O Livro do Amanhã

O Livro do Amanhã Cecelia Ahern

Resenhas - O Livro do Amanhã

TriBooks 01/07/2013

Cada página virada revelará uma surpresa, pois ninguém sabe o que o amanhã (ou o passado) pode reservar!
Ler um conto de fadas nunca é demais, mesmo que ele ganhe uns toques de modernidade! É isso que Cecelia Ahern faz em "O Livro do Amanhã". No lugar da tradicional e perfeita princesa encantada temos a adolescente rebelde Tamara Goodwin, que mora em uma mansão cheia de mordomias junto com seus pais. A reviravolta acontece quando seu pai comete suicídio e ela e sua mãe descobrem que a família está cheia de dívidas. Além de tudo, a mansão que os Goodwin sempre moraram foi confiscada pelo banco. Sem ter onde morar, Tamara e a mãe vão para a casa de seus tios, Arthur e Rosaleen, que fica em um vilarejo. A casa fica localizada ao lado das ruínas de um castelo que foi destruído por um incêndio, em um cenário totalmente retirado de um conto de fadas, com direito a bosque e jardins. Mas é claro que para Tamara esse lugar não está nada bom. Longe da cidade grande, de suas amigas e do luxo que era costumeiro ela fica cada vez mais aborrecida. Mas a chegada de uma biblioteca itinerante trará um certo ânimo, e a descoberta de um livro bem diferente dos "normais" transformará a vida de Tamara de um jeito que ela nem poderia imaginar. Na verdade este livro é um diário em branco, mas todas as manhãs quando Tamara folheia suas páginas elas estão preenchidas com sua própria letra mas com a data do dia seguinte. Pensando ser uma brincadeira de mau gosto ou loucura da sua cabeça, Tamara não leva as inscrições muito a sério. Conforme os dias passam e o conteúdo do diário começa a tornar-se realidade, ela tentará mudar os rumos do destino. Mas nem tudo pode ser mudado! O começo da leitura é um pouco travado e apesar de estar ansiosa para ler um livro da Cecelia, achei que iria me decepcionar logo no primeiro contato. De um certo ponto da narrativa em diante as coisas começam a mudar de figura e então começam a ficar interessantes. Tanto que a leitura fluiu muito melhor e gostei do resultado! Nem preciso comentar sobre a capa que ficou lindíssima e as folhas amareladas deram um toque especial no produto final.

(Paula)

site: http://www.tri-books.com

Moonlight Books 06/07/2013

Leia esta e outras resenhas no blog Moonlight Books, www.moonlightbooks.net
Será possível viver o hoje para mudar o amanhã?

O Livro do Amanhã é o terceiro livro da escritora irlandesa Cecelia Ahern publicado no Brasil pela Editora Novo Conceito, antes disso tivemos a chegada de P. S. Eu te amo e A Vez da Minha Vida. Embora eu tenha estes dois, minha primeira experiência com a autora foi este aqui, minha escolha se deu por causa de seu enredo intrigante e diferente. Vamos ver o que achei.

Sabe aquele livro que te captura na primeira página, pois é, assim é O Livro do Amanhã. Uma história que pede sua atenção, que quer, antes de mais nada, que o leitor abra a mente e o coração para poder sentir o que está por vir. Um livro que te convida, que se abre para você e oferece sua história.

Tamara é a narradora desta trama, um relato de sua própria história. Ela nos leva ao ponto que sua vida deu uma reviravolta e fez com que ela mudasse totalmente sua maneira de ser e ver as coisas. Tamara é uma narradora exemplar, que mostra bem como era, com uma visão crítica de si mesma, sem colocar panos quentes. Vemos claramente a menina que era imatura, desagradável na maior parte do tempo, que sentia prazer em ferir as pessoas ao seu redor com palavras cruéis e incômodas e a menina de hoje, madura e sensata.

Sabem uma pessoa que tem tudo e mesmo assim acha que é pouco? E pior ainda, acha que é obrigação de todos lhe dar sempre o melhor?

Obrigada é uma palavra que faltava no vocabulário de Tamara, mas ao encontrar o pai morto, após ter se suicidado, descobrir que a fortuna da família acabou e ter que ir viver no interior da Irlanda, de favor na casa dos tios que sempre considerou uma dupla de caipiras, a jovem foi obrigada a rever seus conceitos e adaptar-se a nova vida. Como se não bastasse, sua mãe entrou em um estado letárgico deprimente, deixando Tamara totalmente sozinha. O maior arrependimento dela foi nunca ter dito ao pai o que ele significava para ela, sendo que agora é tarde demais para isso.

O novo local de moradia é no meio do nada, uma casa perdida nos campos da Irlanda, próxima as ruínas de um castelo. É sem dúvida um belo cenário, solitário, mas sem igual. É descrito com maestria, ao mesmo tempo que a protagonista descobria as belezas que ali estavam ocultas, eu vivi a mesma experiência e posso dizer que foi deliciosa.

Sem muito o que fazer, um dia Tamara conhece a biblioteca itinerante, e além de gostar bastante do belo bibliotecário, Marcus, que é alguém bem humorado e atencioso, que parece entendê-la perfeitamente, de maneira acolhedora e reconfortante, ela encontra um interessante acervo de livros, entre eles um livro sem nome, sem autor e fechado. Que livro seria aquele? Logo ela descobre ser um diário, mas não um em que escrevemos nossa história de hoje, e sim que lemos nossa história de amanhã, podendo assim, sabendo sobre nosso futuro, evitar certos erros e tornar o amanhã melhor.

