O Livro do Amanhã

O Livro do Amanhã Cecelia Ahern

Resenhas - O Livro do Amanhã

Telma 14/04/2013

O Livro do Amanhã - Cecelia Aherh
Imagine-se (caso você não tenha mais), com 16 anos.

Lembra de como só existia o hoje? O aqui e o agora era o que importava! Escola, escolhas... pra quê?

De modo geral nessa idade as preocupações são apenas concernentes ao que há para hoje. “O amanhã a Deus pertence”.

Não é?

Foi diferente pra você?

Para Tamara Goodwin era exatamente assim.

E se, por acaso um dos seus provedores amados na época, morresse? Foi também o que aconteceu com Tamara. Foi o ponto de partida para a guinada de 180 graus.

Com a morte do pai as mudanças na previsibilidade da rotina ocorreram abruptamente. Além de conhecer pessoas novas que influenciaram sua vida, ela descobre um livro com sua letra contando histórias... melhor descrevendo: com previsões. Sim, porque tudo o que estava escrito no livro acontecia no dia seguinte.

O que faria?

Melhor virar rapidamente as páginas para evitar catástrofes? Alterar o destino? O destino pode ser alterado? Isso é bom ou ruim?

Esse livro tem ritmo, é de fácil leitura. Os personagens são críveis em sua maioria (ou na realidade, ou na fantasia). É envolvente porque mistura romance, fantasia, suspense, ficção científica e, com muita facilidade, nos vemos “comendo” as páginas e descobrindo que o clichê “nem tudo é o que parece ser” pode ser piegas, mas certamente é verdadeiro.

Desejo a você uma boa leitura. Esse livro certamente vai lhe garantir momentos de descontração... e quanto chegar ao final... aahhh! O final vai certamente lhe surpreender!

;)

beijocas
Camilla 15/04/2013minha estante
Parece uma leitura mágica, heim? Adoro quando há um pouquinho de cada gênero. Essa coisa de mudar o destino sempre desperta desejos escondidos. Se o livro é fácil de se ler então, melhor ainda!

Becca | @beccaribeiiro 15/04/2013minha estante
Sou suspeita a falar da Cecelia pqe sou MEGA fã dos livros dela... mas não espero menos q mais um livro incrível claro!!
super ansiosa pra ler, já qe essa história me deixou super curiosa

Aline 16/04/2013minha estante
To querendo ler esse livro há muito tempo, espero que seja logo, porque fiquei ainda mais curiosa depois dessa resenha haha :)

Petra 16/04/2013minha estante
Tô muito a fim de ler esse livro. Adoro livros que dá pra ler em uma "sentada". hehe

Rafael 16/04/2013minha estante
Interessante!

Henrique1096 16/04/2013minha estante
Achei bem legal a resenha, o livro é bem interessante!

Amanda 16/04/2013minha estante
Tbm queria saber do amanhã... rsrsrs
É bom uma leitura leve para intercalar com livros mais pesados e esse me parece uma ótima pedida! :)

Fernanda @condutaliteraria 17/04/2013minha estante
A resenha ficou ótima e eu gosto bastante da autora.
O tema é interessante, mas eu particularmente não gostaria de saber o amanhã rs. Melhor não.

Alê 18/04/2013minha estante
olha gostei da resenha e quero muito ler o livro!

Morh 18/04/2013minha estante
Não sei se gostaria de saber o que vai acontecer amanhã, mas com certeza gostaria de voltar ao passado e tentar viver de forma diferente. Enfim quero mto ler esse livro. Parece ser bem interessante.Bjkss

Larissa 18/04/2013minha estante
Gostei muito da temática, o amanhã. É tão incerto, mas uma certeza eu tenho: quero ler esse livro!

@injoyce_ 19/04/2013minha estante
Sou ~tão fã da escritora, quero muito o livro, ótima resenha. E adoro livros com final surpreendentes *-* P.S eu te amo me surpreendeu muito, adorei, quero muito ler esse *-*

20/04/2013minha estante
Dessa autora só li o livro A vez da minha vida, e gostei. Tenho muita vontade de ler O livro do amanhã, me interessei pela sinopse e pelo que li na sua resenha, vou gostar :)

Claudia Alves 20/04/2013minha estante
Já li o livro P.S eu te amo, e me surpreendi bastante. Sua resenha ficou ótima e a propósito adoro finais com surpresas :). Quero muito ler esse livro.

Mallu 20/04/2013minha estante
Adorei a resenha e até me identifiquei um pouco... Talvez por ter acabado de completar 16 anos e saber que a autora pode compartilhar comigo os mesmos sentimentos. Ou só porque depois do tanto de clássicos (Romantismo) que tenho lido devido a escola, um livro mais atual e com temática mais leve seja o que eu preciso agora.

Bruna Costenaro 21/04/2013minha estante
Gostei bastante da sua resenha conduzida com perguntas, elas permitem que visualizemos bem o enredo da história!

Ow meus 16! foram ontem e ao mesmo tempo há tanto tempo =P

miquilis

Belle 21/04/2013minha estante
Parabéns pela resenha, foi maravilhosa, amo final d livro que me surpreende, fico de boca aberta, vai ser incrível ler esse livro, eu já tenho um livro dessa autora, falta esse para minha estante.

