A linhagem

A linhagem Camila Dornas

Resenhas - A linhagem

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6

Flavia 17/02/2013

O livro "A Linhagem" se passa na antiga Inglaterra do século XVIII (?) e conta a história de Evangeline Bennet, uma moça que perdeu a mãe quando ainda era criança e foi criada por seu pai, Julian, um homem super tirano, violento, antiquado e cruel. Ela tem uma irmã que vive a atormentando, Margareth, com quem não tem a menor afinidade. Somente Morgana, sua dama de companhia, é quem foi a única pessoa mais próxima de uma mãe que Evangeline poderia ter, e por isso, as duas tem uma relação de cumplicidade e amor incondicional que ultrapassa todas as barreiras.
Evangeline não é uma moça comum... Além de linda, o que atrái olhares de vários homens, ainda possui poderes sobrenaturais: ela controla os quatro elementos da natureza, fogo, água, terra e ar. Sempre que quer levantar o astral ou recuperar suas forças, ela corre para a floresta para sentir e absorver a boa energia do lugar. Mas por receio de ser condenada como bruxa e ser queimada numa fogueira, a moça esconde que possui esse talento de todos. Só seu pai e seus amigos, Genevieve e Albert, sabiam desse segredo.
Como era costume na época, os casamentos eram arranjados pelos pais dos futuros noivos, e para horror de Evangeline, Julian acaba por arranjar um casamento para a filha com Hector, o primo do rei. Julian só queria se ver livre da filha e aproveitou a oportunidade. Mas o que se esperava, era que Evangeline concordasse com tudo de cabeça baixa, e vivesse submissa ao marido, mas não é o que acontece... Evangeline tem o espírito livre, tem a personalidade forte, enfrenta quem quer que seja sem se preocupar com as consequências, vive discutindo com o pai para defender seus interesses e é decidida em suas escolhas. Eis que surge Henry, o cocheiro, e inconformada pelo casamento arranjado, ela acaba encontrando conforto e segurança nele, e daí surge um romance intenso, porém proibido.
Então, a fim de tentar acabar com o casamento e ficar livre para viver com Henry, Evangeline tenta descobrir algo de errado que Hector poderia ter feito, porém, ela descobre que os segredos que ele possui são terríveis...
Ela descobre que não é a única a possuir o dom da magia e aprende muito mais sobre isso, descobre sobre sua verdadeira linhagem, e ainda passa a correr contra o tempo pois há uma enorme conspiração no ar...

Quando vi a capa de "A Linhagem" pela primeira vez, achei muito bonita pois a impressão que dá é a de leveza e liberdade, e é isso que Evangeline quer. Mas ao olhar a capa de perto, pude notar alguns defeitos de montagem que ficaram meio grosseiros, como o recorte e o sombreado exagerado.
A narrativa é muito boa e flui muito bem, os cenários foram muito detalhados, as páginas são amareladas e o tamanho da fonte é ótimo, mas além de ter encontrado alguns erros de ortografia que passaram despercebidos na revisão, de ter percebido que muitas características e pensamentos de personagens se repetiram por muitas vezes, ter encontrado duas mesóclises que não entendi o que estavam fazendo alí (pois acho que os personagens devem manter um padrão de fala, e se falam de forma simples o tempo todo e no mesmo parágrafo aparecerem do nada com um "dar-te-ei", por exemplo, foi triste) e ter notado várias frases de efeito que não se encaixaram no lugar onde estão, fiquei encucada com alguns pontos, pois a história se passa no século XVIII (?) mas em momento algum eu fui convencida de que realmente se passava nessa época. Por mais que eles vivam a luz de velas, usem anáguas e espartilhos, andem por aí a cavalo ou em carruagens, as personagens vão ao banheiro, ao toalete, tomam banho de banheira, enfeitam a casa com persianas e etc... Oi? Essas coisas não existiram nessa época! Só vieram no século seguinte. Até o termo "nanossegundo" foi usado, e duas vezes, então, todo esse anacronismo fez eu me desconcentrar da história. Acho que faltou pesquisa para que se tornasse crível.

Enfim, a história é bacana, até tem umas cenas mui calientes (talvez para ilustrar a química perfeita entre Evangeline e Henry), e vale a pena ser lida. Pra quem gosta de romances de época, com toque de mistério e magia, vai curtir, mas não sei se o leitor vai aproveitar a leitura se se atentar a esses detalhes que apontei como falhos.

