Terra sonâmbula

Terra sonâmbula Mia Couto

Resenhas - Terra Sonâmbula

Juba 09/04/2023

No começo achei q ia ser muito chato mas me surpreendi muito do meio pro fim. Achei a história muito cativante mesmo ficando meio perdida no final

Maria 03/04/2023

Uma bela fantasia da vida
Um livro bonito, que alterna entre dois cenários diferentes e os entrelaça ao longo do tempo. Nos faz pensar na realidade de uma vida dura e na esperança do que ainda podemos encontrar.

Tsuki 30/03/2023

Eu realmente gostei mto de ler terra sonâmbula mas seila, ler pra escola é muito diferente do que ler pra si, não sei nota baixa e nem alta pra não ser injusta com o livro

cremonezzi 29/03/2023

Terra sonâmbula
?- Não gosto de pretos, Kindzu.
? Como? Então gosta de quem? Dos brancos?
? Também não.
? Já sei: gosta de indianos, gosta de sua raça.
? Não. Eu gosto de homens que não tem raça.?

amoooo, desenvolvimento de personagens muito gostoso de acompanhar
histórias paralelas muito bem montadas e peso dramático bem forte! adorei o final, mas o que mais pega são as metáforas
Mia Couto é brabissimo, peso da guerra muito bem colocado e o plot é delicioso

Maria17400 26/03/2023

Muito louco
Primeiro livro que li por causa da escola que dou 5 estrelas! ainda estou confusa em relação algumas coisas na ?estória?, mas achei o livro lindo, dramático, real, pesado e leve ao mesmo tempo!
Não esperava tantas reviravoltas, tantos mundos, tantos personagens. me deixou um pouco confusa, acho que teria uma experiência melhor se não precisasse ler para usá-lo depois na escola.
Mostra um universo extremamente triste, apresenta a cultura, a crença, tudo de forma poética e dentro da história, história essa em que eu me identifiquei em alguns momentos. pelo ponto de vista da minha cultura, parece que quem escreveu, f1 antes, é como um livro de alta fantasia, eu só não esperava por isso.

itshayka 21/03/2023

?terra sonâmbula
Sinceramente, só li porque eu tive que fazer uma prova baseada nesse livro. Achei uma linguagem um pouco diferente, até porque, é uma obra moçambicana e não tenho muito costume a ler livros assim.
Mas, é aquilo "não é ruim, mas também não é bom". Porém, ótimo para ler para prestar vestibulares.

Olga 16/03/2023

Leitura de escola
Mesmo com a linguagem um pouco diferente do português abrasileirado e longos capítulos, a narrativa é intrigante e eu fiquei bem satisfeita com o final. Afinal, os dois maiores mistérios, quem é Gaspar e a real identidade de Muidinga foram revelados.

Carlusadrianu 16/03/2023

Adorei esse livro mds bem distopico com uma poesia. mds q livro maravilhoso!!! leiam. Vou atrás de outros livros do autor

Ana C 12/03/2023

Grito de um povo
O livro é escrito no período pós-guerra de independência de Moçambique, destacando a cultura moçambicana e deixando claros os estragos causados por décadas de exploração portuguesa.
É uma obra prima literária, com uma riqueza de vocabulário, cenários, cultura e personagens gigantesca.
Conta a história de um velho e uma menino que tentam sobreviver numa terra quase deserta e dizimada pela guerra. Nessa empreitada, eles encontram o diário de um homem caído e passam a se aventurar pelas linhas da história do moço, que é cheia de magia e revela muito da cultura, das crenças populares e da religião riquíssima da região.
Mia Couto nos apresenta a um mundo que não estamos acostumados a ver: a miséria, a destruição de um país explorado e mal tratado pela ganância e o desrespeito humanos. Mas, acima de tudo, um país, um povo, uma cultura que resiste e sobrevive.

Renata @paraquemgostadelivros 10/03/2023

Durante a guerra em Moçambique, o garoto Muidinga, que não conhece sua origem, e o idoso que o criou, Muahir, ocupam um ônibus carbonizado e cheio de corpos e encontram cadernos escritos por Kindzu, um jovem que queria ser um guerreiro abençoado e acabar com a guerra. Muidinga inicia a leitura dos cadernos e o livro vai se alternando entre as duas histórias, que contam com passagens envolvendo as tristezas da guerra e eventos mágicos ou extraordinários.
nath191 10/03/2023minha estante
Esse livro é tão lindo??

Katia Rodrigues 09/03/2023

Hipnotizante
Leitura maravilhosa!!! Mia Couto é um hipnotizador... Suas páginas poéticas, subjetivas de infinitas fantasias como num sonho nos aproximam, com o imediatismo de uma obra de ficção, a transmutar a realidade da vida em tempos de guerra em uma maravilhosa viagem onírico.

