Os anos de aprendizado de Wilhelm Meister

Os anos de aprendizado de Wilhelm Meister Goethe

Resenhas - Os Anos de Aprendizado de Wilhelm Meister

usucapiao 23/02/2009

Goethe foi um mestre para a mente humana!
Uma belíssima e profunda abordagem sobre os anos de aprendizado e formação do gênio humano. Repleto de máximas sobre razão, sentimentos a existência. A princípio é como eu descreveria tal obra, ainda embebido no efeito de suspirar sob o qual romance me deixou.

Altamente indicável!

Diego / @blogdiscolivro 25/06/2023

Nasce o romance de formação
Concebido em um momento decisivo da história mundial (em meio a Revolução Francesa), "Os Anos de Aprendizado de Wilhelm Meister" levou dez anos para ser redigido e teve sua publicação finalizada em 1796. Peça fundamental da obra goethiana e da literatura alemã, o romance inaugura o Bildungsroman, gênero que conhecemos hoje como romance de formação, no qual vamos acompanhar o processo de amadurecimento psicológico, espiritual, social ou político de um protagonista através dos anos. Importante destacar que até o momento de sua publicação o romance alemão ainda buscava seu lugar ao sol. Ao contrário do que acontecia nas literaturas francesa e britânica, o desprendimento total da poesia e do drama, sua emancipação como gênero, ainda não havia se concluído na Alemanha. A obra é então um dos principais responsáveis por colocar o romance alemão de forma definitiva no mapa da literatura mundial.

Aqui, nós iremos acompanhar o processo de amadurecimento e formação do jovem Wilhelm Meister em um período de aproximadamente dez anos de sua vida (dos 20 aos 30, por aí?). De origem burguesa e diante de uma promissora carreira no comércio seguindo os passos do pai, nosso protagonista acredita que só através da arte conseguirá atingir o pleno desenvolvimento de suas faculdades. Para isso, ele abandona os negócios da família e decide se dedicar inteiramente à sua arte, integrando-se a uma trupe de teatro itinerante. O teatro desenvolve papel crucial no romance, com direito até mesmo a encenações de Hamlet e acalorados debates acerca de Shakespeare (na época, a obra do bardo chegava tardiamente à Alemanha e teria forte impacto em Goethe, como não poderia ser diferente). Mas, nosso jovem tem uma visão um tanto romântica, e até mesmo ilusória, dos palcos (e da vida) e logo suas convicções começam a ser postas à prova.

Ao longo de sua jornada, estranhos personagens surgem aqui e ali e soltam comentários enigmáticos, pra não dizer suspeitos. São os integrantes da Torre, uma sociedade secreta que interfere nos desígnios de seus escolhidos. Essa sociedade, que guarda semelhanças com a Maçonaria, nada mais é que a personificação da filosofia goethiana, ou seja, a voz por trás de seus integrantes é puramente a voz do autor, expressando sua concepção de mundo. Não por acaso, esta é considerada a peça fundamental para entender Goethe e, segundo alguns estudiosos, até mesmo os Faustos I e II podem ser melhor compreendidos se lidos após "Wilhelm Meister". E assim, em meio a personagens memoráveis e diálogos bem construídos, somos guiados por um labirinto de acontecimentos e estranhas coincidências que irá desembocar no naufrágio dos planos teatrais deste jovem e no seu despertar para uma visão mais realista da vida.

Em suma, é um livro que trata da formação do ser humano em dois aspectos: um intimista (mais personalista, que diz respeito àquilo que trazemos no coração e à realização de nossos desejos mais pessoais) e outro exterior (mais amplo e que visa a evolução do homem em seu meio, levando em conta o contexto político e social em que vive, almejando uma espécie de harmonização com o todo e subordinando-se à instrução dos mais sábios, sem abrir mão, contudo, de suas inclinações); sendo esse segundo aspecto defendido pela Torre, e portanto, por Goethe. Esses dois conceitos estarão em conflito ao longo de toda a narrativa e desempenharão papel fundamental no processo de amadurecimento do nosso protagonista. Além deste, outros contrastes surgirão ao longo da leitura: arte e comércio, burguesia e nobreza, livre arbítrio e destino, emoção e razão, teoria e prática.

