Literatura Comparada

Literatura Comparada Tania Franco Carvalhal

Resenhas - Literatura Comparada

Monblanc.Stella 12/01/2024

Bom para um livro Acadêmico
A autora tem uma linguagem didática, e é até legal ela trazer toda origem e teóricos que contribuem pra discussão, ela concordando ou não, mas ao mesmo tempo isso se torna um excesso de informações que acaba dificultando de acompanhar a ideia defendida pela autora de forma fluída.

Lisiane 03/05/2023

Literatura comparada
Livro universitário para estudantes de letras e para curiosos, porquê não. Leitura fácil e fluída .

Mama 20/11/2022

Leitura para a faculdade
Pra quem procura saber um pouco como surgiu a literatura comparada esse livro é um ótimo começo. Ele mostra um desenvolvimento histórico da matéria de forma sucinta e fácil.

B.norte 24/10/2022

Recomendo!
Para todos aqueles que querem conhecer um pouco mais sobre a área de estudos da literatura comparada, esse livro é um pequena porta de entrada. Digo pequena, pois ele possui 88 páginas (meu livro é de 1986), logo todas as exposições feitas por Carvalhal são feitas de maneira muito rápida e resumidas. Ainda bem que a autora possui livros posteriores na mesma área e que serão lidos com prazer.

Recomendo a todos, principalmente para estudantes/pesquisadores da área de literatura.

Lara 29/09/2022

Ótimo guia para quem está iniciando nos estudos comparatistas. Me ajudou bastante durante o curso de Letras.

Luana 31/07/2022

Gosto bastante dessa coleção teórica resumida. É um livro interessante para aprender a pensar a literatura comparada.

Vivi 29/03/2021

Eu chamo os livros da coleção Princípios de ?magrinhos?. Apesar do tamanho, sempre são excelentes opções para introduzir conteúdos, sintetizam informações e são fonte e porta para ampliar conhecimentos.

Gostei do modo como a autora tratou de Literatura Comparada e procurou mencionar autores e teorias de relevância. Leitura fundamental para amantes de literatura e estudantes na área.

Edmar Lima (@literalgia) 02/02/2021

Literatura Comparada
O livro foi escrito pela autora brasileira Tânia Franco Carvalhal em 1986. Carvalhal foi professora de Teoria Literária da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Publicou diversos livros e ensaios sobre esse tema e foi fundadora da Associação Brasileira de Literatura Comparada (ABRALIC). Seu livro tem como objetivo reconstruir a história dos estudos comparados desde sua origem até as acepções mais atuais.
Tânia Carvalhal faz um excelente trabalho de pesquisa, levantando pontos chaves para o entendimento do conceito, usando uma linguagem de fácil entendimento, mas não por isso superficial. A autora criou um novo manual brasileiro sobre estudos comparados em literatura e que serve de base para investigações dessa área. Ao contrastar as postulações do comparativismo clássico com as mais recentes acepções, Carvalhal monta um panorama da evolução da literatura comparada. Além disso, com esse manual, conseguimos adentrar com desenvoltura nos textos teóricos de Wellek, Bloom, Borges e outros citados nesse trabalho.
Lincoln 06/02/2021minha estante
Mestrandinho :3

Edmar Lima (@literalgia) 09/02/2021minha estante
Hahahahahah só um pouquinho ?

Aline 27/01/2020

Disciplina de literatura
Cursei uma disciplina de literatura comparada na faculdade e o professor indicou este livro. Apesar de ser um livro para estudo superior, ele te uma linguagem simples que me ajudou bastante a compreender alguns termos na literatura, pois ele te um ótimo dicionario no fim. E também é um livro curto de um pouco mais de noventa paginas que pode ser lido em poucas horas.

Mariane Bach 06/05/2017

O livro aborda a trajetória da disciplina Literatura Comparada, situando-a em relação a suas correntes de pensamento e examinando as contribuições da teoria literária para a análise comparativa. Para mim, Literatura comparada era uma coisa um pouco confusa e este livro ajudou a esclarecer sua história e alguns conceitos (o que é e qual seu objeto de estudo), bem como a situar os autores e suas escolas. Pareceu-me uma boa introdução e/ou um bom texto de apoio (para a leitura de Bloom, Zhirmunsky, Borges etc.). A leitura da "Série Princípios" é sempre satisfatória.