Tamara teme seu Livro do Amanhã, mas por incentivo de uma boa freira que conhece, a irmã Ignatius, acaba deixando -se envolver por este livro mágico. O que acaba mostrando à menina muito mais do que ela esperava. Ela percebe que tem uma ligação muito forte com aquele local, que até mesmo as ruínas do castelo fazem parte de sua existência. Mas é estranho, visto que Tamara não lembra de ter vivido naquele lugar.

Tem mais, o casal de tios, Arthur e Rosaleen são muito esquistos. Ele não fala quase nada e ela é, totalmente, obcecada por limpeza e cozinhar. Quando Rosaleen é interpelada pelas perguntas de Tamara, se esquiva, mostra estar sempre em alerta, desconfiada, escondendo algo. As atitudes do casal nos levam à perceber a existência de um grande segredo. Gente que mulher assustadora, acho que se estivesse na mesma casa que ela jamais dormiria, só se fosse com uma faca embaixo do travesseiro. Sério, uma personagem complexa, que dá medo com sua personalidade psicótica.

Acompanhamos o amadurecimento desta jovem, e embora ela tenha sido uma péssima pessoa, em momento algum consegui não gostar dela, acredito que por ver como ela estava sofrendo e tentando ser melhor, não há como não torcer por ela. Sua língua ferina é uma maneira de se defender das coisas que não conhece e não sabe manusear. Ela perdeu tudo o que tinha e conhecia. Seu mundo, sempre seguro, desabou e agora não existe alguém para direcioná-la. Tamara faz comparações engraçadas com tudo que a cerca, formigas ilustram sua vida, flores e botões a mente das pessoas, é algo poético e profundo. Ela nos diverte e nos comove, tenta sorrir para ajudar na melhora da mãe, ao passo que adormece todas as noites chorando. É triste, eu via o quanto ela era perturbada e cheguei a imaginar se realmente o livro aparecia escrito sozinho ou era apenas imaginação dela.

Como eu disse, fui capturada pelo livro, primeiro pelo tom intimista e depois pela sequência de fatos inesperados. A trama é recheada de mistério, nos deixando ávidos para saber sobre os segredos daquele local e das pessoas que ali viveram. Tem até mesmo tem uma pitada de magia com o tal Livro do Amanhã e um alguém nas sombras que observa nossa protagonista. Eu acreditava que ficaria presa em um drama adolescente, mas mesmo tendo 16 anos, a protagonista é muito madura, sua fase infantil é parte do passado que nos conta, então de maneira alguma chega a ser irritante. E o drama fica em segundo plano, o que temos aqui é uma história que mostra o peso de nossos atos, e como podemos tentar melhorar as coisas sendo pessoas melhores. Não é certo que vamos fazer a vida dar certo cem por cento do tempo, mas vale ter fé e deixar com as pessoas que conhecemos palavras boas, com carinho, para não nos arrependermos depois.

Há ainda um romance sutil e ótimas pinceladas de humor na história, muito delicioso e cativante. Existe apenas um ponto que não me deixou satisfeita, mesmo que seja um elemento que ilustra a mensagem passada pela trama, o diário não foi esclarecido de maneira satisfatória, pelo menos no meu caso. Eu desejei neste ponto algo mais conclusivo. De qualquer maneira eu estou muito feliz com O Livro do Amanhã e recomendo com certeza. Mergulhem neste conto de fadas moderno.

Poly 07/07/2013

No início achei que seria um livrinho bobinho de adolescente, escrito “por adolescente”, mas Tamara é uma personagem tão complexa que logo nas primeiras páginas abandonei essa primeira impressão.
Tamara era uma menina rica e mimada que perdeu tudo o que tinha da noite para o dia. Além de ter de ir morar no “cafundó”, sem luxo e nada para fazer, sua mãe entra em um estranho estado depressivo e se isola do restante do mundo.

P. 16

Além de morar em um lugar praticamente deserto, ela não podia sair de casa, já que seus tios não deixavam ela sair da propriedade (não que tivesse muito o que fazer, mas seus tios pareciam não querer que os outros soubessem que ela e a mãe estavam morando com eles).
A sorte bateu na porta de Tamara quando Marcus dirigindo sua biblioteca itinerante apareceu e a levou para explorar outros lugares.

Não sei se Marcus sabe como foi importante esse momento para mim. Em que medida ele, de fato, me salvou de mim mesma, do desespero absoluto. Talvez saiba e talvez fosse isso o que costumava fazer. Devia ser um anjo que entrou em minha vida no momento exato e me varreu de um terrível lugar para uma terra longínqua.
P. 83

Junto com Marcus e a biblioteca, Tamara descobriu um diário velho que todas as noites aparecia com textos escritos com sua letra narrando como seria o dia seguinte.
À partir dos escritos no diário, Tamara começou a descobrir coisas que mudariam para sempre sua vida.

Aprendi algo importante naquela noite. Não se deve tentar impedir tudo de acontecer. Às vezes, devemos esperar ficar sem jeito. Ás vezes, também, devemos aceitar a possibilidade de ficar vulnerável diante de pessoas. Às vezes isso é necessário porque tudo faz parte de você chegar à parte seguinte de si mesma, no dia seguinte. O diário nem sempre tinha razão.
P. 202

A narrativa é leve, gostosa e tinha horas que eu não queria parar de ler só para saber o que iria acontecer com Tamara e sua mãe.
A Cecelia consegue nos envolver em sua história de um modo que poucos autores conseguem. Definitivamente, ela entrou no rol dos meus autores preferidos.