Leidiane58 21/04/2013minha estante
Adorei a sua resenha, parabéns, estou louca por ele, muita gente ja me falou que ele é perfeito, livros nos segura de uma form tão incrivel, né? Imagina só se a gente soubesse o que aconteceria no nosso amanhã, será que tentariamos mudar alguma coisa? Será que gostariamos do que viria a acontecer? Nos decepcionariamos a ponto de não querer que o amanhã não chegasse? Sei lá, só estando lá pra saber, mas enquanto eu não tiver um livro do amanha, contando meu futuro, como acontece com Tamara, vou me contentar em siplesmente querer o livro e lê-lo quando for possivel!

Daiani.Cris 22/04/2013minha estante
eu adorei a resenha e a história desse livro, não imaginei que ele era de suspense, muito menos que o suspense era tanto, agora tenho mais vontade ainda de ler *--*

Nícolas Vieira 23/04/2013minha estante
Parabéns pela resenha, espero conseguir ler esse livro, parece ser muito bom :D

Gabis 26/04/2013minha estante
adorei a resenha *-* preciso ler este livro *-*

Gabriela 27/04/2013minha estante
Me apaixonei pela resenha que esta no livro e agora estou mais apaixonada ainda com essa resenha, necessito de livro.

LuizaFG 29/04/2013minha estante
Ainda não li o livro, mas amei sua resenha! Agora quero muito o livro pra saber qual essa surpresa do final...rs
bjos

Suellen 29/04/2013minha estante
Estou ansiosa para lelo OMG, quase tive uma parada cardíaca!

Fla 02/05/2013minha estante
Mt boa a resenha, quero muito ler .... sem contar que a capa é linda ^^

Cagól 07/05/2013minha estante
Nossa, nem sei o que eu faria se achasse um livro assim, parece muito demais! Ótima resenha, me deixou com mais vontade ainda de ler hehehe

Duque 07/05/2013minha estante
Gostei demais da resenha

Autora Nadja Moreno 10/05/2013minha estante
Adoro este tipo de leitura, para uma pausa entre um tórrido e outro... Faz bem para relaxar, e preparar a mente para uma próxima aventura.

Beijos. obrigada pela dica. (:

Tainá 10/05/2013minha estante
Aparenta ser um otimo livro! Vamos leer!

Julia 22/09/2013minha estante
Eu comprei esse livro mal posso esperar para começar a ler!!!!

Silvia 02/10/2013minha estante
Já estou lendo e amando, estou na página 140.

May 07/02/2014minha estante
Ame a resenha, mas não gostei do livro não. Ele é muto chato ( na minha opinião). Vou abandona-lo, não consigo mas ler.

Fernanda 10/04/2013

Resenha: O Livro do Amanhã - Cecelia Ahern
Link da resenha no blog Segredos em Livros: http://www.segredosemlivros.com/2013/04/resenha-o-livro-do-amanha-cecelia-ahern.html

Resenha: Sempre li muitos comentários positivos a respeito das obras de Cecelia Ahern, e por nunca ter lido nenhum livro da autora, estava muito curiosa sobre esse lançamento. O Livro do amanhã me surpreendeu bastante e eu fiquei pensando como nunca havia lido nada dela.
Na trama conhecemos a personagem central, Tamara Goodwin e aos poucos iremos conhecer mais sobre sua história, assim como de tudo que acontece ao seu redor. É muito interessante o modo como a autora abordou os vários aspectos da vida dela, de modo que o leitor conseguiu se focar na história e acompanhá-la em um ritmo ágil e natural. Tamara é uma garota complicada, com seus altos e baixos. As vezes você pode não suportá-la, talvez sentir pena ou comoção e por aí vai...Ela tem 16 anos e tem um jeito mimado e grosseiro, até que uma tragédia acontece e sua vida muda completamente...assim como seus pensamentos. Ela era o tipo de garota que adorava viver intensamente sem se preocupar com o amanhã, porém quando encontra seu pai morto, Tamara descobre que há coisas mais importantes com o que se preocupar. Em todas as páginas, podemos encontrar uma boa dose de reflexão e acredito que isso foi o ponto alto do enredo. Não é aquela história tediosa em que o leitor se foca apenas em uma mensagem, é aquele tipo de livro recheado de descobertas, escolhas, atitudes e concretizações.
“Dizem que uma história perde algo cada vez que é contada. Se assim for, esta nada perdeu, pois a contarei pela primeira vez. Trata-se de uma história que, para lê-la, algumas pessoas terão de afastar a descrença. Se isso não estivesse acontecendo comigo, eu me incluiria entre elas.” Pg.09

A vida de Tamara muda completamente e aos poucos novas pessoas irão entrar em sua vida. Destaque para seus tios Arthur e Rosaleen, aos quais tiveram grande importância na trama. No decorrer dos acontecimentos, somos apresentados a segredos, reviravoltas e muitas surpresas. Marcus, também pode ser classificado como um personagem super interessante. Ele passeia pela cidade com um ônibus repleto de livros, e é a partir disso que Tamara irá encontrar um livro diferente, único e...mágico. A moça descobre então, que o mesmo se trata de um diário e resolve escrever nele. Mas a surpresa é maior ao perceber que algumas páginas já estão escritas...por ela mesma. E mais...as coisas realmente vêm acontecendo como as descrições do diário.

“E se, e se, e se...E se soubéssemos, o que nos traria o amanhã? Poderíamos repará-lo? Conseguiríamos?” Pg.123

É notável o amadurecimento da personagem principal diante das cenas detalhadas e no final do livro percebe-se sua evolução como pessoa, além de adquirir uma experiência única e sensacional. Sem falar que o livro não deixa nenhuma ponta solta na história, já que é super detalhado, com cenas bem descritas e cenários envolventes. È um misto de suspense, descobertas e romance, fazendo com que a leitura se torne cada vez mais emocionante.