Quanto a experiência de leitura em si, confesso que foi mais tranquila do que imaginava. Claro, é um livro do século XVIII e tem lá suas 600 páginas, exigirá um certo fôlego, mas nada além disso. É uma obra densa, embora fácil de ser lida. A tradução de Nicolino Simone Neto não traz uma linguagem muito rebuscada e as notas servem de grande auxílio. A edição da 34 traz ainda apresentação de Marcus Vinicius Mazzari e posfácio de Georg Lukács. Como complemento, fui atrás das aulas do professor José Monir Nasser, disponíveis no YouTube e Spotify, fica aí a indicação para quem quiser se aprofundar. Por fim, é o tipo de leitura recompensadora, que fica ecoando em nós e vai crescendo ainda mais conforme é digerida. Uma jornada que não passará batida ao leitor, afinal, quem nunca se perguntou em algum momento da vida: "qual é o meu lugar no mundo?"

site: https://discolivro.blogspot.com/

Edson.Santana 13/05/2021

O maçom ideal.
Sinceramente, esperei 4 anos para fazer a leitura desse livro. No fundo não e um livro bom para uma leitura trivial, já que a escrita de Goethe não ajuda. O roteiro e ruim, a história no seu maior decorrer não tem encantamento e o autor chega mesmo a esquecer personagens no decorrer do livro. Quanto a questão dos segredos, a maçonaria aparece codificada principalmente nas canções do harpista , e ali onde estão toda a parte mística do livro, mas que não fará nenhum sentido caso não se saiba o mínimo sobre rituistica maçônica. Mas o que torna o livro de Goethe importante? Duas partes, o ensinamento humanistico e o preparo para a vida social que só fará sentido se conhecermos a Alemanha de 1800. Como a ação da nascente burguesia junto a uma sociedade aristocrata como era a alemã representado por Meister, o burguês que não sabe o seu lugar dentro de uma sociedade em formação. Por hora, vamos destacar um personagem, Lothario. Lothario e o típico fundador de nações, político por natureza, ilustrado, luta pela abolição do feudalismo, da arrecadação tributária estatal, da felicidade comum do homem e de sua instrução. Lothario sintetiza o maçom ideal que vai fundar os Estados modernos a partir das lojas, não e a toa que ele luta na América para fundar aquele país, enquanto o seu ainda e fragmentado, já que a Alemanha só se unifica tardiamente. Goethe é mais que tudo Lothario na sua vontade de constituir uma nação . No fim são esses pequenos traços que a obra apresenta, mas caso o leitor não o saiba encaixar no tempo, nenhum personagem ou história lhe fará sentido, já que o livro fica incompleto, tendo o desenrolar do drama nas últimas 100 páginas e só assim temos uma visão mais completa da história. Essa última parte compensa todo o livro, acredito que até o leitor será enganado por Goethe na sua trama, ali nas partes finais fica impossível saber quem engana quem, quem manipula, quem dirige o destino. No fundo esperava mais, mas fiquei satisfeito .

Pateta 22/10/2016

Aprendendo a ler Goethe
Às vezes começamos a ler um livro a respeito do qual formamos uma enorme expectativa, fruto de críticas ou comentários elogiosos, ou mesmo por figurar entre as obras primas da literatura. Foi mais ou menos assim que comecei e concluí a leitura deste livro, considerado um dos melhores romances jamais escritos. É inegável o valor superior da obra. Entretanto, infelizmente não consegui atravessar o livro com o mesmo prazer com que me ponho a ler Balzac, Proust, Stendhal e outros gigantes da literatura. Guardei o livro para uma futura releitura, pois acredito que, para usufruir de toda a genialidade da obra, eu ainda precise de alguns anos de aprendizado na matéria.