Acho que maioria das pessoas entra nas livrarias sem a menor ideia do que querem comprar. De algum modo, os livros ficam ali, quase que por magia, desejosos que as pessoas os escolham. A pessoa certa para o livro certo.
P. 364

E a Novo Conceito, está de parabéns! Não apenas a história é boa, como também a diagramação, a capa e o kit ficaram ótimos. Já estava com saudades de kits bonitos e livros bem feitos assim.

site: http://polypop.net/livro-o-livro-do-amanha/

Line 12/07/2013

Resenha: O Livro do Amanhã por Cecelia Ahern
Quem leu a resenha aqui de P.S.Eu te Amo sabe que eu me encantei pelo livro, pela história, pela autora, enfim, sai desse livro completamente apaixonada e desejando mais e mais livros dessa autora.
Não tive, ainda, a oportunidade de ler o livro "A Vez da Minha Vida" também da Cecelia, mas pretendo lê-lo, dizem que é muito bom e tem uma nota bem alta no skoob. No início deste ano começamos a parceria com a Editora Novo Conceito e um dos lançamentos de março era da Cecelia: "O Livro do Amanhã". Enlouqueci de alegria, apenas. hahahahahaha A Débora sabe o extase em que eu estava e viu quantas expectativas eu coloquei sobre esse livro.
Falhou! :( Não gostei do livro e ele me tomou praticamente um mês inteiro!
Talvez a culpa seja minha por esperar tanto de um livro, mas, enfim, foi uma grande decepção!

Tamara foi criada no luxo e sempre teve tudo o que queria (chata!). Com 16 anos, ela nunca passou por nenhuma dificuldade. Até que seu pai comete suicídio e sua família tem todos os bens recolhidos para pagar as enormes dívidas que seu pai tinha.
Ela e a mãe vão para a casa do tio que é há algumas horas de Dublin mas há muitos anos da "civilização". Bom, pensa na cidadezinha daquela sua tia-avó que não tem absolutamente NADA. Então, pra lá que Tamara foi.
Após a morte do pai de Tamara, sua mãe ficou psicologicamente perturbada. Não falava, não comia, não sorria, apenas dormia o que preocupava muito a garota. Dai se desenrola a história: o desespero de Tamara por estar no "fim-do-mundo", a preocupação com sua mãe, a desconfiança com sua tia, Rosaleen... e assim vai.
A melhor personagem do livro, na minha opinião, é a Irmã Ignatius. Velhinha, fofa e apaixonada por abelhas, ela era a melhor conselheira que Tamara poderia encontrar. É ela quem fala para a garota escrever um diário e é este diário que dá nome ao livro, pois o diário de Tamara se reescreve todos os dias sozinho, com a história de amanhã.
Este livro, mostra pra menina inconsequente que todas as ações dela no dia de hoje terão consequências no dia de amanhã, o que a faz amadurecer, E MUITO.

Por que eu não gostei do livro? Bom, vamos lá:

Tamara é uma menina insuportavelmente mimada. Muitas vezes ela fala sobre a vida que levava antes da morte do pai e eu me sufocava com tanta futilidade!
Eu esperava algo mais grandioso desse "livro do amanhã", salvar o país de um ataque terrorista (HAHAHAHAHAHA nem tanto). No meu ponto de vista, ele não foi tão útil assim.
A história começa de um jeito e acredito que foi perdendo sua essência (muda de rumo...) pelo caminho pois o final é completamente diferente de tudo que eu esperava.

O final da história é bem surpreendente e, apensar de não ser nada do que eu esperava, as últimas páginas me prenderam, e isso rendeu ao livro uma nota 3!

site: 2bookgirls.blogspot.com.br

TeoriaMetalica 27/04/2013

O Diário
Um dos focos é a relação desgastante que Tamara tinha com o pai, o tempo inteiro ela se arrepende de ter sido tão estúpida, se arrepende, gostaria de ter feito diferente, mas tem a certeza de que se o suicidio nao tivesse ocorrido ela seria a mesma de antes. Nessas partes da relação com o pai me identifiquei em parte, afinal quem nunca teve atrito em casa por mais certinho que seja!?

Leia mais em: http://migre.me/eifps

Elidia 02/05/2013

O novo livro da autora Cecelia Ahern consagrada pelo romance P.S. Te Amo, é um conto de fadas contemporâneo onde a heroína é corrompida pelas ambições, e tudo que ela ainda não viveu foram os sentimentos.

“Dizem que uma história perde algo cada vez que é contada. Se assim for, esta nada perdeu, pois a contarei pela primeira vez”

Nascida no luxo, Tamara Goodwin, de 16 anos, nunca precisou olhar para o amanhã, até que a morte abrupta de seu pai deixa a ela e a sua mãe uma montanha de dívidas e as obriga a se mudarem para a casa dos tios de Tamara, em um vilarejo no interior. Solitária e entediada, a única diversão de Tamara é uma biblioteca itinerante. E ali, ela encontra um livro muito misterioso. Tamara vê inscrições com sua própria letra e datadas para o dia seguinte. Quando tudo acontece exatamente como o livro previa, ela percebe que pode ter encontrado a solução para seus problemas. No entanto, Tamara descobre que é melhor não virar algumas páginas e que, apesar de muito tentar, não pode mudar o destino.

