Um Estranho Numa Terra Estranha

Resenhas - Um estranho numa terra estranha

1 | 2 | 3 | 4 | 5

Carla.Floores 26/03/2024

Grokkei!
Como é a visão de um estranho numa terra estranha e como ele é visto.
A trama conta a história de um humano marciano. Sim, ele nasceu em Marte e foi criado lá.
Quando uma nave volta a Marte para tentar descobrir porquê a nave anterior não voltou e não deu mais notícias eis que eles encontram Valentine Michael Smith, vulgo O Homem de Marte.
Ele é trazido à Terra e por causa da mudança de atmosfera ele é mantido num hospital em sigilo.
Aí começa um desenrolar curioso e divertido dessa trama que visa satirizar os costumes, politicagens, maracutaias, moral e ética, religião, cultura; abordando temas variados e abrangendo todos possíveis no que concerne "ser humano" e também "ser marciano".
Gera estranheza tanto por parte dele para conosco quanto nossa para com ele.
É como uma mulher brasileira e feminista ir viver sob o regime do Talibã.
É uma leitura divertida, rica em reflexões e lições.
Os personagens são muito bem definidos, salvo algumas mudanças repentinas mais pro final.
O plot do final é muito massa!

Gabriel Farias Martins 04/03/2024

Não sei se grokei
O livro tem a premissa simples de um humano criado por marcianos que retorna ao país de origem.
O drama se perde um pouco em criar tensão, mas as digressões são interessantes, conflitos explorando economia, sexualidade e religião são apenas uma parte das diversas ideias abordadas no livro.
Uma leitura um pouco lenta, mas bastante reflexiva.

Mylena 27/02/2024

Tinha tudo para ser bom, mas foi confuso
Quando falo confuso não quero dizer com isso que não entendi o livro. Acho na verdade que o autor não entendeu, ou mudou de ideia no meio do percurso. O livro começa muito bem, mostrando a perspectiva de um "marciano" chegando na terra e as tramóias governamentais em esconder ou manipular a situação. No entanto, conforme o livro avança, se torna muito mais sobre diferentes tipos de amor e suas demonstrações físicas. Escrito em 1961, o livro traz toda a noção de amor da época de uma forma bem psicodélica. Talvez se eu soubesse desde o princípio que teria uma mudança de direção na história, eu teria outra percepção. Talvez não. De qualquer forma, Heinlein fala sobre muitos conceitos importantes entre política, ciência e amor, as vezes nessa exata ordem.

Lu 01/02/2024

Come sua mente
Não é rápido ou fácil de ler... Afinal 600 páginas
Gostei bastante por trazer várias reflexões relacionadas à condição humana
Senti que me transformou um pouquinho, não dá pra se isentar de opinião e sensações
Ele te envolve e come sua mente rsrs

Karenzei 28/12/2023

Um clássico sci-fi
A narrativa é sobre Valentine Michael Smith (Mike para os íntimos), um representante de Marte que vem morar na Terra. Por ser um ovo (não tem sabedoria dos anciãos) e novato aos nossos costumes e valores (regras, crenças, moral), ele faz amizade a princípio com Gillian Boardman e Jubal Marshaw que lhe ajudam a entender não só os costumes mas também a complexidade dos terráqueos.
O título, no início da leitura, me deu a interpretação de que Mike é duplamente estranho: 1- estranho em Marte (seu planeta natal) por ser filho de terráqueos e 2- estranho na Terra por ter sido criado por marcianos. Mas, ao fim da leitura, o título ganha outro significado: Mike é um estranho, porque a maioria das pessoas não grokkaram a forma como ele via e vivia a vida.
Gosto muito das críticas que são feitas ao longo da narrativa e de como o autor termina o livro. Além disso, é um dos clássicos da literatura sci-fi. Um estranho numa terra estranha é uma obra que deve ser lida, mesmo não tendo envelhecido bem. Recomendo a leitura! ;)

Brunom 06/09/2023

Esse livro não envelheceu bem, e não é por causa do "machismo" e "homofobia", mas sim porque as críticas sociais presentes nele, que, para a época, mostravam ousadia e causavam choque na sociedade, hj em dia são encontradas aos montes e repetidas à exaustão por adolescentes e engajadinhos no Twitter. Esse clássico da ficção científica tem seu impacto diminuído quando seu discurso antes inovador se torna o status quo do nosso mundo moderno.

