Terra sonâmbula

Terra sonâmbula Mia Couto

Resenhas - Terra Sonâmbula

Paty 21/01/2014

Terra Sonâmbula é uma história em que a completude não tem pertinência. E esse é justamente o lampejo genial de Mia Couto: saber ilustrar a força que a guerra tem em "descompletar".
VICKY 22/01/2014minha estante
UAU!!! Sempre certeira e precisa em suas resenhas!

Mona 11/02/2014minha estante
Um livro incrível!

Razuki 26/07/2020

"O melhor seria uma mentira, dessas tecidas pela bondade."
Terra Sonâmbula trouxe a dor de uma guerra que durou décadas com uma fantasia que tornou possível vivenciar tamanha dor. É um livro que narra a guerra, com muitas estórias de esperanças e sonhos, estou cada dia mais encantada com o autor. Eu amo fantasia e cada estória fantasiada nessas páginas enriquece majestosamente o livro.

Animaestra 23/06/2023

Kindzu e seus escritos
Este livro me pegou de surpresa. Nunca antes li algo moçambicano, e confesso que gostei de tudo. Da escrita, dos costumes, das crenças, e acima de tudo, da história.

Muidinga e Tuahir afinal, não eram apenas os leitores de um caderno qualquer. Eles também tinham sua história, e como o balançar das ondas à beira da praia, fui compreendendo o contexto e o porquê de cada um estar ali. Me encantei com as histórias de cada pessoa que passou por eles, e também por Kindzu.

Mesmo que não tenha sido uma escolha a leitura deste livro, espero que outros possam escolher lê-lo, pois é muito rico e se aprende muito!

esther 09/03/2022

Diferente de tudo o que já li
Interessantíssimo ler a respeito da guerra civil moçambicana, já que a mídia não nos mostra os conflitos que ocorrem no continente africano (e são vários)

O livro é uma mistura de realidade e fantasia local, me trouxe inúmeros sentimentos, o mais forte foi, a repulsa pela natureza humana(egoista e sem escrúpulos).
Recomendo muitíssimo a leitura, totalmente cabível estar na lista da fuvest.

Ton 15/05/2021

"sonhos são cartas que enviamos às nossas vidas"
Terra sonâmbula é um livro com uma escrita extremamente poética. O enredo, a história e o conceito são muito bons, além de a escrita ser muito charmosa e bem trabalhada. Entretanto, trabalha bem demais. A leitura é um pouco difícil e lenta pela abundância de palavras desconhecidas ao português do Brasil e por ser recheada de metáforas.
É um livro super válido, que mostra o poder e a importância de sonhar, as dificuldades de uma guerra e a luta das pessoas pra se manterem sãs e vivas.

@larimours 29/07/2020

A terra era uma costureira de sonhos
Primeiro romance publicado por Mia Couto, Terra Sonâmbula é ambientado durante a guerra civil moçambicana (1976-1992), a estória se inicia com o menino Muindinga que perdeu a memória por conta de uma doença, junto ao seu protetor o velho Tuahir saem pelo país em busca dos pais de Muindinga. No meio do seu percurso, numa região deserta, eles encontram um ônibus que foi incendiado, e resolvem se abrigar nele, ao entrarem no ônibus vêem vários corpos carbonizados, e ao tentar dar um enterro digno para eles encontram uma mala próximo a um corpo baleado, nela acham suprimentos e vários cadernos escritos por um menino chamado Kindzu. Muindinga começa então a ler os diários de Kindzu e isso se torna um conforto para ele e Tuahir que se encontram sozinhos no meio desta terra abandonada. Todas as noites Tuahir pede para o menino ler trechos do caderno e eles vão se envolvendo cada vez mais na história de Kindzu.

"Nascido em uma aldeia no interior de Moçambique, Kindzu vê sua rotina mudar de maneira radical quando estoura a Guerra Civil. Ele se vê sem opções e acaba partindo de sua casa na esperança de encontrar e se tornar um guerreiro naparama, tradicionais guerreiros abençoados por feiticeiros, que se creem os únicos capazes de parar o caos em que o país se transformou por conta da Guerra."
A partir desse momento vemos as histórias se entrelaçando e vamos acompanhando Muindinga e Tuahir em sua luta pela sobrevivência.

Esse livro está longe de ser uma leitura fácil, mas é uma leitura extremamente importante. Mia Couto nos transporta para Moçambique durante a guerra, e nos vemos junto ao menino Muindinga e o velho Tuahir e acompanhamos sua trajetória com carinho.
O autor utiliza uma linguagem extremamente poética, abusa de figuras de linguagem e neologismos, envolvendo a história em um véu, como num sonho. A leitura pode causar estranhamento a princípio, pois foi escrito em português de Moçambique, além de ter muitos termos africanos, por isso deve ser feita uma leitura atenta, mas a história vale o esforço e prende atenção de uma forma maravilhosa.
O final é uma enorme surpresa, eu particularmente passei várias minutos de queixo caído pensando na genialidade de Mia Couto.

