O voo da guará vermelha

O voo da guará vermelha Maria Valéria Rezende

Resenhas - O Voo da Guará Vermelha

Alê | @alexandrejjr 28/06/2020

Sobre a beleza oculta da vida

Que livro! Sim, começo extasiado este texto porque Maria Valéria Rezende fez aqui algo de valor imensurável. Este é um livro que toca em diferentes níveis os leitores que o escolhem.

A poesia em prosa de "O voo da guará vermelha" é impecável. Os leitores são pegos de surpresa já no sumário ao se depararem com os títulos dos capítulos. Do início ao fim acompanhamos as cores que refletem os sentimentos das personagens. E que personagens! É uma história humanista, sobretudo. Portanto, saiba que você não será convidado apenas a ler: o convite aqui vai testar a sua capacidade de sentir.

O segundo impacto digno de destaque vem da escolha tão específica das personagens: Rosálio, um pedreiro analfabeto, e Irene, uma prostituta soropositiva. A relação deles se dá pelo impacto da palavra em todas as suas formas, desde o ato de contar histórias até seu estágio final, a escrita.

Não posso colocar em palavras a grandeza desse livro, posso apenas desejar fortemente que a delicadeza imposta pela autora à narrativa ganhe, a cada dia, um número maior de leitores, pois Maria Valéria Rezende possui esse dom muito peculiar de enxergar a beleza oculta da vida e o compartilha conosco. Uma indicação mais que recomendada: obrigatória.
Lilian 20/11/2020minha estante
Eu fiquei apaixonada nesse livro!!!

Alê | @alexandrejjr 20/11/2020minha estante
E quem não ficou está errado, Lilian!

Van Apocalipse 24/01/2023minha estante
Estou lendo e só tenho uma coisa a dizer: que livro maravilhoso!!!

Isaque 29/04/2023minha estante
Sua resenha me convenceu a ler e, céus, que livraço! Sem palavras.

Tanara.Gressler 08/11/2023minha estante
Adorei o livro! Tem uma sensibilidade incrível.

Alê | @alexandrejjr 08/11/2023minha estante
Tem mesmo, Tanara. A Maria Valéria Rezende é maravilhosa!

Carolina.Gomes 07/04/2024minha estante
Q legal, Ale! Me indicaram. N conhecia. Vim pesquisar e vi sua resenha. Adorei.

Alê | @alexandrejjr 08/04/2024minha estante
Esse é um romance maravilhoso, Carolina! Muito sensível, poético... enfim, humano. Vale muito!

Jefferson Vianna 24/07/2020

Um livro sublime, sensível e de uma beleza imensurável...
Sou completamente apaixonado por livros poéticos, com narrativa profunda e singela e Maria Valéria Rezende tem este dom. Ao longo da narrativa, somos convidados a conhecer a história de Irene e Rosálio, dois humildes personagens que aguçam a nossa humanidade, nos sensibilizando do começo ao fim ao evidenciar tão magistralmente o estereótipo dos brasileiros que vivem em busca de uma vida digna, mesmo que em meio ao caos. Em “O vôo da Guará vermelha”, conhecemos Irene, uma prostituta soropositivo e Rosálio, um servente de pedreiro, analfabeto, que vive na cidade grande; ambos se conhecem e nutrem uma amizade, uma espécie de cumplicidade. Ele é um humilde contador de histórias que deseja aprender a ler e escrever, e ela têm muito a ensinar e também deseja ouvi-lo, a fim de aprender com ele e conhecer o desconhecido. Irene também deseja a companhia de alguém que a veja com profundidade e sentimento. Nesta relação, construída dia após dia, Irene passa a registrar tudo o que Rosálio lhe relata em um velho caderno, para não jamais se esquecer e Rosálio, acompanhando tudo que é escrito e eternizado no papel, balbucia as suas primeiras sílabas, mostrando-nos que é possível alçar novos vôos, mudar a realidade e desvendar outros mundos através da leitura. Um livro sublime, sensível e de uma beleza imensurável. Leitura Recomendada.
Juliana Rodrigues 28/07/2020minha estante
Nossa, que resenha linda! ??

