Contágio

Contágio Robin Cook

Resenhas - Contágio

Alinesmne 22/04/2023

Depois de ler dois livros do mesmo autor e ter gostado muito, resolvi pegar esse sem saber que se tratava de uma série. O personagem principal, Jack Stapleton me cativou logo de cara, sarcástico, inteligente e engraçado.
A história é envolvente, muito interessante e a narrativa das autópsias me pareceu bastante verídica. Me lembrou de um livro que eu li quando era adolescente e reli alguns anos depois "o evento cobra", que foi o estopim pra me fazer gostar de suspenses biológicos/médicos. Achei o plot do final surpreendente.

Adriano 19/08/2009

A capitalização da saúde.
Nunca havia lido um livro de thriller médico e sempre olhei Robin Cook com desconfiança. Porém, com esta pandemia de gripe, resolvi dar uma chance ao doutor. Sim, ele é médico de profissão, o que garante o realismo dos termos e descrições das doenças.
Me interessei por esse livro porque ele trata justamente de uma pandemia de vírus fatais e que historicamente produziram estragos na humanidades, como a Peste e a gripe de 1918, conhecida como gripe espanhola. No livro, faz-se inclusive a citação de uma pandemia de gripe suína nos Estados Unidos em 1976. Nunca havia ouvido falar. Esta gripe foi um caos no sistema de saúde nos states.
Mas voltando ao livro, é muito bem escrito se considerado dentro do estilo thriller. Não faltam os ingredientes de uma boa história de suspense: mistério, mortes e a boa e velha teoria da conspiração. A medida que o autor vai contando a história eu praticamente ficava com o coração na boca, pois queria logo chegar ao fim.
Como eu gosto de leitura rápida e suspense classe A, valeu muito a pena ler. Não me arrependi e lerei outros do autor. E também vale pelo assunto super atual de pandemia de vírus e sistema de saúde, com uma cutucada nos planos de saúde americanos. O autor deixa claro que a capitalização da saúde, com a propaganda e o investimento pesado em hospitais e criação de planos está levando todo o sistema de saúde americano à beira de um colapso. E acho que isto também é verdadeiro para o Brasil...
Marct 24/02/2012minha estante
Eu acabei me contaminando por Robin Cook.

Cacah Nagilla 14/06/2020minha estante
Adriano, adorei sua resenha. Como dica te aconselho a ler Coma, ele também segue essa linha de thriller médico que te mantem ligado na história do início ao fim.

leituras.gio 13/12/2020

Lendo sobre epidemias enquanto se vive uma pandemia?
Como fã de carteirinha do Robin Cook eu mais uma vez me surpreendi com o plot twist sobre o responsável pela liberação de vírus exóticos em NY, embora tenha achado o motivo para a trama meio fraco, também foi completamente inesperado! Um médico, como em qualquer história de vírus ou catástrofes, considerado louco enquanto tenta alertar a todos sobre o perigo iminente.

Paiva 04/05/2023

????
Muito bom, história que te gruda e te deixa sempre querendo ler mais um pouco.

O livro cita várias personagens, claro que só algumas participam mais, então é mais fácil de saber quem é quem pelo nome.

No começo é um pouco parado, mas quando Jack começa a se perguntar mais do por que que tanta gente morre e começa a investigação, a história pega um embalo que só acaba quando termina.

Eu tinha a mesma percepção sobre Jack do culpado, mas nos últimos capítulos, com tanta coisa acontecendo, é revelado o criminoso (ou será que são mais?).

Muito bom, recomendo muito!

Lucas 12/12/2011

O melhor de Robin Cook?
Robin Cook é um cara que consegue jogar policiais, bandidos, médicos e seus jargões, investigações perigosas e um enredo surpreendente em algumas centenas de páginas, misturar tudo e conseguir um ótimo livro. Constatei isso quando li Toxina, um livro que amei. Contágio foi o segundo livro do autor que resolvi ler, meio que por acaso. Mas eu já havia ouvido dizer que era o melhor de Cook, então fui encorajado a adquiri-lo.

