Fangirl Rainbow Rowell

Resenhas - Fangirl

Emma 25/09/2013

Uma ficção muito real
Raibow Rowell pode não ser muito conhecida no Brasil - nenhum dos seus livros foram publicados aqui - mas quando a Amazon me mandou um e-mail com os lançamentos de setembro, esse livro me chamou a atenção no momento em que eu li a resenha. Então eu soube: eu tinha que tê-lo!

Fangirl conta a história de Cather - ou Cath - Uma garota tímida, com poucas habilidades sociais, que não sabe como dizer "não", e nem como se adaptar a esse ambiente novo que é o campus universitário.

Vejam bem, Cath não está na faculdade que ela escolheu, e sim na faculdade que sua irmã gêmea idêntica escolheu. Ambas não irão dividir o dormitório porque Wren - a gêmea - que levar a "experiência colegial" a sério, e conhecer novas pessoas. Assim, Cath é jogada nessa faculdade para dividir o dormitório com Reagan, o oposto de Cath em tudo. e Ela tem que aprender a se virar sozinha nesse ambiente estranho, enfrentar os seus medos e sobreviver ao seu ano como caloura.

Mas Cath não teve uma vida fácil. Aos oito anos, a mãe das meninas saiu de casa, deixando ambas sob os cuidados do pai, que caiu em uma depressão. As duas cresceram entraram na puberdade/adolescência sem a presença de qualquer figura materna, tendo que pesquisar no google coisas básicas como período fértil, menstruação e outras coisas que deveriam ser ensinadas pela mãe.

A partir daí, o laço das duas - já forte - se tornou quase inquebrável. Mas o desejo de Wren em ser independente da irmã faz com que as duas se afastem, discutam e passem dias sem falar.

Wren é um tanto frívola enquanto Cath é uma geek de carteirinha, mas uma completa a outra e quando estão justas, podemos observar como a autora desenvolve bem esse relacionamento especial.

O par romântico da protagonista, Levi, não pode ser visto como um "Gary Stu", mas ele é perfeito demais. O relacionamento entre os dois acontece de maneira calma e comedida, sempre levando em conta o pavor da Cath por mudança. É algo tão natural entre os dois, quase orgânico e simplesmente parece certo.

Reagan - a companheira de quarto da Cath - é o alívio cômico do livro. Alguns anos mais velha, é ela que tira Cath da concha e faz a garota ver que a faculdade não é esse monstro que a Cath imagina em sua cabecinha problemática.

Por outro lado, temos o pai das meninas, que sofrendo de transtornos comportamentais, se vê sozinho quando as filhas saem de casa, e a troca de recados entre a protagonista e o pai todo o cuidado e preocupação, são visto ao decorrer dos capítulos.

E, para ser adicionado a esses elementos, temos o fato que a Cath é uma famosa escritora de fanfics do Simon Snow - similar ao Harry Potter - conhecida por todo o fandom, tendo fãs e tudo mais.

Porque 5 estrelas para este livro? Porque ele é real. A Cath é uma personahem que poderia ser você, eu, ou alguém que conhecemos. Ela transborda tanta realidade que seja a ser palpável. O sofrimento, as agustias, timidez e felicidade são descritos de uma maneira que me lembraram alguns momentos da minha vida, algo que marcou, algo simplesmente plausível e possível de estar ocorrendo no exato momento em que eu estiver lendo uma cena.

O livro também trata de questões importantes: Até que ponto fanfics são plágios? e o que acontece quando você simplesmente esquece da sua vida em favor d mergulha na fantasia dos livros? a apropriação de uma ideia ou de partes de uma história sem dar os créditos devidos ao seu coparticipante.

Enfim, foram 458 páginas de divertimento, Raibow Howell me cativou. Um livro leve, divertido, com um plot interessante que cumpre o seu objetivo: entreter e agradar.
amandaalaari 31/03/2020minha estante
Essa resenha foi perfeita e descreve exatamente como me senti ao perceber que Cath poderia ser eu (talvez um Levi não seja tão fácil de encontrar na vida real kkkk). Fangirl é simplesmente perfeito. Rainbow Rowell traz uma história e personagens incríveis.

