Conto de escola em quadrinhos

Conto de escola em quadrinhos Machado de Assis...

Resenhas - Conto de escola em quadrinhos

Janaina Edwiges 16/12/2020

Terminei a leitura do conto e lembrei que havia baixado a HQ gratuitamente pela Amazon, no início da pandemia. Gostei bastante da adaptação, um trabalho de muita qualidade, com ilustrações bem bonitas e texto fiel ao original. Uma ótima opção para quem gosta do gênero e também para os adolescentes, que querem ter um contato inicial com as histórias de Machado de Assis.
Milena @albumdeleitura 16/12/2020minha estante
Já quero!

Janaina Edwiges 17/12/2020minha estante
Muito bacana, Milena!

Jai 28/01/2021

#14 Conto de escola
Este conto de Machado de Assis, conta, a história de um menino, Pilar, que na escola tem o primeiro contato com a corrupção e a delação.
"[...] foram eles, Raimundo e Curvelo, que me deram o primeiro conhecimento, um da corrupção, outro da delação."

Ana 28/04/2020

Um clássico genuinamente brasileiro, escrito por um gênio, e que vai atravessar os séculos.
Amei essa iniciativa da editora Peirópolis de transformar grandes clássicos em quadrinhos! Quem já amava as obras originais vai se sentir mais próximo delas, e quem nunca as leu na vida, com certeza há de ter mais interesse em conhecê-las.
O quadrinho é fiel ao texto original, que muitos conhecem: um menino chamado Pilar é o narrador desta história, que se passa no ano de 1840. Certa manhã, Pilar fica indeciso se em vez de ir à escola, vai brincar no morro da Glória ou no campo; sem poder se decidir e por medo de apanhar do pai severo, resolve assistir aulas mesmo. Suas aulas são com o severo professor Policarpo, que inspira terror em todos os alunos, e inclusive no próprio filho, Raimundo, que também frequenta a mesma escola que Pilar. Acontece que Raimundo solicita a ajuda de Pilar para uma complicada lição, e oferece a ele uma moedinha de prata. No começo, Pilar tem escrúpulos, mas acaba aceitando o pagamento para ajudar o pobre filho do mestre. Mas ele não contava com o levado da breca Curvelo, que os denuncia.
Apesar de levemente narrado, Conto de Escola nos apresenta bem como era o ensino da época.
Muito bom.

Danilo 30/04/2023

Memórias
Bela adaptação em quadrinhos utilizando traços divertidos e que a editora fez questão de manter o texto original. Ótimo trabalho para se ter um primeiro contato com a linguagem do Machado de Assis

yas 03/12/2023

LAERTE EU ENTENDI
Tmj sora veronica me fez ganhar 1 leitura esse mês ????? o quadrinho é bem compreensível e traz essa ?facilidade? que o conto e a escrita de Machado de Assis não possui como característica.

lexsouza 30/04/2020

Ótima adaptação
O artista conseguiu adaptar perfeitamente o conto para os quadrinhos.

Mônica B. Lopes 17/06/2021

Passa tempo
Nada demais apesar de ter gostado mais das ilustrações do que propriamente da história.
Um momento de crianças na escola.
Rápido e simples.

z..... 18/10/2019

HQ de simplicidade envolvente, com texto integral de Machado de Assis e ilustrações que lembram a infância. Pilar, Raimundo e Curvelo parecem personagens familiares, vendo-se o desejo de aventuras, agruras em algum momento e construção de relações entre empatia e desacordos.

Nos informes, a contextualização do conto em 1840, mesmo ano da maioridade atribuída a Pedro II, então adolescente de 14 anos... Será que o autor expressou um pouco disso na história, ao mostrar um menino tímido e inseguro ante responsabilidades, cobradas com mais severidade pelas circunstâncias (no caso de Raimundo, por ser filho do professor)... Só um devaneio, o essencial é relato informal da vivência escolar.

Cristina.Melo 14/04/2023

Li beeem rapidinho esse quadrinho, meu primeiro conto de Machado de Assis,. A moral e a resolução no livro no final, me deixaram de boca aberta, não era o que eu estava esperando, gostei bastante!