Lições de vida

Resenhas - Lições de Vida

Fernanda 22/05/2013

Resenha: Lições de Vida
LINK DA RESENHA NO BLOG SEGREDOS EM LIVROS:

Resenha: Se você está procurando um livro com grandes acontecimentos nem invista em “Lições de vida” da autora Anne Tyler. Porém, se deseja adentrar em uma história baseada nos fatos do dia-a-dia este é o seu livro ideal. Veja bem, não estou dizendo que a trama não é boa, mas para quem não está habituado em um enredo mais calmo, ou vai achar a história um tanto desgastante e – como diria a própria sinopse, tediosa – ou talvez consiga se surpreender com a narrativa bem construída e detalhada da autora. No meu caso, a trama conseguiu me surpreender em vários aspectos, desde a avaliação dos personagens e a sua relação uns com os outros, assim como a graciosidade e maturidade da narração. E acredito que o diferencial é poder analisar as cenas de um modo único e diferenciado, já que as situações sugerem ao leitor, poder para tal.

“A pergunta de hoje no AM Baltimore era: ‘O que faz um casamento ideal?’. Uma mulher estava telefonando para dizer que eram os interesses comuns. ‘Como os dois assistirem ao mesmo tipo de programa na TV’ ela explicou. Maggie não dava a mínima para o que fazia um casamento ideal (ela estava casada havia 28 anos).” Pg.07

Num cenário habitual, conhecemos Maggie e Ian, um casal com muitas diferenças e cheios de manias. Como já era de se esperar, a rotina já é predominante nesses vinte e oito anos de casados, assim como as discussões diárias. Mas, qual é o casal normal que não tem uma briguinha de vez em quando, não é mesmo? E é justamente esse, o ponto de vista ao qual o livro nos apresenta, pois diante de tantos confrontos da vida e todos os problemas que venham a surgir nesse tempo, o que importa realmente é que ambos têm um ao outro para contar – nas horas boas e difíceis. E é justamente numa viagem onde irão a um funeral de uma amiga de Maggie, que conhecemos boa parte da vida e personalidade dos dois. É interessante poder perceber o quanto cada um mantém seus diferencias, mas que acima de tudo se respeitam bastante, mesmo ela sendo tão ativa e ele mais quieto. A sensação é que se completam de um jeito meio torto e inexplicável. Neste percorrer, somos inundamos por várias lembranças, onde acentuam as mudanças no relacionamento de Maggie e Ian.

“Ira ficou se perguntando por que Maggie sempre tinha que convidar outras pessoas para dentro da vida deles. Ela não achava que um mero marido era suficiente, ele desconfiava. Dois não era um número satisfatório para ela.” Pg.167

“Lições de vida” não tem uma história forte, mas sim graciosa. Em seus capítulos longos, ficamos cada vez mais familiarizados com os personagens e é como se fizéssemos parte da história de um modo particular ou simplesmente nos identificamos com alguém. A descrição predomina do começo ao fim e com certeza valoriza ainda mais as cenas apresentadas. O final me deixou com uma sensação de que era aquilo o esperado e fiquei satisfeita com o desfecho. Mais uma vez a Editora Novo Conceito trás uma história rica em acontecimentos realistas, sem falar na diagramação impecável. Me senti super a vontade com essa leitura divertida e calma.

“O que a mãe de Maggie dissera era verdade: as gerações estavam indo ladeira abaixo nessa família. Estavam em todos os aspectos, não somente nas profissões e na escolaridade, mas na maneira como criavam seus filhos e no modo como dirigiam seus lares.” Pg 289

LINK DA RESENHA NO BLOG SEGREDOS EM LIVROS:

MarcosQz 06/05/2013

Lições de Vida - Anne Tyler
O livro é fantástico, uma narrativa que flui de maneira fácil, mesmo tendo capítulos gigantes.
A história de Maggie é recheada de várias outras vidas, como a de Ira, seu marido, Jesse, seu filho mais velho; Daisy, sua filha; Serena, sua amiga. Fiona, sua ex nora e muitas outras.
Em apenas uma viagem de carro, de um dia, conhecemos grande parte da história de Maggie, uma mulher que vive a vida da sua maneira, fazendo amizades de forma fácil demais e conquistando todo mundo, fazendo as coisas muitas vezes sem pensar. Durante essa viagem conhecemos um pouco de Ira também, que é mais firme, mais durão, com os pés bem colocados no chão.
É uma viagem com lembranças do passado e desejos para o futuro que faz com que nós mesmos passemos a lembrar do passado, de tudo que fizemos ou deixamos de fazer.
O livro todo é envolvente, nos deixa a espera da próxima linha, e o final, bem, o final fica por nossa conta, o final nos permiti imaginar o que acontece com cada um dos personagens, deixando aquele desejo de mais.

