Gen - Pés Descalços #5

Resenhas - Gen Pés Descalços # 5

Davi.Paiva 17/04/2024

Excelente como sempre!
Link Amazon: https://amzn.to/3JmXqAc

Eis que chego em partes inéditas do mangá para mim.

E o que encontro: não só uma boa recapitulação (que seria muito útil, caso eu tivesse dado uma pausa na leitura) como também uma nova evolução da narrativa. Agora Gen e os sobreviventes precisam lidar com os yakuzas, mais fortes do que nunca, e também com a doença de sua mãe. Sem contar os americanos que ainda exploram o povo japonês.

É claro que alguém pode dizer que Gen é um garoto com uma habilidade excpecional para alguém tão jovem ao ponto de juntar um pequeno grupo de crianças próximas de sua idade e construírem um barraco sozinhos. Todavia, eu não tenho vergonha na cara e confesso que passo pano para isso.

Recomendo!

Gabriel Farias Martins 12/10/2023

Existe ajuda?
Essa edição começa com a redação de Gen escrevendo sobre sua família, dando um breve e triste resumo da obra, durante a aula, Ryuta retorna com um grupo de órfãos e após retomar contato com Gen, decide largar a Yakuza e reconstruir a vida com o apoio de seus amigos e de um novo personagem "o velho" um senhor sem esperança que é adotado pelo grupo, um antigo escritor, que decide escrever sobre os sofrimentos causados pela bomba.
Nessa edição também aborda mais do senso crítico em relação a ocupação dos EUA.
A mãe do Gen segue cada vez mais doente e se submete a uma triagem da ABCC, um grupo americano que estudava os efeitos da bomba.
Por fim descobrem sobre a falta de real socorro desse grupo e abrem mão de "ajuda", Kouji decide ir para as minas tentar ganhar mais dinheiro.
E Gen também busca sua forma de ganhar dinheiro com Ryuta e Cia.. crânios!

EduardoCDias 23/08/2023

Sofrimento sem fim
A falta de comida piora para Gen, sua família e amigos. Ele procura de todos os modos arrumar dinheiro e ajuda seus amigos a construírem um barracão onde possam viver após tirá-los das garras da Yakuza.

Adriano 30/06/2023

Gen segue tentando sobreviver, e ao lado de seus irmãos e amigos, vive momentos de breve alegria, e constante sofrimento. A destruição causada pela bomba ainda está presente em cada esquina, e os sobreviventes adoecendo com os efeitos da radiação são evidências vivas da crueldade norte-americana.
A única certeza é que o próximo volume deve ser tão pesado quanto este e todos os anteriores.

WeltonLuis 30/12/2022

Nessa volume, chegamos a 1947. Hiroshima ainda padece dos efeitos da bomba, tanto radioativos quanto socioeconômicos. Num cenário ainda de carestia, criminalidade e domínio dos estadunidenses com mãos de ferro, Gen luta com sua família pela sobrevivência.

Aklu 08/10/2022

Essa coleção é simplesmente perfeita, cada livro melhor que o outro, com certeza vou ler todos os volumes ? amo como o personagem vai se desenvolvendo ao longo da história, é incrível todas as experiências que ele obtém enquanto conhece várias outras pessoas, cada uma com uma situação diferente, incrível como mostra a visão dos japoneses em momentos tão difíceis

Helo 10/08/2022

Continuações sempre impecáveis
Neste volume continuamos a acompanhar a saga de Gen e seus amigos e parentes ao enfrentar as consequências da bomba, consequências essas tanto sociais como a pobreza, a fome que acompanham os moradores desde o início da guerra e também as consequências sanitárias da bomba que deixaram milhares doentes pela contaminação pela radiação.

Rodrigo.Macedo 23/05/2022

Em meio a cadáveres, fome, corrupção... o Gen se fortalece.
É isso. A proposta é retratar o sofrimento do povo japonês no pós bomba nuclear. Então não dá pra esperar coisas boas. É só desgraça atrás de desgraça. Já passaram-se três anos do ocorrido e ainda as pessoas estão morrendo por causa da radiação. A fome é constante. Além disso, os japoneses estão sendo tratados como cobaias de laboratório, como meras amostras para os cientistas. O Gen está crescendo com uma mentalidade parecida com a do seu pai: teimoso e revoltado com a guerra e seus agentes. Não é pra menos!

