Um artista da fome / A construção

Um artista da fome / A construção Franz Kafka

Resenhas - Um Artista da Fome / A Construção

Rafa 18/02/2024

Um artista da fome é o melhor dos contos nessa coletânea. Tem começo, meio e fim. A Construção é chato e arrastado, dando voltas e voltas. No próprio posfácio é dito que ele não sabia como terminar a história. O livro vale para quem está buscando textos do Kafka, mas não se sustentam sozinhos.

Mimin 20/01/2024

Um livro sobre arte
É meio difícil fazer uma resenha sobre um livro com diversos contos.

Mas se eu posso falar uma coisa sobre esse livro no geral é que é um livro sobre arte. Acredito que aqui a arte foi explorada em diversos âmbitos, diversas formas. Ficou o questionamento de o que é arte? Quem decide o que é arte? Qual o impacto da arte na vida do artista?

O conto Um artista da fome foi o que mais me pegou, você ver ele se destruindo aos poucos pela sua arte e fazendo isso não pela ambição de dinheiro e sim porque ele não conhecia uma realidade onde não existisse a sua arte e não conseguia se satisfazer com as coisas mundanas, como comer. Para ele existia apenas a sua arte e no final isso o matou.

Eu amo Kafka, ele é provavelmente meu autor favorito no momento. E recomendo muito a leitura!

mizumonoo 03/01/2024

Fantástico
Meu interesse nesse livro começou quando li (ainda no ensino fundamental II) em algum lugar o título "Um Artista da Fome", provavelmente na lista de outras obras do autor que acompanhava a minha edição de "A Metamorfose". A imagem que esse título invocou em minha mente se alojou nela e assim que encontrei a obra em uma livraria comprei sem pensar duas vezes.

O livro é composto por 4 contos (Primeira dor, Uma mulher pequena, Um artista da fome e Josefina) e uma novela (A Construção). Eu fiquei empolgada por ter mais histórias do que o esperado e cada uma foi de fato maravilhosa e, como eu previa, a história que se tornou minha favorita *entre os contos* foi "Um Artista da Fome", não pela história em si, mas por ter sido totalmente diferente do que eu esperava e, nesse sentido, consideravelmente melhor. Outra história que me surpreendeu foi "Josefina", eu não esperava me pegar tanto tempo pensando e refletindo sobre uma história. No entanto, vale ressaltar que os outros dois contos também são muito interessantes e valem a leitura.

Por fim, a novela "A Construção" foi a mais desafiadora, mas igualmente intrigante de ler. São mais de 40 páginas de um longo monólogo paranóico e ansioso, mas que me deixou bastante reflexiva. De início minha interpretação foi mais relativa a introspecção e a falsa sensação de segurança do isolamento, já que mesmo quando o personagem é capaz de escapar do perigo externo ainda é perseguido pelo perigo interno. Toda a minha concepção desse suposto perigo previa causas psicológicas, então eu imaginava a construção como um refúgio mental, o zumbido como uma perturbação da paz interna causada pela própria ansiedade constante do personagem, enfim, toda a minha interpretação da história rondava o plano subjetivo. No entanto, quando li o posfácio, a pontuação sobre a ascensão do nazismo (perigo externo) e o avanço da tuberculose de Kafka (perigo interno) fizeram com que a história ganhasse outro peso e intensidade, fez com que o perigo saísse do subjetivo pro concreto e o que já era uma história melancólica ganhou contornos ainda mais mórbidos. Enfim, essa foi a minha história preferida do livro inteiro e espero muito poder ler mais obras de Kafka futuramente.

daviqw_ 24/12/2023

Oh kafka problems!
Esse livro tem 4 contos do kafka que são de certa forma interessante mas não tão legais quando comparados a outras escritas dele. (ódio pessoal a josefina)

meu conto preferido foi "Uma pequena mulher" e a novela "A construção" e menção honrosa a "Um artista da fome"

claribru. 07/09/2023

Por ser meu escritor favorito, me entristece muito dizer me entediou um pouco. Kafka é genioso, e seus contos na obra como: um artista da fome e a novela a construção foram os únicos que me prenderam de fato. Acredito que como uma obra pessoal do autor as reflexões de arte, medo são tão realistas, tristes e formidáveis. Contudo, você tem que possuir ? muita ? paciência para finalizar a obra e, ainda sim, pode vir a sentir como eu que não nutriu todos os benefícios/ sensações que o mesmo tentou passar através da sua escrita.