Depois da morte de seu pai, Tamara e sua mãe mudam-se sem escolha para um vilarejo onde o cenário é um castelo em ruínas, no muito tempo livre que sobra para a garota, ela repassa momentos da sua vida, a depressão de sua mãe o seu luto conturbado. Os momentos mais interessantes da semana são quando ela visita a irmã Ignatius, e quando a biblioteca itinerante passa pelo vilarejo.Onde o mais precioso era o luxo, em meio a vida simples do interior ela finalmente conhece os verdadeiros valores da vida.Mas será que há um grande segredo atrás dos mistérios da casa em que ela vive? E como reagir a um livro que conta todo seu dia de amanhã?

Nossa anti-heroína é uma garota mimada, que acha que a sexualidade é a única forma de chamar atenção, mas ela reflete muita maturidade em alguns aspectos, como ter certeza e bater o pé sobre a depressão de sua mãe, enquanto Rosaleen a deixa dormir o dia todo. Assim, ela decide usar o Livro do Amanhã como ferramenta para descobrir os segredos de Meath, e ajudar sua mãe.

Alguns personagens são memoráveis, como a ex obstetra e atual freira e apicultora Irmã Ignatius, ela rende boas risadas com sua doçura e perspicácia, além disso nossa freira predileta ainda é uma leitora assídua o que rege boas discussões e passagens sobre livros como Jardim Secreto. Marcus o garoto da biblioteca ambulante para mim, retrata o novo príncipe dos contos de fada, que não tem dia e nem hora para aparecer.

- Sei lá

- Sei lá, sei lá, a linguagem das preguiças. Agora vou levantar e retirar a cobertura e lhe mostrar os habitantes do império do favo de mel.

Mais em: http://bookeando.com/site/2013/05/02/resenha-o-livro-do-amanha/

Karine 03/05/2013

O livro do amanhã
Como seria se soubéssemos o que o amanhã nos reserva? Nós o consertaríamos? Será que conseguiríamos?

Da autora dos sucessos P.S.: Eu te amo e A vez da minha vida, Cecelia Ahern agora nos traz O livro do amanhã.

Tamara Goodwin sempre teve tudo o que queria em sua vida. Vivia em uma realidade onde não tinha consciência do dia do amanhã. Contudo, drasticamente, tudo muda com o falecimento de seu pai. O cara que proporciona toda essa vida de conforto para Tamara e sua mãe, ou melhor: proporcionava, já que, junto com a sua morte, ele leva também a realidade confortável em que elas viviam. Acontece que estava atolado de dívidas e de problemas financeiros. Quando o banco hipotecou sua própria casa, não aguentou mais a pressão e, bem, se matou.

Após perder tudo, então, Tamara e sua mãe se mudam para a casa de seus tios, Arthur e Rosaleen, que vivem em uma cidade do interior afastada de grandes centros comerciais e da antiga cidade de ambas. A vida de todos muda da água para o vinho, assim, de repente. A protagonista logo é obrigada a se acostumar com uma família e uma casa diferente. Adolescente e de personalidade forte, ela se vê em uma vivência difícil de se adaptar.

Rosaleen e Arthur são um casal um tanto quanto estranho, além de muito reservados e monossilábicos. Ter certas conversas com Rosaleen é algo impossível. Tamara se frusta tentando ajudar sua mãe a melhorar, tentando achar alguma diversão nessa cidade. No meio do tédio da cidade do interior, a moça acha um livro, ou melhor, um diário, no qual, em todos os dias, aparece a narração dela, com a sua própria letra, do que acontecerá no dia seguinte. E mesmo sabendo de tudo, as coisas tendem a se desenrolar como o diário diz, ou como sua versão do futuro diz. Tamara vai se surpreender com o que o amanhã lhe reserva e como,por mais que ela tente, é difícil mudar o que estava escrito.

A história é construída em cima de personagens bem definidos, e o meu personagem favorito foi a Irmã Ignatus. Isso mesmo, ela é uma freira, que acaba conhecendo Tamara e tenta ajudá-la a se adaptar a essa nova situação. Está sempre de bem com a vida, e nunca deixa a jovem aborrecê-la. Uma freira com seus hobbies que está sempre tentando fazer os outros verem as coisas de outro modo. Adorei ela.

"Quando a gente fecha os olhos, pode ficar em quase todos os lugares que deseja estar"

Confesso a vocês que o livro me surpreendeu, este é apenas o segundo livro que leio da autora, mas a história segue um ritmo linear e tranquilo. Quando faltavam cerca de umas 100 páginas para acabá-lo, juro que pensava "Como tudo isso vai se resolver coerentemente em apenas 100 páginas?". Fiquei meio receosa de tudo acontecer muito rapidamente e ser uma explicação escassa, que deixasse a desejar. Todavia, estava enganada. O final me surpreendeu demais, mas foi uma surpresa boa. Adorei a conclusão do livro e adorei ser surpreendida também, pois esperava que a história continuasse no mesmo ritmo em que esteve durante a leitura inteira.

Gostei da trama, do desenvolvimento dela, do final (isso é algo muuuuito importante!) e da narrativa. É uma leitura leve e tranquila. Espero que vocês também gostem!

Isabel 03/05/2013

Alguns desses devaneios mais estapafúrdios me deixam com uma pulginha atrás da orelha. Poder mudar o passado é o que mais me faz tender ao horror na hora de pensar nessas impossíveis possibilidades: vale a pena fugir de lições e evitar a dor? É em vão. Fugimos, ao mesmo tempo, do problema e do aprendizado que ele traria.