"Rindo as alegrias acontecem"

Traço curioso da literatura de Mia é que mesmo se fosse ruim seria bom (kkkkkkk). Isso porque Mia faz parte do grupo de autores nos quais a maneira de contar iguala forças ao que se está contando. Por vezes até assumindo o foco a ponto de quase abolir a importância do que está sendo contado. Portanto, você tem o dobro de chances de gostar dele.

Ig: @_katia__rodrigues_
Emilia 10/03/2023minha estante
Já vou botar na minha lista ??

Katia Rodrigues 10/03/2023minha estante
Yeahhhhhhhh! Q massa! Espero q goste ?

gabriel 11/03/2023minha estante
Meu interesse por Moçambique tem crescido com o mais recente "boom" de canais sobre o tema no YouTube. Mia Couto está na minha lista com ctz. Valeu pela resenha! (PS: grandes autores realmente ganham uma "autoridade", são capazes de fazerem o ruim, bom).

Katia Rodrigues 11/03/2023minha estante
Gabriel, acrescenta na lista os livros de poesia dele. Infelizmente, publicados aqui no Brasil só tem dois " Tadutor de chuvas" e "Poemas escolhidos" ??

Katia Rodrigues 11/03/2023minha estante
Ahhh! Tem vários livros dele disponíveis no Biblion ( Biblioteca digital gratuita de São Paulo)

gabriel 11/03/2023minha estante
Bom dia! Valeu, vou checar

Anthony 28/03/2023minha estante
Mia couto é bom demais. Esse livro é perfeito.

Katia Rodrigues 28/03/2023minha estante
Concordo, Anthony! Tô planejando ler vários dele esse ano. O próximo vai ser O fio das missangas.

soyumve 07/03/2023

Toda engatilhada ela
Se for ler esse livro, já leia sabendo que tem gatilho para assédio sexual (envolvendo menor de idade). Terra sonâmbula tem duas narrativas, que se interligam no final. É um livro rápido de ler. Todos os personagens são extremamente suspeitos (não por serem criminosos, apenas por serem meio dodóis da cabeça). Não sei que droga o Mia Couto estava usando quando escreveu esse livro, só sei que eu quero um pouco. É um ótimo livro se estiver procurando algo para enlouquecer lendo.

Gustavo Naldi 06/03/2023

A prova de que um livro de vestibular pode ser excelente.
Terra sonámbula é um livro do moçambicano Mia Couto, que fazia parte da leitura obrigatória da fuvest até o ano passado (infelizmente saiu em 2023).

O romance conta a história de Muidinga e Tuahir que, assolados pela guerra civil no Moçambique, se abrigam em um ônibus queimado, onde, junto a um cadáver, encontram cadernos que relatam a vida de Kindzu, um jovem que almejava se tornar um guerreiro lendário imune à balas chamado Naparama.

Terra sonâmbula é inexplicavelmente viciante, na alternância da história entre os capítulos que tratam de Muidinga e Tuahir, e os que tratam da história de Kindzu.

Os acontecimentos do livro são extremamente conectados, ao passo de que a história se conclui retomando um acontecimento do começo do romance, acontecimento esse que despeja sobre o leitor um balde da famosa "ironia do destino".

A vida e os amores de kindzu, seus dilemas, a forma como se explora a relação de Muidinga e Tuahir, as histórias que ocorrem em paralelo, tudo nesse livro é perfeito, desde a primeira vez que li, me conquistou, e agora meu apreço por ele só aumentou.

Recomendo demais!

Sandro 03/03/2023

Difícil e gostoso de ler
A escrita de Mia Couto é de difícil leitura. Ele é rebuscado, quase incompreensível, mas ao mesmo tempo exuberante, cativante e impossível de parar de ler. Essa aventura pelo Moçambique em guerra e emocionante. Seguir as personagens foi uma aventura e tanto. Mais um livro deste autor maravilhoso...

Aldenir.Ferreira 02/03/2023

A felicidade só cabe no vazio da mão fechada
Esse livro bateu um sentimento de vazio após o fim da leitura. A sensibilidade na escrita de Mia Couto é indescritível, falar sobre a fome, as feridas de uma guerra e ainda assim manter viva a capacidade de sonhar. Esse é o ponto principal da história, quem somos e nossos sonhos. São duas histórias contadas dentro da mesma trama, com cenários hora impactantes, hora cheios de poesia e imaginação.
? É que a vida não gosta de sofrer. A terra anda a procurar dentro de cada pessoa, anda a juntar os sonhos. Sim, faz conta ela é uma costureira de sonhos.?