Gui 15/08/2023

Esperava mais mas ainda é Kafka
Como qualquer obra do Kafka, bastante reflexivo e aberto a múltiplas interpretações. Alguns contos (como Josefina, a cantora e Primeira dor) me cativaram mais, enquanto Uma mulher pequena e A construção foramm intermináveis de tão arrastados.
No geral, vejo principalmente reflexões sobre o papel da arte e do artista na sociedade, alienação do trabalhador e o constante escrutínio de um artista em relação à sua obra, sempre imperfeita e inacabada, especialmente em A construção, o que é bem esperado para o Kafka, que nunca terminou nenhum dos seus romances.

Carlinha 12/08/2023

Acima de tudo esse livro representa o estado de espírito dos últimos momentos de Kafka em vida. Um ponto em comum nos primeiros contos antes de A Construção, é como os personagens são artistas (com a excessão de Uma Mulher Pequena), e se dão pelas suas artes. Correndo risco de vida, questionando a vida, e que por mais que eles amem o que eles fazem, eles sofrem por fazê-lo, e ainda assim não param por que é o que os mantém, de certa forma, vivos. Já A Construção deixa muitos caminhos abertos à interpretaçãões e ao mesmo tempo, nenhum caminho, o personagem fica super incomodado com a possibilidade de alguém invadir (ou já ter invadido) a construção dele, e fica vulnerável a ponto de não conseguir pensar em nada a respeito, como formas de proteção e afins, fica apenas dando voltas e voltas pensando em tudo e não pensando em nada, ele apenas se desespera e só temos isso do início ao fim.

Vitoria 12/07/2023

Transparente como água
É incrível como Kafka nos aproxima de sua realidade através de um vocabulário muito próprio. A forma como distribui as palavras nos afeta precisamente onde nunca imaginaríamos sermos tocados de maneira tao similar aos nossos pensamentos mais inaudíveis. Tenho a sensação de que quanto mais conheço Kafka, mais descubro sobre mim.

ayyrwsm 16/04/2023

Kafka
O inicio foi bastante interessante, mas foi chegando no meio e eu estava quase morrendo de tedio, achei q não fosse conseguir terminar

Poliana 08/03/2023

Complicado...
Eu já li A Metamorfose dele e amei, porém, este achei muito melancólico e complicado de se ler, este livro tem os maiores parágrafos que eu já vi na minha vida como leitora e isso me atrasou muito na leitura, são contos interessantes, porém não me senti conectada... Espero um dia reler este livro e tentar entender o que o autor quis transmitir com tudo isso.

pirocadeperuca 08/02/2023

um artista da fome e a primeira vez são narrativas semelhantes, tanto no aspecto circense quanto no sentido subentendido. uma mulher pequena e a construção parecem retratar as perseguições sofridas por Kafka na época (exterior (ascensão do nazismo) e interior (tuberculose)). Josefina, a cantora, tem sua voz.
enfim, a construção foi um texto absurdamente extenuante, odiei

clara 28/01/2023

??
sério, é perfeito, amo o conceito, amo o autor, amo tudo, porém algumas partes do livro são cansativas de ler por serem longas, mas isso não impede o livro de ser mt bom

astrphysics2 23/01/2023

Ótimo
Meu primeiro contato com Kafka foi em "A metamorfose" mas não terminei e decidi tentar seus contos primeiro. Levando em conta toda a situação que ocorria em seu interior e exterior, todos os contos são de certa forma autobiográficos, o que me auxiliou no entendimento de "a construção".