Não leio muitos livros nesse estilo, mas sempre que leio suas resenhas fico curiosa para conhecer as histórias.

Jefferson Vianna 28/07/2020minha estante
Ah, obrigado! ??
Este livro é incrível, Juh...
Super recomendo a leitura!
Não deixe de ler!
=)

Bookster Pedro Pacifico 01/03/2020

O voo da guará vermelha, Maria Valéria Rezende – Nota 8,5/10
Mais uma leitura de março, mês que resolvi ler apenas autora mulheres. Maria Valéria Rezende, brasileira, já ganhou diversos prêmios literários e possui várias obras publicadas. Primeiro escolhi a autora e, só depois, fui decidir o livro. O voo da guará vermelha me ganhou pela sinopse: a relação improvável entre pessoas com pouco em comum. Irene, prostituta e soropositiva. Rosálio, pedreiro e analfabeto. E é no meio de um cenário de poucas esperanças que o afeto entre duas pessoas – aparentemente muito diferentes – se revela uma possível salvação para cada um. Quando Irene conhece Rosálio, enxerga nele um possível cliente. Mas, na verdade, Rosálio passa a frequentar o quarto de Irene não para satisfazer as suas vontades sexuais, mas sim para preencher o vazio, a solidão de cada um. Rosálio, sem saber ler ou escrever, se descobre um excelente contador de histórias. Nesses momentos do livro, o leitor vai conhecendo um pouco da – triste e batalhadora – trajetória de vida do personagem. E Irene, que se compadece e, ao mesmo tempo nutre um sentimento – talvez amor? – por Rosálio, passa a escrever essas histórias em um velho caderno. Gostei muito do trabalho da autora que, a partir de um cotidiano simples e triste, conseguiu mostra uma faceta do belo, se valendo de uma escrita sensível e sem floreios. Uma excelente contribuição para a leitura nacional! Vamos ler mais escritoras mulheres, vamos ler mais autores nacionais!

site: https://www.instagram.com/book.ster

Layla.Ribeiro 07/03/2023

Muito raro um livro que consegue contagia-me de início, tanto que fiquei com receio de uma possível decepção futura, mas não ocorreu, o livro tem uma narrativa muito bonita e poética seguida de um enredo delicado e profundo, na qual tomou toda a minha atenção possível, os protagonistas são muito cativantes também, li sem pretensão nenhuma e tive uma agradável surpresa acho uma pena ele ser tão pouco falado, portanto, recomendo essa leitura a todos.

Leticia 03/01/2021

A literatura como salvação
Que jeito maravilhoso de começar uma nova folhinha de calendário!

Uma história de amor, de bem querer, de parceria. De COMPAIXÃO.

Rosálio, um pedreiro analfabeto cuja paixão é ouvir e contar histórias. Irene, prostituta, tantos sonhos abandonados pelo caminho, encontra em Rosálio uma forma de redenção.

Uma caixa de livros antigos os conecta. Ela lê pra ele; ele conta causos "verídicos"; ela transcreve o que ouve e assim ensina ele a ler; ele alimenta nela uma vontade quase esquecida... A de viver.

Literatura brasileira contemporânea da melhor qualidade, no estilo Torto Arado e A cabeça do Santo, recomendo!
Ana 03/01/2021minha estante
Esse livro é tão lindo ????

janaina 03/01/2021minha estante
Ahhhh esse livro é muito bom! ?

Yukari 02/12/2009

Guará, linda guará.
Eu não sei porque eu menosprezo tanto a literatura brasileira, acho que é porque não conheço mesmo. A história é simplesmente linda, linda, linda.
Não me arrependo nem um pouco de ter comprado e lido este livro.
Rosario é um personagem muito interessante e com as histórias dele a a menina (não me recordo o nome agora), foi tão triste o final.