cid 29/02/2020

Aves de arribação
O que me ficou do livro foi a frase : "Ele não via mais o mundo como uma ave de arribação... Neste sentido, haviam chegado ao fim seus anos de aprendizado. Essa visão, da nossa juventude, como uma luta para entender o mundo ,onde somos como pássaros a procura de melhores habitats me pareceu poética e realista. A imagem vai ficar. Aprendi que esse é um romance de formação. Achei interessante o fato de uma organização "A torre", guiar os passos de W M ,praticamente dirigindo o seu destino. Interessante notar,que Goethe, faz uma critica ao sistema fiscal da época, nos contando que um camponês para comprar sua casa humilde pagava impostos,enquanto os nobres compravam castelos sem custos fiscais. Lançado em 1795.

wesley.moreiradeandrade 11/01/2017

Goethe escreveu o romance fundamental da literatura alemã: Os anos de aprendizado de Wilhelm Meister. O autor inaugurou aquele que seria o modelo para um novo gênero literário: o romance de formação ou o Bildungsroman. Na trama temos o jovem Wilhelm Meister que anseia por uma formação completa e ressente-se das limitações que a sua classe, a burguesia, tem em relação à aristocracia. Ele decide abandonar os negócios da família para se dedicar ao universo teatral. A busca de Wilhelm Meister pela sua capacitação e formação é detalhada com argúcia pela pena de Goethe e a inovação deste romance é o de também educar o leitor enquanto o protagonista passa por um processo de amadurecimento. Em toda a trajetória de Wilhelm Meister, Goethe tece considerações sobre a arte, o teatro, a sociedade da época, os valores da burguesia em ascensão naquela época (não sem conservar certo fascínio pela nobreza). Wilhelm é um herói às avessas, relutante, idealista, romântico, ingênuo, rodeado por personagens femininas de personalidades muitas vezes mais forte do que a dele e que determinam parte de suas atitudes na trama. Um livro filosófico, erudito porém acessível. Antes de tudo Os anos de aprendizado é um livro de estória envolvente e bem engendrada, o autor alemão soube costurar bem os fatos deixando boas e grandes revelações ao longo do final do livro. Wilhelm Meister é um clássico que influenciou diversos autores no mundo todo e tornou-se um dos formatos mais homenageados e parodiados desde então. Portanto, uma leitura obrigatória para qualquer apaixonado por literatura.

site: https://escritoswesleymoreira.blogspot.com.br/2014/02/na-estante-12-os-anos-de-aprendizado-de.html

Marcos606 28/04/2023

Considerado por Arthur Schopenhauer um dos quatro grandes romances já escritos, foi esse o motivo de minha leitura, este é de longe o pior dos quatro. Ainda assim é um bom livro.

Segue o jovem Wilhelm que tenta desesperadamente dissociar-se da classe socioeconômica burguesa em que nasceu. Ele deixa seu emprego, tenta iniciar uma carreira no teatro e mais tarde se torna um iniciado de uma misteriosa organização conhecida como Tower Society. A narrativa frequentemente alude às obras de William Shakespeare quando Wilhelm é apresentado a eles por seu amigo, Jarno. Wilhelm aspira fazer uma produção de Hamlet e desempenhar o papel principal; por meio de sua tentativa de incorporar um personagem shakespeariano centenário, o enredo destaca as atitudes e crenças únicas dos alemães durante o século XVIII.