Selma 06/05/2022

História espetacular
"Terra sonâmbula" é uma narrativa muito envolvente, que nos prende do início ao fim, apresentando um realismo fantástico, escrita numa linguagem poética, apresenta tema que envolve um misto de guerra e sonho.
Mia Couto nos presenteia com duas histórias que se entrelaçam de uma forma espetacular e nos faz querer ler mais e mais, iniciando com a história narrada em terceira pessoa de Tuahir e Muidinga, dois sobreviventes da guerra civil que devastou Moçambique e que ocorreu em meados da década de 70, pouco tempo após findar a Guerra pela Independência do país.
Os dois juntos viajam por sua terra morta, procurando por um lugar tranquilo para se reestabelecerem enquanto fogem da destruição e da fome. Então encontram um autocarro carbonizado e decidem se refugiar nele, mas também encontram alguns corpos e, junto a um deles, Muidinga encontra uma mala que contém alguns itens pessoais e no fundo vários cadernos. A partir daí que começa a segunda história, narrada em primeira pessoa por kindzu em forma de diário e nessa história, que traz tranquilidade e prazer a Tuahir e Muidinga, que toda a magia acontece.
É uma história tão dolorosa de tanto sofrimento, mas que traz a mensagem que a leitura pode acalentar nossas tristezas e nos levar para um mundo de sonhos.

Nil 28/04/2021

Comecei a ler com preconceito, pois já havia lido algo do autor e não tinha gostado nada, mas, fui surpreendido positivamente.
Fiquei encantado com o primeiro capítulo (que eu considero uma obra a parte), mas o restante da leitura se deu de forma um pouco arrastada, principalmente por, a meu ver, o autor ter forçado muito realismo mágico em todos os trechos do livro.
Achei muito interessante o paradigma entre juventude e velhice e também a forma que o autor encontrou de contar as histórias, que se entrelaçam, ora em narrativa, ora em cartas.

Evellyn.Souza 02/05/2021

Um livro cheio de detalhes e expectativas, aquele livro que a gente torce para os personagens,têm os preferidos, fica imaginando e torcendo para ser aquilo que imagina e, de fato,ele é.

Todavia, foi um livro obrigatório, então eu viajei em muitas partes e tenho certeza que se não fosse por isso eu iria amar.

Michel Pinto Costa 09/04/2020

Um Colosso
O livro tem momento tristes, em suas linha corre um texto poético muito agradável.
Realismo fantástico está no DNA, e nos leva ver o lado terrível e covarde da guerra.
Uma grande obra!

Mari 23/05/2021

Dois caminhos entrelaçados
Mais um livro que eu li da lista obrigatória. O livro é muito bom em vários âmbitos. Entramos em contato com uma nova cultura, vemos um povo deixado ao vento devido a guerra e duas histórias incríveis, caminhos que tem o mesmo fim. Eu imaginei que algo ligaria ambas no final mas não tinha ideia do que era. O romance vale a pena.

leti 02/08/2021

Terra sonâmbula
É a segunda vez que leio esse livro, e é a segunda vez que fico surpresa com a beleza que essa obra carrega.

O ambiente se situa numa Moçambique pós conflitos coloniais e em plena guerra civil. E "A guerra é uma cobra que usa os nossos próprios dentes para nos morder."
Terra sonâmbula é um livro repleto de figuras de linguagem e desenvolvido com uma linguagem poética e única.

Sobre a história: tem inúmeros pontos que eu queria destacar, mas vamos começar pelo início.
Eu acho brilhante a forma como o título - Terra sonâmbula - concorda lindamente com o triste contexto de guerra em Moçambique, representando que a terra que a guerra atinge não tem descanso.

O intercalar entre os cadernos de Kindzu e o dia a dia de Muindinga e Tuahir é uma coisa que eu gostei muito. Além disso, gosto da forma como diversos personagens e cenários são introduzidos ao longo da história, o quê da o sentimento do avançar do tempo.

A história toda é ótima e cativante, flertando entre realidade e fantasia, nos deixa com dúvidas e instiga cada vez mais nossa curiosidade.

Acho que ta na cara que eu super recomendo esse livro ? por favor leiam.

Lu Lobo 16/05/2021

apesar da linguagem complicada achei a história interessante e triste. um dos mais legais da lista da fuvest

Brina 18/06/2022

Uma história emocionante, mas pra mim a linguagem muito poética so serve pra me confundir. Mais uma lerdeza minha foi depois de ter lido tudo, ficar com varias dúvidas em algumas palavras (e procurar no Google) vi que ao final tinha um glossário ?.

Bia 09/04/2022

Como a companhia deixou no português de Moçambique, as vezes da uma engasgada. E não façam igual eu, que esqueceu que existia um glossário e penei com alguns termos.

MAS, vale muito a pena. O plot... o que foi isso?? Muito gratificante, imersivo e cheio de acontecimentos fantásticos. E muito triste ver como a guerra, independente do país, molda a sociedade e limita de inúmeras formas.