Dri 25/03/2023

A linhagem
Gostei muito da escrita da autora, ouvi pela alexa e terminei rapidinho. Não ficou cansativo em nenhum momento, os personagens também são bons, não é muito pesado e nem tão leve assim (mas o hot é intenso, mesmo sendo poucas cenas).

Zilda Peixoto 05/02/2013

A Linhagem
Certos livros nos conquistam num simples piscar de olhos, seja por uma sinopse instigante ou até mesmo pela beleza da capa. No caso de A Linhagem foi amor à primeira vista. A autora Camila Dornas reuniu vários elementos que tornam a sua narrativa “quase” verossímil. Porém, A Linhagem é um romance sobrenatural! Seria isso possível?

Sim. Isso é absolutamente possível. A Linhagem narra a história de Evangeline Bennett, uma linda jovem que guarda muitos segredos. Evangeline não se conforma com o casamento arranjado por seu pai Julian. Seu noivo Hector Callum é um cara muito esquisito, dono de olhos negros e de um comportamento muito sombrio.

Aos olhos da sociedade medieval todas as mulheres deveriam se casar e serem submissas aos seus maridos. Evangeline não se enquadra nesse perfil e por isso, trava inúmeras discussões com seu pai. A continuidade e os interesses da linhagem sempre se sobrepunham aos pessoais, sendo esse o objetivo mais importante do matrimônio. Hector Callum era primo do rei e o pai de Evangeline além de ser secretário do rei, provia de muitas posses.

Julian é um verdadeiro carrasco. Para impor sua autoridade obriga Evangeline a se casar mesmo contra sua vontade. Mas o que realmente amedronta Julian é que a sociedade descubra que sua filha é uma bruxa. Pois é assim que a igreja denominava as mulheres que possuem algum tipo de dom.

Nem mesmo Evangeline consegue definir muito bem o que se passa com ela. Desde sua infância, a única pessoa que a protege das perversidades de seu pai é a criada Morgana. Sua mãe falecera ainda quando pequena e desde então Morgana assumira o seu lugar. Evangeline vive com seu pai Julian e sua madrasta Eleanor. Sua irmã Margaret, já casada, tem como um dos seus passatempos favoritos atormentar a sua vida.

Para extravasar toda a sua raiva Evangeline sempre recorria à floresta para se reenergizar. Ela herdara de sua mãe o dom de mover os elementos da natureza. Além de correr pela floresta e sentir o poder da natureza, Evangeline adorava montar. O estábulo era um dos seus lugares favoritos. É exatamente nesse lugar que Evangeline conhece o cocheiro Henry Atlee.

A partir daí as coisas começam a esquentar literalmente. Evangeline terá a árdua tarefa de descobrir como lidar com seus poderes e terá que escolher um caminho: casar-se com o sombrio Hector Callum ou entregar-se ao verdadeiro amor e ser responsável por muitas vidas, inclusive a dela.

Camila Dornas constrói uma narrativa incrível. Sabemos que durante esse período as mocinhas deveriam se manter castas e obedientes aos mandamentos dos pais e da igreja. Felizmente, Evangeline é o retrato oposto. Nada de mocinhas pudicas e cheias de frescuras. Em A Linhagem a personagem principal toma a rédea de seu destino com força e determinação. Os valores da época são descritos com detalhes revelando o caráter mesquinho e autoritário daqueles que compunham a sociedade medieval.

O enredo é muito bem construído. Os personagens primários e secundários se destacam igualmente. Evangeline representa a força da mulher subjulgada aos valores de uma época sombria onde mulheres que possuem algum tipo de dom eram queimadas em praças públicas. A intolerância era comum, já que apenas a igreja e o monarca tinham autoridade sobre a vida das pessoas.

Henry é o típico mocinho que arranca suspiros de qualquer leitora. Forte, viril e dono de belos olhos azuis. Obviamente, nem só de beleza se faz um bom homem. Seu caráter inabalável o torna ainda mais atraente( salvo seus cabelos vermelhos.)
Dorian é outro personagem encantador. Apesar de enigmático, ele é uma peça muito importante dentro da narrativa. Cheguei a me decepcionar momentaneamente com ele, mas Camila Dornas não poderia ser mais perfeita em sua descrição.

