Didática e interdisciplinaridade

Didática e interdisciplinaridade Ivani Catarina Arantes Fazenda

Resenhas - Didática e interdisciplinaridade

Gustavo 13/09/2014

A antiga e ainda pouco explorada interdisciplinaridade
A experiência de descoberta do livro, pra mim, foi divertida. Me interesso bastante por identificar e estabelecer relações entre diferentes áreas de estudo e há algum tempo buscava por títulos na Biblioteca Central da Universidade Federal do Acre que tivessem uma abordagem interessante. Apesar de pouca variedade, encontrei este também disponível em .pdf -, o qual não é uma boa opção introdutória à interdisciplinaridade, no entanto traz um compilado de artigos com experiências e discussões sobre o conhecimento, a didática e as relações possíveis de serem estruturadas.

A capa é composta representa bem essa ideia. São doze retângulos que se entrelaçam lembrando a estrutura de um tecido quando visto de perto. A proposta me pareceu interessante, o pano é comparada à aula. Repleta de fios que se compõem. A capa poderia ser mais bonita, mas pelo menos, é rica simbolicamente.

É um tanto difícil oferecer uma visão holística do livro, já que estes, em maioria, têm clara divisão dos artigos envolvidos. Meu esforço, portanto será no sentido de qualificá-lo de forma subjetiva.

Quem estiver particularmente interessado na perspectiva do professor certamente deve ler o segundo, o nono e o último artigo. Os autores expõem suas experiências e suas expectativas, tratam das competências do professor, sua formação e identidades, o ambiente da sala de aula, além da relação teoria-prática nos cursos de ensino superior e nas disciplinas relacionadas à didática.

Percebi um vazio, comum na maioria da experiências que tenho, do livro em se aproximar do ângulo de visão do discente. A impressão que eu tenho é que normalmente os professores produzem algumas ações com o principal intuito de obter prestígio com seus pares e processo de troca com aluno fica ofuscado.

Assim, o livro pode ser facilmente utilizado, até mesmo fragmentado, para auxiliar na formação de licenciandos. Um dos artigos discute puramente a didática e tem êxito ao oferecer definições e objetivos da mesma. Não me recordo de encontrar definições de interdisciplinaridade, porém as discussões se dão com a didática e há quem afirme no livro que a didática deve ser extrinsecamente interdisciplinar.

Linara.Chaves 23/03/2022

A interdisciplinaridade
No livro somos apresentados a algumas práticas desenvolvidas a respeito do ensino interdisciplinar na escola, sempre deixando claro que o trabalho interdisciplinar é capaz de derrubar as barreiras existentes não só entre as disciplinas, mas também entre os próprios profissionais.