Amei a premissa de O livro do amanhã por tratar justamente dessas questões. Infelizmente, aqui não funcionou muito bem.

O pai de Tamara Goodwin, uma menina irlandesa de dezesseis anos, acaba de suicidar – e, com ele, vão também a casa com praia privativa, a fortuna da família e, acima de tudo, as sanidade de sua mãe. Sem um tostão furado, as duas são obrigadas a se mudar para a casa do tio de Tamara, Arthur, uma guarita simples ao lado das belas ruínas de um castelo medieval onde ele vive com sua esposa Rosaleen, tirando dali mesmo o seu sustento.

Tamara é mimada e extremamente mal agradecida, mas não é o sarcasmo com que ela trata os gentis tios que me irritou mais – foram as suas mudanças de humor. Às vezes a morte do pai lhe doía como seria esperado, às vezes mal era lembrada; sua mãe era a sua maior preocupação e no segundo seguinte era completamente negligenciada. Isso poderia ser o sinal de uma personagem inconstante, mas não – só cria uma falta extrema de verossimilhança.

Um belo dia, um ônibus para na porta de sua nova casa – é uma biblioteca ambulante, onde ela encontra um diário. Um dos poucos pontos realmente reais da obra é a reação de Tamara ao descobrir as “habilidades especiais” do livro – ele lhe mostra o dia seguinte, em sua própria caligrafia e com suas próprias palavras. O livro do amanhã é um bom título, mas O diário do amanhã seria um pouco mais exato.

E então inicia-se a grande dúvida: mudar ou não os acontecimentos futuros? Essa questão (que achei que permearia todo o livro) não é colocada tão em foco assim. O livro do amanhã mostra, principalmente, a formação e melhora pessoal de Tamara, além de um mistério envolvendo a sua mãe e a pequena cidade onde as duas moram agora. Enquanto a primeira não cumpre bem a sua promessa de romance de formação, o mistério me envolveu de forma razoável e posso apontar como uma das razões pelas quais continuei lendo.

Ainda assim a leitura dificilmente vale a pena. Como já disse, Tamara é uma personagem com muita pouca verossimilhança, e ficaria impressionada se alguém me dissesse que se identificou com ela. Cecelia Ahern emprega uma escrita pseudo poética que não funcionou muito bem (auxiliada por uma tradução ruim) e o sarcasmo de Tamara (com potencial para ser pelo menos engraçadinho) nunca funciona.

O livro insinua alguns personagens bastante interessantes – Rosaleen, a tia de Tamara e cheia de sorrisos amarelos e segredos; e a irmã Ignatius, freira que logo se torna a única amiga de Tamara na cidade. Isso, porém, é deixado de lado para por em foco as crises artificiais e romances capengas da protagonista. Uma pena: no final, acabei sentindo que Cecelia Ahern tem algum potencial. Só que ele não se concretizou em O livro do amanhã.
Publicada originalmente em distopicamente.blogspot.com

AlémContracapa 05/05/2013

Resenha
Após o suicídio de seu pai, Tamara vê sua vida virar de cabeça para baixo. Criada em uma bela casa, acostumada com luxo, ela vê tudo isso desaparecer e de repente a única opção que resta a ela e sua mãe é se mudar para o interior - onde não há amigos, festas ou as lojas com as quais ela estava acostumada – para morar com seu tio Arthur e Rosaleen, a esposa dele. Dia após dia ela sente que está sendo sugada para o fim do mundo, até que encontra um curioso diário que todos os dias – através de sua própria letra - lhe revela o que acontecerá no dia seguinte. Ao final do dia, o registro se apaga e um novo surge em seu lugar. No início ela fica apenas intrigada, mas dia após dia o diário se revela preciso: o que está escrito ali de fato se tornará realidade, a não ser que ela mude os acontecimentos. Mais do que isso, o curioso artefato pode mudar a vida de Tamara e lhe revelar segredos sobre sua família que ela nunca imaginou.

“O Livro do Amanhã” é narrado em primeira pessoa por Tamara que nos conta a história depois que ela já aconteceu. Isso fornece à trama um elemento interessante que é o fato de a protagonista passar o livro inteiro em uma espécie de auto-analise, recriminando seu próprio comportamento muitas vezes. Antes da morte de seu pai, ela era apenas uma adolescente mimada (não se deixe enganar pela foto da capa. A personagem tem apenas 16 anos), mas agora que sua vida mudou tão radicalmente, já não é mais a menina que era, mas também não é uma pessoa nova. Assim ela tenta se encontrar enquanto sua mãe fica cada vez mais apática.

Mesmo achando a premissa da história de uma doçura quase poética e adorável – um diário escrito por você mesmo que conta como será o seu amanhã - confesso que tive vários problemas durante a leitura de “O Livro do Amanhã”. As primeiras páginas têm um ritmo lento e repetitivo que fizeram com que eu me desanimasse e depois disso foi difícil recuperar o interesse. Acredito que as primeiras 100 páginas poderiam facilmente ter sido reduzidas a metade e com isso manter a história mais ágil. Para mim era como se a história estivesse prestes a começar a qualquer momento, mas não começava. Não sei explicar exatamente o porquê dessa sensação. Não era que os personagens não fossem bons – eles apenas não despertavam aquela faísca – ou que nada acontecesse – várias coisas aconteciam, tanto no presente como nas lembranças da protagonista – apenas o que acontecia não era o suficiente para mim.