Emmanuelle10 24/02/2021minha estante
Amei essa resenha. Me fez ter um sentimento de nostalgia de quando li o livro.

Vivi 02/03/2022

Fangirl
Eu precisava tanto de um clichê como esse que nem sei se sou apta para julgar pois sou completamente cadela de clichê.

A história é sobre gêmeas que estão iniciando a faculdade longe de casa e enquanto uma quer se ver livre a outra não suporta a ideia de estar longe da irmã, quando eram crianças superaram o abandono da mãe com uma saga de livros de fantasia super famosa e fanfics sobre. Enquanto uma quer ir para as festas a outra continua no mundo das fanfics e tem dificuldade para socializar, mas tudo muda quando Cath ( a gêmea das fanfics) conhece sua colega de quarto e o seu suposto namorado, de repente ela se ver obrigada a fazer amizades. E desde então ela começa a de fato viver no mundo real, se apaixonar, se magoar, mas nunca deixando de lado seu público que a idolatra pelas fanfics que escreve.

Eu simplesmente amei o livro, as personagens, o enredo.. esperava um desenvolvimento romântico maior da Cath, mas fiquei muito contente com o final que li.

Naty 27/05/2021

Fangirl ou Simon Snow?
"Você está tão fofa nesse momento que sinto que é como um eclipse, que vou ficar cego se olhar diretamente pra você."

Levi é o namorada da colega de quarto de Cath. Ele está sempre lá. E por mais que seja muito fofo e atencioso, Cath nega essa atração proibida até o dia em que os dois se beijam. Ah, se a vida fosse como uma fanfiction do Simon Snow! As coisas seriam mais fáceis de resolver, ainda mais quando quem escreve a história é você.

O que eu achei do livro:

Se tivesse uma palavra pra definir esses dois, eu usaria, com certeza! Mas como não tem, eu vou ficar com "dois amantes, dois irmãos" pq é o que eles parecem: irmãos cometendo incesto de tão sem sal que é o romance deles.

Não me levem a mal, mas para dois jovens universitários, eles parecem infantis demais. Talvez eu seja muito depravada, ou talvez os dois sejam muito puritanos, sei lá. Só sinto que poderia haver mais paixão ardendo entre eles.

Levi é >muito< educado e eu adorei essa qualidade. Ele é atencioso e respeitador. Também acho que é hiperativo, mas é só um palpite.

Cath é extremamente focada na escrita e tem um coração muito bom. Ela se preocupa com a família e está disposta a abrir mão de tudo pelo bem de quem ama. Me identifiquei com ela nessa parte.

Os dois juntos dariam ótimos amigos, mas namorados? Não sei.

Acho que o livro também teve citações de Simon Snow demais. Sinto como se tivesse lido mais sobre a história de Baz e Simon do que de Levi e Cath. É decepcionante, porque eu queria ler a história de Levi e Cath.

"? Eu iria até a lua por você agora ? ela disse. Os olhos de Levi brilharam, e ele arqueou uma sobrancelha.
? É, mas você enfiaria uma espada nela por mim?"

greatlucaa 09/12/2021

"-Escolho você no lugar de todo mundo."
~ Fangirl foi uma surpresa pra mim. Comecei a ler sem muita expectativa, só pra dar uma relaxada da TBR do ano, achando que ia ser só um romancezinho clichê, e foi muito mais do que isso!

~ A história fala da Cath, que vai começar a faculdade ao mesmo tempo que sua irmã gêmea, Wren. Enquanto Wren deseja fazer novos amigos e sair da sua zona de conforto, Cath só quer que tudo fique como está, mas é óbvio que isso não rola. Ela acaba dividindo o quarto com uma desconhecida e tenta se dedicar a sua fanfic de Simon Snow, enquanto tenta se acostumar com tudo.

~ A história me prendeu muito. Eu li em dois dias, sempre querendo saber o que ia acontecer, como tudo ia se desenvolver e como a Cath ia lidar com tal coisa. A relação dela com os personagens foi bem desenvolvida também. A amizade dela com a Reagan, a relação com o Levi, a amizade com a irmã em meio as várias brigas que elas tinham e as relações com o pai, tudo foi muuuito bom.

