Amor sem limites

Amor sem limites Robert A. Heinlein

Resenhas - Amor sem limites

kleberaugusto 12/09/2015

Poucos livros...
...mexeram tanto comigo como este. Mas, após tantos anos de sua leitura, consigo entender melhor porque.

Em primeiro lugar, eu era jovem. Devia ter entre 15 e 20 anos, e essa é uma fase muito sensível de qualquer ser humano.

Em segundo lugar, a história é realmente muito sensível. A luta de um homem imortal para encontrar algo que ainda não tenha feito, a pressão de todos ao redor para que ele não desista, e toda a desesperança do personagem principal, e tudo isso temperado com ótimas cenas e situações de ficção científica. Como não se emocionar? Lágrimas me vem aos olhos só de lembrar.

Lazarus Long é imortal, e sabe disso (mas não vou dizer aqui porque; leia o livro). Sua história passa por colonizações de planetas, casamentos, paternidade, decepções e aprendizado. Há um capítulo inteiro dedicado apenas à correta conservação de cerveja. Mas o melhor é como ele descreve seus sentimentos em relação aos amores e aos filhos, e como ele se posiciona cético após tantos anos de vida e tantas experiências. Fascinante! É uma espécie de 'Forrest Gump' com mais consciência de si próprio.

Me tornei fã de Robert Heinlein por causa deste livro, e passei a procurar e ler outros livros dele: "Um Estranho Numa Terra Estranha" também é ótimo.

Não vejo a hora da próxima 'crise de roteiristas de Hollywood' acontecer, e esta história ser transformada em filme.

M. Zerbini 15/03/2013

There must always be Time Enough For Love!
Indeed. Love...

Even though this book is science fiction, it could be interpreted as a strange, unorthodox, but truthfull ode to love.

The book tells the story of Lazarus Long, The Senior, oldest human alive in the universe. It starts during a frustrated suicide attempt by him (this is no spoiler so f*ck off) and ends in a... Well this would be a spoiler so let me just tell you you it ends with a bang!

Even though it has a great premise, it is not a great book, it's interesting, funny, and incredibly witty (mostly in the beggining), but all in all I think it only wants to prove one single point: Humans don't change.

Technology changes, space travel appears, but humans are still the same frustrated, violent, resourceful bunch. It did remind me of "Back to the Future: The Game" in wich Doc's sons study one in Victorian England and the other in the future, the idea being it doesn't really matter.

One thing I must point out is the amount of incest in the book. it does bothers absolutely everyone! Still in this subject, the author (the great Heinlein!) Seems to be in a cruzade against jealousy but it does stumble with it in a particular moment.

Again, this is not a spoiler but, one of the characters most importat for the main character, decides her life simply because she didn't want to live in the same planet as his former wife.

A good book, but to call a Heinlein "good" is already an offense. I recommend it only to science fiction aficionados.

Ulisses 25/03/2017

...
Terminei esse livro hoje apos longos dias juntos,é um livro longo porem nao foi cansativo, traz fortes questionamentos e reflexões ,com um enredo bem estruturado e criativo,recomendo que leia .e faça uma resenha .

Pedróviz 13/07/2011

Preciso reler este calhamaço utópico
Eu preciso ler novamente esta obra, pois faz muito tempo que passei por estas páginas e delas me ficou a sensação de um ambiente asséptico frequentado por um homem cultuado por jovenzinhas atenciosas e ávidas por receberem seu material genético geração após geração.

Sei lá, como disse, devo reler este livro, pois fiquei com uma má impressão de um homem que quer somente para si todo o benefício da tecnologia. Que amor é este que faz um homem se ligar ao mundo por mais de quatro mil anos sem qualquer indicação de que isto fosse terminar no livro? Será amor realmente? É muito conveniente se tomar certas palavras para se justificar o injustificável.

Robert Heinlein, expoente da ficção científica, propõe, aqui, a utopia da imortalidade através da biotecnologia, coisa para quem tiver como pagar e não para todo comum mortal; não, isto não se trata de amor em momento nenhum. É isto que quero deixar claro para mim mesmo numa releitura deste calhamaço de seiscentas e tantas páginas.
Mas antes vou ter que reler "A Luneta Mágica" que ainda não reli...
Pedróviz 29/05/2018minha estante
Sem dúvida que a leitura de A Luneta Mágica nos traz muito mais proveito estético, moral e menor perda de tempo. De certo modo Amor Sem Limites é uma alegoria das oligarquias que se perpetuam no poder. Logicamente que o milenar patriarca, já querendo desistir da vida pelo tédio e pelo cansaço, é submetido à suprema vontade do clã que dele depende para se manter no seu ápice genético. Água com açúcar, tecnologia, aventura à moda pioneiros, lições baratas de moral, enfim, tudo conforme à época do livro. Melhor ler A Luneta Mágica.

Lari 17/09/2021

Que livrão, em!
O livro é uma biografia da pessoa mais velha do universo do livro. Vários planetas estão habitados; estima-se que haja mais de 500 bilhões de pessoas espalhadas e graças ao rejuvenescimento, elas podem se tornar quase imortais.

O Lazarus é um personagem com dois mil anos de idade que gosta de falar sobre tabus, filosofia, religião, amor, ódio, política e muitos outros temas. Ele é basicamente um pescador: já viu de tudo e acrescenta e/ou tira detalhes de cada história que conta. Achei divertido. Me encantei pelas mulheres e pelo s3xo livre.

A história me remeteu a série de livros 'O Guia do Mochileiro das Galáxias' e ao filme 'Ela' - esse último em especial. Estou extremamente encantada por esse livro e grata a quem o perdeu, pois jamais me imaginei escolhendo um livro com uma temática de ficção científica.

Aliás, o título é sobre o amor em forma de fascínio pela vida; incesto e robôs.

Todas as resenhas que encontrei no blogspot são de idosos intelectuais que me convenceram no primeiro parágrafo de que valeria a pena ler.

site: http://jorgecarrano.blogspot.com/2014/05/time-enough-for-love-i-amor-sem-limites.html