Foi assim que desenvolvi uma espécie de birra durante mais da metade da leitura, mas devo dizer que me aproximando do final, fiz as pazes com o livro. Se as primeiras páginas careciam de sal, as últimas se revelaram com um tempero bastante satisfatório. Aos poucos você começa a sentir que tem alguma coisa muito errada acontecendo e a partir daí a curiosidade vence. No fim consegui gostar da história, mas continuei acreditando que o livro seria melhor se reduzido a 70%.

Preciso, porém, ressaltar que “O Livro do Amanhã” não é exatamente o meu gênero de livro, então se você gosta desse tipo de história e se interessou pela sinopse - ou até mesmo se gostou de outros livros da autora - não deixe meus comentários pouco favoráveis impedi-lo de ler. Como eu disse, no final a história me envolveu, o único problema é que considerei o caminho muito longo até lá. Para alguém que gosta de uma história leve com direito a drama familiar, amadurecimento pessoal e final feliz acredito que seja uma boa pedida. Mas uma resenha precisa transmitir a experiência de quem leu e a minha foi essa.

Publicado anteriormente em www.alemdacontracapa.blogspot.com

Lucas 09/06/2013

o livro do amanhã
Tamara Goodwin sempre teve tudo o que quis e nunca precisou pensar no amanhã. Contudo, de repente, seu mundo vira de cabeça para baixo e ela precisa trocar sua confortávelvida da metrópole por uma cidadezinha do interior. Assim, Tamara logo se sente solitária e louca para voltar para casa.

Então, uma biblioteca itinerante chega ao vilarejo, trazendo junto um misterioso livro de couro trancado com uma fivela dourada e um cadeado. O que Tamara descobre ao longo de suas páginas a deixa surpresa. E tudo começa a mudar das maneiras mais inesperadas possíveis...

-Será possível mudar o amanhã?

Resumo 14/07/2013

Resenha: O livro do amanhã
Por Carla Rodriguez

A primeira palavra que vem a cabeça ao pensar em “O Livro do Amanhã” é: Surpreendente. Eu ainda não sei dizer se isso é bom ou ruim. Pela sinopse do livro eu esperava uma coisa... e ela não aconteceu, o que me deixou com um sentimento de “Ok, mas cadê a parte x?” Por outro lado, uau, eu nunca tinha lido nenhum livro da Cecelia Ahern antes, mas vou te falar, a mulher é boa em reviravoltas!

O Livro do Amanhã leva o leitor a conhecer Tamara Goorwin: rica, mimada, egoísta e que acaba de perder tudo o que tem. O que Tamara não sabe é tudo que ela tanto idolatra talvez nunca deveria quer ter sido dela.

Após encontrar um misterioso livro em branco na Biblioteca Itinerante, Tamara começa uma jornada de descobertas sobre seu passado, que a levam a descobrir que talvez tudo que ela sabia sobre si mesma e sua família não passam de uma mentira.

Uma história aparentemente simples, mas cheia de reviravoltas e um final surpreendente, Cecelia Ahern prende o leitor até a última página (quer ele goste ou não).

Além da história... É legal ressaltar também o trabalho da Editora Novo Conceito com a arte gráfica do livro: lindíssima! Confesso que o livro me ganhou pela capa. A foto do livro aberto , estampado na capa, me encanta.

site: http://resumodeletras.blogspot.com.br/2013/07/resenha-o-livro-do-amanha-cecelia-ahern.html

Natalia 12/06/2013

Uma boa leitura, demora um pouco pra vc pegar o gosto pela história, mas quando pega não quer parar. Final excelente! Recomendo.

Geeh 15/07/2013

Como Seria Se Soubéssemos o Que o Amanhã Nos Reserva? Nós o Consertaríamos? Será Que Conseguiríamos?

Todo mundo sabe que Cecelia Ahern é super conceituada. Depois de PS. Eu Te Amo, todos os livros dela venderam horrores. O livro A Vez da Minha Vida, que foi o segundo dela publicado no Brasil, pela mesma editora, não foi lá uma leitura muito agradável, então eu já estava esperando um livro monótono e bem "bobinho", mas dessa vez eu fui completamente fisgada pela trama. Já logo no inicio conhecemos Tamara, uma personagem super complexa é bem elaborada, que não faz parte do grupo de adolescentes "perfeitos" que muitas autoras vem criando.

Tamara Goodwin é uma menina rica e mimada, acostumada a ter tudo e todos nas mãos, mas que de uma hora para outra perde todo , inclusive a casa onde mora.

Seu pai, um empresario super conceituado, comente suicido após se ver completamente endividado, precisando vender todos os seus bens para pagar empréstimos com o banco.
Tamara e sua mãe, são obrigadas a deixar a casa onde vivem, e ir morar com parentes em uma cidade minuscula do interior.

"(...)Sei agora – agora que não fazemos mais parte do mundo em que vivíamos – que não éramos pessoas muito boas. Acho que, em algum lugar sob a impassível superfície de minha mãe, ela também sabe. Não éramos pessoas más, apenas não éramos pessoas boas. Nada oferecíamos a qualquer pessoa no mundo, mas recebíamos um tremendo quinhão. (...)".

