Os anos de aprendizado de Wilhelm Meister

Os anos de aprendizado de Wilhelm Meister Goethe

Resenhas - Os Anos de Aprendizado de Wilhelm Meister

Lucas.Sousa 26/02/2018

A ascensão da hegemonia burguesa
Nos Anos de Aprendizado de Wilhelm Meister vemos três possíveis discussões relevantes para enteder a obra em seu contexto:
Primeiro, a fundação de um teatro nacional para a Alemanha da época, o que necessariamente passa pela questão da identidade nacional da Alemanha e sua unificação.
Segundo, a idealização burguesa da aristocracia, suas diferenças e sua paridade e relação de troca, onde o burguês confere ao nobre a riqueza, enquanto o nobre confere ao burguês o status, isto é, a grosso modo, a "nobreza".
E terceiro, a contradição entre o impeto inovador/criativo da classe burguesa, e seu transformismo numa classe conservadora, reacionária, que começa a se delinear sob a pena de Goethe.

Antes de tudo, e isso seria um quarto ponto (ou mesmo o primeiro) a ser discutido, algo interessante a ser notado e discutido é a semelhança do personagem de Wilhelm com Werther. Nos parece em diversos momentos que o desenvolvimento da personagem de Wilhelm é o desenvolvimento do próprio Goethe em alguns aspectos, que muito tinha de similar com o próprio Werther, segundo cartas com um casal de amigos com quem teve um drama amoroso semelhante.
Portanto, vemos nos Anos de Aprendizado o desenvolvimento que Werther teria caso tivesse tomado outro rumo, e esse desenvolvimento reflete as sombras da época histórica em que vivia Goethe e o desenvolvimento de sua própria personalidade.
Continua...

Luciano Rosa 07/02/2018

Romantismo em formação (Bildungsroman)
Um livro com vários momentos supreendentes. Vale a pena a leitura mas recomendo ler as críticas sobre o livro para que se possa compreender 100% de algumas passagens que ficaram nas entrelinhas. Recomendo!

wesley.moreiradeandrade 11/01/2017

Goethe escreveu o romance fundamental da literatura alemã: Os anos de aprendizado de Wilhelm Meister. O autor inaugurou aquele que seria o modelo para um novo gênero literário: o romance de formação ou o Bildungsroman. Na trama temos o jovem Wilhelm Meister que anseia por uma formação completa e ressente-se das limitações que a sua classe, a burguesia, tem em relação à aristocracia. Ele decide abandonar os negócios da família para se dedicar ao universo teatral. A busca de Wilhelm Meister pela sua capacitação e formação é detalhada com argúcia pela pena de Goethe e a inovação deste romance é o de também educar o leitor enquanto o protagonista passa por um processo de amadurecimento. Em toda a trajetória de Wilhelm Meister, Goethe tece considerações sobre a arte, o teatro, a sociedade da época, os valores da burguesia em ascensão naquela época (não sem conservar certo fascínio pela nobreza). Wilhelm é um herói às avessas, relutante, idealista, romântico, ingênuo, rodeado por personagens femininas de personalidades muitas vezes mais forte do que a dele e que determinam parte de suas atitudes na trama. Um livro filosófico, erudito porém acessível. Antes de tudo Os anos de aprendizado é um livro de estória envolvente e bem engendrada, o autor alemão soube costurar bem os fatos deixando boas e grandes revelações ao longo do final do livro. Wilhelm Meister é um clássico que influenciou diversos autores no mundo todo e tornou-se um dos formatos mais homenageados e parodiados desde então. Portanto, uma leitura obrigatória para qualquer apaixonado por literatura.

site: https://escritoswesleymoreira.blogspot.com.br/2014/02/na-estante-12-os-anos-de-aprendizado-de.html

Pateta 22/10/2016

Aprendendo a ler Goethe
Às vezes começamos a ler um livro a respeito do qual formamos uma enorme expectativa, fruto de críticas ou comentários elogiosos, ou mesmo por figurar entre as obras primas da literatura. Foi mais ou menos assim que comecei e concluí a leitura deste livro, considerado um dos melhores romances jamais escritos. É inegável o valor superior da obra. Entretanto, infelizmente não consegui atravessar o livro com o mesmo prazer com que me ponho a ler Balzac, Proust, Stendhal e outros gigantes da literatura. Guardei o livro para uma futura releitura, pois acredito que, para usufruir de toda a genialidade da obra, eu ainda precise de alguns anos de aprendizado na matéria.