Nita 17/04/2013

Uma viagem inesperada aos sentimentos há muito esquecidos...
Todos sabem como eu adoro livros com o tema vida. Amo um bom drama cheio de lindas lições, porém esse em especial não foi tão interessante como eu imaginava. Faz tanto tempo que não falo no blog que eu não curti muito um livro que estou até sem saber como começar rs.

O livro conta a história de vida do casal Maggie e Ira. Ambos são pessoas comuns, tranquilos e com suas vidinhas pacatas, tiveram dois filhos já crescidinhos.

''Ah, Ira - ela disse, jogando-se ao lado dele-, oque vamos fazer com o resto de nossas vidas?
(...)
- Venha cá, benzinho - ele disse, acomodando-a a seu lado.''

Ira é meio enigmático, ele chega a narrar um pequeno pedaço da história, mas mesmo vendo as coisas por seu angulo, eu ainda não consegui me simpatizar com ele.
Uma pessoa muito séria, cheia de si, acha sempre estar com a razão (tudo bem que as vezes ele tem razão) mas ele é tão...tão...tão...irritante!

Eu me identifiquei mais com Maggie, não que sejamos parecida, ela é muito mais sentimental do que eu, mas ela é muito verdadeira. Ela vive cometendo erros, mas por tentar ajudar as pessoas. Ela acha que seu filho Jesse e sua ex nora (mãe de sua neta) ainda são apaixonados. E quando pensa ter ouvido no rádio a voz de Fiona dizendo que vai se casar novamente pra ter segurança já que da primeira vez por amor não deu certo. Maggie começa a refletir sobre quanto tempo tem que ela não vê sua neta, como foi que todos se afastaram tanto assim? E porque duas pessoas que se amam vão desperdiçar um grande amor desse modo? Por puro orgulho e teimosia...

Após ir num velório um pouco desastroso ela simplesmente decide ir visitar Fiona e sua neta Leroy e quem sabe, agora as coisas podem ser diferentes.
Eu gostei desse jeito dela, pensando com o coração, tudo bem que ela se ferra muita vezes, mas ela tenta! Poxa, o que tem de gente que simplesmente desiste das pessoas e fica vendo a vida passar.

Tem um outro personagem que gostei bastante, o Sr. Otis, um homem de idade do interior que não deveria mais estar dirigindo, e num momento de descuido quase tira da pista o carro de Ira e Maggie. Com raiva dele, Ira alcança o carro e Maggie grita para ele que o pneu está solto, mas ai quando percebe que se tratava de um idoso, ele já estava parado na pista desesperado com a roda. Foi muito engraçado todos tentando convencer o Sr. Otis que era mentira sobre a roda. Acabaram foi tendo que dar uma carona para ele.

Sr. Otis é muito engaçado, ele já é casado a muitos anos, mas vive brigando com sua mulher, cada hora um sai de casa, mas na verdade ele explica que são felizes assim, e que no asilo um dia, terá muitas lembranças de boas brigas para ficar recordando.

''Poxa, a gente se divertiu muito. A gente era um casal que botava para quebrar, sempre juntinho eu vou dizer. É uma coisa para se pensar na casa de repouso''

No começo da resenha eu disse que não gostei muito do livro, certo? Antes que analisando melhor a história eu acabe decidindo que adorei e perca o propósito de estar fazendo a resenha sobre um livro que não curti rs, vou me explicar logo.

A história em si é um pouco monótona, tem longas passagens onde os personagens voltam no tempo e contam sobre suas vidas, como se conheceram, o casamento, os filhos. Tem partes muito interessantes, mas num todo é meio lento, quem não é acostumado com esse tipo de leitura vai achar enfadonha. Claro que gosto é algo muito particular, qualquer um pode ler e achar o máximo a história. Acredito que por eu não ser mãe, nem ser casada não consigo me identificar muito. Mas creio que para pessoas que vivenciam ou vivenciaram essa realidade, será muito mais proveitosa a leitura.

E confesso que não gostei do final, ainda estou refletindo sobre ele, mas parece aqueles livros em que o final da a impressão de que o autor se cansou no meio da escrita e parou do nada, sem resolver as coisas. Eu fiquei pensando, ''e agora?''

Não foi um livro ruim, mas eu simplesmente não me identifiquei, recomendo a leitura para que cada um tire suas próprias conclusões =)

Autores: Anne Tyler

Beijos
Nita

Rosana 16/04/2013

Lições de Vida - Anne Tyler - no Livrólogos
Olá! Hoje, a resenha sobre o livro Lições de Vida da autora Anne Tyler.