Perder todo o luxo, as viagens, amigos e toda a vida boa que o dinheiro sempre proporcionou, além de seu próprio pai, é algo que deixa a menina completamente abalada, mas precisar se mudar para a pequena cidade,longe de tudo e de todos, e ainda morar com estranhos, promete ser o maior desafio para Tamara, que se encontra completamente só, já que desde de a morte do pai, a mãe entrou em depressão profunda.
E neste momento que ela passa a dar valor a pequenos detalhes e gestos, e chegar a conclusão de que a felicidade não depende apenas de dinheiro e luxo.

Como já era de se esperar, Tamara começa a conhecer realmente aqueles que se diziam seus "amigos",mas que agora lhe viram as costas.

Mas viver em um lugar, onde a "cidade" se encontra a quilômetros de distancia, tendo como companhia apenas o tio ,a tia e a mãe, que não sai do quarto, é desesperador, e ela nunca imaginou que a sua salvação seria uma biblioteca móvel, que chega a porta de sua casa acidentalmente.

É claro, que inicialmente o interesse de Tamara não é realmente pelos livros, e sim pelo bibliotecário gatinho, chamado Marcus, que dirige o ônibus biblioteca, e se mostra muito amável , a leva para "viagens literárias" que a resgatam do completamente desespero que ameaça constantemente a dominar.
Seus tios são pessoas completamente estranhas. Ele trabalha o dia inteiro, quase nunca esta em casa, e quando está, não fala uma única palavra. Já a sua tia, é um exemplo de dona de casa, cozinha como se alimentasse uma batalhão, e esta constantemente limpando algo. Mas o mais estranho de tudo, é que parecem completamente incomunicáveis, e as poucas pessoas com quem ela os viu socializar, os olhavam de maneira estranha, quase acusatória.

Tamara também é proibida por eles de sair da propriedade, ela tem a nítida sensação de que as escondem de todos.

Mas quem poderia dizer que a patricinha Tamara Goodwin, algum dia leria por hobby, com certeza nenhuma de suas amigas acreditaria se contassem, nem a própria Tamara acredita que isso se tornou o seu passatempo preferido. Mas é em uma das visitas de Marcus e a sua biblioteca móvel que ela encontra um misterioso diário, onde todas as paginas estão em branco, mas que escondem segredos que podem ajuda-la a descobrir quem ela realmente é.

"(...)De algum modo, os livros ficam ali, quase que por magia, desejosos que as pessoas os escolham. A pessoa certa para o livro certo.Parecem que já sabem de qual vida precisam fazer parte,em qual delas podem fazer a diferença ou podem ensinar uma lição, pôr um sorriso no rosto no momento preciso.(...)".

Inicialmente o livro pode parecer um pouco tedioso, já que começa com a Tamara rebelde, descobrindo que a vida não é o mar de rosas que seu pai (rico) fazia parecer.
Quando encontra o pai morto no escritório,ela começa a pensar em tudo que deixou de dizer e demonstrar, mas principalmente a questionar se ela realmente é uma pessoa egoísta, e que se prestasse mais atenção no próprio pai, talvez ele não estivesse morto.Todos os " e se..." passam pela cabeça dela,e a atormentam.

Se mudar para o meio do nada e viver com o básico, faz com que ela se torne uma pessoa melhor, e também a entender o que é uma amizade verdadeira.

A historia é narrada pelo ponto de vista de Tamara, então podemos acompanhar todo o crescimento da personagem. Cecelia Ahern manteve um narrativa leve e agradável durante todo o livro, até mesmo no inicio que é um pouco arrastado, o que deixa o leitor completamente vidrado, principalmente quando a trama chega em seu ponto alto, e vários acontecimentos completamente inusitados começam a acontecer. É mocinho se tornando vilão e vice-versa, é de tirar o folego.

O fato de autora não ter se prendido apenas ao drama adolescente e acrescentado uma pitada de magia, deixou este livro completamente fascinante. Sem contar que a personalidade dos personagens é bem desenvolvida, todos possuem características pessoais que os diferenciam dos demais, principalmente a protagonista, que possui um humor negro super divertido,com vários diálogos super espirituosos.

O único ponto em que deixou a desejar, foi a origem do misterioso livro, que entra na historia como peça principal de todo o enredo, mas que não é explicado de onde ele surgiu ou o porque apareceu. Acho que a autora poderia ter explorado um pouco mais esse ponto, afinal é a peça principal de toda a trama.

Mas de qualquer modo, vale muito apena ler este livro, é leitura garantida e uma obra impecável, novamente a editora Novo conceito mandando super bem, com uma capa linda, uma diagramação simples e sem erros de revisão aparente.

Para visualizar a resenha completa, é só dar uma passadinha no blog:

