O voo da guará vermelha

O voo da guará vermelha Maria Valéria Rezende

Resenhas - O Voo da Guará Vermelha

Fer Paimel 21/04/2024

Emocionante
Essa leitura foi maravilhosa! Estava precisando de um livro que me prendesse e me surpreendesse assim. Eu amei o enredo e o desenrolar da vida de cada personagem. As histórias de Rosálio, que eram subsidiárias ao enredo principal, eram tão boas quanto o desenvolvimento da relação dele com Irene.
É um ritmo leve e poético numa história pesada e emocionante. Eu amei a brasilidade da escrita e da história, em si, com elementos de diversas partes do país.
Ressaca literária vai ser forte, mas seguimos! ?
Quero ler mais obras da autora, amei a escrita dela!
Super recomendo!
Yasmin V. 21/04/2024minha estante
Tô lendo esse também!!
Meu primeiro contato com a autora foi com Vasto Mundo e amei!! ??

Heley 17/03/2024

Um livro de boas histórias
O livro traz dois personagens: Rosálio, órfão, analfabeto, trabalhou muito duro, foi escravizado, e tem como sonho aprender a ler e escrever; Irene é uma prostituta, sem esperanças com a vida, onde sabe ler e escrever. O destino une os dois: ela tem vontade de viver; ele, com tanta vida a ser vivida, só quer mesmo o direito de saber ler e escrever. A palavra é o bem maior que une os dois. Irene adora ouvir e Rosálio adora contar histórias, que por sinal, são histórias muito boas. De fato, o livro é sobre o encontro de duas pessoas que aprendem a partilhar suas misérias através da escuta e do aprendizado da palavra.
O vôo da Guará Vermelha foi uma excelente descoberta ?

christian.andriola 10/03/2024

Reler esse livro me permitiu viajar nas sensações que tive na primeira leitura, mas agora com um toque a mais de maturidade. É uma obra praticamente poética, Maria Valéria Rezende brinca com as palavras e sabe usá-las para cativar o leitor.

A história de Irene e Rosálio mostra que a simplicidade também pode ter profundidade, que existem várias maneiras de amar e que sempre há tempo para apreciar uma das coisas mais belas da vida: prestar atenção no outro.

Michele 09/02/2024

Emocionante
Em "O voo da guará vermelha", Maria Valéria Rezende nos apresenta uma escrita sensível, profunda e poética, ao mesmo tempo de nobre simplicidade.
Rosálio e Irene se conhecem de forma curiosa, ele pedreiro e analfabeto, ela prostituta e doente. Logo surge uma ligação entre eles: Irene é dona do conhecimento que ele perseguiu por toda a vida, a escrita.
Rosálio começa então a narrar histórias para que sua companheira registre. Fala de sua vida e de suas aventuras, o menino do interior, sem acesso a nada, nem a um nome, que decide rodar o mundo a fim de aprender a ler e escrever.
A narrativa é composta por várias historietas que se cruzam com a história de Rosálio. Por meio delas vamos nos aprofundando em diversas dores e alegrias de muita gente que não teria como registrar suas vidas. Discussões sociais como o trabalho análogo à escravidão, o analfabetismo, a reforma agrária, o garimpo, entre muitos outros, vêm na mesma medida em que sentimentos são aprofundados, o primeiro amor, o abandono, as pequenas e grandes prisões do dia a dia.
Sobre o que significa a guará vermelha na história, deixo para o leitor descobrir.

Clariane2 04/02/2024

Contador de histórias
A obra narra a historia de Rosalio um pedreiro que tem o sonho de aprender a ler e escrever. Ele conhece Irene que era uma prostituta, essa passa a ensina-lo as letras. A narrativa conta a historia dos dois personagens que se encontram e através de lembranças do passado e de momentos difíceis se aproximam. As histórias e o sonho de Rosalio de se tornar um contador de histórias torna a vida de Irene e a dele mais leve.

Mila 26/01/2024

Nunca se ouviu dizer que lendo se encontra ouro
"Pra que aprender a ler, se nunca se ouviu dizer que lendo se encontra ouro??