~ Maaas, nem só de elogios vive uma leitora, né. Eu senti falta de ver mais sobre a mãe dela, acho que isso ficou um pouco perdido no meio da história. Uma coisa que eu também achei bem chatinha foi quando tinha os trechos da fanfic e dos livros do Simon Snow. Como Fangirl foi lançado antes de Carry On, acho que era pra fazer meio que uma propaganda aí, mas eu achei bem chatinho e até fiquei com preguiça de ler em uns momentos.

~ Enfim, Fangirl foi uma leitura maravilhosa (mesmo com esses defeitos aqui e ali), e me prendeu muuito. Acho que é uma boa indicação pra quem gosta desse tipo de romancezinho adolescente, e também pra quem lê fanfic, que vai super se identificar com a Cath.

!!!GATILHOS!!!
Ansiedade, Álcool, Traição (menção), Distúrbio Alimentar (menção), Exploração (menção), Hospitalização e Abandono Parental.

Classificação: +14
luamagnetica 09/12/2021minha estante
nossa eu li fangirl antes de carry on, não existia nem perspectiva de ter esse livro e ai era extremamente chato as partes das fanfics porque eram sem contexto algum, não dava pra acompanhar!
tirando isso, é um livro muuuito gostosinho, saudades!

greatlucaa 09/12/2021minha estante
Sim! As fanfics são soltas, não tem contexto, eu não entendia o que a história tinha a ver com aquilo. Mas o livro em si é tudoo!

Maria Clara 26/01/2022minha estante
nossa cara, eu acabei de terminar esse livro é achei que acabou do nada kkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

Camila 26/01/2022minha estante
Tb achei. Mas é pq o livro é tão bom que eu queria mais kkkkk

Debbye 11/03/2021

?? Fangirl ??
E assim, o livro Fangirl vai se desenrolando, girando em torno de todo esse universo que Cath está vivendo. Mais do que qualquer outra coisa, esse livro fala sobre o amadurecimento de uma jovem que até então vivia apenas em uma dimensão mágica e é quase que obrigada a viver no mundo real, que ao contrário do que ela pensa, não é sempre tão ruim. Confesso que me identifiquei várias vezes com a protagonista, com suas inseguranças, paranoias e seu amor pelo mundo da fantasia. Terminei essa leitura completamente apaixonada pela história (e por Levi, que é a carisma em forma de gente).

"- Ainda acho que você podia arrumar um cachorro. - ela disse.
- Não ia lembrar de dar comida.
- A gente podia treiná-lo pra dar comida para você." - Cath e o pai.

Queria Estar Lendo 29/07/2014

Resenha: Fangirl
Fangirl está na lista dos livros mais fofos que eu já li na vida. Não só fofo, como altamente bem escrito e apaixonante. Rainbow Rowell é uma autora fantástica, e ouso dizer que gosto mais da narrativa envolvendo a Cath do que Eleanor e Park (e aqui acredito estar cometendo um sacrilégio, mas vocês entenderão minha preferência conforme acompanharem a resenha).

A história do livro não foge muito do descrito na sinopse. Temos Cath, a protagonista absolutamente fangirl de uma série de livros muito famosa, que é basicamente uma versão ficcional de Harry Potter. Simon Snow é o personagem de um livro que envolve feitiçaria e está para ter seu último volume lançado; Cath ama tudo que envolva Simon Snow. Ela escreve uma das fanfics mais famosas dessa série, já releu os livros até que as páginas derretessem em suas mãos, sabe tudo sobre qualquer personagem, e shippa Simon com o anti-herói-não-tão-anti-herói-assim do livro. Claro que ela escreve uma fanfic sobre o casal gay, eles são tipo Harry/Draco. Quem conhece fanfics de Harry Potter SABE o quanto esse casal é famoso.

