Lições de vida

Lições de vida Anne Tyler

Resenhas - Lições de Vida

Rei 16/06/2013

Viagem Musical
Neste livro fica bem claro como a música deixar profundas marcas em momentos da nossa vida.
Em certos momentos chega a ser bem cômico o quanto somos previsíveis e comuns. O quanto criamos expectativas em nossa vida, baseado na vida de pessoas que nos cercam e o quanto, por vezes, definimos um certo padrão do que é certo ou errado.
Dei muita risada com os personagens e as situações hilariantes e que muitas vezes fazem parte do nosso dia a dia, mas nem percebemos, pois já estamos habituados com elas.
A autora se saiu muito bem.
Uma boa leitura.

naniedias 06/06/2013

Lições de Vida, de Anne Tyler
Novo Conceito - 368 páginas
Uma viagem de carro e muitas reflexões sobre a vida.

Título: Lições de Vida
Comprar Online:
Inglês: Amazon / Book Depository
Português: Amazon / Cultura / Saraiva / Submarino

Sinopse:
Maggie e Iran Moran são casados há muitos anos. São felizes, têm dois filhos já adultos e uma neta que não veem há algum tempo.

Quando saem naquela manhã de casa para ir ao enterro do marido de uma das melhores amigas de Maggie, não imaginavam que fariam uma viagem não apenas física, mas também de relembrar o passado e os caminhos que a vida seguiu.

O que eu achei do livro:
Regular.

Lições da Vida não é um livro ruim, mas tampouco é bom.
A narrativa de Anne Tyler é muito gostosa, mas a trama é um tanto fraca. Aprecio livros que falam do cotidiano, de acontecimentos corriqueiros, da vida tal como ela é. Mas esse livro levou essa premissa um tanto a sério demais - afinal de contas, é preciso algum diferencial para que uma história se torne interessante.

Na verdade, esse livro até tem um diferencial: Maggie Moran!
Que personagem encantadora!
Sabe aquela pessoa agradável cuja companhia é sempre bem-vinda? É assim que vejo essa protagonista. Se tem uma coisa que realmente vale a pena nesse livro é justamente ela.
Alto astral, sempre querendo ajudar, às vezes até mesmo enxerida demais.

Infelizmente, fora isso o livro não tem muito a oferecer. A trama é bem estruturada, mas pouco encantadora. O título me fez pensar que eu talvez pudesse retirar algumas lições da leitura - não diretamente, mas através de reflexões. Nem isso aconteceu, porque o livro não instiga o leitor.

A história não é ruim, vale ser lida se você não tiver nada melhor para ler no momento. Entretanto, se como eu você tem uma gigantesca pilha de leitura, esse talvez não seja o livro mais indicado para ser retirado da pilha.
Como já diz a sinopse da história, Meggie e Iran Moran chegam mesmo a ser tediosos.

Nota: 5

Leia mais resenhas no blog Nanie's World: www.naniesworld.com

Nita 17/04/2013

Uma viagem inesperada aos sentimentos há muito esquecidos...
Todos sabem como eu adoro livros com o tema vida. Amo um bom drama cheio de lindas lições, porém esse em especial não foi tão interessante como eu imaginava. Faz tanto tempo que não falo no blog que eu não curti muito um livro que estou até sem saber como começar rs.

O livro conta a história de vida do casal Maggie e Ira. Ambos são pessoas comuns, tranquilos e com suas vidinhas pacatas, tiveram dois filhos já crescidinhos.

''Ah, Ira - ela disse, jogando-se ao lado dele-, oque vamos fazer com o resto de nossas vidas?
(...)
- Venha cá, benzinho - ele disse, acomodando-a a seu lado.''

Ira é meio enigmático, ele chega a narrar um pequeno pedaço da história, mas mesmo vendo as coisas por seu angulo, eu ainda não consegui me simpatizar com ele.
Uma pessoa muito séria, cheia de si, acha sempre estar com a razão (tudo bem que as vezes ele tem razão) mas ele é tão...tão...tão...irritante!

Eu me identifiquei mais com Maggie, não que sejamos parecida, ela é muito mais sentimental do que eu, mas ela é muito verdadeira. Ela vive cometendo erros, mas por tentar ajudar as pessoas. Ela acha que seu filho Jesse e sua ex nora (mãe de sua neta) ainda são apaixonados. E quando pensa ter ouvido no rádio a voz de Fiona dizendo que vai se casar novamente pra ter segurança já que da primeira vez por amor não deu certo. Maggie começa a refletir sobre quanto tempo tem que ela não vê sua neta, como foi que todos se afastaram tanto assim? E porque duas pessoas que se amam vão desperdiçar um grande amor desse modo? Por puro orgulho e teimosia...