Manu 20/02/2022

Tedioso
A proposta do livro é interessante, mas o desenvolver da história não me conquistou. Achei a leitura bem arrastada e maçante, que quase me fez desistir de lê-lo. Ainda assim, para mim, a melhor parte dele foi acompanhar o amadurecimento da protagonista.

C. Aguiar 29/04/2013

Esse livro eu recebi de parceria com a editora Novo Conceito.
Antes de começar a resenha, tenho que dizer que adoro essa capa!
O livro nos conta sobre uma garota chamada Tamara. Que por sinal no começo do livro é a pessoa mais nojenta do mundo ,por assim dizer. Briga muito com os pais (apesar de que eu chego a entender que ela sente falta de atenção, porém isso não justifica as brigas), egoísta, muito mimada e é aquele tipo de garota que a gente detesta logo de cara.
A última vez que ela vê o pai foi quando brigou com ele e disse que nunca mais queria vê lo, quando percebe está entrando no escritório dele no outro dia e o mesmo se encontra no chão morto. Nesse momento o mundo de Tamara cai.
Ela sempre fora muito afortunada, mas nunca deu valor as coisas boas que possuía. Uma boa casa, bons pais (mesmo que ausentes), boas roupas, e tudo que o pai pudesse proporcionar. Eu me lembro de ler uma parte aonde ela e as amigas ficavam com o mesmo rapaz...gente a Tamara era uma safada com 16 anos de idade, chocante algumas coisas que ela fazia sabe.
Ela mesmo diz que não era uma boa garota ou uma boa filha.
E agora, com o pai morto e uma mãe nada bem psicologicamente que mal sabe distinguir o que é certo ou errado, e muito menos tem noção das coisas ao seu redor, o que ela terá de fazer??
Elas acabam indo com a ajuda de uma amiga para a casa dos tios de Tamara.
Rosaleen e Arthur tios de Tamara aceitam a sua estadia de bom grado, mas algo está errado naquele lugar.
Imaginem uma pessoa que sempre foi esnobe e rico a vida quase toda, para Tamara é praticamente um imenso sacrifício viver ali naquele lugar que não tem nada. Tirando o detalhe claro que sua mãe está ficando pior e que praticamente não sai do quarto, não fala e raciocina direito para se expressar com as pessoas ao seu redor, temos o pequeno detalhe assustador do livro (pelo menos para mim) que é sua tia Rosaleen, a personagem mais estranha que eu já vi esse ano em um livro.
Essa mulher tirou meu sono (por assim dizer) durante os dias em que estava lendo esse livro. Eu estava muito curiosa para saber o porque das suas atitudes, e caramba o final me surpreendeu demais quando soube o tal do porque!
Rosaleen sempre estava de olho em Tamara, nunca respondia direito suas perguntas, sempre ficava na defensiva e escondia as coisas dela. Uma noite ela acordou e sentiu alguém a olhando, e quando percebeu a pessoa saiu do quarto e sim era Rosaleen!
Uma figura muito legal nesse livro foi a Irmã Ignatus, eu gostei muito dela. Uma freira com hábitos curiosos e apesar de muita idade (quase uns 70 anos) se comporta como uma jovem.
No decorrer do livro, as emoções, os mistérios e magia de cada capitulo vão deixando o leitor bem curioso e com a pulga atrás da orelha para saber algumas coisas.
Certo dia Tamara abre a porta da frente da casa e seu mundo muda totalmente. Ela conhece Marcus uma rapaz mais velho que ela, que trabalha em uma biblioteca dentro de um ônibus. Ele leva livros para as pessoas em suas casas e depois os pega de volta, e a pessoa pode ir lá e escolher outros livros. Tamara que nunca foi muito de ler acaba escolhendo um livro por impulso ou fascinação, que por sinal estava fechando com um pequeno cadeado, não havia autor e nem nome. Depois que a irmã Ignatus consegue abrir o livro para ela a mesma descobre que é um diário e no dia seguinte decide escrever no mesmo, porém ele já estava escrito, com a letra dela e com a data do dia seguinte, ou seja, o livro contava o dia de amanhã para Tamara. Cabia a ela decidir se ia viver o dia em que o diário mostrava a ela ou se ela mudaria o que estaria acontecendo no dia de amanhã.
Esse livro do amanhã aguçou a curiosidade dela em muitas coisas, a ajudou em outras e fez com que ela desvenda-se o mistério que envolvia a vida que ela não sabia. O que será que a vida de Tamara esconde??
Eu recomendo esse livro muitíssimo, estou muito apaixonada por ele gente.

essa resenha pertence ao site: www.seguindoocoelhobrancoo.com.br
Newjudge 13/04/2013minha estante
ei amiga tudo bom?
Então como eu já comentei no blog eu adorei que você gostou do livro, já tinha visto que o começo dele é um pouco difícil e que a protagonista é super chata no começo. Mas acho bom que o livro no final tenha mais prós do que contras. Eu acho os enredos da Cecelia bem irreverentes, criativos e gosto bastante. Estou ansiosa para ler.
beijos

Marina 13/04/2013minha estante
Esse personagem que leva livros para outras pessoas deve ser legal heheheh'

Gostei da resenha Alice, me deu vontade de ler o livro!

