Dangerous Girls

Resenhas - Dangerous Girls

steph (@devaneiosdepapel) 01/07/2016

Dangerous Girls - Abigail Haas
[Resenha originalmente postada no blog Devaneios de Papel]

Se você é do tipo que não aguenta mais livros de YA com protagonistas bobinhas, plot simplório e romance água com açúcar; se você até gosta de protagonistas jovens, mas revira os olhos para suas atitudes e anseia por personagens mais reais... vem comigo que vou te apresentar sua próxima leitura.

Dangerous Girls é, em resumo, um thriller policial. Temos crime, investigação, suspeitos, reviravoltas e segredos revelados a todo o momento. Porém o que dá graça à obra é que tudo acontece com uma turma de adolescentes de 16-17 anos. Então além de toda a parte "séria", temos intrigas, dilemas e situações típicas dessa fase, trazendo um equilíbrio para a história.

A narrativa é em primeira pessoa pelo ponto de vista de Anna, que junto ao seu grupo de amigos, é uma das suspeitas de ter assassinado a amiga Elise em uma viagem à Aruba. A autora alterna entre passado e presente para nos fazer entender tudo o que aconteceu antes mesmo da viagem, já que a narradora nos conta sua história de amizade com o grupo e nos apresenta a dinâmica do relacionamento dela com cada personagem. Isso é essencial para, quando a investigação começar, o leitor conseguir enxergar motivações em todos os suspeitos.

Falando um pouco mais dos personagens, Abigail Haas tem uma capacidade única de criar pessoas reais e cheias de defeitos, que eu não consegui gostar mas ao mesmo tempo senti empatia. É muito doido. Eu nunca tinha visto isso em um livro de YA, até porque geralmente, mesmo quando o personagem é tridimensional, fica claro quem é "do bem" e quem é "do mal"; já em DG você não consegue perceber isso em absolutamente ninguém, o que é fascinante e assustador ao mesmo tempo.

Algumas das coisas que me encantaram em Dangerous Girls foram o tom sombrio e intenso da história e o fato de tudo ser tão "imaginável". É como um filme, consegui visualizar tudo de maneira nítida mesmo quando as descrições não eram muito detalhadas. Esse é o nível de imersão que essa história vai te proporcionar, pode acreditar em mim. Você vai se sentir parte daquela investigação, daquele tribunal e daquela viagem. A dúvida vai te corroer e vai te deixar com uma sensação enorme de impotência, por só poder acompanhar o desenrolar sem interferir diretamente nos acontecimentos.

A escrita de Haas é direta e retrata as emoções humanas sem floreios. O vocabulário é simples, até o leitor iniciante consegue acompanhar tudo sem parar para consultar o dicionário. Então não tem desculpas pra não ler essa coisa linda!

site: http://www.devaneiosdepapel.com.br/2016/07/resenha-dangerous-girls.html

Camilla 28/11/2016

"They assume I'm guilty, and they can't wait to see me burn."
Eu não leio muitos thriller porque acho os inícios lentos, as histórias repetitivas, os plot twists pouco originais... mas esse livro veio altamente recomendado, resenhas positivas e mindfuck garantido. Tudo muito digno.
Dangerous Girls me deixou paranoica. Dangerous Girls me fez ir dormir com o Kindle na mão, e acordar já continuando a ler.
O livro conta a história pela perspectiva de Anna, formanda do ensino médio, que vai passar férias de primavera com os sete amigos em Aruba. E, assim, com poucos dias de viagem, a melhor amiga de Anna, Elise, é encontrada morta dentro de seu quarto na casa de praia. Anna, sendo a principal suspeita, conta a história da injustiça e da burocracia da lei, bem como as reações de seus amigos frente à acusação.
Mas pra mim, a principal "pegada" desse livro é a escrita: não é o tipo de livro que vai te fazer desconfiar de apenas um personagem (como o direcionamento de Gone Girl), é o tipo que te faz desconfiar de TODO MUNDO. Qualquer diálogo você já pensa "essa pessoa está sendo amigável demais", ou "essa pessoa está sendo arisca demais", ou "essa pessoa está sendo neutra demais". P-A-R-A-N-O-I-A.
Além disso, Abigail Haas fez um ótimo trabalho ao descrever as amizades, o romance, o ciúme, a inveja, e diversos elementos relacionados ao espírito juventude atual.
Recomendo milhas e milhas.

choselabyrinth 24/02/2022

reação
bicho, escrevendo isso do ponto de vista de alguém que já sabia o final por edits do instagram?

FODA. em momento algum eu me senti distante da narrativa, vagando solta por ela. me arrancou suspiros do mesmo jeito. a escrita é simples, mas te prende e te empurra até o final. não consigo nem imaginar como é a experiência de alguém que entra no livro de cabeça vazia.

mesmo com o fato de eu saber a resolução, eu fiquei esperando o contrário. quis que a autora me convencesse que o que eu vi em edits era apenas trechos irrelevantes e que a anna, realmente, era inocente.

é uma batalha decidir nota. cogitei tirar meia estrela pelo simples e único motivo de eu saber demais, e ter colocado muita expectativa em certas coisas. não é que o livro não supriu, não. mas queria ter lido mais sobre a relação da anna e da elise, o quão próxima elas realmente eram. o depois do funeral. queria ter lido, também, como a anna fez tudo e como ela se livrou das acusações no final? pode-se até dizer que o epílogo foi escrito preguiçosamente, corrido, mas imagino que seja algo meu, porque, novamente, entrei sabendo de quase tudo?

RECOMENDO DEMAIS!

Sofia 07/02/2014

GAHHH
"Wouldn't we all look guilty, if someone searched hard enough?"

Um dos melhores livros que eu já li na categoria mystery/ya.

Anna é presa em Aruba após a morte de sua melhor amiga, Elise. Seus amigos, seu namorado e ela são suspeitos da morte. Um a um, eles vão sendo liberados e ela continua presa.
O livro mostra o que acontece por trás de uma condenação, os dias na prisão, o julgamento, as audições, como a mídia trata o caso, entrevistas e afins. E no meio disso tudo flashbacks sobre como Anna e Elise se tornaram melhores amigas e uma relação meio tóxica entre as duas.
Gostei muito de como a autora descreve a amizade e tbm o que Anna sentia por Tate.

Li o livro em um dia e recomendo.

Kauane 29/08/2021

Leitura envolvente quanto mais você lê mais você quer criar teorias e descobrir o culpado, tem algumas coisas que achei questionáveis e incoerente, gostei do plot.