Albert é amigo de infância de Evangeline. Tem como filosofia de vida seduzir mocinhas indefesas e levá-las ao caminho da perdição. Genevieve também é uma grande amiga de Evangeline. Utiliza-se de sua beleza para conquistar bons partidos. Tem que lidar com o preconceito da sociedade por ganhar a vida pintando obras de arte, já que nessa época cabia à mulher somente procriar e ser submissa às vontades do marido.
O inescrupuloso Hector representa a imagem daqueles que cobiçam o poder. É capaz de tudo para conseguir o que quer. Surpreendentemente, Hector esconde muitos segredos que nem mesmo Evangeline pudesse imaginar.

O livro é narrado em 1ª pessoa tornando a leitura mais envolvente. A narrativa flui naturamente e o leitor nem percebe que o livro chegara ao final. São tantas reviravoltas e desdobramentos inesperados que o leitor perde o fôlego diante da velocidade dos acontecimentos. A escrita de Camila Dornas é impecável. Não encontrei nenhum erro durante a narrativa.

É perceptível o cuidado da autora na construção da narrativa. Os elementos utilizados na narrativa nos remetem a uma época sombria da idade média. A descrição detalhada de como as mulheres consideradas “bruxas” era tratada pela sociedade é indiscutivelmente bem explorada. A ousadia da autora em escrever uma história sobrenatural fora muito bem sucedida.

A Linhagem é um livro recomendado a todos os leitores. Porém, algumas passagens “calientes” devem ser levadas em consideração e, talvez, o livro seja classificado como livro adulto. Gostaria de expressar todo a minha admiração a Camila Dornas pelo seu talento. E ainda tem gente por aí que fala que não lê livro nacional. Só digo uma coisa: “Vocês não sabem o que estão perdendo.”
Camila Dornas 21/08/2013minha estante
Obrigada pela resenha maravilhosa, suas palavras fizeram meu dia mais feliz, com toda certeza!

Will 20/03/2021

Fantasia, romance e amor
Eu amo conhecer novos escritores e me emociona quando eles são brasileiros e entregam um trabalho tão lindo ?

A história gira em torno de uma garota que vivia na Inglaterra em tempo antigos, com vestidos bonitos, e o poder máximo da igreja onde pessoas diferentes (Como Eva) eram considerados Bruxas.

Eva é obrigada a se noivar com o primo do rei, mas sua rebeldia e a vontade de ser livre, leva ela a fazer o que for possível para não entrar nesse casamento.

Nesse meio tempo ela conhece Henry e se apaixona, mais um motivo para não querer casar com um estranho.

Muitas coisas acontecem, até que ela descobre algo que pode mudar o futuro dela, desmascarar seu atual noivo que de bonzinho não tem nada!

A trama conseguiu me prender do começo ao fim, com reviravoltas e muitos acontecimentos para nos prender
Uma linhagem super fácil apesar de ser uma época onde a linguagem era mais difícil, isso ajuda a entender melhor a trama e a história.

Amei demais e indico, eu amo fantasia, poderes, amor proibido, empoderamento e esse livro tem tudo isso ?
gabs 20/03/2021minha estante
100% influenciada, tá na wishlist já

Ju 23/03/2013

A Linhagem
Em A Linhagem, a trama gira em torno de Evangeline Bennett, uma garota linda, rica e com dons especiais. Ela pode controlar os elementos: água, fogo, terra e ar. O livro se passa no século XVIII, então esses dons precisam ser escondidos, pois o único destino para alguém assim era a fogueira.

"Imagine o que poderia fazer por nosso país com seu incrível dom? Poderia curar milhares de pessoas, ajudar incontáveis homens e mulheres; mesmo assim, ele tinha que se esconder, pelo medo que pessoas ignorantes tinham do desconhecido."

Evangeline perdeu a mãe ainda muito nova e, desde então, foi criada por Morgana, a criada em quem confia completamente. Mor sabe do que ela é capaz, e faz o possível para protegê-la e para colocar algum juízo na sua cabeça.

A garota vive com o pai, Julian Bennett, o marquês de Winchelsea, que tem o costume abominável de espancá-la. Ela aguenta calada, mas sonha com o dia em que não terá mais que conviver com ele.

"Eu sabia como ninguém que lamentar-se nunca adiantara, então por que fazê-lo?"

Sua irmã, Margaret, é sarcástica e nada ligada a ela. Já é casada, apesar de ser a mais nova, o que faz com que o casamento de Evangeline se torne algo urgente a ser providenciado. O pai a promete a Hector Callum, o primo do rei.

"Com o meu aniversário de vinte anos tendo sido há semanas, era claro que eu estava a passos de me tornar uma solteirona e precisava me casar com urgência, como Eleanor, a mulher de meu pai, me lembrava, mas eu decidiria meu futuro."

Bom, o que acontece é que Hector não é a pessoa com quem Evangeline pretende estar. Ele emana uma energia super negativa, e é uma pessoa que, aparentemente, lhe proporcionará uma vida ainda pior.

No início do livro, Evangeline não tem noção exata de quem é. Mas acaba descobrindo que é um talento, e que existem várias pessoas como ela. A partir daí, ela faz várias descobertas relacionadas a esse novo mundo, e terá a ajuda de alguns amigos fiéis para fazer o que é preciso.

A Linhagem é bem gostoso de ler, apesar de alguns detalhes, como não ser completamente fiel ao período histórico em que é ambientado e ter vários erros no texto. Isso me incomodou um pouco, mas não se tornou insuportável.

A protagonista é uma garota extremamente corajosa, mas chega a ser um pouco suicida... rs... ela tem algumas atitudes bem absurdas. Na minha opinião, causadas pela prepotência da garota. Quanto mais ela descobria sobre os seus poderes e adquiria autoconfiança, mais se tornava antipática aos meus olhos. Apesar de ela ser do bem, chegou a me irritar. Sei lá, não consegui ir totalmente com a cara dela, principalmente depois que ela começou a sentir melhor o poder que tinha.

Em compensação, amei outras personagens, como Genevieve, a amiga artista de Evangeline; Albert, um amigo de infância e Henry. Ah, Henry! *-* Tão fofo, tão encantador! Ele aceita Evangeline como é, desde o princípio. E faz tudo o que pode para ajudá-la a controlar seus dons e a usá-los da melhor forma possível.

Esses três fizeram o livro se tornar muito mais interessante para mim.

No final, acontecem várias reviravoltas, algumas realmente surpreendentes, outras que me fizeram chamar a Evangeline de lerda... rs... Gente, teve uma coisa que ela não percebeu que foi inaceitável!! hehe... Foi um fato tão destacado no início, que não achei nada convincente ela não ter notado.

Achei a capa mais que linda mas, depois de ler, gostaria que tivesse uma pessoa diferente nela... É claro que a intenção era representar a Evangeline, mas a mulher escolhida para retratá-la não é nem um pouco parecida com o que imaginei. Ela é loira, e imaginei aquele loiro bem amarelo mesmo... Fora que pra mim a mulher da foto não parece ter 20 anos, e a roupa não se parece com as descritas no livro. A protagonista reclama várias vezes que seus trajes cheios de anáguas não são adequados para correr, acho bem difícil que ela arrumasse um vestido como o da foto, que ainda deixasse as pernas totalmente à mostra... rs... A parte legal é que a floresta, que tem um papel tão importante na história, não foi deixada de lado.

No geral, gostei da leitura. Foi estranho - me empolguei muito no início, no meio me desinteressei um pouco. Mas, quase no final, me envolvi com a história novamente e cheguei a chorar!! Não é comum minhas emoções seguirem por esse caminho.

Adorei o fato de algumas pessoas se redimirem no fim. Afinal, todo mundo merece uma segunda chance, não é? =)

Postada originalmente em: http://entrepalcoselivros.blogspot.com.br/2013/03/resenha-linhagem.html
Lua 23/03/2013minha estante
O tipo de livro que sempre me interessa adoro livros voltados para o sobrenatural, é sempre envolvente tenho quase certeza de que vou ama-lo haha Evangeline (que nome lindo *--*). Muito linda essa capa mesmo, fiquei instigada a ler primeiro por causa dela, pena que não segue exatamente as características do apresentado no livro.