Sâmella Raissa 13/04/2013minha estante
Nas resenhas que eu lia sobre o livro, em nenhuma delas falou à respeito da tia da Tamara... Bem, sei lá, peculiar, ela né, pelo jeito? E estranha. OK, admito que fiquei com um pé atrás pela presença dela, mas ainda assim quero ler o livro. ;)

Vanessa 13/04/2013minha estante
Assim como comentei la no blog, no começo a história não parece ser tão boa por causa da protagonista, mas acredito que o livro do amanhã reservará boas surpresas não só pra ela, mas para nós que estamos lendo também!
Bejos!

; Gii 13/04/2013minha estante
Adorei sua resenha, bem detalhada sobre a introdução do livro e sem soltar spoilers, despertando a curiosidade de quem lê!
Quero saber a reação de Tamara quando descobrir o que é aquele misterioso diário e e o que a vida dela esconde!
Também quero saber o que tem de errado com a tia Rosallen e por que ela é tão estranha!!

; Gii 13/04/2013minha estante

YasmiM NameN 14/04/2013minha estante
Eu quero saber mais sobre a Rosaleen! E também não gostei muito do começo do livro e as "qualidades" da Tamara. Espero mudar meu conceito sobre o livro quando lê-lo. ^^"

Kelinha 14/04/2013minha estante
Eu quero muito ler esse livro. Antes eu pensava que ele era um romance bobo, mas com sua resenha me despertou a curiosidade. Pois o livro parece ser cheio de mistérios.
Bjokass

Adriana 15/04/2013minha estante
ASSIM COMO MUITAS PESSOAS EU TAMBÉM ACHEI QUE SERIA MAIS UM CLICHÊ, COM ROMANCE, FILHA RIQUINHA QUE BRIGA COM OS PAIS E FICA POBRE E APRENDE A DAR VALOR AS COISAS.... MAS A RESENHA ME DEIXOU INTRIGADA PORQUE ACHO QUE TEM MAIS!!!

Vanilda 15/04/2013minha estante
Resenha bem feita e o enredo do livro parece ser bem interessante. Infelizmente às vezes tem personagem que não é tão bacana assim, mas parece que é uma boa história. Muita vontade de ler.

Pam 15/04/2013minha estante
ah Alice, eu tbm acho a capa lindissimaaaaa
só de ver a capa, sinto vontade d ler...

nossa, deve ser uma barra, msm para uma personagen insuportavel, ver o pai morto... =/

quero muito ler, e adorei sua resenha!!

bjinhos

Belle 18/04/2013minha estante
Otimo livro,nao conheço a autora e nao li o livro dela,mais gostei da resenha

Nubs 29/04/2013minha estante
A Cecelia se supera sempre, apesar de só ter lido PS. Eu te Amo por enquanto, estou com grandes expectativas sobre O Livro do Amanha e a resenha me deixou mais animada ainda!!

Rossana Batista 19/05/2013minha estante
Eu amei a resenha!
Fiquei imaginando se eu encontrasse um livro iguala o da Tamara, nem sei o que faria kkkk
Quero ler!

@APassional 20/04/2013

O Livro do Amanhã * Resenha por: Elis Culceag * Arquivo Passional
Após a tragédia que abalou suas vidas, Tamara e a mãe Jennifer, acostumadas a agitação de Dublin, vão morar com o tio Arthur e a tia Rosaleen em Meath. Vivendo no meio do nada, Tamara não tem muito o que fazer e dirige o olhar para dentro de si mesma.

O começo da narrativa é bem introspectivo, Tamara nos conta como era o relacionamento com os pais antes da tragédia, reflete sobre seu comportamento presente e percebe como seus atos e palavras afetam as pessoas em volta. Ela até tenta dar uma controlada na língua, mas seus pensamentos ainda são irônicos e às vezes ferinos, por vezes divertidos.

O cenário em que a história se desenvolve exerce forte influência em Tamara. Ela identifica-se totalmente com o castelo em ruínas:

"Como sou pequena diante desse enorme castelo! Parecia mais uma dominadora e autoritária ruína que um castelo, pois ali se erguia, na minha frente, com as cicatrizes expostas, todo ferido e coberto do sangue das batalhas. E também ali, parada, me senti uma sombra de quem eu era antes, com minhas cicatrizes expostas. Nos unimos no mesmo instante."

A partir do momento em que a Biblioteca itinerante passa pelo vilarejo e Tamara pega emprestado um curioso livro antigo, as coisas começam a mudar. Porém esse livro, na verdade um diário, não é o foco da história. É apenas um instrumento que permite à ela pensar melhor antes de agir ou falar algo que vai magoar alguém ou afetar negativamente o futuro, mas é sempre um reflexo do seu momento presente. As estrelas do show são os "esqueletos no armário", que não são poucos...

Quando Tamara deixa de sentir pena de si mesma, percebe que Arthur e Rosaleen não são apenas esquisitos, como também escondem segredos. Ela observa várias coisas estranhas e não entende porque as pessoas da cidade mais próxima não cumprimentam o casal, porque Rosaleen escondeu o álbum de fotos da família quando percebeu que Tamara estava interessada nele, porque Rosaleen não quer que Tamara vá até o bangalô do outro lado da rua, porque a garagem está sempre trancada... Que "esqueletos" estão escondidos no álbum? No bangalô? Na garagem?

A personagem mais intrigante da trama é a tia Rosaleen. Antes era a pobre tia do campo, que recebia as doações de roupas usadas da requintada Jeniffer, mas numa virada do destino passa a ser a dona da situação, já que Jeniffer fica o tempo todo dormindo. Ela tem o comportamento obsessivo em relação à limpeza da casa (porque será?), a necessidade de controlar as ações de todos e nunca deixa Arthur a sós com a sobrinha. Também é o tipo de mulher que deseja empanturrar a todos de comida, Tamara chega a compará-la com a bruxa de João e Maria rsrsrs...

