Contágio

Contágio Robin Cook

Resenhas - Contágio

May 12/08/2023

Maravilhoso
Foi minha primeira experiência com esse autor, mesmo após crescer vendo livros dele na biblioteca da escola... não me decepcionou em nada. Eu imaginava que ia ser bom, e de fato foi muito bom.

Só não alcançou 5? porque as resoluções de plot foram muito convenientes. A trama em si é excelente, a escrita também, porém gostaria que algumas cenas específicas se resolvessem sem deus ex machina. Como recentemente descobri que é uma série, espero que seja mais bem explorada essas questões. Também espero ver mais do Warren e da Laurie, cujo relacionamento apareceu de repente!

Enfim, ótimo livro, de verdade. Foi os 9 reais mais bem dados da minha vida!!!

sagonTHX 23/06/2011

NÃO ME CONTAGIOU
Considero obin Cook um excelente escritor. Penso que ele merece reconhecimento, pois a maioria dos seu livros figuram na lista de best sellers internacionais. Praticamente, Cook é o "pai dos thrillers de suspense médico". Em vários de seuslivros, Cook ataca veementemente a exploração da medicina por grandes empresas de convênios, administradas por burocratas (e não por médicos), que visam
exclusivamente o ganho em detrimento da qualidade dos seriços Prestados. E isso já atrás, nos idos dos anos 1980. Problemas que nós, aqui no Brasil, começamos a enfrentrar nas duas últuimas décadas do século passado.

Robin Cook tem um profundo conhecimento da área médica e seus livros giram sempre em torno de temáticas relacionadas a sua área de especialição: a medicina. Contágio não é uma excessão. Neste aspécto Cook se sai muito bem, esmiuçando os diversos tipos de doenças viróticas que vão surgindo no decorrer da história, dando detalhes
precisos acerca de cada surto epidêmico queaflora em Nova Iorque.

A ideia é boa. A narrativa e carregada de espectativas, os personagens traduzem com exatidão o clima proposto pelo autor, porém até metade do livro. A partir daí a coisa toda começou a ficar muito cansativa, repetitiva. A maioria dos termor médicos
relacionados a pequisa das doenças e dos vírus não "traduzidos" pelo autor, pelo tradutor ou pelo editor, em forma de nota, e algumas consultas ao Google se fazem necessárias para entender um pouco do que os patologistas estão falando.

A história se divide em duas partes distintas e que converge gradativamente no decorrer da trama. De um lado, Jack Stampleton, como protagonista, e seus amigos do IML do município de Nova Iorque, fazendo necrópsias; do outro lado, Teresse, uma
publicitária lutando para manter o contrato com uma grande empresa de convênios médicos que disputa o mercado com uma outra empresa. Aparentam ser situações diferentes acontecendo ao mesmo tempo, mas Jack e Teresse acabam se conhecendo e ambas situação mesclam-se em uma só. A partir dai o suspense vai crescendo quando a descobertas de novos surtos de contágio vão surgindo no Hospital Geral, cada uma mais
grave que a antetior, as quais deixam Jack com a pulga atrás da orelha, levando-o a investigar por conta própria os acontecimentos pouco comuns e que, mesmo contra a determinação de seus superiores, acaba atraindo a atenção dos administradores do hospital que, aparetemente, não querem que ele leve adiante a sua investigação.

O chato nisso tudo, apesar da curiosidade nos manter fiel à narrativa para saber se a pandemia vai eclodir, é que mais da medade do livro Jack passa correndo entre o IML e o Hospital Geral, entre necrópsias e investigações hospitalar e laboratorial. A situação me fez lembrar dos seriados de TV ao estilo CSI. Mas, as situações ficam muito repetitivas e cansativas. A participação de Teresse a a disputa interna na agência publicitária em que ela trabalha pelo controle do contrato de publicidade com uma das empresas de convênio médico não torna a trama mais interessante.

Apesar de minha simpatia por Jack e sua vida nada convencional, e de todo o seu carisma e esforço para elucidar o que está acontecendo nos bastidores do Hospital Geral, Contágio não conseguiu me cativar.

Contágio não deixa de ser um bom livro, porém não é o melhor de Robin Cook. Tinha a espectativa de que, ao ler Contágio, estaria me deleitando com uma história no estilo do filme Epidemia, mas o que se vê é Jack correndo de um lado para o outro em uma sucessão
de acontecimentos repetitivos que não sustentam o clima de suspense por muito tempo.