Após ir num velório um pouco desastroso ela simplesmente decide ir visitar Fiona e sua neta Leroy e quem sabe, agora as coisas podem ser diferentes.
Eu gostei desse jeito dela, pensando com o coração, tudo bem que ela se ferra muita vezes, mas ela tenta! Poxa, o que tem de gente que simplesmente desiste das pessoas e fica vendo a vida passar.

Tem um outro personagem que gostei bastante, o Sr. Otis, um homem de idade do interior que não deveria mais estar dirigindo, e num momento de descuido quase tira da pista o carro de Ira e Maggie. Com raiva dele, Ira alcança o carro e Maggie grita para ele que o pneu está solto, mas ai quando percebe que se tratava de um idoso, ele já estava parado na pista desesperado com a roda. Foi muito engraçado todos tentando convencer o Sr. Otis que era mentira sobre a roda. Acabaram foi tendo que dar uma carona para ele.

Sr. Otis é muito engaçado, ele já é casado a muitos anos, mas vive brigando com sua mulher, cada hora um sai de casa, mas na verdade ele explica que são felizes assim, e que no asilo um dia, terá muitas lembranças de boas brigas para ficar recordando.

''Poxa, a gente se divertiu muito. A gente era um casal que botava para quebrar, sempre juntinho eu vou dizer. É uma coisa para se pensar na casa de repouso''

No começo da resenha eu disse que não gostei muito do livro, certo? Antes que analisando melhor a história eu acabe decidindo que adorei e perca o propósito de estar fazendo a resenha sobre um livro que não curti rs, vou me explicar logo.

A história em si é um pouco monótona, tem longas passagens onde os personagens voltam no tempo e contam sobre suas vidas, como se conheceram, o casamento, os filhos. Tem partes muito interessantes, mas num todo é meio lento, quem não é acostumado com esse tipo de leitura vai achar enfadonha. Claro que gosto é algo muito particular, qualquer um pode ler e achar o máximo a história. Acredito que por eu não ser mãe, nem ser casada não consigo me identificar muito. Mas creio que para pessoas que vivenciam ou vivenciaram essa realidade, será muito mais proveitosa a leitura.

E confesso que não gostei do final, ainda estou refletindo sobre ele, mas parece aqueles livros em que o final da a impressão de que o autor se cansou no meio da escrita e parou do nada, sem resolver as coisas. Eu fiquei pensando, ''e agora?''

Não foi um livro ruim, mas eu simplesmente não me identifiquei, recomendo a leitura para que cada um tire suas próprias conclusões =)

Autores: Anne Tyler

Beijos
Nita

Rosana 16/04/2013

Lições de Vida - Anne Tyler - no Livrólogos
Olá! Hoje, a resenha sobre o livro Lições de Vida da autora Anne Tyler.

Maggie e Ira formam um casal comum a não ser pelo detalhe de sua esposa ser tagarela, desastrada e um tanto desajeitada.

Ira, o marido, quieto, sisudo afeito ao seu baralho nas horas vagas, não perdendo nenhuma oportunidade de jogar paciência. Nem o banco da igreja escapou de suas cartadas.

Os dois saem de sua residência em Baltimore para Pensilvânia onde acontecerá o funeral de Max, marido de uma amiga de infância, Serena.

No caminho, Ira irrita Maggie assobiando músicas que despertam nela os sentimentos mais variados. Durante esse percurso surgem fatos inusitados: colisão, discussões e reflexão sobre a vida dos filhos. Memórias e lembranças de parentes e amigos não faltam.

É uma comédia humana por assim dizer e é interessante observar que apesar de muitos anos de vida em comum ( 28 anos de casamento) há respeito mútuo.

Entre tantas passagens e reflexões acerca das pessoas, percebe-se que os valores vão mudando , transformando-se com a evolução da sociedade.

Maggie nos dá bem essa idéia ao tentar consertar o casamento de seu filho Jesse. As coisas não são como queremos que sejam, mas como elas são de fato.

“O que a mãe de Maggie dissera era verdade: as gerações estavam indo ladeira abaixo nessa família. Estavam em todos os aspectos, não somente nas profissões e na escolaridade, mas na maneira como criavam seus filhos e no modo como dirigiam seus lares.” pág 289

Um livro para se distrair. Interessante, terno e rico em histórias e nos lembra como a vida a dois é cheia de cumplicidade e complexa :) A diagramação é agradável para leitura. Um bom entretenimento.