São tantas as coisas esquisitas, comportamentos estranhos e pequenos mistérios no enredo, que cheguei a duvidar que haveria explicação para tudo no final. Felizmente, com exceção do elemento fantástico inserido na trama (o diário), o mistério é totalmente explicado, afinal tudo está conectado.

Ahh... quase deixei de falar do Marcus e do Weseley! Marcus é o funcionário da biblioteca itinerante, tem 22 anos e belos olhos azuis. Weseley é filho do novo médico da cidade, tem olhos grandes e castanhos e lábios suculentos. Com certeza esses dois tornaram as coisas mais interessantes para Tamara...

A minha 1ª experiência com a autora Cecelia Ahern foi intensa e diferente do que eu esperava, pela sinopse eu aguardava um livro que explorasse apenas a mágica do diário, mas a magia dessa história está na narrativa, no elemento humano e em nossa capacidade de segurar as rédeas da vida e escrever o nosso próprio Livro do Amanhã.

Recomendo ontem, hoje e sempre!

Resenha publicada no Blog Arquivo Passional em 20/04/2013:

Maristela 20/04/2013minha estante
Eu estou com vontade de ler esse livro. Acho a capa dele muito bonita e a sinopse também. Sua resenha me me ficar bastante interessada nele. Já li Ps Eu Te Amo e gostei mas prefiro o filme, me tocou mais.

Rita 20/04/2013minha estante
Eu estou a ler esse livro e é bem fácil e viciante, estou curiosa para ver a explicação para toda esta estranheza da tia Rosaleen e que história está por trás de tudo, porque até a freira esconde algo, pistas por todo o lado. adorei a resenha :)

DomDom 20/04/2013minha estante
Desde o lançamento de "P.S. Eu te Amo", que tenho vontade de conhecer a escrita de Cecelia Ahern. Sempre leio resenhas positivas em relação aos seus livros, e a cada uma delas, minha curiosidade só vai aumentado. Gosto dessas pitadas de mistérios nas tramas, e acho que a autora mandou bem nesse quesito. Afinal, ainda não li, mas fiquei com uma pontadinha de medo dessa tia dela. Rsrsrs
Espero ler em breve.

Suelen Mattos 20/04/2013minha estante
Puxa, parece mesmo ser bem legal. Eu já gosto dessa autora desde P.S Eu Te Amo, hehe. Esse aí já entro na minha listinha desejados, com certeza!!!!

=)

Beth 20/04/2013minha estante
Vou adorar ler este livro.Espero com ansiedade por ele.

Samantha 21/04/2013minha estante
Adoro histórias com castelos, achei interessante Tamara se identificar com ele.

Belle 22/04/2013minha estante
Otimo livro.....

Jessie 23/04/2013minha estante
eu quero ler esse livro é bela a capa.

Joyce.Kelly 30/04/2013minha estante
Meu Deus,estou mesmo surpresa com essa sinopse . São tantos mistérios assim? Sinto que preciso deste livro haha !!

Tais.Hana 16/01/2023

Um livro muito bom, eu suspeita pra falar porque amo todos os livros da autora, mas é um livro que nos provoca e nos faz pensar sobre questões da vida e o que nos espera no amanhã.

Bruna 13/06/2021

Fluído e cheio de surpresas
Gostei muito desse livro. A autora amarrou cada cena, explicou tudo e fechou de forma clara. Captou minha atenção, foi surpreendendo e me deixando com muita curiosidade a cada capítulo. Comecei a desconfiar de uma coisa, porém era outra. Enfim, amei!

Ótimo para sair de uma ressaca literária.

Bibi 30/03/2022

Eu estou apaixonada nesse livro, li ele sem parar. Fiquei viciada na história durante todos os dias da leitura. A trama dos personagens, a descrição de tudo que aconteceu. Um terror de leve, com suspense, muito mistério, fiquei encantada, devorei o livro. Li, li sem parar. Indico demais da conta. Me prendo bastante na história.

Júlia Reck 24/05/2020

Final surpreendente
Tamara Goodwin, uma adolescente rica e mimada vê sua vida virar de cabeça para baixo completamente com a morte de seu pai. Ao se mudar com sua mãe para casa dos tios, passa a ter uma vida completamente diferente e sua visão sobre as coisas que realmente importam acaba se transformando. Com o auxílio de um livro, tenta descobrir respostas para os mistérios do lugar, e a cada passo revelam-se informações mais surpreendentes.

Mona 09/11/2020

Bom, porém.....
A história até que é bonita..... mais a autora escreve de forma demasiada cansativa.....

Daiane251 17/03/2013

Resenha "O livro do Amanhã"
Resenha publicada em meu blog!

