O Morto

O Morto Charlie Higson

Resenhas - O Morto

Pamela.BrandAo 20/04/2024

Demorou, mas saiu (parte 2)
Mais um livro começado em 2023 mas só terminado agora por ter sido colocado em 2° plano.. apesar de ter demorado muito, o livro, mesmo sendo grande é fluído, gostoso de ler... Mas pra mim é muito angustiante... Bastante nojento por conta das descrições dos zumbis e muito triste em muitas partes..é muita morte, muito problema, muita luta... Teve uma hora que já tava cansada e sem esperanças..mas por um lado é legal pq vc se envolve.

Gabriella 04/07/2021

A continuação de uma saga que permanece sem defeitos. Outra obra prima trágica do Charlie!
Estou convicta que essa é a melhor saga de apocalipse (pelo menos, das que eu conheço/li). Simplesmente impecável.
O livro é a continuação do "O inimigo" mas a historia não é diretamente uma continuação, pois é concentrado em outro grupo de crianças. O que pra muitos, pode parecer uma desmotivação para ler, mas foi a jogada mais esperta do Charlie. Aqui a historia é 1 ano antes dos acontecimentos do primeiro livro, ou seja, bem quando a doença/praga começou a matar todos os adultos. Obviamente, as historias daqui e do 1 dão um jeito de se conectar (lindamente).

Aqui temos um grupo que mora na escola deles, a pouco tempo, mas estão aos pedaços pois a escola é invadida toda hora e nem tem mais comida pra eles. Os dois principais, Ed e Jack, são bem diferentes um do outro e de qualquer outro personagem, os personagens da saga continuam com personalidade forte e marcante. Jack, o mais corajoso e imprudente e Ed que não consegue matar, mais sensível e sensato.
Com isso, eles decidem sair da escola, junto com outros colegas da escola que estão em outra parte da mesma.

Ao decorrer da "aventura" deles você percebe claramente as diferenças (inteligentíssimas) com o 1 grupo - que era mais experiente, organizado, espertos, já que viviam aquilo a 1 ano. Aqui o pessoal é mais desorganizado, imprudente. O que me fez ter bem mais desapego com esse grupo, do que com o primeiro, mas obviamente eles são assim porque estão no começo daquilo tudo.
Meu personagem preferido mudou muito, pq todos me irritavam um pouco, mas ele foi o Ed!

A historia é bem dinâmica, mudando o cenário diversas vezes.
Assim como o 1, entregou cenas marcantes: a ultima cena do Jack no livro; Liam e o Greg; o primeiro ataque desde que eles saem da escola.
E assim como o primeiro, Charlie conta sua historia realisticamente ou seja: muita gente morre, o homem não tem dó não.

A saga mantém a qualidade impecável, entre ele e o primeiro. A única coisa que achei melhor no primeiro foi o fato de acompanharmos 3 cenários diferentes: do grupo, do Sam e do Callum. Mas isso foi decorrente apenas da trajetória da historia, claro. Nessa, acompanhamos basicamente o grupo e onde eles vão.
O escritor continua pulando na cabeça de vários personagens pra os conhecermos, ele até mesmo consegue pular na cabeça de um dos "pirados"/"adultos" (popularmente, zumbis) de maneira maravilhosa. O cara tem talento pra escrever.

O livro não é sci-fi, então apesar de sabermos mais um pouquinho da doença aqui, ainda sim continua superficial. Eu não sei se ela faz sentido cientificamente mas no universo que ele criou até agora, sem furos.
Saga IMPECAVEL, não sei como ela não viralizou, é incrível. Flopou tanto aqui no BR que nem traduziram mais depois dessa, então a partir daqui é ler em inglês...
Eu adoraria ver ela em uma serie de TV, de tão boa que é.
Recomendo demais, mesmo que só esses dois livros, são excelentes.

ð¼â¨ 16/05/2019

Um dos melhores que já li!
Não sei nem por onde começar... Geralmente nunca gosto 100% de um livro assim, sempre encontro algo que me deixe a desejar, mas sem dúvidas O morto foi a exceção. O livro é basicamente a sequência de O inimigo, mas na verdade é mais um prequel porque se passa antes do primeiro livro. Na história, somos apresentados ao mundo logo após a infecção que contaminou todos com idade acima de 14 anos. Os adultos e jovens acima de 14 que não morreram com a doença, começaram a vagar em busca de carne. Ninguém sabe como ou porque isso aconteceu, afinal só restaram as crianças e tudo ainda é um mistério. O livro te prende do início ao fim. Te faz acompanhar toda a evolução dos personagens de forma única, o amadurecimento de crianças que são apenas crianças, diante de um único objetivo: sobreviver. Eu amei o modo como Charlie Higson descreve cada detalhe, amei todas as referências que ele traz, simplesmente AMEI tudo.
Gabriela292 01/06/2019minha estante
Eu AMO o inimigo e o morto e é de uma tristeza e um descaso absurdo a editora ter abandonado a saga e ter parado e traduzi-la. Simplesmente pra saber o que acontece nos próximos livros só lendo o original em inglês..

ð¼â¨ 03/06/2019minha estante
SIMMMM!!! a raiva que me deu foi essa também. Uma história tão boa... Triste que não é reconhecida e nem vai ser se depender das editoras daqui. Vou ter que ler em inglês, mas preferia traduzida :(