Vastas Emoções, Vagas Promessas

Resenhas - Vastas Emoções, Vagas Promessas

Morgana Brunner 15/11/2016

Resenha l Vastas Emoções, Vagas Promessas - Michele Pupo
Oiii gente, tudo bem?
Hoje venho trazer a resenha de um livro que foi uma delícia de ler, fiquei bastante surpresa diante da forma em que a autora escreveu, diferente do comum, como se estivesse conversando com o leitor.

Recebi esse livro em parceria com a Editora Penalux, eu não o conhecia antes, mas quando chegou fiquei tão feliz e encantada, que precisaria ler e trazer aqui no blog minha opinião, nem é sempre que temos a oportunidade de ler algo tão belo e encantador.

Vastas emoção, vagas promessas é um livro encantador e surpreendente, nos traz por entre as páginas tão pequenas pensamentos de Mariana, uma mulher que aprendeu a lutar contra si, seus instintos e vontades. Principalmente em relação de descobrir o verdadeiro amor, o amor próprio, aquele que muitas das vezes é deixado de lado ou simplesmente evitado.

"{Mas, moça, não se iluda. Não é ele e sim você. Tem tantas coisas que gostaria de lhe dizer, moça. São coisas assim impossíveis de ser ditas. Você me entende? Que lhe falar que a falta que você sente não é dele, não se engane. É tudo dentro de você. E aí que se dá o processo.}" Pág. 11

Amor próprio por Mariana foi descoberto por meio de dores e horrores que teve de enfrentar, encontrou na perde de alguém, um homem, o verdadeiro sentido de saber que sua felicidade não depende de outra pessoa, mas sim se de si mesma, aquela na qual que nos faz transbordar e assim poder amar o próximo.

Amor próprio é algo delicado a ser tratado, é por meio dele que mudamos, nos sentimos outras mulheres depois dos fatos que nos fizeram abrir os olhos. Amor próprio é nada mais que um riso frouxo estampado na cara, a vontade de viver se encontra nos olhos e o desejo da vida nas palavras, nas mãos ao tocar as coisas e a imaginar um futuro distante e belo.

"Sente vontade de chorar. E chora. A alma, às vezes, também precisa de banho." Pág. 57

Mariana sim, essa se entregou de cabeça ao mundo, se atirou de certa maneira em um precipício que faria mudar a sua vida, começara a depender de alguém que pouco se importava com ela, apenas a deixou só, sofreu momentos de tensão e falta da pessoa que tanto lhe agradava em certos momentos, mas decidiu assim mudar.

Se encontrar e ser a menina que sempre fora, feliz e sem depender de ninguém, aliás a felicidade vinha de si e não de alguém, ela precisava se amar e então se doar. Mariana não sabia simplesmente amar, era aquele amor de se entregar, possessiva, para ela era oito ou oitenta, tudo ou nada.

"Há quem não aprecie, há quem prefira a calmaria, o sossego, a estabilidade. Mas ela, criatura das tormentas, gosta mesmo é das paixões descomunais, daquelas terríveis, que cegam, que enlouquecem." Pág. 79

Dessa maneira a vida lhe propusera sonhos e surpresas a serem vivenciadas em todas as ocasiões, queria ser livre e não precisar e nem depender de alguém. Além disso, amar é estar livre, ter liberdade para ir e se quiser voltar, será bem vida, amor preso não dura. Não agrada a alma, amor sufocado mata e maltrata.

Essa maravilha de livro realmente mexeu comigo, são poucas palavras que de certa maneira alegram minha noite, foi uma leitura rápida, reflexiva e cheia de amores por Mariana, ela sim nos ensina tanta coisa em sua história que faz o coração acelerar de certa forma.
A edição está um arraso, é um livro pequeno, mas no tamanho de bolso. Porém, podemos perceber o luxo da obra, todas as folhas são pintadas de certa maneira e assim sendo lindas e belas. A cada folhear uma emoção por ver uma grandiosidade de material em uma obra tão meiga e pequena. Além disso, as letras estão grandes, folhas grossas e são capítulos curtos.

Os capítulos em si podem ser lidos separadamente, pude perceber que é uma ligação entre um e outro, porém não interfere se acaso lesse um e noutro dia qualquer ler outro, apenas demoraria mais tempo para encerrar a leitura, mas o sentimento continuaria o mesmo.
No final do livro tem uma grande surpresa da Michele, ela nos revela algo surpreendente que até de certo ponto não notamos na leitura e após que li essa surpresa me apaixonei ainda mais por sua escrita e quero saber se ela já tem outras obras para adquirir. Sem esquecer que a escrita da autora é maravilhosa, cativante e nos faz emocionar com todos os detalhes, prende o leitor do início ao final.