Adriane Rod 29/03/2013minha estante
Só por se passar no século XVIII já me deixa com vontade de ler. Essa coisa condenar à fogueira por praticar magia ou qualquer coisa considerada anormal me fascina. E eu adoro livros que consegue mexer com as emoções.

Thaís 07/04/2013minha estante
Ja ouvi falar muito deste livro, alguns comentários bons outros ruins tanto que ate fiquei no caminho me perguntando se eu o comprava ou n, e me decidi deixar para depois :( Fazer oq? agora muitos outros livros ja passaram na frente dele (quem sabe daki algum tempo eu n o compro)

Baah 11/04/2013minha estante
um livro otimo, estou super ansiosa para ler esse livro , ele é perfeito

Dani 13/04/2013minha estante
Como você mesma descreveu a própria personagem principal não é o grande atrativo da história, mesmo assim eu leria, nem que fosse pelos ''figurantes'' :)

Jéssica 15/02/2013

A Linhagem foi uma leitura instigante e prazerosa. Camila nos levar a mundo de magia e amor, onde fiquei fascinada com o mundo que ela criou.

A Autora nos leva a 1720 , Inglaterra, onde conhecemos a jovem Evangeline Bennet. Ela é linda , sedutora e poderosa. Evangeline é uma bruxa, ou melhor , um Talento. Ela tem o poder de controlar todos os elementos , mas é banida de usá- lo , já que seu pai odeia qualquer tipo de magia.

Sua família é composta por seu pai, sua irmã mais nova, Margaret, e a madrasta Eleanor. Sua mãe, Beatriz Roth, morreu quando ela era ainda criança é foi da família Roth que Evangeline herdou seus dons. A única pessoa que ela se importa e ama é Morgana , sua dama de companhia e grande amiga.

Seu pai Julian Bennet , é um homem rude, horrendo, mal e carrasco. Ele usa muitas vezes de sua força física em Evangeline e acaba escolhendo um noivo bastante esquisito para ela. Evangeline não é o tipo de garota que aceita as ordens que a sociedade impõe e por isso não aceitará sobre hipótese nenhuma seu futuro noivo, Hector Callum.

Nessa época as mulheres eram subjugadas e não tinham nenhuma autoridade . Para a sociedade elas tinham que apenas se casar , cuidar do marido e dos filhos, e para Evangeline isso errado, já que queria ter a vida que ela escolhesse , é não a sociedade.

A Igreja Católica e poder Imperial tinha uma grande influência nessa época, onde a bruxaria era condenada e a perseguição era intensa e cruel. Por isso Evangeline precisa esconder seu dons daqueles que não hesitariam em matá-la.

Ela acaba conhecendo Dorian Markham , um jovem que também possui um talento. Ele mostrará para ela que não é a única que possui um talento e que muitas famílias da sociedade escondem esse segredo a sete chaves.

Diante de tudo isso, Evangeline acaba conhecendo Henry Atlee, o cocheiro que trabalha em sua propriedade. Ele é um jovem alegre, bonito, honesto e carinhoso, que irá fazer o coração de Evangeline bater mais forte.

Eva passa por muitas aventuras ao lado de Henry , Albert e Genevieve , os dois últimos são seus amigos de muito tempo , e todos correrão um grande risco em tentar salvar sua cidade de um poderoso inimigo.

Camila Dornas traz uma narrativa mágica, eloquente e animadora, onde ela soube explorar bem o terreno mágico, envolvendo mais o leitor na trama.

Quotes:
''Acredito que todos nós somos vulcões dormentes. Que , a cada problema, vamos acumulando pressão até atingir um ponto de colapso e entrar em erupção.''

''Éramos muitos e muito poderoso alguns séculos atrás, mas fomos caçados através dos tempos com animais.''

''Tão bela e tão poderosa. Seria absolutamente perfeita se não pensasse tanto. Mulheres não deveriam pensar por si próprias, é um completo desperdício de uma boa criação divina.''

Blog Leitora Sempre: http://leitorasempre.blogspot.com.br/2013/02/resenha-linhagem-camila-dornas.html

Jamile157 31/10/2021

As amizades desse livro são especiais.
Evangeline é uma mulher forte, uma talento super poderosa, num mundo que acha que ela é uma bruxa, e bruxas são queimadas na fogueira. A escrita da Camila nos transporta para Londres do século XVIII, eu história imersiva, com personagens cativantes, além de alguns secundários que roubaram a cena.