O romance começa durante um período de crise na vida de Wilhelm Meister. Embora venha de uma família rica e desfrute de muitos privilégios, ele teme que encontrará pouco sentido na vida se sucumbir às pressões de classe para entrar no mundo dos negócios. Ele resolve seguir a carreira de ator e dramaturgo. Em suas primeiras tentativas, ele se apaixona por uma atriz chamada Marianne. Marianne retribui sua atração, mas ao mesmo tempo está apaixonada por um homem mais velho e rico. Wilhelm e seu amigo mais próximo, Werner, decidem fazer uma viagem de negócios para aprender sobre si mesmos enquanto trabalham para o pai de Wilhelm. Pouco antes de partir, Wilhelm tem um colapso mental por causa de sua falta de habilidade artística e joga seus manuscritos de poesia no fogo.

O romance apresenta uma mensagem pragmática, exalta o esforço de viver a melhor vida, reconhecendo, até celebrando, sua brevidade.

Este foi o segundo romance de Goethe (depois de Os sofrimentos do jovem Werther) e teve uma sequencia 'Wilhelm Meister's Journeyman Years' pelas minhas pesquisas o livro não parece ser muito interessante.

Para quem ficou interessado os outros três romances reconhecidos por Schopenhauer, são: Tristram Shandy, Julia ou a nova Heloísa e Don Quixote, todos lidos, avaliados e resenhados por mim.

Luiza 18/07/2023

O gênio de Goethe
Confesso que esperava uma história muito diferente depois de ter lido "Os sofrimentos do jovem Werther" que por acado se tornou um de meus livros favoritos. Mas aqui vemos uma versão mais profunda da construção da mente humana e por ser tão longo provavelmente precisarei de uma releitura para filtrar tudo o que a obra tem a oferecer.
Ainda que não tenha me adaptado a leitura da melhor maneira, considero um livro muito rico.

IsabellihAraujo 10/03/2022

Um alento para a alma
Quão grandiosa obra temos em mãos, impossível descrever todos as impressões causadas por tais artimanhas.
A história começa simples, comum, eu diria, como qualquer outro livro que estamos acostumados a ler, chega a ter um realismo próximo ao que vemos em Tolstoi. São retratadas as desventuras comuns a toda gente e, para maravilhar nossa alma, Goethe encaixa perfeitamente toda sorte de conceitos morais belíssimos.
Durante toda narrativa do teatro, a leitura fica um pouco arrastada, parece que não há muito o que extrair dela, mesmo que sempre seja possível encontrar um tesouro escondido.
O livro V, entretanto, inicia no livro uma série de acontecimentos improváveis, leitura passa de sóbria e corriqueira, para um relato louco e absurdo, temos mesmo a impressão de estarmos lendo um conto de fadas, algo completamente distinto da realidade humana. E eis que aí a leitura começa a nos prender e fica difícil desviar a atenção para qualquer outra coisa. Em meio a tanta euforia e acontecimentos malucos, não são poucas as reflexões e os conceitos morais fluem de uma maneira tão viva, que causam uma profunda introspecção. Ao passo que os mistérios revelados começam a aparecer sob a luz de uma explicação, um pouco absurda, mas viável, tudo o que aquela representação quase que mística faz é nos fazer ver o mundo, o destino, o acaso, o amor e a vida por ângulos completamente distintos do que fomos capazes de fazer até então. Não como outros autores que apelam ao nosso raciocínio e à nossa razão, Goethe entra em nossos corações com historietas esotéricas e nos faz ver a banalidade da vida, nos faz ver o corriqueiro, o verossímil, etc., Mesmo diante de tantas alegorias e brincadeiras. Eis o motivo de escolher tal título, nossa alma acaba por ser banhada nas mais frescas impressões, que a machucam profundamente, deixando a dúbia sensação de conforto no desconforto; prazer no desprazer. Um refrigério verdadeiro, um abraço acalentador, eis tudo que se pode intuir de tão grande e viva obra que temos a sorte de ter em mãos.