Neiva 06/06/2013

Livro Perfeito!
Tamara é uma menina de 16 anos que acabou de perder o pai que se suicidou. A História é contada pela personagem e logo de cara ela explica que não é boazinha, que é filhinha de papai, acostumada a ter tudo o que quer, que diz o que lhe vem à mente e que adora magoar e humilhar as pessoas para seu bel prazer. Mas com a morte do pai, ela e sua mãe descobrem que estão na miséria e ao serem despejadas de casa, vão para a casa dos tios de Tamara, Arthur e Rosaleen que moram no interior, em uma guarita onde antigamente foi a guarita de um castelo que agora está em ruínas.
A garota mal humorada e mimada tem que se acostumar a vida no campo, que não será nada fácil. Apesar de Tamara ser uma adolescente rebelde, eu facilmente me encantei com ela, por não ser uma personagem chatinha como tantas outras adolescentes que já conheci nos livros. Ela é objetiva e destemida.
Sua mãe Jennifer se entrega a um luto infindável, não quer comer, nem sair do quarto, nem conversar, nada, e a filha se sente desamparada mas não dá o braço a torcer. Arthur, seu tio é o tipo de pessoa que pouco fala e Rosaleen só se preocupa em empanturrá-las de comida, o que deixa Tamara irritadíssima.
Ela se apaixona de imediato pelo castelo e busca saber sobre sua história, mas parece que ninguém está disposto a contar nada e então a adolescente rebelde que muda para melhor a cada dia, encontra um livro num ônibus biblioteca que passa pela cidade. O livro não traz o nome do autor e está cadeado. Com a ajuda da queridíssima irmã Ignatius, uma pessoa incrível que Tamara conhece nos arredores do castelo, consegue quebrar o cadeado e descobrem que as páginas estão todas em branco. Mas então algo estranho começa a acontecer: quando Tamara o abre na tentativa de começar a escrever algo, descobre que já está escrito, com sua caligrafia, o dia de amanhã. E para sua total surpresa tudo o que está escrito realmente acontece e ela percebe que pode mudar o que fez de errado, e Tamara junto com o livro começa a amadurecer e descobrir segredos de seu passado que jamais sonhou ou imaginou. Muitos segredos que eu adorei descobrir ao longo da história, o mistério que Rosaleen esconde atrás da aparência frágil, o mistério do bangalô, o mistério do castelo destruído pelo fogo...
Para ajudar a deixar a história ainda mais interessante contamos com a ajuda de Marcus, o carinha que dirige o ônibus itinerante, e Weseley, um menino super fofo que se torna companheiro querido da personagem.

Giovanna 23/05/2013

Blog Café com Livro: cafe-com-livro.blogspot.com.br

O Livro do Amanhã foi o primeiro livro de Cecelia Ahern que li. Desde que li a sinopse tive muitas expectativas com o livro, e finalmente pude saciar minha curiosidade. Além de uma escrita maravilhosa, a autora foi capaz de criar uma história que te prende do começo ao fim.

Tamara Goodwin nasceu em um berço de ouro, sempre foi mimada e teve tudo o que quis, estava acostumada a todos fazerem suas vontades no momento em que queria. Nunca foi grata por nada que tinha, e sempre criticava seus pais quando algo não saia do jeito em que gostaria.

Mas ela não contava que seu pai tiraria sua própria vida, abandonando-a. Junto com seu pai, Tamara viu sua casa, suas amigas, sua vida indo junto com ele, afinal seu pai havia escondido um segredo que ela jamais adivinharia: Estavam afundados em dívidas.

Não demorou nada até o que banco lhe tomasse a casa, logo Tamara se vê forçada a ir morar no meio do nada com seus tios – Arhtur e Rosaleen. Como se a situação já não estivesse ruim, sua mãe entra em um luto profundo passando dias e noites trancada no quarto, não importa o que Tamara faça ou diga.

Seu tio Arthur é um homem de poucas palavras, mesmo com a irmã em um estado decadente não faz nenhum esforço para ajuda-la, apenas concorda com o que sua esposa diga. Rosaleen é a dona de casa perfeita, porém sua personalidade é digamos... estranha. Tudo tem que ser do seu jeito, e está sempre rondando Tamara, como se deixa-la sozinha fosse um grande risco. Sabia que desde o começo ela não era boa coisa.

Sua vida começa a melhorar um pouquinho quando um belo jovem aparece em sua biblioteca móvel; Marcus parece ser a única pessoa normal naquele hospício, com seu jeitinho maroto logo faz o coração de Tamara bater mais forte...

"Oi, mãe, sou eu. Saí de casa num ônibus cheio de livros e um rapaz simpático vai me levar até a cidade. Voltarei em algumas horas. No caso de eu não voltar, ele se chama Marcus Sandhurst, tem um metro e oitenta de altura, cabelos pretos, olhos azuis... Tatuagens? — perguntei. Ele levantou a camisa. Ui, cheio de costelas! — Tem uma cruz celta na parte inferior do abdômen, sem pelos no peito e um sorriso tolo. Gosta de Scarface, Coldplay e pizza, e espera se dedicar a livros com muito empenho. Até logo!"

Em uma desses passeios com Marcus, Tamara acaba por achar um livro – na verdade um diário - muito curioso. Tamara nunca foi de ler nem nada, mas aquilo poderia ser a distração ideal. Porém quando o abre, vê que apenas as primeiras folhas estavam escritas. E não é qualquer escrita! É sua própria caligrafia narrando o amanhã

“Meu queixo caiu. A primeira página já fora escrita, cada linha preenchida à perfeição... em minha caligrafia.”

Agora com o poder de ver o amanhã, Tamara tem o desafio de consertar o passado, sobreviver ao presente e transformar seu futuro. Ainda com a ajuda do diário, ela ainda tem que descobrir o mistério do bangalô, o que aconteceu com o castelo em ruínas e com as pessoas que moravam lá.

Mesmo que a escrita seja um pouco pesada, com poucos diálogos, O Livro do Amanhã é aquele tipo de livro que você devora sem perceber. Desde o início gostei de Tamara, não condeno suas ações, afinal ela sempre tudo o que quis e de repente seu mundo se resume a nada. Mas podemos perceber a sua evolução, porém ela não deixa de ser quem é.

Sem sobras de dúvidas me surpreendi e aprendi muito com o livro, se você tiver a oportunidade de lê-lo, não a perca! Só não leva a nota máxima por sua escrita um pouco maçante em alguns capítulos.