Eu fiquei fascinada com os poderes dos talentos, uns para o bem, outros para o mal, tem cenas de tirar o fôlego, fiquei nervosa lendo algumas, e com muito ódio, Hector e Julian tem tido esse crédito, vilões da melhor( ou pior) qualidade.

O romance me deixou de coração quentinho, Henry ( vulgo meu crush) é tão incrível e fofo, torci muito por eles. O final foi tudo que pedi, muita ação, surtos, e no final fiquei de coração quentinho, leiam por favor.

MiCandeloro 13/02/2013

Mágico e viciante!!
O livro conta a história de Evangeline Bennet, uma jovem nascida numa família muito rica, de Londres. Sua mãe, Beatriz, morrera quando ela ainda era pequena. Foi criada apenas pelo pai Julian, o grande marquês de Winchelsea e um completo tirano, e tinha uma única irmã, Margaret, com quem nunca conseguiu construir uma boa relação ou laços de afeto. A única pessoa que sempre a amou incondicionalmente e que era a figura mais próxima que Lina teve de uma mãe foi a sua dama de companhia, Morgana.

Acontece que Evangeline não era uma menina comum. Não só possuía uma beleza de arrancar suspiros masculinos como era dotada de um talento sobrenatural. Lina podia controlar os quatro elementos da natureza: fogo, terra, ar e água.

Apenas seu pai, Morgana e seus dois amigos, Albert e Genevieve conheciam seu segredo. Lina precisava esconder seu dom da sociedade para preservar sua vida, já que em 1720 ainda imperava a caça as bruxas e aos demônios.

Julian, num ímpeto de querer se livrar da filha, arranjou seu casamento com o poderoso Hector Callum, primo do rei, a contragosto da menina. Naquela época, meninas da idade de Lina já deviam se casar para perpetuar sua decendência, serem submissas ao marido, ótimas esposas e donas de casa.

Mas Evangeline não se enquadrava em nenhum desses padrões. Ela era uma menina com uma personalidade forte e pensamentos próprios, totalmente incoerentes com o que se esperava de uma lady como ela, naquela época. Lina não se dobrava aos desmandos do seu pai e não aceitava ser fadada a um destino de submissão, sem amor e sem vida.

Depois de uma de suas brigas homéricas com Julian, ela corre para os estábulos para encontrar conforto em sua égua. É lá que conhece Henry e se apaixona por ele perdidamente.

Henry transmite a Lina uma paz e uma confiança imensa. Dotado de lindos olhos azuis hipnotizantes e um caráter impecável, vê em Lina a mulher de seus sonhos e luta por ela até o final.

Inconformada com seu iminente casamento, Lina resolve tentar descobrir algum "podre" do seu noivo, numa tentativa de impedir a consolidação de seu matrimônio, mas ela nunca poderia supor que o segredo que Hector escondia era tão sombrio e por vezes, mortal.

Paralelamente a esse drama, Lina, que pensava ser a única a possuir tais poderes sobrenaturais, conhece Dorian, um jovem muito misterioso que a introduz num mundo mágico que ela não imaginava que pudesse existir. Ela acaba descobrindo mais sobre sua linhagem, sobre sua mãe e desvenda mistérios que transformarão a sua vida.

Envolta numa rede de conspirações e traições, Lina se vê compelida a salvar pessoas inocentes e defender uma Londres que nem imagina o perigo que corre, mas, para isso, ela precisará da ajuda de seus fiéis amigos e de Henry.
Porém, tal aventura lhe custará um alto preço e a vida de todos estará em risco. Quem irá morrer? Quem conseguirá se salvar? Lina conseguirá escapar de um casamento sem amor?

Leiam e descubram.

***

Quando conheci o livro no site da Editora Novo Século, tive certeza de que queria muito lê-lo. Entrei em contato com a autora que, prontamente, me respondeu e fechou parceria com o Blog. A Camila me enviou o livro em ebook, portanto, não tenho ele aqui em mãos para mostrar para vocês, mas, queria muito.. hehe

Quando vi que se tratava de um romance de época, confesso que tive dúvidas se ia gostar, afinal, esse não é meu gênero favorito, mas, quando percebi que a autora inseriu na história um toque de sobrenatural, amei demais, me senti em casa.