De fato é um ótimo livro. A narrativa, os personagens complexos, as diferentes vidas que se cruzam, até aí tudo bem. A história de Jack Stapleton e sua insana investigação de doenças raras num grande hospital de Nova Iorque puxa o leitor para ajudar a levantar hipóteses. Mas a cada 20 ou 30 páginas acontece algo que muda completamente o desfecho imaginado, os suspeitos, tudo é inconstante na obra. De uma forma positiva, é claro. O livro absorve o leitor e os ambientes e os personagens são fáceis de imaginar, o que torna a leitura fácil e interessante.

No entanto, apesar das grandes reviravoltas perto do final do livro, a conclusão da história passa muito atropelada, e ao meu ver as consequências poderiam ter sido melhor exploradas.

De qualquer forma, Contágio é um ótimo thriller. Algum conhecimento de biologia é necessário para um entendimento melhor de algumas coisas, mas isso não quer dizer que leigos não gostarão do livro. Apesar das mais de 400 páginas, o livro é envolvente a ponto de poder ser lido em poucos dias. Um excelente presente para fãs de suspense.

4/5

Guilherme 27/03/2022

Contágio
A história de um médico que desconfia de uma epidemia em Nova York e tenta descobrir como ela está surgindo.
É livro de ação, com mistério policial misturado com medicina legal, epidemiologia e propaganda médica.
É bem fácil de ler e a história é interessante.

claudioschamis 05/02/2009

Adoro Robin Cook. E acabei me apaixonando (isso acaba acontecendo quando se lê muito) por dois personagens, Jack e Laurie, que aqui nesse Contágio fica evidente ser a primeira aparição dos dois. Uma pena que não comecei por esse livro, se bem que não é aquela coisa imprescindível. Dá para encarar e entender todo o contexto da história deles. O livro segue aquele estilo já conhecido de Cook. Dinâmico, envolvente, muito suspense, toques detetivescos na dose certa. Tudo muito bem aprumado. Uma leitura rápida (pena que acaba) devido até a velocidade com que as coisas acontecem. Para quem gosta de suspense, investigação e ainda curte o mundo da medicina não podia estar melhor servido.
Thais.Pereira 08/12/2017minha estante
O Jack e a Laurie aparecem em outros livros dele? ??

Mone 01/07/2010

Muito booooooooooomm...
Robin Cook é realmente o Sidney Sheldon da medicina.
O personagem Jack Stapleton é o cara. Ele é um legista estremamente louco (no sentido de viver perigosamente) e neste livro bastante empenhado em desvendar quem está espalhando vírus e bactérias raros.
O personagem é tão bom, que aparece em outros livros do autor.
Ele é quase um Jack Bauer (protagonista do seriado 24 horas), até o primeiro nome é igual.
Recomendo este e os demais.

sagonTHX 23/06/2011

NÃO ME CONTAGIOU
Considero obin Cook um excelente escritor. Penso que ele merece reconhecimento, pois a maioria dos seu livros figuram na lista de best sellers internacionais. Praticamente, Cook é o "pai dos thrillers de suspense médico". Em vários de seuslivros, Cook ataca veementemente a exploração da medicina por grandes empresas de convênios, administradas por burocratas (e não por médicos), que visam
exclusivamente o ganho em detrimento da qualidade dos seriços Prestados. E isso já atrás, nos idos dos anos 1980. Problemas que nós, aqui no Brasil, começamos a enfrentrar nas duas últuimas décadas do século passado.

Robin Cook tem um profundo conhecimento da área médica e seus livros giram sempre em torno de temáticas relacionadas a sua área de especialição: a medicina. Contágio não é uma excessão. Neste aspécto Cook se sai muito bem, esmiuçando os diversos tipos de doenças viróticas que vão surgindo no decorrer da história, dando detalhes
precisos acerca de cada surto epidêmico queaflora em Nova Iorque.

A ideia é boa. A narrativa e carregada de espectativas, os personagens traduzem com exatidão o clima proposto pelo autor, porém até metade do livro. A partir daí a coisa toda começou a ficar muito cansativa, repetitiva. A maioria dos termor médicos
relacionados a pequisa das doenças e dos vírus não "traduzidos" pelo autor, pelo tradutor ou pelo editor, em forma de nota, e algumas consultas ao Google se fazem necessárias para entender um pouco do que os patologistas estão falando.