O livro do amanhã é o novo lançamento da famosa autora Cecelia Ahern, que também escreveu os best-sellers P.S Eu te amo e A vez da minha vida, lançados ano passado pela Editora Novo Conceito. Mais uma vez a diva arrasou e nos trouxe uma história maravilhosa nesse novo lançamento.
A protagonista agora é Tamara Goodwin, uma adolescente de dezesseis anos, filha única de uma família rica. A jovem tem uma personalidade forte e às vezes chata, ela está acostumada a impor suas vontades e magoar as pessoas de forma agressiva que às vezes lhes dizia, isso era uma forma de defesa da jovem. Mas as coisas mudam quando seu pai se suicida, e a família mergulha em dividas, perdendo até mesmo a casa para o banco. Não havendo outra saída, elas se mudam para a casa do irmão de sua mãe, Arthur, que morava com sua esposa, Rosaleen.
Tamara e sua mãe, Jennifer, sempre foram aquele tipo de pessoa esnobe, e lógico que morar em uma fazenda, em uma cidade interiorana, praticamente no meio do nada, é o fim para ela. Jennifer estava em choque desde que o marido falecera, caindo em um estado preocupante de depressão. Tamara detestara o lugar, era um dia mais entediante que o outro. Mas havia algo estranho pairando no ar, e isso envolvia seus tios.
Certo dia aparece um ônibus, com uma biblioteca itinerante, o rapaz que cuidava da biblioteca se chamava Marcus (gatinho). Vendo alguns livros Tamara encontra um bem estranho, estava trancado, não havia título e nem autor. Até que um dia, em um castelo em ruínas que ficava ao lado da casa dos tios, Tamara abre o livro e vê ali dentro inscrições com sua própria letra datadas para o dia seguinte. Tudo acontece conforme o livro previa. Isso poderia ser uma solução para alguns de seus problemas e mistérios.
Mas mesmo vendo seu futuro, cada página ainda é um mistério, e nem sempre é bom ver o que o amanhã nos aguarda, pois o destino não pode ser mudado, mas será o que Tamara descobrirá a ponto de mudar seu destino?

"Eu fora pisoteada como uma planta, mas não morta, e, assim como essa planta, não me resta outra opção a não ser crescer numa direção diferente da qual eu me desenvolvera até então"

Maravilhoso! É a palavra que me define esse livro. Mágico em todos os sentidos, de uma forma que só Cecelia Ahern sabe escrever. Ao começar a leitura, somos muito bem ambientados a vida da jovem Tamara e a confusão sentimental que se encontra. Ahern começa o livro com diversas metáforas, todas delicadas e que nos traz já nas primeiras páginas belas reflexões.
Tamara é uma adolescente chata, esnobe, se acha superior e o modo como trata seus tios me irritou em alguns momentos. Mas com o tempo, com o desenvolver da narrativa vamos compreendendo essa jovem, seu pai se suicidara e sua mãe estava num estado deplorável, ela não tinha a quem recorrer, e para piorar havia brigado com seu pai antes dele cometer o suicídio. Confesso que depois a fui compreendendo mais, e também ela foi "domada" pelas ações do destino.
As imagens do livro são maravilhosas, há um castelo em ruínas, onde antes vivera uma família, mas o castelo pegou fogo, e restaram somente algumas colunas. Há muita descrição do "verde" na história, não podemos nos esquecer de que se passa na Irlanda. Cecelia Ahern escreve cada cena com detalhes tão lindos, que você realmente viaja nas páginas, é como se estivesse realmente lá, essa para mim foi a maior magia do livro.

"Quando a gente fecha os olhos, pode ficar em quase todos os lugares que deseja estar"

Outra personagem maravilhosa é a freira irmã Ignatus, essa personagem é importante para a protagonista. Mas cuidado com os personagens pessoal, há todo um mistério que vocês perceberão nos primeiros capítulos, comecei a pensar que seria tal coisa, mas fui surpreendida com o final, e nada é previsível.
Em relação ao livro que previa o amanhã também foi algo genial. O interessante é que quando Tamara lia sobre seu futuro ali, ela não mudava tudo completamente, mesmo quando se tratava de algo ruim, ao contrário, ela pensava em como podia amenizar a situação. Mas pensando bem, são coisas que nós podemos fazer em nossa vida real, sem precisarmos saber do amanhã. Como dizer eu te amo para as pessoas que amamos, ou pensar antes de magoar alguém, refletir sobre algumas ações e nas consequências que aquilo acarretará depois. Semeando o bem, você colherá o bem.

"Acho que a maioria das pessoas entra nas livrarias sem a menor ideia do que comprar. De algum modo, os livros ficam ali, quase que por magia, desejosos que as pessoas os escolham. A pessoa certa para o livro certo. Parece que já sabem de qual vida precisam fazer parte, em qual delas podem fazer diferença ou podem ensinar uma lição, pôr um sorriso no rosto no momento preciso. Penso em livros de forma muito diferente agora"

Não precisamos ser adolescentes para nos identificarmos com a história e com a personagem, há diversos detalhes que nos tocam e nos fazem rever algumas atitudes que tomamos em nosso dia a dia. Amadurecemos junto com Tamara. Porém como sempre, Ahern escreve de uma forma que toca ao leitor e fala diretamente ao seu coração. É mágico! Sentimos a história e dificilmente a esqueceremos.
A leitura é gostosa, leve, já pelos elementos que a autora incluiu. O livro do amanhã é aquele tipo de livro que você não quer acabar tão cedo, mas também quer ao mesmo tempo saber como será o desfecho. As cenas, imagens, tudo foi descrito com cuidado, e de uma maneira que nos emocionamos e ao mesmo tempo nos entretemos. É um conto de fadas moderno.
Recomendo a leitura a todos, e não só desse livro, mas também os demais da autora. A Novo Conceito fez um belo trabalho na diagramação, adorei a capa e a contra capa (é azul claro e tem estrelas brilhantes!). Cecelia sabe contar uma boa história, é como se nos recostássemos no livro e viajássemos para as terras irlandesas somente através das suas palavras, e chegamos tão perto que o mágico se torna possível aos nossos olhos!