Rosálio sente cócegas na língua, uma vontade enorme de inventar e contar histórias. Ele tem o dom com as palavras, mas não sabe lê-las.
Com a ajuda de Irene, uma mulher que quando criança sonhava em ser professora, mas que a vida a levou para outro rumo, Rosálio vai aprendendo a ler e a escrever.
Uma dupla improvável, mas que estranhamente se completam.

"Um corpo de homem aguenta mais do que a gente imagina, por vontade de viver, mas a alma é outra coisa, vai morrendo mais depressa quando perde a esperança, quando a maldade é demais".

Gabriel 25/01/2024

Alçar voo no céu das palavras...
Não é a primeira vez que miro estas páginas, e como foi em todas as outras, desta vez também trago novidades, novidades deste texto que, por mais que o mesmo, em sentido bastante pragmático, vive de se renovar. Pelo impulso de realçar alguns dos inúmeros trechos que me arrebataram, enchi bem os pulmões para que os pudesse ler novamente, dessa vez em voz alta, pois algo me dizia que eu também precisava escutar aquelas linhas que já tinha percorrido apenas com o olhar, talvez quase como um desafio, como quem pergunta: ?O que mais esse livro pode despertar em mim??, se é que isso seria possível. Bem, o que ocorre é que, para minha surpresa, quando desatei a soprar aquelas palavras, não estava apenas lendo, mas declamando, quase cantando alguns parágrafos!

Romance, prosa poética, poesia? O que mais se aproximaria desse Voo na intenção de defini-lo? Não cheguei a uma resposta certa para esta pergunta, mas me vi atravessar minha história e voltar à infância, relembrando das histórias que escutava de meu avô, pais e tios, extraídas de muitas experiências, mas também de muitos folhetos, folhetos de cordel. Histórias muitas vezes ritmadas, que iam da tragédia à glória no pular de um verso e que, inevitavelmente, também acabaram por se entremear com estas linhas e acompanhar todo o restante da minha leitura.

Buscando ainda mais pela autora após o término do livro, vi que o que era novidade para mim já não era tão novidade assim no mundo literário. Alguns já chamavam atenção para os diálogos que o romance fazia com a prosa poética e, principalmente, com a literatura de cordel. Mais que isso, pude escutar da própria Maria Valéria, em entrevista, o que pensava a este respeito e ainda um pouco mais. Maria chamava atenção para o fato de que aqui, em terras nordestinas, o contato com os cordéis converge com a busca pelo alimento do corpo, se dando nas feiras, onde as palavras e as histórias por elas tecidas, ainda hoje se vêm penduradas em varais ao lado dos gêneros de primeira necessidade.

Mais do que nunca, pensei ter entendido Rosálio. Fazia ainda mais sentido pensar na fome da alma que este homem buscava saciar através do contato com as letras, e que lindo foi vê-lo, junto a Irene, neste amor tão bonito, entre outras tantas coisas, pôr um avião a alçar voo, furar as nuvens e alcançar o sem-fim do céu das palavras.

Entre as feridas abertas ? e tramado no mesmo pano destas, como nos ensinou João dos Ais ? subjaz o acalanto deste amor, evidenciando que este quando dito, para além de sentido, não tem o que ou quem o demova. É como o vento, como escrevera Itamar Vieira Júnior, este que não sopra e tampouco é soprado, pois é, na verdade, a própria viração.

Enfim, aproveitando o tema, já que falamos em vento, contem-me, fizeram bom Voo?

*Texto de abertura do encontro de 24/01/24 do "Quase não ouço falar delas", grupo de leitura do Núcleo Livre de Psicanálise (@nucleolivredepsicanalise no Instagram, onde também se encontra o texto)*

Bea 17/01/2024

Esse livro estava na lista fazia um tempo. Sugestão de uma amiga. Daqueles que a gente sempre cruza na livraria e fala: depois leio.

Pois bem, se for o seu caso leia já!

O enredo é sobre o encontro entre Rosálio (um pedreiro analfabeto), Irene (uma prostituta soropositiva) e a magia das palavras, a arte que resgata a vida em meio a dor.