A história me surpreendeu positivamente. Me entreguei por completo e dividi com Evangeline todos os seus sentimentos e dramas. Adorei a personagem forte e destemida que a Camila criou, mas que, ao mesmo tempo, era doce a abdegada, sempre se preocupando com as outras pessoas ao seu redor.

Fiquei extremamente em pânico nas cenas de ação e de perigo em que os personagens se meteram e me deleitei por completo nas cenas de amor e sexo vividas por Lina e Henry. Tais cenas, a meu ver, são tão lindas que chegam a ser poéticas. Não consideraria o livro como um romance erótico, mas também não recomendaria para menores de 12 anos.

A cada capítulo lido me apaixonava mais pela história e ficava ávida para descobrir os mistérios que envolviam a vida da protagonista. Fiquei a história toda tentando adivinhar quem era o mocinho e quem era o bandido (adoro brincar de adivinhações) e, só lá pelo final, que me caiu a ficha e que imaginei o que iria realmente acontecer.

O tempo todo temi pela vida e pelo futuro de Evangeline e fiquei muito satisfeita com o final escrito, acho que não poderia ter sido feito de outra forma. Eletrizante do início ao fim. Agora, estou ansiosa para ler outros livros da Camila, uma autora nacional em início de carreira, mas que, com certeza, trará grandes surpresas para nós.

Super recomendo!!

Resenha originalmente postada em http://www.recantodami.com/2013/02/resenha-linhagem-promocao.html
Mariane Sousa 22/08/2013minha estante
Tive o prazer de conhecer a autora, a leitura foi viciante! Amei a resenha

MiCandeloro 22/08/2013minha estante
Que legal Mariane, queria muito conhecer a Camila. Beijos

Daiane 24/07/2020

Livro contagiante, muito emocionante a vida de Evangeline e seus poderes

Mih 02/07/2022

Da série: livros que descobri no BookTok
Acho que se não tivesse conhecido a autora no TikTok, jamais teria sabido que esse livro existia. Gostei demais da sequência de capas e, bom, quem não gosta de uma história de fantasia.

A leitura toda é bem leve e os personagens são todos muito cativantes. O romance mesmo não é muito a minha praia de forma geral, mas achei que deu um toque bonitinho na história.

Com certeza pretendo ler a sequência.

Carissinha 25/09/2013

Em Londres, no século XVIII, Evangeline Bennet, uma jovem de família abastada, que perdeu a mãe muito nova e vive oprimida pelo seu tirano pai, que a maltrata de diversas maneiras. Ela tem o poder de controlar os quatro elementos e tem que manter suas habilidades escondidas, já que qualquer tipo de magia é considerado bruxaria. Noiva de um homem desprezível, apaixonada por um rapaz proibido para ela e vendo suas habilidades ameaçadas, Eva precisa dar um jeito em todos os seus problemas.
A sinopse é incapaz de contar realmente o que é o livro. A Linhagem é uma história bem interessante e que prende o leitor do início ao fim. Os personagens são críveis e bem construídos.
O romance é interessante, mas confesso que não foi o que mais me interessou, e sim, o desenvolvimentos dos poderes da protagonista, sua luta contra a opressão do seu pai, do seu noivo e de toda a sociedade. Gostei bastante do personagem Dorian, um homem misterioso, bastante atraído por Evangelina. Sinto que ele poderia ter sido melhor aproveitado na história. Fiquei querendo mais cenas com ele.
A Linhagem é um livro que dá para ler bem rápido. A narrativa da Camila é bastante fluida e faz com que o leitor não queria parar de ler. A protagonista é interessante, forte e não é chata como muitas mocinhas que vemos por aí. Se você gosta de literatura fantástica com uma dose de romance, vale a pena conferir.

site: www.carissavieira.com

Adria Raquel 29/12/2020

Interessante!
Primeiro contato com a escrita da Camila e posso dizer que me apaixonei.
Que livro fluido e muito bem escrito!
Para quem gosta de romance, de história, de fantasia, de ação e de tudo um pouco esse livro é perfeito - uma história bem interessante.
Super recomendo!!!

Mylena 14/12/2021

Sensacional!
A Linhagem, da Camila Dornas, é o primeiro livro da Trilogia de Talentos. Escrito pela autora aos 15 anos (!), foi revisto e relançado este ano e o que eu posso dizer dele é... (?_?) SURTO! ???