LINK DA RESENHA EM MEU BLOG: http://www.nouniversodaliteratura.com/2013/03/resenha-o-livro-do-amanha_4.html

Ana 09/06/2021

Bom, mas nada além disso
O livro conta a história de Tamara Goodwin, uma menina de dezesseis anos que mora em Dublin e, após a morte do pai, é obrigada a abandonar o estilo luxuoso de vida que antes tinha para morar no campo com os tios, enquanto lida com o luto.
O livro é bom, mas não me cativou. A escrita da Cecelia é ótima, mas o enredo em si deixou a desejar. A proposta do livro é interessante, só não foi muito bem desenvolvida. Os capítulos excessivamente descritivos foram o que, para mim, deixaram a história mais chata e monótona. No entanto, a descrição da cidade do campo foi muito boa, gostei do fato de a história se passar em uma cidade pequena.
A evolução da protagonista foi ótima. No início ela era chata, superficial e mimada, mas acabou encontrando o caminho para se tornar uma pessoa melhor. E isso não aconteceu da noite para o dia, mas sim devido a todos os acontecimentos ruins que ela teve que enfrentar, que eventualmente fizeram com que ela amadurecesse.
O final do livro foi, sem dúvida, a melhor parte. Foi realmente surpreendente e, no final, foi o que carregou o livro inteiro nas costas.

Aione 29/03/2013

Por ter P.S. Eu Te Amo como um dos meus livros favoritos, há muito eu desejava ter contato novamente com alguma obra de Cecelia Ahern e finalmente tive essa chance com O Livro do Amanhã
Antes mesmo de chegar à metade, eu já imaginava que o livro estaria entre meus favoritos. Faz muito tempo desde que reli P.S. Eu Te Amo pela última vez, então não me recordava da narrativa da autora. Talvez, ela não tenha me marcado ou chamado tanto a minha atenção, ficando em segundo plano se comparada à história.
Contudo, dessa vez, senti como se as palavras de Cecelia me enfeitiçassem. Não apenas me envolvi rapidamente com a história, como também fiquei admirada com sua escrita. Cada frase parece ser bem trabalhada, sentimentos e ações se mesclam perfeitamente entre si e, também, com impressões, divagações e descrições. Não posso, também, deixar de citar o humor irônico presente principalmente nas falas de Tamara. Não é um humor evidente, nem daquele que te faz gargalhar, mas é presente e certamente contribui de maneira favorável com o livro.
Um dos pontos que mais chamou minha atenção desde o início foi a sensibilidade da autora para construir suas personagens. A história é narrada em primeira pessoa pelo ponto de vista de Tamara, uma garota de 16 anos. Minha primeira surpresa aconteceu quando descobri sua idade; seus pensamentos e análises sobre sua família nos primeiros parágrafos me fizeram crer que ela seria muito mais velha. Depois, notei que a garota narrava uma história já acontecida e, portanto, quando exerce o papel de narradora, situa-se em um período futuro, o que a diferencia de seu papel de personagem enquanto o enredo se desenvolve. Dessa forma, ainda que seu papel de narradora se mescle ao seu de personagem, há uma nítida diferença entre ambas, separadas pela maturidade adquirida pela narradora após a vivência pela qual a personagem passará.
Não apenas Tamara foi bem construída, a ponto de haver essa distinção entre seus momentos, como sua visão sobre todos os personagens também foi. Ainda que vistos pelo seu ponto de vista, podendo ser influenciado pela sua opinião e sentimentos sobre cada personagem, é possível construir uma imagem sobre o caráter de cada uma não apenas por causa da narração de suas atitudes, mas também pelas próprias reflexões de Tamara sobre elas.
Até mais da metade do livro, eu estava achando a leitura interessante, estava fascinada pela escrita da autora e estava curiosa para compreender os mistérios sugeridos desde o início da história. E então, tornou-se impossível parar de ler quando atingi a proximidade das 100 páginas finais. O ritmo assumido pelo enredo é frenético conforme as revelações são feitas e, ainda que eu já tivesse suposto parte delas, não pude deixar de me sentir surpreendida ao final.
Vi alguns comentários nas redes sociais de pessoas que acharam o início da história tedioso e, também, que não gostaram de Tamara por suas atitudes. De fato, o enredo se desenvolve de maneira mais lenta no início, tendo-se em conta que a função das primeiras páginas é a de apresentar as personagens para que possamos compreender o cenário e a situação em que vivem. Ainda, Tamara não é uma adolescente fácil de lidar; por toda sua vida foi mimada e teve um relacionamento conflituoso com seus pais, e sua atitude natural com os outros é a de ser respondona e a de magoar, principalmente quando ferida. É esse seu mecanismo de defesa. Entretanto, Cecelia expõe que as atitudes de Tamara não necessariamente condizem com o que ela tem por correto.
Levando-se em conta esse ritmo mais lento e a própria personalidade da protagonista, acho compreensível que o livro não agrade desde o início como fez comigo. Em minha opinião, todas essas características contribuíram ainda mais para o meu encantamento. Acho incrível quando as personagens são humanas dessa maneira, compostas por virtudes e falhas, além de ter me deliciado com a exposição do panorama do enredo, tanto por ter apreciado a escrita da autora quanto por ter sido possível fazer as primeiras conjecturas sobre cada personagem.
Acho que já deixei claro o quanto o livro me encantou. De qualquer maneira, ressalto: me apaixonei tanto pela sua estrutura quanto pela história em si. Há uma interessante reflexão surgida pelo paralelo entre o “hoje” e o “amanhã”, mas não foi essa a que mais me agradou, e sim aquelas sobre as próprias pessoas e suas atitudes durante a vida. O Livro do Amanhã não foi, para mim, um livro sobre um misterioso diário, mas sim sobre uma garota em uma busca não intencional sobre si mesma. O diário é apenas uma ferramenta para isso e um artifício interessante no enredo como um todo.
Aos que gostam de histórias bem construídas e escritas, que mesclam dramas e mistérios, suavizados por pitadas de romance e de humor, O Livro do Amanhã é um prato cheio e totalmente indicado.
Helida Serra 29/03/2013minha estante
Oi Mi!
Como admiro a maneira como você escreve, babo o tempo todo, rs! A cada vírgula, a cada frase e a cada sensação boa que sinto quando leio suas resenhas, penso que você nasceu para isso!
PARABÉNS!
Obrigada por me proporcionas momentos maravilhosos com suas resenhas, que se transformam em ótimas dicas de leituras para mim.
Beijokas

