Para ler a Fenomenologia do Espírito

Para ler a Fenomenologia do Espírito Paulo Meneses

Resenhas - Para ler a Fenomenologia do Espírito

Enzo.Baleeiro 09/03/2024

Um roteiro para já iniciados
O livro quebrou minhas expectativas. Pensei que esse seria uma espécie de guia, que o Paulo Menezes iria interpretar a obra, ou pelo menos ajudar a atravessar as árduas linhas do pensamento hegeliano, o que não foi o caso.

O livro é basicamente um resumo. Nada de comparações, nada de contextualização, nada de explicar a linguagem hegeliana, nada de facilitação... O miolo da fenomenologia do espírito está aqui, nú e cru. Acredito que caso alguém já tenha lido a fenomenologia e queira retornar a obra seja um ótimo livro, afinal é a própria fenomenologia só que com menos páginas.

Em outros momentos, o fato de ser um resumo, torna ainda mais complicado entender algumas passagens (digo do ponto de vista de alguém que está inaugurando na fenomenologia, mas não no hegelianismo).m Em diversos momentos abri a obra do Hegel e lia por lá, o que me pareceu mais fácil de compreender.

O livro não é de todo ruim, ele tem suas qualidades, a maior questão talvez tenha sido a forma que eu entrei nele e minhas expectativas. Hegel por onde quer que se vá tem inúmeras complições, é preciso de paciência para adentrar em seu sistema, e justamente por isso espero que esse relato ajude alguém na hora de estudar um dos maiores pensadores que existiu.
Enzo.Baleeiro 09/03/2024minha estante
Como o Skoob não deixa eu editar o que postei, faltou dizer que o roteiro do Paulo Menezes não tem um guia!