Romeu.Silveira 23/02/2019

Um sofrimento chegar até as últimas páginas desse livro. Goethe é impecável, não deixa nenhuma ponta da história solta (mas infelizmente, ele estica cada uma dessas pontas ao extremo). Leia esse livro como se você fosse um caçador de pérolas sobre a mente humana em meio a cenas e mais cenas nos bastidores de uma companhia de teatro. O que você encontrar no meio de tudo isso, será altamente valioso. Quem sabe eu leia de novo um dia, em outro momento da vida, porque mesmo assim é um grande livro. Aos 40 anos, quem sabe. Wilhelm Meister é um cara legal, mas Hans Castorp consegue ser mais, muito mais interessante.

Adriana1161 18/04/2019

Primeiro Goethe a gente nunca esquece
Resolvi ler esse livro para um projeto de leitura. Nunca havia lido nada do autor. Achei mais fácil e acessível do que imaginava, a leitura é razoavelmente fluída.
Os trechos de teatro, do Hamlet, são arrastados, mas tem um final emocionante e todas as pontas são amarradas.
A vida burguesa é amplamente retratada, é um romance social burguês. O teatro, a tragédia se sobressaindo, algumas cenas até indecorosas!
Achei o livro bem escrito, uma obra atemporal, enfim, uma ótima leitura, apesar de algumas partes um pouco enfadonhas.
Ah, adorei o índice das cenas, da edição da 34!
Personagens: Wilhelm Meister/Mariane/Werner/Melina/Laertes/Philine/Mignon/Augustin - harpista/Friedrich/Jarno/Conde/Condessa/Serlo/Aurelie/Felix/Barbara-anciã/Lothario/Lydie/Therese/Natalie
Favoritado ?

Luiz Gustavo 21/11/2020

"Os anos de aprendizado de Wilhelm Meister" é o precursor do "romance de formação", que é, grosso modo, uma narrativa que acompanha o desenvolvimento (espiritual, político, psicológico, social) dos personagens, especialmente o protagonista. Esse tipo de enredo pode parecer banal para nós hoje, mas foi um fenômeno quando Goethe publicou sua narrativa entre 1795 e 1796, pois foi a primeira vez em que a formação do indivíduo foi colocada no centro da narração. A ascensão da burguesia, o desenvolvimento do capitalismo e a propagação do individualismo liberal influenciaram muito na escrita do romance, e há diversas passagens da narrativa que abordam a decadência da nobreza aristocrática, as consequências das revoluções americana e francesa, as mudanças sócio-políticas que aconteciam na Europa, etc. O protagonista, que dá nome ao romance, inicialmente preocupa-se em adquirir uma educação humanista e em desenvolver, harmoniosamente, suas potencialidades ao longo de seu processo de formação. Esse desejo, contudo, não se encaixa com os ideais e princípios da sociedade da época, e toda a ideia de "formação" é colocada em suspeição. Afinal, o que seria a "formação" humana, quais os seus limites e como ela estaria subordinada a condições históricas e materiais? A genialidade de Goethe está aí: ao mesmo tempo em que funda um gênero literário, ele também questiona suas possibilidades. "Wilhelm Meister" deixou um extenso legado e tornou o "romance de formação" um dos gêneros mais populares e bem sucedidos da ficção literária. O romance também deu abertura para a ampliação de vozes na literatura, especialmente femininas, influenciando a publicação de narrativas, escritas por mulheres, focadas na formação feminina. Embora não seja uma leitura fácil, conhecer um pouco da genialidade de Goethe faz o esforço valer a pena.

none 06/07/2019

O caminho da viagem é melhor que a chegada
Leia se você gosta de romances românticos com todos os clichês do inicio ao fim, se é que me entende. O livro é riquíssimo em ensinamentos e diálogos cativantes. Isso pode irritar um pouco os leitores que apreciam uma leitura mais leve. Mas esse leitor logo se apaixonará e sofrerá pelos protagonistas. Não é o melhor romance do Goethe, mas é um livro para quem curte as diversas vertentes literárias. O drama, a poesia, a narrativa epistolar. Em resumo: para você que gosta de ler. Independentemente do resultado final. Quer ele desagrade ou deixe você feliz.