Cinco Anos Sem Chover

Cinco Anos Sem Chover Lino de Albergaria

Resenhas - Cinco Anos Sem Chover

Gustavo 18/10/2023

O autor retrata um dado muito interessante, além de abordar um assunto que deve ser pautado com mais relevância, a pobreza vivenciada por pessoas da zona rural. Livro pequeno, leitura calma, porém cativante. Recomendo!

Suuh | @leitora.ansiosa 18/09/2022

Uma história sobre sobrevivência
Uma seca, falta de comida e a jornada de uma família em busca de melhorias de vida. Um livro curtinho e uma história que representa a realidade de muitos.

Adriano 10/08/2019minha estante
Alguém tem um link para baixar esse livro

Suuh | @leitora.ansiosa 12/08/2019minha estante
Vish não sei ;/

Antonio Maluco 14/07/2022

Emocionante
O livro conta histórias de uma família que teve problema com a Seca Nordestina e precisou se separar pra melhorar a vida deles

May 01/02/2022

A seca
As mazelas da seca, da pobreza, da desesperança. A utopia da cidade grande... a busca por dias melhores. O retorno à dor, a busca pelo afeto...

rabello. 08/12/2021

Cinco anos sem chover, de Lino de Albergaria
"Já era o quinto ano sem chover. A água do rio foi secando aos poucos, até que o leito ficou enxuto e a gente podia andar nele. Tudo que era verde foi secando. O gado definhando e morrendo."

Cinco anos é um livro de classificação infantojuvenil e embora pareça despretensioso de início, denuncia questões humanitárias no Brasil, a ambientação acontece em uma pequena cidade do interior do sertão do nordeste brasileiro, durante uma forte seca, o pai de Raimundo viaja para São Paulo em busca de melhores condições de vida, visto que durante a seca a água se torna escassa e por consequência afeta todos os setores de produção, inclusive a alimentícia, gerando fome, sede e um aumento no quadro de desemprego local.

Mesmo racionando da forma que podiam, Raimundo, sua mãe e sua irmã chegaram a uma situação limite tanto de sede quanto de fome e miséria propriamente dita, então resolvem deixar a garota com a dona Inês, professora da escola pública local e partirem os dois para São Paulo para encontrorar o pai, e assim começa a jornada de ambos a andar pelas estradas e cidades em busca de recursos e caronas para chegarem a seu destino final.

O livro denuncia além da falta de medidas por parte do governo para combater os males advindos da seca no nordeste e a condição desumana a que é acometida sua população, a xenofobia que sofrem ao chegarem em outros Estados e a falta de estrutura para recebê-los, visto que no caso de o mercado de trabalho não os incluírem, seja por excesso de demanda ou pelo próprio preconceito, acabam tendo que se abrigar em regiões periféricas com baixa qualidade de vida e muitas das vezes se voltando para a criminalidade para conseguirem sobreviver.

Apesar de muito simples, até pelo fato de ser infantojuvenil, Cinco Anos tem uma personalidade bem brasileira e um quê de nordestino em sua escrita, explicitando para o leitor não apenas as problematizações da seca, mas também aspectos culturais nordestinos, o que particularmente me traz muito prazer ao ler e considero uma obra interessante para ser lida durante o colégio.
rabello. 08/12/2021minha estante
correção ortográfica:
encontrar*

Klaah 05/05/2014

O que causa a falta de Água
Cada vez menos crianças vão à pequena escola.Não há mais comida, e os poços quase não têm mais água.Não há dinheiro nenhum.É a seca. Raimundinho e sua mãe decidem partir em busca do pai em São Paulo.Uma jornada desesperada,que pode significar mais tristeza,ou a libertação.

Marja 05/06/2013

Interessante temática.
Gostei da temática abordada no livro, e só isso já o fez subir em meu conceito. O autor não se perde em nenhum momento, dando à história um início realista e profundo, um desenrolar interessante e um final que satisfaz, além de personagens cativantes. Gostei bastante e recomendo para quem tem filhos, como forma de estimulá-los à leitura e ainda ajudá-los a entender a vida de crianças que vivem em lugares precários e passam por situações difíceis para conseguir chegar a algum lugar.
Leka 06/08/2020minha estante
Sou professora, pensei em adotar a obra com 6° s e 7°s anos...

Mag 25/04/2011

cinco anos sem chover
conta a história de um menino humilde que morava no norte,na sua cidadizinha em épocas de seca a população passava muita dificuldade,então sua familia veio morar em São Paulo.Em meios a romance na juventude,dificuldades familiares, ele descobre que o dinheiro não é tudo na vida.

Mellka 07/04/2011

A realidade em forma de livro
Esse livro mostra o que as pessoas passam saindo do sertão,e indo para cidades grandes, em busca de qualidade de vida, mas muitas vezes de decepcionam.

Leka 06/08/2020minha estante
Oi, Luan, mas o fato de Raimundinho deixar as paredes de suas gaiolas livres, indique, quiçá, que quem sabe, um dia ele volte também para a sua terra novamente! Achei uma metáfora bonita!