Krishna.Nunes 13/07/2021

Gen - Pés Descalços é um relato de sobrevivência do próprio autor, Keiji Nakazawa, que vivia em Hiroshima quando a cidade foi devastada pela primeira explosão atômica da história. Nos quadrinhos ele é representado por Gen, um menino esperto, alegre e dono de um caráter inabalável.

A obra deve figurar ao lado de outras que se propuseram a narrar guerras e conflitos - Maus, Persépolis, Gorazde, Palestina, Notas sobre Gaza, O Fotógrafo e outras - como um dos quadrinhos documentais obrigatórios para quem quer compreender o Século XX.

Na edição encadernada dividida em 10 volumes, o livro 5 se passa em 1947, quando a família voltou a se estabelecer na cidade semidestruída de Hiroshima e busca meios de sobreviver, apesar de o dinheiro ser escasso.

O principal motor desse arco é o grande senso de amizade e preservação da família que as crianças possuem e o quanto elas estão dispostas a trabalhar para mantê-los.

Não chega nem de longe a ser tão triste quanto o volume 4, mas a miséria, o sofrimento e a abnegação continuam presentes da primeira à última página. É bom ver o senso político de Gen se desenvolvendo e ver como ele é capaz de se revoltar contra a mentira, a demagogia e as injustiças.

Larissa 07/05/2020

Marcante
Um livro que te faz repensar o que nos torna humano. Como agir perante o desconhecido e o medo dos efeitos das bombas.

Carla 31/03/2020

Livro 5/10 da série Gen, pés descalços. A família de Gen trabalha incansavelmente para garantir a alimentação de todos, mas nem sempre dinheiro é suficiente pra conseguir comida no Japão devastado pela Guerra. A mãe de Gen está muito doente e ele e os irmãos precisam de dinheiro pra cuidar dela.

Gláucia 02/07/2017

Gen Pés Descalços #5 - Keiji Nakazawa
Esse volume se inicia em dezembro de 1947, dois anos após a explosão da bomba atômica e os desafios de sobrevivência na vida dos japoneses de Hiroshima continuam. Existe a máfia japonesa, a desvalorização do iene, os americanos tentando encobrir ao mundo a verdade sobre a bomba e suas pesquisas nada éticas a fim de aprender sobre seus efeitos imediatos e principalmente tardios.

10/02/2017

E a tragédia continua...

O foco neste volume é contar a questão dos idosos que se encontram sozinhos sem a possibilidade de trabalhar, já que a grande maioria está debilitada ou doente. Tem também as crianças abandonadas que chegam a casa de milhões e que para sobreviverem acabam se envolvendo com a Yakuza.

Mesmo após perderem a guerra, as crianças japonesas continuam sendo ensinadas a reverenciar o imperador nas escolas, tamanha a lealdade - ou seria burrice? - deles.

A parte que mais achei interessante foi sobre a ABCC (Atomic Bomb Casualty Commission), comissão criada pelos EUA para estudar os efeitos da bomba atômica, mas que a população não tem muita noção do que se trata, achando ser uma espécie de clínica, quando na verdade tem o propósito inteiramente cientifico.

Tirando as desgraças, tem partes engraçadinhas e outras que abordam certos costumes que são mantidos até hoje, tipo a tradição japonesa de comer mochi no ano novo para ter sorte o ano inteiro.

Pra variar termina com uma notícia trágica.

Luca Coelho 20/09/2013

Leitura obrigatória!!!!
As pessoas não podem ter morrido em vão!!! Não devemos esquecer, nem mesmo perdoar!!!

Jung Angel 15/05/2013

Resenha Gen Pés Descalços #5
Sentimento ao terminar o Mangá: Enxuga uma pequena lágrima dos olhos/ funga e por final entristece! ... Quando que sai o próximo? Esperando ansiosa pela continuação.

[...]"Nós que vivenciamos todos estes sofrimentos, esperamos que nossos filhos e netos não tenham que experimenta-los. Não só nossos filhos e netos, mas as futuras gerações mão devem passar por essa tragédia. Por isso quero que os jovens conheçam nossa história e escolham o caminho certo, o caminho que leva à paz" - Yoshito Matsushige (Sobrevivente da bomba atômica) [...]

site: https://lendocomaangel.blogspot.com/