Os três imperadores

Os três imperadores M.J. Carter




Resenhas - Os Três Imperadores


8 encontrados | exibindo 1 a 8


Luiz.Goulart 15/09/2021

Um cenário familiar para a 1ª Guerra Mundial
Uma biografia fascinante de mais de 600 páginas sobre três governantes das grandes potências europeias: Grã-Bretanha, Alemanha e Rússia, comandadas por três primos: Jorge V (rei-imperador da Inglaterra, do Império Britânico e da Índia); Guilherme II (o último kaiser alemão) e Nicolau II (o último tzar russo). Juntos, reinaram sobre os últimos anos da Europa dinástica, até a Primeira Guerra Mundial. A biógrafa recheou a obra com dezenas de fotografias da época e farta correspondência trocada entre os primos (netos da rainha Vitória). Para os três imperadores a guerra seria um desastre, acabando seu relacionamento familiar em traições, assassinatos e abdicações.
comentários(0)comente



Rodrigo.Cabanne 31/08/2021

Excelente idéia com uma péssima execução
O livro tem uma ideia excelente: conectar os motivos que levaram à primeira guerra mundial com a relação de parentesco entre os monarcas da Alemanha, Inglaterra e Rússia.

O problema é que o livro é repetitivo, principalmente no começo. Ele exagera na caracterização dos personagens e se torna um pouco enfadonho. Outro erro é a utilização de apelidos e abreviações, além do nome dos personagens, o que confunde o leitor. Essa parte mais amarrada da história dura até pouco mais da metade.

Com o desenrolar da história, esses dois pontos vão perdendo a relevância e a história passa a ser envolvente, mostrando de forma rica a conturbada relação entre os três e entre cada um e sua respectiva população e governo.

O fechamento do livro é sensacional, mas insuficiente para recuperar a parcela mal executada.
comentários(0)comente



Kellen.Rosa 20/02/2020

Para quem ama história
?Três primos, três impérios e o caminho para a Primeira Guerra Mundial?.

Essa é a síntese da obra.

A dinâmica das famílias reais europeias, os laços consanguíneos e a ilusão de paz pela manutenção da ordem e da tradição são elementos que compõe essa obra, que revela a faceta do continente europeu pré Grande Guerra.
comentários(0)comente



Camila Faria 17/04/2015

Três primos, três impérios e o caminho para a Primeira Guerra Mundial. O subtítulo já indica o que esse livro tem de melhor. Impressionante constatar que contar a história desses três primos – Nicolau II da Rússia, Jorge V da Inglaterra e Guilherme II da Alemanha – é revelar como os últimos suspiros do conservadorismo de uma Europa dinástica levaram ao século mais violento da história europeia. Um prato cheio para quem ama história, essa biografia desvenda as curiosas correspondências entre os primos, fontes históricas relevantes e nos presenteia com fotografias maravilhosas dessa que foi a última geração que acreditava na manutenção dos laços reais para garantir a paz.

site: http://naomemandeflores.com/os-tres-ultimos-livros-5/
comentários(0)comente



Wagner 19/08/2015

decepcionante
assuntl nota 10.. estilo da autora nota1.muito chato
comentários(0)comente



Claudia 19/09/2015

Chato
Autora não soube fazer um relato digno desse assunto tão interessante. Uma pena. Poderia ter resumido mais e ter focado nos itens mais relevantes da história.
comentários(0)comente



Romeu Felix 03/03/2023

Fiz o fichamento sobre esta obra, a quem interessar:
"Os três imperadores: três primos, três impérios e o caminho para a Primeira Guerra Mundial" é um livro escrito por M.J. Carter e publicado em 2013 pela editora Objetiva. Com 632 páginas e escrito em português, o livro narra a história de três primos - o czar Nicolau II da Rússia, o rei George V da Inglaterra e o imperador Guilherme II da Alemanha - e a relação entre seus respectivos impérios, que culminou na eclosão da Primeira Guerra Mundial.

A obra é dividida em três partes, cada uma centrada em um dos imperadores. A primeira parte, "Nicolau II da Rússia", aborda a ascensão de Nicolau II ao trono, seu casamento com a princesa alemã Alexandra e a relação tumultuada com seu ministro Sergei Witte, que tentou modernizar a economia russa. A segunda parte, "George V da Inglaterra", apresenta a vida do rei inglês, sua relação com a esposa Mary e a política externa da Inglaterra em relação à Rússia e à Alemanha. A terceira parte, "Guilherme II da Alemanha", trata da vida do imperador alemão, sua relação com a mãe, a rainha Vitória da Inglaterra, e a política agressiva da Alemanha em relação aos outros países europeus.

Carter apresenta uma análise minuciosa da política e da diplomacia que caracterizaram a época, além de oferecer uma visão detalhada da vida e da personalidade dos três imperadores. Ela mostra como as rivalidades entre os impérios, bem como as tensões internas em cada um deles, contribuíram para o desencadeamento da Primeira Guerra Mundial.

O livro é baseado em uma extensa pesquisa em fontes primárias e secundárias, o que confere uma grande credibilidade e profundidade à narrativa. Carter utiliza uma linguagem clara e acessível, o que torna a leitura fluída e agradável, mesmo para quem não é especialista em história.

"Os três imperadores: três primos, três impérios e o caminho para a Primeira Guerra Mundial" é uma obra de grande relevância histórica, que oferece uma nova perspectiva sobre a política e a diplomacia que caracterizaram o início do século XX. Carter é uma escritora talentosa e sua habilidade em transformar a história em uma narrativa envolvente torna o livro uma leitura indispensável para quem deseja entender as origens da Primeira Guerra Mundial.
Por; Romeu Felix Menin Junior.
comentários(0)comente



8 encontrados | exibindo 1 a 8


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR