pois demonstrou o cuidado de manter um balanceamento nos textos, tanto nos temas quanto na linguagem. Com tantos textos e autores diferentes, não seria de se estranhar que alguns acabassem chamando minha atenção.  São eles:
O beijo da noite, de G. Lamounier, com suas virtuoses linguísticas, descrevendo uma inusitada relação amorosa;
Uma noite no sanatório de Waverly Hills, de Mandy Porto, que constrói de forma muito competente uma narrativa no gênero "casa assombrada";
Devoradores: tributo aos grandes antigos, de Felipe T.S, delineado com bases no fantástico lovecraftiano;
A garota que tinha medo da luz, de Thais Pampado, um texto que mais uma vez realça a genialidade dessa moça tão jovem e tão talentosa;
A Invasora, de Lily Silva, que mantém um clima sóbrio, de puro realismo, criando assim um conto de terror excelente com fortes doses de ironia;
Marcha Fúnebre, de Mateus Mourão, que explora os recursos da linguagem de forma genial;
A seita macabra, de Gabriella Lara Silva, com imagens vívidas e palavras fortes, utilizando-se de um tema precioso aos filmes clássicos de terror;
Fogo, de Victor Lopes, que mostra que a ficção científica e o terror podem formar um excelente casamento;
O último apóstolo, de Gabriel Réquiem, com uma narrativa primorosa e uma excepcional homenagem a H.P.Lovecraft.
Ressalto que há ainda outros contos excelentes. Esta é a minha seleção, um pequeno recorte, mas a sua pode ser diferente e essa é a potencialidade das antologias. Por isso, não hesito em convidar você para embarcar nessa misteriosa viagem rumo à Névoa.

site: http://www.oguardiaodehistorias.com.br/2013/02/nevoa-contos-sobrenaturais-de-suspense.html

Allison Feitosa 05/06/2013

Névoa - Vários Autores
Palhaços, sonhos lúcidos, sangue, morte, espíritos vingativos, lugares abandonados, chuvas torrenciais, escuro, árvores mortas, frio, medo, seres sobrenaturais, insetos, demônios, mentiras, vingança... tudo isso e mais um pouco encontramos em ''Névoa - Contos sobrenaturais, de suspense e de terror'', uma antologia organizada por Cristiana Gimenes e publicada pela editora Andross.

Como se trata de contos, não vou me ater a enredos. Encontramos os mais diversos contos mostrando a singularidade de cada autor. Encontramos vampiros e muito sangue. Encontramos legistas pervertidos e bonecos enfeitiçados.

O terror é algo que por mais que existam pessoas que abominam o gênero, sempre desperta interesse em qualquer público. A curiosidade pelo que mexe com a mente e com os sentidos, a descoberta de um mundo sobrenatural e leve queda pelo mórbido nos faz reconhecer o talento de tantos autores iniciantes que deveriam sim investir em algo maior.

Me surpreendo com a capacidade de criar algo autêntico e único em um mundo onde a tecnologia e a troca de informações nos é tão acessível. Mas os autores da antologia mostraram bastante criatividade e consegui captar vários textos excelentes, é impossível não escolher seus preferidos e aqui está meu ''top 10' (por ordem de lei:tura):

1º - Moinho - Clovis de Moraes Farjado
7º - A Seita Macabra - Gabriella Lara Silva
8º - Sobre Triângulos Negros - Ramón da Silva
9º - Visita Especial - Davi Paiva
10º - O Legista - K. Melquíades

Recomendo demais a antologia. Agradeço à Gabriella por ter me presenteado com o livro e ter me apresentado a autores tão talentosos.

ricardo_22 04/04/2013

Resenha para o blog Over Shock
Névoa, Cristiana Gimenes (organizadora), 1ª edição, São Paulo-SP: Andross, 2013, 224 páginas.

O sobrenatural, o suspense e o terror sempre se confundem e geram sensações distintas a cada nova experiência, e por isso é normal nos pegarmos tentando evitar ou afastar determinadas situações que se tornam temidas por nossa fraca e teimosa consciência. Com tantas coisas capazes de assustar e criar um clima de tensão, autores iniciantes aproveitam a atmosfera embaçada de uma névoa para se aventurar em contos capazes de tirar o sono do leitor.
Organizado pela atriz e contadora de histórias Cristiana Gimenes, a antologia Névoa reúne o que de melhor foi produzido por escritores entre 14 e 55 anos, apesar de não existir limite de idade, levando ao leitor contos em gêneros amados por muitos e evitados por outros tantos. Contos que não precisam possuir um tom sobrenatural, e justamente por isso que inúmeros autores se aproveitaram da realidade para escrever uma história para contrariar até os mais céticos.

“Há vários pacientes em mesas de metal, enquanto médicos trabalham neles com lâminas afiadas e outros objetos. Meu horror é tão intenso que penso que vou literalmente morrer de medo. De repente, os médicos param o que fazem e olham para mim. Tento fixar-me nas paredes, mas é óbvio que não é possível, e logo eles estão em cima de mim” (pág. 93 – Uma Noite no Sanatório Waverly Hills).

Naturalmente que esse tipo de antologia dá a oportunidade de autores divulgarem seus trabalhos, assim como a chance desses mesmos autores criarem histórias originais, o que acontece em muitos casos, ou histórias mais semelhantes a outras já conhecidas da literatura e da dramaturgia em geral.
Existem contos cansativos e outros empolgantes; contos intensos e outros mais discretos, e mesmo que isso aconteça, não existe um conto que seja totalmente descartável, pelo contrário, alguns mereciam até um desenvolvimento maior, em um possível romance, por exemplo.
Com uma predominação do sobrenatural, Névoa possui uma grande mistura do que envolve os três gêneros escolhidos para fazer parte da antologia. Com muita ação e sangue jorrando por entre as páginas do livro, encontramos histórias sobre seitas, criaturas sobrenaturais, lendas e os tão conhecidos mortos-vivos, que nos últimos tempos estão dominando o mundo ficcional.

“Encurralado, estalei os dedos e desfiz a minha magia. Meu casaco sumiu, dando lugar às minhas asas negras e o resto da minha roupa social se transformou numa túnica larga e escura. Eu esperava que ele se assustasse ao ver o meu equipamento virar a minha foice enquanto o meu rosto adquiria o aspecto macabro que sempre usam para me descrever. Mas, em vez disso, ele suspirou e ficou me encarando com aquela velha expressão amigável” (pág. 188 – Visita Especial, de Davi Paiva).

Por já imaginar que isso tudo poderia ser usado em grande quantidade, o conto que abre a antologia, Preta Velha de André Annansi, foi uma das grandes surpresas em Névoa. E isso aconteceu por inúmeros motivos, além é claro da escrita do autor paulista. O conto de André narra a história de um senhor de terras que tratava com violência os seus escravos, mas que ao entrar em guerra com uma doença, deixou o orgulho e suas ideologias de lado ao pedir ajuda para Preta Velha, uma antiga escrava da fazenda. O que esse homem não imaginava era as consequências da cura nada convencional utilizada pela mulher, que lhe mostraria que o que “aqui se faz, aqui se paga”.

[...]

Mas existe uma autora que novamente conquistou a admiração, não apenas pela amizade que surgiu em trabalhos anteriores. Gabriella Lara Silva é uma jovem promessa da literatura, que participa de sua segunda antologia e novamente demonstra sua facilidade com as palavras, e em A Seita Macabra narra o ritual de aceitação de uma pessoa em uma seita que venera um deus cruel, que tem como ideais a dor e o sofrimento. E se parar para pensar, dor e sofrimento é o que os personagens mais encontram em Névoa, o que pode ser passado também para os leitores. Mas será que todos estão preparados para serem aceitos em uma seita macabra e encarar o despertar do demônio escondido nas páginas desse livro?

Mais em: www.blogovershock.com.br/2013/04/resenha-144-nevoa.html