May 01/04/2013minha estante
Vou compara esse livro amanhã.... vou confirar no seu veredito. ;)

JanaStolfi 19/08/2022

Fantástico
Que suspense, que historia! Eu ja estava agoniada por ler e nao descobrir logo o porque de tantos segredos?.mas depois que foi reveladoo BRASILLLLL, foi muito bommmmm! E não so pelo suspense, mas lições a serem aprendidas e pra gente levar para as nossas vidas. Nao agir momentaneamente sem pensar no amanhã, ou se vai ferir alguém com suas ações. O livro ensina que vc pode quebrar a cara e se arrepender pq as vezes o amanhã e tarde demais para consertar um erro.

Rafa 04/04/2013

O Livro do Amanhã - Cecilia Ahern (meio chato no início, surpreendente no fim)
Finalmente, não?
Após três (ou seriam quatro?) dias de leitura, aqui estou para falar um pouco sobre O Livro do Amanhã.

Narrado em primeira pessoa, conta a história de uma adolescente de 16 anos que não dava o menor valor à sua vida perfeita. Até perder tudo. Inclusive o pai.
Tamara é uma garota insuportável. Talvez sejam palavras um pouco pesadas demais, mas ela realmente é um poço de futilidade. Bem, isso vai se alterando com os acontecimentos, mas que ela é, em um início prolongado, uma pessoa bem desagradável, aah ela é.

Achei a introdução um pouco longa demais, digo, nas primeiras páginas (ousaria dizer nas 100 primeiras) a história parece não progredir. Os textos são, basicamente, lembranças de Tamara sobre sua ex-vida maravilhosa. Explicações de como tudo aconteceu, justificativas e mais justificativas...
Confesso que nesta parte, me decepcionei. Havia criado uma imagem bem diferente de como seria a leitura, devido, acredito, ao marketing estrondoso que fizeram em cima dela. Mesmo depois que a menina encontra o livro (que é, na verdade, um diário), achei meio parado, sem muita evolução.

De qualquer forma, lá para a página 200 as coisas começam a ficar mais interessantes. Fatos mais aventurosos e questões para serem respondidas começam a entreter mais.
Até que a coisa chega em um ponto onde não existem mais motivos para desgostar da obra.
Houve inclusive uma confusão, dúvidas diria, sobre minha real opinião. É como se eu não tivesse gostado da primeira parte do livro, e adorado a segunda. Na verdade, foi exatamente isso.

Como já disse anteriormente, acredito que estava esperando uma coisa... e veio outra bem diferente.
Talvez pela sinopse, e pelo Book Trailer tenha se pré-criado uma história de muita aventura e magia, o que não foi como realmente a vi.
Digamos que o Livro Mágico não tenha tido um papel tão grande como eu imaginava, é óbvio que ele teve um papel importante, sem ele não haveria história, mas às vezes ele é deixado de lado pelos conflitos familiares que Tamara está enfrentando.

Isso, seria exatamente assim que eu o descreveria: uma conspiração familiar.
Por trás de toda a história bonitinha do surgimento da jovem, existe muuuuuuuuita coisa. Foi aí, acredito, que o diário tenha ficado em segundo plano.
No fim do livro você descobre que não se tratava apenas de uma garota (que não está mais tão insuportável) que encontra um livro que conta o amanha e blá, blá, blá...

Nos cantos inexplorados e entrelinhas quase imperceptíveis, existe um mistério... Um segredo e tanto. Eu, em particular, não imaginava que haveria algo tão... Tão... Bem pensado. Essa é a expressão.

O Livro do Amanhã tem um pouco de romance (que você acha que vai para um lado, aí ele dá meia volta e foge do seu ângulo de percepção).
Tem comédia (não de dar gargalhada, mas é engraçado às vezes entender o que Tamara tem na cabeça, coitadinha)
É triste? Se você for uma pessoa muito emotiva (muito mesmo), ele pode até ser.

Resumindo, gostei.
Ele me surpreendeu. A magia dele, na verdade, é inexplicável.
Ps.: Se alguém tiver a mesma opinião que a minha quando começar a ler, e não estiver nada motivado a continuar, uma sugestão, continue. E espere.

Nota da capa:
Achei linda, a contra-capa então, maravilhosa. Só que Tamara Goodwin não é loira (cabelo castanho) e o diário não é escrito (é assim que se revela o amanhã) com essa letrinha de computador, aqui. É caligrafia.

Então é isso.
O texto ficou meio grande, né? Podia ter resumido mais...