Micro

Micro Michael Crichton

Resenhas - Micro

J. Silva 06/02/2024

"Querida, encolhi as crianças"
Micro é a segunda obra póstuma de Michael Crichton, falecido no ano de 2008. Por isso o livro apresenta dois autores: aquele que concebeu a história e diligenciou as pesquisas e, aquele outro, que conclui o enredo.

A editora acertou tão bem na escolha desse segundo escritor, que é praticamente impossível distinguir quando começa um e termina o outro.

A história órbita sobre sete estudantes recrutados por uma empresa de tecnologia farmacêutica - Nanigem Inc.-, localizada no Havaí, para apresentarem seus inovadores estudos. Contudo, o presidente dessa empresa, se vendo acuado diante da possibilidade de um crime vir à tona, coloca os estudantes numa máquina, que os encolhe a proporções microscópicas.

A partir do encolhimento, os micro humanos vivem inúmeras aventuras em nome da sobrevivência; e, tudo isso em meio aos perigos da floresta e da caça empreendida pelos nanorobôs, programados para matá-los.

O destaque da trama fica pela ampla pesquisa que Michael Crichton realizou para descrever o processo de encolhimento e a vida microscópica na floresta havaiana. São quatro páginas de referencial bibliográfico.

A história é empolgante e prende o leitor do inicio ao fim. Daí, fica o agradecimento a editora por ter dado sequência ao trabalho inacabado e, com isso possibilitar que os leitores em geral e fãs do autor tivessem acesso a uma incrível história. E de tão incrível a DreamWorks anunciou planos para uma adaptação cinematográfica da obra.

julio monteiro 14/02/2013

otimo livro
Show de bola!!! Muito bem escrito e daria um super filme. Li em pouco tempo e de forma continua. Nao da pra parar, é aquele tipo de livro que quando acaba ficamos tristes. Recomendo.
Igor Nascz 03/03/2013minha estante
falou tudo cara, agora imagina Crichton terminando essa história!?

Mesmo com sendo um otimo livro, Richard Preston teve umas falhas muito feias... mas whatever, soube falar muito bem do incrivel e misterioso mundo microscopico =D

julio monteiro 03/03/2013minha estante
Sim verdade. . . Abs

Nathaly 20/04/2021

Tudo que a ficção pode criar
Sem palavras com a riqueza de detalhes no mundo que os dois autores conseguiram criar. Somando a tudo a adrenalina das cenas que ficam gravadas na imaginação e o enredo muito bem elaborado. É um livro que prende a atenção do começo ao fim. Vale muito a pena!

Marlo R. R. López 27/06/2013

Como homenagem póstuma, é um bom livro. A história é instigante e, de certa forma, Preston joga muito bem com o suspense e a ação do enredo. Há detalhes que lembram Michael e isso gera no leitor uma serena sensação de saudosismo.

Mas quem é acostumado com Crichton não vai encontrar em 'Micro' o mesmo autor de 'Jurassic Park' e 'Linha do Tempo', até porque o romance foi escrito por outra pessoa e é natural que diferenças estruturais existam. Mas acabei sentindo muita falta da técnica característica de Crichton, do seu estilo próprio, coisa que Preston tentou imitar muitas vezes sem sucesso. Em alguns momentos a história soou boba e exagerada, coisa que provavelmente não aconteceria com Crichton no comando.

Preston escorrega justamente onde o homenageado nunca escorregava, que é na questão da verossimilhança. Você lê 'Jurassic Park' acreditando que dinossauros podem ser clonados; lê 'Linha do Tempo' jurando que é possível ir para o passado; lê 'Esfera' acreditando plenamente que uma nave espacial pode ser descoberta no oceano e ter poderes mágicos. Com 'Micro' isso não aconteceu. As explicações não convencem, os personagens não convencem, os eventos não convencem. Tudo é narrado de maneira muito rápida, como se o foco não fosse, também, a ideia por trás do romance, mas apenas a ação.

Se formos comparar com 'Latitudes Piratas', o 'Micro' publicado por Preston é o tipo do livro que Crichton escreveria no início de carreira e que, no final das contas, pensaria em não publicar.

Michael vinha escrevendo nos últimos anos romances bastante maduros, e eu esperei que 'Micro' atingisse os mesmos graus de maturidade e complexidade que 'Next' e 'Estado de Medo', para citar os mais recentes. Mas não foi o que ocorreu, e isso acabou despertando uma estranha sensação de decepção. Preston poderia ter se dedicado mais a construir uma obra menos superficial, menos voltada para a ação frenética e mais preocupada com a ideia dos microrrobôs e de todo aquele micro-mundo.

Crichton tinha uma grande virtude: sabia dosar com maestria conteúdo intelectual, suspense e ação. Infelizmente, Preston ficou apenas nestes dois últimos. Mas, sendo justo, nenhum esforço é em vão.

site: www.artigosefemeros.blogspot.com.br

Felipe Miranda 09/01/2014

Micro - Michael Crichton, Richard Preston por Oh My Dog estol com Bigods
Michael Crichton é autor de Parque dos Dinossauros, quando li isso meu interesse em ler Micro despertou. Como não? Para minha infelicidade sua escrita não me empolgou, talvez pelo gênero ficção científica ser tão técnico e cheio de explicações detalhadas. Como por exemplo, como uma aranha de tal espécia produz tal veneno. Certo, isso pode ser algo extremamente interessante mas ler páginas e páginas sobre processos desse tipo, passo a passo, se torna cansativo. Crichton faleceu antes de terminar o livro e Richard Preston ficou responsável pelo desfecho de Micro, o que fez toda a diferença, a leitura ficou mais leve e menos ligada a tanta falação química.