Janaina 08/08/2023

Envelheceu mal.
Uma premissa ótima, que acabou sendo uma obra machista pra kraleo e, do meio para o final, quase um manifesto religioso. Só valeu a pena pelo caráter histórico dentro da ficção científica.

Kardec 29/06/2023

Não funcionou para mim
O livro tem muitas metáforas boas, nos leva a algumas reflexões e tudo mais, porém o faz de uma maneira muito maçante. Esse livro poderia muito bem ter umas 200 páginas a menos como bem aconteceu nas primeiras edições em seu país de origem (as notas nos "extras" no fim do livro aliás foi o que me fez dar mais uma estrela para esse livro, pois contextualizam a obra de forma a fazer tudo se encaixar melhor. Se fosse só pelo texto em si...). Minha opinião geral é que é um livro datado, funcionou em sua época, mas hoje meio que não agrega muito, acabou sendo mais do mesmo para mim. Mas se você gostou vai fundo!

acalvarenga 25/04/2023

Regular
A Obra de Robert Heinlein acompanha a história de Michael Valentine Smith, um humano que é criado em Marte por alienígenas e após uma expedição espacial é trazido a Terra.

Ao entrar em contato com o mundo dos humanos pela primeira vez, o personagem nos faz questionar por diversas vezes o comportamento da sociedade com relação a diferentes temas como religião, sexo, política e economia.

Ao longo da história, o Homem de Marte mostra uma facilidade incrível de aprendizado, porém, apenas na segunda metade do livro, ele de fato passa a "grokar" o que é ser humano, a partir daí a personagem passa de um papel de receptor da cultura deste mundo para um propagador dos ideais marcianos.

Tendo em vista que Michael é considerado herdeiro de todos os membros da primeira tripulação humana com destino a Marte, e que a situação financeira de cada um deles era extremamente favorável, além de serem sócios majoritários da Lunar Enterprises que é a empresa responsável por realizar as missões interplanetárias, assim como a propriedade intelectual do propulsor Lyle que serve de motor aos foguetes na obra, acaba por configurar o Homem de Marte como uma das pessoas com maior poder no mundo, lhe dando recursos financeiros quase infinitos.

Infelizmente essa trama que tinha na minha opinião potencial para ser o ponto alto do livro, dado a batalha que poderia ser travada pela possível influência sobre Michael, é deixada de lado de forma precoce, seguindo por uma linha mais filosófica e ligada a religião.

O autor faz uso de muitas metáforas ao longo da obra, o que torna o texto de difícil compreensão em diversos momentos, o que me fez ler e reler diversas partes do livro para me certificar que eu havia entendido o que estava escrito, ademais é uma obra que carece de um pouco melhor caracterização do plano de fundo da história para melhor compreensão dos acontecimentos principais.

camaziabento 22/04/2023

Um marciano chamado "Smith"
Um bebê humano criado por marcianos volta à Terra e precisa entender sentimentos e sensações que não lhe foram ensinados pelos seus tutores alienígenas. Ele descobre o que é o ciúme, a ganância, o ódio, o sexo, o humor, o amor e a morte.
O conceito de morte não existe em Marte. O desencarne é apenas um "aniversário" e a vida continua normalmente.
Esse livro nos leva a pensar como muitas paranóias e medos humanos não têm lógica ou sentido, mas no final são importantes por terem um antônimo.
É um livro fácil de ler, uma linguagem comum, mas com conceitos complexos que exigem atenção e meditação, recomendo a leitura.

Leonardo 16/10/2022

Um grande clássico
Gostei muito do livro, é o tipo de livro que merece algumas releituras para ser grokado em plenitude. Na primeira metade do livro achei chato, arrastado, vi erroneidade; mas a partir da metade para o fim... vi que a espera preencheu! Há muitas reflexões sobre religião, monogamia, sexo, paixão, arte, filosofia, amor, moral, ética, desapego etc. Este é um livro que te faz pensar muito. Tem toques de humor, surrealismo! Questões polêmicas como algum preconceito aqui e ali devem ser vistas como algo fruto da época em que o livro foi escrito. De forma alguma ofuscam a obra. O livro é um verdadeiro manual de como montar uma religião para enganar incautos (nesse sentido a obra é muito honesta, porém, perigosa rsrs). É engraçado como o protagonista nos mostra que religião, política ou circo têm muito em comum em se tratando de algo que tem um potencial muito grande para induzir ao engano. Tudo requer um líder carismático que saiba fazer uns truques e, acima de tudo, uma boa encenação. Na obra, o narrador disseca muito bem uma religião (o culto fosterista). Essa religião fictícia (ou nem tanto) é uma crítica satírica a muitas religiões ou seitas americanas que tem em um líder charlatão a imagem de um messias enviado por Deus. O autor usa muito bem e de forma muito bem contextualizada algumas poucas palavras da língua e pensamento marcianos. É engraçado como gradativamente todos os humanos que são “irmãos de água” de Mike vão, aos poucos, de forma hesitante, se apossando dessas palavras e pensamentos. Por sua vez, é engraçado e comovente como Mike, com muito esforço, vai tentando se apropriar da lógica humana. Esse é mais um grande clássico que representou, para mim, um desafio a ser vencido. Bom, acho que falei direitamente sobre a obra. Ah, e não se esqueça: tu és Deus! rsrs

Fernanda2477 21/09/2022

Valentine Michael Smith é um homem nascido em Marte, após a primeira tentativa de viagem de exploração a esse planeta. Tendo sido criado pelos marcianos, Smith é descoberto por acaso após uma nova viagem de exploração ao planeta, sendo trazido de volta para a Terra para viver entre seus iguais. Acontece que ao chegar a Terra, Smith depara-se com uma cultura totalmente diferente daquela em que cresceu, tendo dificuldade para lidar com conceitos que, para nós, são muito simples. Ao longo do livro, porém, Smith vai aprendendo a viver nessa estranha sociedade, compreendendo os diversos conceitos que aqui existem ao mesmo tempo em que os mistura ao seu conhecimento, criando assim novas ideias.

O livro apresenta uma premissa bastante interessante. A narrativa é até que fluida, mas em minha opinião o livro é muito longo, com passagens e discussões que, embora sejam interessantes, tornam o livro um pouco cansativo depois de um tempo.

As discussões e reflexões que o livro traz são importantes, ainda mais quando pensamos na época em que foi escrito, com um ar irônico durante quase toda a história. Porém, embora o livro possa estar à frente de seu tempo em muitas ideias, ainda carrega passagens machistas e homofóbicas, o que fez o livro perder um pouco do brilho para mim. Foi uma leitura interessante, mas não é um livro que eu recomendaria para todo mundo e, mesmo se recomendasse, faria algumas ressalvas.

Felipe 03/09/2022

Como um espécie madura e plena enxergaria a Terra? O que teriam a dizer sobre nós seres de uma moral elevadíssima, racionais e pacientes? Heinlein escreveu seu romance na década de 50! Não é sobre a viagem à marte ou uma leitura de como seriam biologicamente os marcianos, muito menos sobre como seria a tecnologia da nave que os levou até lá (Lembre-se que o homem ainda não havia pisado na lua). Isso não importa, pois a história é sobre nós, os terráqueos.

1 | 2 | 3 | 4 | 5