Recomento o livro se voce é fã do autor e já leu quase todos os seus livros.

Mone 01/07/2010

Muito booooooooooomm...
Robin Cook é realmente o Sidney Sheldon da medicina.
O personagem Jack Stapleton é o cara. Ele é um legista estremamente louco (no sentido de viver perigosamente) e neste livro bastante empenhado em desvendar quem está espalhando vírus e bactérias raros.
O personagem é tão bom, que aparece em outros livros do autor.
Ele é quase um Jack Bauer (protagonista do seriado 24 horas), até o primeiro nome é igual.
Recomendo este e os demais.

A2Lan 31/08/2023

Fantástico
Um triller emocionante, do começo ao fim você fica vidrado e viciado na narrativa, o desfecho é mais do que inesperado, vale cada minuto de leitura.

Daiana.Klauck 22/03/2023

Peste em Nova York
Foi o primeiro livro investigativo que li que envolve médicos legistas ao invés de detetives e policiais.
A narrativa é fluída e interessante. Te prende a história.
A trama gira ao redor de um legista que não se conforma com mortes por peste, tularemia e gripe suína em plena NY. Considerando que doenças assim já foram controladas, e que normalmente não se espalham em grandes centros urbanos, o personagem principal acaba se metendo um muitos problemas ao resolver investigar por conta própria a origem dessas mortes.
O final do livro é realmente surpreendente, mesmo para quem já está acostumado a esse tipo de leitura.

Giu 12/10/2020

Pra quem gosta de mistério + medicina + ação! É um excelente livro!

Luana 04/01/2020

Lave as mãos? Ou fuja de quem tossir?
O livro inicia colocando três fatos paralelos aparentemente não correlacionados, o desenrolar dos eventos acabam por unir-los. Apesar de ser um livro de ficção, todos os eventos são facilmente críveis, o que para mim tornou a leitura ainda mais empolgante. Prepare-se para uma reviravolta interessantíssima nas últimas 10 páginas.

Ticiana.Oliveira 04/10/2016

Contagio
Para quem gosta de livros que abordem questões de epidemias Contagio é mais do que indicado.

Um suspense eletrizante com uma leitura fácil e rápida que nos prende até a última página.

Conta a história de Jack, um médico legista que se depara com um caso de uma morte causada pela temível peste negra. A partir de então ele entra em uma investigação para saber a origem dessa infecção e se vê envolvido em uma trama cheia de suspense e surpresas.

Um livro nota 10!!!

Claudia Cordeiro 24/09/2014

Em algumas coisas é previsível, mas o final supreendeu!!!

Natalia 14/11/2012

"Contagio" Robin Cook - Resenha
Jack é um medico legista no IML no centro de Nova York. Ele culpa o atual sistema se saude e os gigantes dos planos de saude e farmacias que engoliram seu pequeno consultório oftalmológico pela morte prematura de sua esposa e filhas num trágico acidente de avião quando iam encontrá-lo depois de ter sido obrigado á mudar de estado para começar tudo do zero.
Anos se passam e numa tipica manhã chega ao IML um cadaver não tão tipico assim, com sintomas de Peste Negra, vindo do Hospital Geral Manhathan. Ele tenta avisar as autoridades, mas não é levado á serio por causa de sua briga com o atual administrador do hospital. Mas a coisa muda de figura quando mais e mais pacientes desse hospital vão fazer uma visitinha no IML, cada um com uma doença infecciosa diferente e tão mortais quanto. Peste Negra, Gripe Espanhola, Febre da Montanha. Então ele entende o que esta acontecendo: um terrorista está espalhando as doenças mais infecciosas do mundo bem no centro de Nova York.
Ele tem a ajuda de uma publicitaria que tambem tem um passado doloroso com relação ao Hospital Geral Manhathan e os dois, por conta propria, começam a investigar essa trama obscura entre as grandes redes de farmacia e os hospitais.

Impressões

Um thriller intenso e bem dinâmico, o autor Robin Cook, também médico (então ele sabe do que está falando), tem como estilo escrever thrillers focados no mundo da medicina, com personagens principais na maioria como médicos. Uma de suas caracteristicas é que esse autor pesquisa muito para abordar um determinado tema, como recorrer á amigos de determinadas áreas da medicina ou amigos policiais para construir seus personagens.Tem vários best sellers como Febre, Coma, A Esfinge, Cerebro.

Por quê você deve ler?

Realmente não dava muito por esse livro na primeira vez que li. mas como gosto de dar o beneficio da duvida, li e me surpreendi com a dinâmica do enredo e você também vai se surpreender.
Você nunca mais vai deixar de lavar as mãos!!

Alessandra 07/04/2012

Sinopse - Contágio - Robin Cook
O surgimento de uma epidemia na cidade de Nova York leva um médico a investigar os planos de saúde dos Estados Unidos. Este é o argumento de Contágio , thriller médico de Robin Cook que conta a história de Jack Stapleton, oftalmologista de uma cidade pequena que tem o seu consultório arruinado por um grande conglomerado do ramo de saúde, a AmeriCare. Alguns anos mais tarde, em Nova York, Stapleton passa a trabalhar como médico-legista em um grande hospital, e se depara com uma trama diabólica - alguém está promovendo a disseminação de doenças exóticas na cidade, espalhando bactérias e vírus raros. Ameaçados pelas descobertas de Stapleton, as autoridades da cidade e os executivos da AmeriCare fazem de tudo para que ele se afaste das investigações. Mas o médico insiste e acaba se envolvendo com gangues do Harlem e do sul de Manhattan, com a polícia e com Terese Hagen, uma publicitária viciada em trabalho, que vai ajudá-lo a desvendar a trama.

tatiakane 19/01/2012

Comprei esse livro após ter lido duas obras da tess gerritsen, como a moça da livraria me disse que era do mesmo genero logo me interessei. Um livro bom, mas que podia ter mais potencial se o personagem principal fosse mais convincente com a condição da vida dele (o homem perde a família e se porta como um adolescente doido suicida). O final é surpreendente, o que me deixou com vontade de ler outros livros do mesmo autor.

Nathy 22/08/2011

No início da leitura,estava empolgada, a história se desenvolvia bem, tinha aquele gostinho de saber o final logo,mas depois ficou maçante, chata e cansativa.
Esperava mais do livro, tentarei ler outro do autor para ver se mudo minha opinião.
Duan Baptista 07/07/2012minha estante
Eu tenho esse livro, mas ainda não tive a oportunidade de ler. Agora estou lendo Toxina tb do Robin e realmente está me prendendo de uma forma que eu não esperava. Super indicado. Já estou a menos de 100 páginas para o término desse maravilhoso livro.

Maris 14/11/2009

Em geral, este livro segue o mesmos esquema de muitos de Cook, e de muitos thrillers em geral: o mocinho sendo caçado por assassinos contratados, por tentar desvendar algo aparentemente simples que na verdade é uma grande conspiração, o vilão é quem menos se espera (e neste caso devo dizer que foi especialmente inesperado), geralmente alguém em quem o mocinho confia demais, etc.

Mas há algumas diferenças interessantes. Dentre elas, há uma ruim e uma boa. A ruim é que a razão de tudo, a justificativa das ações dos vilões, que normalmente é o aspecto que cai melhor como revelação final, é facilmente percebida cedo demais, antes mesmo de se descobrir os culpados. Já a boa é que os vilões são muito atrapalhados, e morrem de maneira idiota. Criatividade é valiosa em suspenses, e isso foi criativo. Afinal, os velhos vilões implacáveis dos quais o mocinho sempre escapa por milagre devem ter sido interessantes por um tempo, mas hoje são garantia de tédio.

Não acho Robin Cook um autor excepcional, não está entre meus favoritos, não está entre os que recomendo aos amigos. Mas, contraditoriamente, é provavelmente o autor de quem li mais livros, e pretendo ler mais ainda... Vai entender...
Marina.Bonaldo 22/11/2018minha estante
Você tem algum outro autor desse mesmo estilo pra recomendar? Que segue a linha de thriller médico/epidemias.

Maris 23/11/2018minha estante
Adoraria conhecer, Marina, mas infelizmente não tenho nenhum em mente :/. Mas o Robin Cook já traz um universo bem numeroso de histórias. Você já leu um dos mais recentes dele, "Intervenção"? Achei bem interessante.