Particularmente eu preferia que tivesse dado tudo certo, mas mesmo assim ainda foi um livro bom demais pra esse detalhe acabar com ele.
Guilherme 14/09/2010minha estante
Há tanto o que descobrir em nossa literatura, e algumas pessoas só a desprezam porque, mesmo, não a conhecem.

ritita 16/08/2017minha estante
Menina Yukari, nossa literatura é tão rica quanto toda literatura latino americana; esqueça os escritores de whatpad e procure bons autores. Eu amo Jorge Amado, Rubem Fonseca, Érico Veríssimo, Zelia Gattai e muitos outros. Vale a pena tentar.

Samuel 31/01/2019minha estante
Eu passei muito tempo lendo literatura Europeia e Americana, mas o que mais gostei da literatura brasileira é a proximidade. Os cenários, as personagens, a paisagem, tudo gera uma identificação maior. Passei a me aproximar mais da nossa literatura quando comecei a ler o jornal literário Suplemento PE (tem disponível em PDF na internet, mas ele é tão maravilhoso que até assinei, 60 reais por ano). Enfim, espero que continue lendo *todos os tipos de literatura de todos os lugares*.
At.te Samuel.

Gaby 27/07/2021

Intenso e poético
Irene e Rosálio têm na vida algo em comum: uma vida cheia de sofrimento, mas muitos sonhos. Ela, prostituta com HIV em estágio avançado. Ele, um ajudante de pedreiro analfabeto. Rosálio segue em busca de aprender a ler e escrever para contar suas histórias e sonhar com os livros que carrega em sua caixa. Irene, marcada de muitas cicatrizes segue o sonho de sentir felicidade. Encontram-se de forma intensa e a cada página você sonha com coisas boas para eles. Apesar de ser uma obra fictícia, ela relata com maestria o que é realidade. Uma realidade que é bem longe da minha, mas que existe e não pode ser ignorada: escravidão, miséria e violência de todas as formas possíveis. Têm sido um prazer imenso descobrir mais a Literatura Brasileira, deixe-se encantar por ela também!
Mais um livro do Clube de Leitura "Lendo Literatura Brasileira 2021".

Debora 18/07/2022

Prosa poética cheia de sensações e sentimentos
A escrita da Maria Valéria Rezende me soou como poesia que enleva a alma.
Por meio da história de 2 pessoas simples, 2 dos tipos de párias de nossa sociedade, a autora nos mostra a beleza do simples, a riqueza da cultura do nosso povo, a inteligência da arte de sobreviver. As personagens são Rosálio - um órfão analfabeto oriundo dos grotões esquecidos do país - e Irene - uma prostituta agora com Aids, à beira da morte.
É no encontro entre eles que aprendemos a riqueza do companheirismo, das mais simples trocas, ou seja, da vida acontecendo sempre.
Tina Lilian Azevedo 18/07/2022minha estante
Já quero rs

Debora 18/07/2022minha estante
Lindo Tina! Merece ser lido.

Leila 19/07/2022minha estante
Amei esse!

Michele 18/05/2022

A arte de esperançar
Eu fico boquiaberta com a capacidade que a Maria Valéria tem de, juntando palavras tão banais, representar as coisas todas de forma tão tocante. É a simplicidade de sua escrita que torna suas histórias tão especiais e únicas. Uma visão de mundo extremamente delicada e leve, ainda que esse tal mundo seja tudo, menos isso.

Jess 06/03/2021

Muito delicado o uso que Maria Valéria Rezende faz das palavras, aflora sensibilidade e beleza mesmo em meio a tanta dor e sofrimento na vida de Rosálio e Irene. As histórias que cruzam toda a narrativa nos fazem acompanhar atentos tal como faziam os expectadores do Teatro do Céu, dependentes da eminente surpresa que a cada página nos é ofertada.

Taina.Dellandrea 26/09/2021

O começo da leitura foi um pouco devagar até eu pegar o jeito da escrita da autora, mas depois ficou maravilhoso.
As histórias do Rosálio vão mostrando, apontando muitas coisas na sociedade e me fizeram parar e refeltir bastante. Além disso, tem a relação dele e da Irene e como isso vai tornando a vida dos dois mais feliz e mais colorida. Achei simplesmente maravilhoso.

