Os anos de aprendizado de Wilhelm Meister

Os anos de aprendizado de Wilhelm Meister Goethe

Resenhas - Os Anos de Aprendizado de Wilhelm Meister

Corinne 28/01/2023

Buscando eternamente
O personagem busca eternamente a felicidade, cada qual de uma forma. Mas sempre acaba deixando os outros decidirem por ele. Na minha opinião uma leitura massante. Talvez porque eu ainda tenha dificuldade em ler Goethe.
joaomendesnetogomes 29/01/2023minha estante
Esse livro é chato pra caramba, mas os outros dele (Fausto e Werther) são muito melhores

Corinne 30/01/2023minha estante
Werther já li...por isso me arrisquei.

Lucas.Sousa 26/02/2018

A ascensão da hegemonia burguesa
Nos Anos de Aprendizado de Wilhelm Meister vemos três possíveis discussões relevantes para enteder a obra em seu contexto:
Primeiro, a fundação de um teatro nacional para a Alemanha da época, o que necessariamente passa pela questão da identidade nacional da Alemanha e sua unificação.
Segundo, a idealização burguesa da aristocracia, suas diferenças e sua paridade e relação de troca, onde o burguês confere ao nobre a riqueza, enquanto o nobre confere ao burguês o status, isto é, a grosso modo, a "nobreza".
E terceiro, a contradição entre o impeto inovador/criativo da classe burguesa, e seu transformismo numa classe conservadora, reacionária, que começa a se delinear sob a pena de Goethe.

Antes de tudo, e isso seria um quarto ponto (ou mesmo o primeiro) a ser discutido, algo interessante a ser notado e discutido é a semelhança do personagem de Wilhelm com Werther. Nos parece em diversos momentos que o desenvolvimento da personagem de Wilhelm é o desenvolvimento do próprio Goethe em alguns aspectos, que muito tinha de similar com o próprio Werther, segundo cartas com um casal de amigos com quem teve um drama amoroso semelhante.
Portanto, vemos nos Anos de Aprendizado o desenvolvimento que Werther teria caso tivesse tomado outro rumo, e esse desenvolvimento reflete as sombras da época histórica em que vivia Goethe e o desenvolvimento de sua própria personalidade.
Continua...

Luciano Rosa 07/02/2018

Romantismo em formação (Bildungsroman)
Um livro com vários momentos supreendentes. Vale a pena a leitura mas recomendo ler as críticas sobre o livro para que se possa compreender 100% de algumas passagens que ficaram nas entrelinhas. Recomendo!

Couto 14/02/2024

Mignon <3
Creditado como o precursor dos romances de formação, este livro nos mostra o decorrer de alguns anos de vida de Wilhelm Meister, um jovem burguês, sentimental e intenso que ambiciona desenvolver plenamente os seus sentidos e busca fortalecer sua harmonia interna e externa. Atraído desde cedo pelo teatro e tendo passado por uma decepção amorosa Wilhelm acaba partindo com uma trupe pela Alemanha o que, de certa forma, representa uma traição a sua classe burguesa, sendo esta rigorosa, sistemática e disciplinada, principalmente no que diz respeito ao trabalho e a condução de negócios, algo que Wilhelm não possui nenhuma atração.
A partir desta viagem inicial conhecemos múltiplos personagens curiosos com excelentes histórias e reflexões e que, ao longo dos acontecimentos do livro, deixam uma forte marca no jovem e na formação de seu espirito.
Um livro bonito, poético, que possui dialógos e cenas que abrangem uma grande gama de ideias, pensamentos e estilos de vida e nos traz um panorama espetacular da Alemanha do final do século XVIII.
Não dou 5 estrelas pois achei alguma das cenas de apresentações teatrais um pouco grandes e arrastadas, de resto é um livro simplesmente essencial.

Ricardo Rocha 07/05/2017

Goethe ao contrário de Beethoven era deploravelmente subserviente. Irrita ler sua biografia e confunde o fato de que uma pessoa assim tenha sido contemplada com tamanha virtude. são os paradoxos da arte. uma pessoa nada admiravel, um escritor imenso
Wagner 07/05/2017minha estante
Realmente. Os paradoxos da arte.