A Nanigen MicroTechologies é uma empresa de alta tecnologia que realiza um trabalho avançado de robótica produzindo robôs extremamente pequenos. Mas existem dúvidas em relação a essa tecnologia. Logo no início três homens são mortos em uma sede da empresa localizada em um galpão poeirento no meio do nada, após uma pesquisa, suspeitas de que a Nanigen seja só uma fachada para sonegação de impostos ficam mais fortes. O curioso, é que os homens foram encontrados com cortes minúsculos e profundos pelo corpo, o que teria causado as mortes? Pessoas desaparecidas ligadas a empresa serão constantes durante a leitura...

Vamos ao que interessa, a Nanigen está selecionando pesquisadores para um trabalho de pesquisa do mundo natural em nível micro ou nano no Havaí, com promessas de laboratórios que oferecem as melhores condições de pesquisa da história da ciência. Um dos pontos mais legais da estória é ela se passar no Havaí, me passou um clima bem Crichton. Durante o enredo vamos acompanhar sete pesquisadores que aceitaram o trabalho e acabaram se envolvendo em um enorme micro problema. Vin Drake, presidente da Nanigen é ambicioso e vai fazer uso da tecnologia que tem em mãos para lucrar ainda mais. Inicialmente, os pesquisadores teriam seus tamanhos reduzidos para estudarem cada espécie de ser vivo desconhecida pela ciência, coletando amostras de um quadrante do ecossistema havaiano, uma mina de ouro possível de novos medicamentos que poderiam salvar vidas. Porém seus planos saem do controle e ele acaba jogando os pesquisadores na floresta, no micro mundo biologicamente perigoso. É meio absurdo, algo de filme da sessão da tarde mesmo, mas acreditem em momento algum é bobo, é fantástico. Eles enfrentarão aranhas, gafanhotos, ácaros, vespas, tentarão sobreviver lutando contra os animais e seus venenos altamente perigosos, e claro, Vin Drake não sossegará até ter certeza que matara todos.

Rick é pesquisador de remédios indígenas, um dos poucos personagens que não me entediaram. Karen é especialista em aranhas e artes marciais, é a durona do grupo. Peter sabe tudo sobre venenos e é irmão do vice-presidente da Nanigen, Eric, que é morto, dando o pontapé inicial nos mistérios da trama. Erika é especialista em besouros, Amar em hormônios das plantas, Jenny em ferormônios e Danny é o insuportável da estória, o doutorando mal caráter. Simpatizando com uns, odiando outros, até o último capítulo eu não ousei arriscar como tudo acabaria. Será que ninguém teria um final feliz? O livro é dividido em três partes, os capítulos finais foram eletrizantes, adorei e recomendo, só é preciso ter paciência se você não curte ficção científica.

site: http://www.ohmydogestolcombigods.com/2013/06/resenha-micro-michael-crichton-e.html

will.mesquita.9 23/11/2014

Meia boca demais!
Nossa, comprei com uma expectativa enorme. Minha frustração com o resultado só foi aplacada quando soube que o livro não foi integralmente feito pelo Crichton.

Falta muita coisa para que o livro flua dentro de margens aceitáveis e agradáveis.

Não gostei.

Ophs 26/12/2018

Dinheiro no lixo
É um livro extremamente comercial e sem fundamento. A leitura muitas vezes é entediante e escrita de uma maneira... jogada. Por vezes, parece ser uma falta de identidade terrível do autor com a própria obra. Os personagens não tem carisma, e os que tem simplesmente são mortos ao longo da jornada. O vilão é uma decepção! Pouco convincente e uns trejeitos sociopatas sem camadas e mal construido... O que deveria ser um plot é totalmente previsível e sem graça; no final, foi uma perda de tempo torturante já que o livro não andava e, quando tentava andar, tornava-se rapidamente maçante. Realmente foi uma grande decepção

Rosana 22/07/2019

Fantastico
uma viagem fantástica envolvendo ciência e tecnologia num mundo de insetos e robôs com uma pesquisa sensacional.

Sophia 27/12/2019

ruim
esse livro é a prova de que, se eu morrer, amigos, me deixem morrer com minhas palavras! Ruim não define esse livro, porque é sinceramente um tipo de treinamento para idiotice. Um vilão mal escrito e parece que saiu diretamente de malhação, personagens sem carismas, e os unicos que tem morrem de uma forma vergonhosa. O plot final é tão ruim que sei lá, dá vontade de morrer. paguei 10 reais nisso e é como se eu tivesse pago 1 milhão

Yyyy 19/05/2020

Gostei
Um livro muito bom, envolvente. O começo é uma leitura um pouco lenta, mas depois desenrola e envolve o leitor.