Grace @arteaoseuredor 14/05/2021

?O Voo da Guará Vermelha, de Maria Valéria Rezende.
?Nesse livro conhecemos Rosálio, um homem que sonha em aprender a ler, para virar contador de histórias e descobrir os livros que ele já ama tanto e Irene uma prostituta soropositiva que luta para criar o filho e não desistir. O encontro dos dois, dará ânimo em suas vidas, Irene apesar do pouco estudo, vai ensinar Rosálio finalmente a ler e ele irá lhe contar histórias que vão fazê-la voltar a querer viver, histórias de sua vida até chegar a ela, histórias vividas e inventadas, tem até sua versão de Dom Quixote que adorei rsrs.
Uma história que apesar de triste, é contada de uma forma poética, te emociona. Maria Valéria tem uma escrita muito boa de ler, adorei a forma que ela escreve, ainda não havia lido seus livros. Recomendo.

Quando fechei o livro, fiquei com vontade de ter mais histórias de Rosálio e não acabasse nunca, o efeito que suas histórias tinham em Irene e em quem escutava, é o mesmo efeito que ler um livro, te faz viajar, torna a vida mais alegre.
??...quem e? que sabe, afinal, o que ha? de verdadeiro nas coisas que a gente lembra?, e que verdade se esconde nas coisas que a gente pensa que esta? inventando agora??.
??...o amor e? como menino que na?o sabe fazer contas nem de perda nem de ganho, vive desacautelado, na?o tem lei, na?o tem jui?zo, na?o se explica nem se entende, e? charada e susto, miste?rio.?
??... pensei que quem tem saudade tem na vida uma riqueza.?

Adonai 19/01/2020

Como as palavras podem nos unir?
Rosálio é um trabalhador incomodado: não sabe ler, quer aprender e usar as palavras para alimentar a alma.
Irene é uma prostituta solitária: precisa do dinheiro para criar o filho e sobreviver em um ambiente hostil.

Ambos criam um laço e se aproximam, mas não de maneira sexual, para o espanto de Irene. Rosálio quer aprender a ler com essa mulher, que domina as letras e escreve todas as histórias contadas pelo trabalhador.

Um lindo livro sobre pessoas forçadas a viver de maneira invisível pela sociedade.

Jalu 16/09/2020

O voo da guará vermelha-Favorito
O voo da guará vermelha, romance encantador da brasileira contemporânea Maria Valéria Rezende narra o encontro de um inusitado casal de protagonistas, com vivências sofridas, marcadas pelas dores da fome, da doença, da miséria, do analfabetismo, do subemprego; de uma luta desigual pela sobrevivência. Onde o ponto alto da narrativa são as PALAVRAS, a leitura, o livro.
Com uma narrativa envolvente de doces coloridas 160 páginas, a autora traça uma viagem do imaginário do leitor de risos e lágrimas em uma belíssima trágica história. Fui fisgada no começo de um lirismo palpável na realidade do nosso país, infelizmente atual, de diferenças sociais, da escravidão análoga, de desqualificação na educação e pelo desespero do direito à vida.
A salvação: CONTAR HISTÓRIAS; o encanto da oralidade e da arte na ânsia de reconstruir o viver lúdico, colorido, diferente do acinzentado céu posto acima de nós.
FAVORITO
Erica 16/09/2020minha estante
Adorei sua resenha. Esse livro também se tornou um favorito para mim. Uma preciosidade da literatura brasileira.

Jalu 16/09/2020minha estante
Tb tenho esse livro como preciosidade Érica, quisera eu comprar um livro pra cada pessoa . Gratidão!

luizambaldanca 25/05/2022

Incrível. apenas.
Maria Valéria explora os sentidos nesse livro, mas também os sentimentos do leitor.
Um romance contemporâneo, de leitura leve, que explicita condições precárias da nossa sociedade e a mudança que um carinho e algumas histórias pode provocar na vida de alguém.
Irene e Rosário fogem da perspectiva tradicional de casal romântico, e ainda assim envolvem o leitor em suas trajetórias e sensações.
Adorei de verdade! Muito bom!