Vastas emoções, vagas promessas é um livro que recomendaria para todas as pessoas que gostem de algo verdadeiro, diferente do comum, pois as frases mexem com a gente e nos abrem os olhos de certa maneira.

site: http://segredosliterarios-oficial.blogspot.com.br/2016/09/resenha-l-vastas-emocoes-vagas.html

Mirella 07/01/2013

À flor da pele...
Fantástico, suave, delicado, emocionante... Totalmente à flor da pele! Emoção pura, arrepiante e gostoso de ler. Dá uma sensação gostosa no final... uma sensação de... vida!
Michele 22/01/2013minha estante
A respeito de "Vastas emoções, vagas promessas":

I. "Devorei o primeiro capitulo no segundo em que abri o envelope (lindo por sinal) e já me apaixonei instantaneamente pelo livro, já que a moça, pelo que percebi, é bem parecida comigo !" (Alice Vianna)

II. "O seu livro me fez sorrir. Fiquei olhando a capa, acariciando o seu segundo filhote como se ele fosse meu. Fiquei diante do espelho tentando decifrar cada detalhe (que capa maravilhosa). Li a contracapa, as orelhinhas e voltei para o espelho. Fui devagarinho, com o meu polegar, folheando-o sem querer abrir muito para não perder a magia que ele estava me passando. Li a dedicatória e sorri mais uma vez.
Michele, eu não vou ler o seu livro hoje. Eu não vou ler o seu livro amanhã. Eu vou colocá-lo junto com os quatro livros do Pessoa que reservei para ler depois do Natal, num lugarzinho com uma rede, água do mar e carinho." (Paulo Francisco)

III. "E eu que ia colocar o Livro da Michele Pupo na fila de livros pra ler, já li hoje mesmo. Forma inédita de se escrever. Muito legal!" (Jonas Medeiros)

IV. "Um romance impactante, original. Uma história que cativa do começo ao fim". (Wilson Gorj)

V. "Fiquei imensamente fascinada pela Mariana e por seus conflitos, por sua humanidade. Também me encantei com a construção do texto, o desmembramento da ordem cronológica, prevalecendo o tempo íntimo da personagem, seus temores, seus pensamentos, a vida. Devo dizer que é exatamente por se tratar de situações possíveis que a leitura se faz tão prazerosa. Todas nós, um dia, já sentimos como a Mariana: a alegria, a dor, a intensidade, o vazio... Parabéns, minha amiga, você é um talento! E o livro é maravilhoso!" (Inai de Souza)

VI. Essa história não é contada ?...como um filme em que a vida acontece no tempo, uma coisa depois da outra...? (Rubem Alves) sendo a conexão princípio-meio-fim que lhe dá sentido. Essa história é contada como um álbum de retratos, sendo cada retrato ?...completo em si mesmo, cada um contendo o sentido inteiro. Talvez seja esse o jeito de se escrever sobre a alma em cuja memória se encontram as coisas eternas, que permanecem...? (idem). (Thomas R. Brenner fazendo uso da fala de Rubem Alves)

VII. Vastas emoções, vagas promessas. Michele, Mariana aparece de uma forma branda, na hipoderme da autora. A dualidade rapidamente se entrelaça, mas não se fusiona. O criador e a criatura se aproximam, mas não se tornam uno - cada qual com a sua cor e alma.
Mi, Li num fôlego só. Adorei o estilo, a estética. Vastas emoções, vagas promessas, certamente é um livro que ainda vai dá muito que falar, pode acreditar. (Paulo Francisco De Araújo)

VIII. "Além de curtir a praia, fiz uma EXCELENTE leitura: VASTAS EMOÇÕES,VAGAS PROMESSAS escrito por Michele Pupo. Recomendo a todos. O livro é sensacional" (Eliane Goes)

IX. "Ler um bom livro é como fazer uma bela viagem de férias, é conhecer o novo e ir ao encontro do inusitado. É dar asas a imaginação e adentrar a história de modo a fazer com que os personagens tenham vida, ou melhor, é viver o personagem de perto, incorporá-lo de modo a sentir suas emoções. Um bom livro nos trás ao final a sensação de uma história vivida, a qual nos trará recordações e nos renderá muito assunto para uma roda de conversa. O bom livro, em minha opinião, é aquele que nos apresenta personagens com personalidade, que são tão fortes que parecem seres reais e não apenas seres imaginários que só existem na cabeça do próprio autor. Eu, particularmente, já li muitos livros, de autores famosos e não famosos, sou uma grande apreciadora da literatura Portuguesa, apaixonada pelas histórias de Eça de Queirós e Camilo Castelo branco; porém, adoro viajar na garupa de Rocinante vivendo de perto as emoções de Dom Quixote. Muitas foram as leituras, mas poucas me proporcionaram tanto prazer ao ler. Recentemente um livro de uma autora não famosa, em início de carreira (e posso dizer meus caros, que seu livro nos traz de fato tantas emoções e tão vagas promessas quanto nossa vida cotidiana) sua personagem central parece ter vida, sua personalidade forte nos contagia de modo a querermos conhecê-la mais e mais. Ler ?Vastas emoções, vagas promessas? é fazer uma viagem nova, repleta de emoções. " ( Vanessa Grezebieluka)

X. "Eu amei.
Comecei vendo uma personagem tão humana, cheia de crises existências, medos, paixões. Depois vi a narradora assumindo o papel da personagem. E no final, como leitora, encontrei muito de mim nas duas.
Uma leitura deliciosa, que me deixou presa do inicio ao fim." (Camila Gomes)