Não sou muito fã de romance, mas ler Camila Dornas tem me feito começar a gostar do gênero.

A Linhagem é um romance fantástico que se passa no séc. XVIII, no qual acompanhamos a saga de Evangeline Bennett (? - detesto esse sobrenome; se vocês lerem, entenderão o porquê), uma moça que possui dons sobrenaturais.

Vocês vão rir e chorar com esse livro. Rir com as peripécias de Evangeline e amigos e chorar com seus dramas e traumas. Esse é daqueles que você não consegue largar, porque cada capítulo é uma bomba! Parece cena de filme. ?

Camilla Costa 02/06/2023

O livro conta a história da Evangelina uma mulher inglesa, órfã de mãe, com um pai horrível e uma irmã que desprezível. Só conta com amizade da dama de companhia como aliada. No entanto, ela não é igual às outras meninas, na verdade, ela possui poder mágico de domina o fogo. No meio do caos que é uma vida dela, como a família extremamente problemática um casamento forçado eminente. A protagonista entra em um processo de descoberta da sua linhagem, da sua força e de encontro a outras pessoas como ela.

Alynne Scott 28/09/2016

Nem só de experiências boas a gente vive
O livro começa errado já pela capa (muito linda, por sinal), que obviamente tinha a intenção de representar Evangeline (protagonista), mas falhou miseravelmente, e não é questão de como eu imagino que ela seja, mas poderiam ter colocado uma loira pelo menos.
A história deveria ser ambientada em 1720, mas foge diversas vezes (pra não dizer sempre) da época e isso me incomodou demais simplesmente porque penso que, se você não tem condições de escrever bem sobre uma época, costumes, falas e ambiente, não o faça.
Evangeline é, de longe, uma das protagonistas mais chatas que já encontrei. Absolutamente prepotente, arrogante, e feita para ser o tipo ?sou linda, perfeita, uma deusa independente, crítico todas as mulheres meras mortais? que só serve para duas coisas: irritar e passar uma falsa imagem de que a personagem é bem resolvida, fora do padrão, feminina, mas não muito, a que todos os homens desejam e todas mulheres invejam (tenha santa paciência). Empatia é uma palavra que não existe no vocabulário dela. Só toma decisões estúpidas e, o que é pior, supõe que o leitor seja tão burro quanto ela, já que as tentativas de mistério e suspense ficaram realmente só nas tentativas (muito falhas, por sinal).
Além disso, os romances vividos por ela são tão adolescentes e cheios de jogos, com uma tentativa tosca de soar mais adulto (oh minha face em chamas com o toque do homem lindo que acabei de conhecer e já consegue ler minha alma). Tem uma espécie de triângulo amoroso mais desnecessária que já vi na vida.
Sinto que o livro não passou por uma revisão de conteúdo. Além das falhas sobre a ambientação, existe uma repetição infindável de coisas desnecessárias e trechos que li e pensei somente ?por que estou lendo isso mesmo? Qual a relevância disso??, o livro poderia ter menos da metade do tamanho que tem. São tantos furos na história, tanto plot mal acabado, tanta cena sem razão que perdi as contas (de verdade, tentei contar). A linha temporal é desconexa e sem sentido, me senti perdida com o passar dos dias/semanas durante a leitura, não dá pra saber se passou um dia ou um mês.
Os diálogos são fracos, a apresentação dos personagens é superficial (não poderia ser diferente, já que é narrado em primeira pessoa por uma protagonista rasa) e toda a história é tão tão tão cheia de clichés e estereótipos românticos do mocinho (obviamente lindo e musculoso que entende perfeitamente a bela dama) que não teve jeito de gostar.
Comecei a resenha antes mesmo de chegar na metade do livro, esperando ter que mudar tudo e me redimir, mas foi isso mesmo.
Obviamente é uma experiência pessoal. Muita gente gostou. Para mim passou longe de funcionar e sinto dizer que foi o primeiro livro realmente ruim que li esse ano. Uma pena, já que a literatura nacional me deu os melhores desse ano também.
Cami ð 25/01/2024minha estante
Faço das suas palavras as minhas KKKKK simplesmente lastimável, sinto que perdi meu tempo lendo isso

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6