Aya de Yopougon

Aya de Yopougon Marguerite Abouet

Resenhas - Aya de Yopougon 2

Aline 07/10/2023

Uma HQ interessante
Recebi essa série de HQs da editora @lepmsaladosprofessores e devorei as 3!

Elas contam a história de 3 jovens da Costa do Marfim, é uma leitura bem interessante pra conhecer um pouco mais sobre um país do continente africano e saber como é ser jovem e mulher do lado de lá - já adianto que tem muito machismo, hipocrisia e homofobia.

Não sei se é um livro que eu leria na escola, porque há muitos trechos com conotação sexual e as histórias das personagens envolvem muitas traições. Acho polêmico rs.

Mas são bons livros pra se ter na biblioteca da escola, para um clube de leitura ou para aulas de História ou Geografia que abordem o continente africano

Laís Gonçalves 12/07/2023

Aya 2: O Pai do Bobby Agora é Outro
Estou muito satisfeita com a leitura, dá pra perceber o cuidado com que a história foi feita.
+ A arte visual melhorou muito (o que foram as cenas da chuva?)
+ Só o gostinho do mistério no final kkkk
+ A seção de costumes marfinenses ??.

Rafa 28/12/2022

Continuo amando
Ontem eu fiz a releitura do 1 e hoje eu finalizei a releitura do 2 para poder ler o livro 3. O que posso dizer é que eu continuo amando todo o enredo! Os personagens são incríveis e foi muito bom acompanhar a vida de cada um. A arte é linda demais!!!

Anna 13/02/2022

Volta ao mundo
Peguei este livro por ser de uma autora de Costa do Marfim. Trata da história de 3 amigas, mas como não li o primeiro, fiquei sem o contexto, quem são, o que fazem. Este livro também tem um final em aberto, precisaria do próximo da série (que não foi traduzido). É legalzinho, mas não recomendo, bom de conhecer a cultura. mas não é uma história completa de verdade.

Gabriela Costa | @leia_preta 06/12/2021

Gostei!
O segundo é melhor que o primeiro, eu simplesmente amei! Trás temas atuais e discute machismo, cultura e amor de uma forma aprofundada. Gosto muito do jeito leve que a história aconrece e fiquei muito curiosa para ler os outros volumes. Pena que ainda não tem tradução!

ClAudia 11/07/2021

A África como a gente nunca viu
Jovens mulheres curtindo a vida, sonhando com casamento ou, no caso da Aya, ser médica. Porém ela não julga as amigas que querem o que a maioria das garotas quer, afinal ali a estabilidade de um casamento é algo importante.
Os papéis de gênero são super engessados e quem se atreve a fazer diferente acaba sofrendo preconceito da sociedade. É assustador ver como os homens são safados, assediando as garotas, não se importando com a idade delas.
Mas apesar dessa parte mais sombria, é um quadrinho engraçado e bem envolvente.

Naí­za 15/12/2016

Delirium Nerd - As muitas mulheres africanas em “Aya de Yopougon”
[...] “Aya de Yopougon” mostra um lado divertido da vida dessa pequena comunidade, com muita dança, paquera, confusões engraçadas. E também retrata com naturalidade e seriedade a tradição patriarcal, o machismo ao qual as mulheres eram submetidas e as diferenças sociais.

A sororidade é um ponto forte do quadrinho. Com discrição e leveza, Aya chama a atenção das amigas para coisas que elas não costumam dar importância, como o cuidado com o corpo, a responsabilidade em relação a filhos. E essa cumplicidade vai muito além da amizade das três, inclui também as mães, tias e outras mulheres que vez ou outra se ajudam ao longo da história, mesmo que seja preciso fazer um escândalo. [...]

site: https://deliriumnerd.com/2016/07/14/quadrinhos-as-muitas-mulheres-africanas-em-aya-de-yopougon/
Polyanne 31/10/2018minha estante
Adorei a Hq. Tomara que lancem mais volumes!