Do livro só digo isso, para não estragar a experiência que é descobrir as cores de cada capítulo.

Terminei abraçando as páginas, transbordando de ternura e poesia.

Maravilhoso

ElisaBrubs 25/11/2023

Livro muito gostoso de ler.
Tem histórias dentro da história de Rosálio/ Irene.
E vidas sofridas em prosa e verso.
Recomendo.

nay.gba 21/01/2024minha estante
Nossa, mas vc deu 5 pra Tudo é Rio e lá teve nexo?! ?

sam | @msamlima 05/10/2023

Brasilidade sensível
Ler Maria Valéria Rezende é sempre um deleite. É uma das autoras que melhor fala sobre Brasil e sobre povo.

Em O Voo da Guará Vermelha vemos as vidas de Rosálio e Irene salvando com afeto uma a outra. Rosálio é um trabalhador analfabeto que tem o sonho de aprender a ler e já viveu coisas o suficiente pra ter muitas histórias do mundo pra contar. Irene é uma prostituta doente que trabalha para mandar dinheiro para o filho que mal conhece, que conhece pouco do mundo porta afora mas que sabe as letras.

Irene precisa ouvir histórias sobre o mundo e viajar por ele através delas. Rosálio precisa que alguém lhe ajude transformar suas histórias em letras assim como saber ler as histórias dos livros que carrega em uma caixa que é seu único bem. Ambos precisam de afeto.

A história é narrada de um jeito tocante que só Maria Valéria sabe fazer. É um livro socialmente e romanticamente sensível.

Esse livro é uma preciosidade da literatura brasileira!

isopropano 28/09/2023

Impressionante, trágicamente belo
Vamos lá, a narração desse livro é maravilhosa e muito cativante. Eu, leitor pouco experiente, não vi dificuldades em ver as sutilezas criticas da autora e entender pelo menos a maioria do enredo. A respeito da história, me vi muitas vezes quase nas lágrimas, seja por coisas bonitinhas, seja por coisas de dar um nó na garganta. A destreza da autora é tamanha que foi capaz de criar narrativas dentro de uma narrativa. Enfim, você vai se surpreender com essa obra, é indispensável dedicar um tempo à leitura de O voo da guará vermelha, nota 10, lindíssima obra. Meus aplausos à Maria Valéria Rezende, ganhou um novo fã, hahahaha!!!!

Mariana113 06/08/2023

Rosálio, trabalhador analfabeto, carrega consigo uma caixa de livros que não consegue ler, mas dos quais conhece todas as histórias. Irene, prostituta, trabalha para mandar dinheiro para o filho que mal conhece. Num encontro que parece costurado pelo destino, os dois precisam aprender a formar essa conexão que, de certa forma, salva suas vidas.

A literatura e o contar histórias aparece aqui como motor e destino, assim como em outras histórias da autora. Irene ensina Rosálio a ler e escrever, e ele conta para ela as histórias de sua vida e de pessoas que ele conheceu. Com o tempo, Irene repensa sua própria trajetória enquanto batalha o HIV positivo.

Para mim, esse foi o livro mais sensível escrito por Maria Valéria. A dor e a esperança igualmente distribuídas entre duas histórias das quais não temos escolha senão nos envolver. Do começo ao fim, fica aquela sensação de que o mal espera em cada esquina, mas o otimismo e os sonhos de Rosálio conseguem ajudá-lo a desviar como um anjo da guarda, posição que ele vai ter na vida de Irene.

Um dos melhores livros que eu li esse ano e com certeza um livro que eu recomendo aos quatro ventos. Uma joia da literatura brasileira contemporânea.

Isaque 25/07/2023

Brasilidade purinha!
Que livro lindo, que poético, que sincero, que plural. Além de tudo, que brasileiro!

A escrita da autora Maria Valéria Rezende não não se torna em momento algum inconsistente. Pelo contrário: só se expande, e toma todo o espaço de um jeito belo, encantador, instigante, musical.

Uma grata surpresa que me mostrou, bem de pertinho, o poder que existe nas histórias contadas com sinceridade e paixão.