Maggie e Ira formam um casal comum a não ser pelo detalhe de sua esposa ser tagarela, desastrada e um tanto desajeitada.

Ira, o marido, quieto, sisudo afeito ao seu baralho nas horas vagas, não perdendo nenhuma oportunidade de jogar paciência. Nem o banco da igreja escapou de suas cartadas.

Os dois saem de sua residência em Baltimore para Pensilvânia onde acontecerá o funeral de Max, marido de uma amiga de infância, Serena.

No caminho, Ira irrita Maggie assobiando músicas que despertam nela os sentimentos mais variados. Durante esse percurso surgem fatos inusitados: colisão, discussões e reflexão sobre a vida dos filhos. Memórias e lembranças de parentes e amigos não faltam.

É uma comédia humana por assim dizer e é interessante observar que apesar de muitos anos de vida em comum ( 28 anos de casamento) há respeito mútuo.

Entre tantas passagens e reflexões acerca das pessoas, percebe-se que os valores vão mudando , transformando-se com a evolução da sociedade.

Maggie nos dá bem essa idéia ao tentar consertar o casamento de seu filho Jesse. As coisas não são como queremos que sejam, mas como elas são de fato.

“O que a mãe de Maggie dissera era verdade: as gerações estavam indo ladeira abaixo nessa família. Estavam em todos os aspectos, não somente nas profissões e na escolaridade, mas na maneira como criavam seus filhos e no modo como dirigiam seus lares.” pág 289

Um livro para se distrair. Interessante, terno e rico em histórias e nos lembra como a vida a dois é cheia de cumplicidade e complexa :) A diagramação é agradável para leitura. Um bom entretenimento.

Guilherme 01/04/2013

Lições de vida.
Uma mulher obcecada em garantir a tranqüilidade de todas as pessoas que estão a sua volta para compensar a frieza e a distância que encontra dentro do próprio casamento, um marido que tem como passa tempo jogar paciência e assoviar letras de músicas; estes são os personagens centrais deste livro, que embarcam em uma viagem para um funeral sendo que o seu próprio relacionamento de certo ponto já está morto.

Durante todo o tempo que estive com eles viajando, convivendo com os seus dramas fiquei me perguntando o que foi que a autora tentou mostrar através desses personagens, se compararmos esta história a qualquer família americana descobriremos que é absolutamente igual, em nenhum momento a escritora nos apresenta algo novo, algo que possa nos prender ao livro, que faça jus ao respectivo titulo da obra.

Para ler este livro é indispensável uma enorme dose de paciência, porque senão, não haverá como conseguir chegar ao final, pois a história e os personagens em nada nos ajudam.
Jeanne 24/05/2013minha estante
Concordo plenamente com o Guilherme. Em alguns momentos fiquei irritada com os personagens, principalmente com a Maggie.

Pandora 08/06/2013minha estante
Gente, você reduziu o Ira e a Maggie a quase nada. Eles são "apenas" humanos, não são heróis de livros infanto juvenis.

Bruuh 26/07/2013minha estante
Estou tentando terminar de ler esse livro no momento, assim como voce escreveu, nao consegui achar uma essencia, oque levou Anne Tyler a escrever. Estou lendo com uma tremenda paciencia, principalmente com a Maggie...protelando a leitura o maximo :(

Simone 05/02/2014minha estante
Guilherme concordo com vc, eles podem ser humanos como disse a Pandora, mas são humanos muito insossos. A personagem Maggie chega a beirar a loucura, que personagem mais irritante!!!
O marido dela também não fica atrás, o filho é um bronco, a filha uma desajustada.
E por várias vezes a autora se perde nas datas, uma hora ela fala de 1956 outra hora os velhinhos do asilo que a Maggie trabalha estão falando das tempestades de 1989, sendo que o encontro para o funeral foi 30 anos após o casamento da Serena.
Me imaginei viajando ao lado de alguém como Maggie, no primeiro ponto que ela resolveu descer eu deixaria ela lá e não buscaria mais!!!
Já li outro livro da Anne Tyler, que acabou tbem meio sem pé nem cabeça, mas esse ela se superou.
Dificilmente eu iria ler outro livro dessa mesma autora

Cris21 30/03/2014minha estante
Acabei de ler dando graças, porque não aguentava mais. Ruim, sem sentido. Admiro o esforço da autora porque não é fácil desenvolver uma história, mas fora isso não vi sentido nesse livro. Não além de desanimar qualquer um sobre o casamento. Só.