A história se divide em duas partes distintas e que converge gradativamente no decorrer da trama. De um lado, Jack Stampleton, como protagonista, e seus amigos do IML do município de Nova Iorque, fazendo necrópsias; do outro lado, Teresse, uma
publicitária lutando para manter o contrato com uma grande empresa de convênios médicos que disputa o mercado com uma outra empresa. Aparentam ser situações diferentes acontecendo ao mesmo tempo, mas Jack e Teresse acabam se conhecendo e ambas situação mesclam-se em uma só. A partir dai o suspense vai crescendo quando a descobertas de novos surtos de contágio vão surgindo no Hospital Geral, cada uma mais
grave que a antetior, as quais deixam Jack com a pulga atrás da orelha, levando-o a investigar por conta própria os acontecimentos pouco comuns e que, mesmo contra a determinação de seus superiores, acaba atraindo a atenção dos administradores do hospital que, aparetemente, não querem que ele leve adiante a sua investigação.

O chato nisso tudo, apesar da curiosidade nos manter fiel à narrativa para saber se a pandemia vai eclodir, é que mais da medade do livro Jack passa correndo entre o IML e o Hospital Geral, entre necrópsias e investigações hospitalar e laboratorial. A situação me fez lembrar dos seriados de TV ao estilo CSI. Mas, as situações ficam muito repetitivas e cansativas. A participação de Teresse a a disputa interna na agência publicitária em que ela trabalha pelo controle do contrato de publicidade com uma das empresas de convênio médico não torna a trama mais interessante.

Apesar de minha simpatia por Jack e sua vida nada convencional, e de todo o seu carisma e esforço para elucidar o que está acontecendo nos bastidores do Hospital Geral, Contágio não conseguiu me cativar.

Contágio não deixa de ser um bom livro, porém não é o melhor de Robin Cook. Tinha a espectativa de que, ao ler Contágio, estaria me deleitando com uma história no estilo do filme Epidemia, mas o que se vê é Jack correndo de um lado para o outro em uma sucessão
de acontecimentos repetitivos que não sustentam o clima de suspense por muito tempo.

Recomento o livro se voce é fã do autor e já leu quase todos os seus livros.

fdelrio 26/08/2011

contagioso
Robin Cook é o mestre do thriller médico. O livro começa com 3 estórias aparentemente sem ligação, com uma escrita rápida, personagens envolventes, humor ácido e final mega surpreendente o livro discute não só doenças como os grandes conglomerados médicos e suas ambições comerciais. O livro é fantástico, não dá para parar de ler com perdão do trocadilho é contagioso.

Manu 13/08/2021

Jack Stapleton é um médico legista que se depara com um caso de uma pessoa morta por uma doença não identificada de início e que Jack descobre ser um caso de peste.

Jack decide investigar como uma força dessa natureza aconteceu em Nova York. Várias outras mortes de doenças incomuns apareceram na mesa do médico legista: tularemia, febre das Montanhas Rochosas e gripe. Todas essas doenças causando a morte rápida de pacientes e funcionários de um grande hospital de propriedade da AmeriCare.

À medida que Jack busca investigar como essas doenças se desenvolveram ele se vê diante de situações que põem em risco o seu trabalho e a sua vida.

Misterrocha 17/01/2013

Boa Leitura
Comprei este livro juntamente com Toxina do mesmo autor numa edição Vira-Vira da livraria Saraiva. Comecei pelo Toxina onde ja coloquei minha resenha negativa. Contágio no entanto foi bem diferente. Talvez por já conhecer o autor e relevar suas inúmeras críticas ao sistema de saúde americano e o uso abusivo de gírias e jargões científicos se tornou uma ótima leitura. As tiradas do protagonista me fizeram criar certa simpatia e tornaram o personagem verdadeiro com uma personalidade firme. O final do livro é bastante surpreendente e muito bem fechado (totalmente o oposto de Toxina) porém deixou em aberto quanto a um dos possíveis envolvidos na trama. Pra mim são quatro estrelas.

Marcinho 26/11/2013

Surpresa
Confesso que Robin Cook me surpreendeu. Tinha pego esse livro sem nenhuma pretensão. Apenas para matar o tempo. Mas o desde o começo a história conseguiu me prender. Uma surpresa após a outra e apenas ficou previsível no "final" do final. Mesmo assim não tirou a qualidade.
Pretendo ler outros livros do Cook. Se forem semelhantes, ele entra na minha lista de bons autores.