Pois bem, a vida de Cath é estável. Ela vive bem assim, é sua zona de conforto. Mas tudo vem mudando com o tempo, porque Wren está amadurecendo e Cath não quer passar por isso. Ela gosta da estabilidade. Quando vão pra faculdade e a gêmea avisa que não vai dividir o quarto com Cath, eis que a vida dela vira de cabeça pra baixo. Sua roomate, Reagan, é o contrário de tudo que Cath já pensou em ser; tem todo um visual radical, atitudes radicais e humor azedo. E eis que surge Levi (pausa para suspiro).

Levi é o aparente namorado de Reagan. Está sempre visitando o quarto delas (e Cath fica abismada, porque onde já se viu um garoto aparecer ali sempre e tão inesperadamente?) e mostra sutil curiosidade pela esquisitice de Cath, como o apreço pela solidão, a falta de sociabilidade e a incrível obsessão com o mundo de Simon Snow. Com o tempo, Cath descobre que não há romance entre Levi e Reagan, e que o interesse do rapaz está completamente focado nela.

O livro todo é focado no amadurecimento de Cath. Não é nada súbito, mas trabalhado com calma e discrição. Demoramos muito tempo a entender o que há de errado com o pai dela, e porque Cath se preocupa tanto com a solidão dele, demoramos a compreender o porquê dela ter tanto medo de mudanças, porque está sempre tentando fugir delas, mas é uma demora agradável. Vemos, na narrativa, o crescimento não só da personagem, mas de todos ao seu redor. A aparente frivolidade de Wren é compreendida, o mau humor de Reagan também. A fofura de Levi existe desde o começo, ela é uma constante, mas vai evoluindo conforme Cath deixa-se aproximar dele. É UM ROMANCE TÃO FOFO, PELO AMOR DE DEUS!

"You know I'm falling in love with you, right?"

Tem também o fato da Cath ser insegura em relação a escrever algo que não envolva Simon Snow. A fanfic dela é muito famosa, todos adoram sua narrativa e o jeito de contar a história, mas ela teme fugir desse universo e de repente não saber o que fazer, até porque a vida dela é Simon Snow. Quando o último livro sair, ela não terá mais aquele mundo, será uma mudança irreparável. E esse medo é lindamente trabalhado pela Rainbow.

O motivo pelo qual Fangirl é o meu livro favorito da Rainbow é por eu me identificar TANTO com a Cath. Em tudo. É um livro absurdamente real, tudo nele, todos os personagens, todas as inseguranças e problemas e situações, tudo isso pode acontecer, está acontecendo ou vai. O fantástico nos livros da Rainbow é a conexão que eles criam com a realidade ao nosso redor; uma fangirl surtada por uma série de livros, que prefere viver o cotidiano do que se arriscar com o desconhecido... Deus do céu, quem nunca se sentiu assim? A Cath, as ações da Cath, os medos da Cath, era eu, e amo tanto a Rainbow por me ajudar a compreender isso e a melhorar isso. O crescimento da personagem é algo que eu levarei para a minha vida; Cath é uma inspiração.

"You spent a lot of time in the library?""I do, actually.""How is that possible when you're always in my room?""Where do you think I sleep? - he asked. And when she looked at him, he was grinning."

Meu segundo personagem favorito, claro, foi o Levi. Ô MENINO FOFO! Queria comentar algo a respeito dele, mas é um spoiler fofo então deixarei vocês morrendo de curiosidade. Só preciso falar sobre como a cena da Cath lendo a fanfic dela para ele é ADORAVELMENTE MORDÍVEL, PLEASE GET MARRIED MAKE BABIES! Parei.

Comprei o livro em inglês pelo fato de ser uma leitura leve e a edição capa dura ser um luxo. Não tive paciência pra esperar pela tradução, sorry not sorry.

A escrita de Rainbow flui muito bem e a edição é lindíssima! Se está procurando algum livro estrangeiro para treinar seu inglês, procure Fangirl! Quem prefere esperar, soube que a Novo Século vai lançar o livro logo logo (quando visitei a editora, foi-me dito que a tradução estava a todo vapor). Vamos esperar por novidades então!
___________________________________________

Esta resenha foi feita por Denise Flaibam, membro do blog 'Só mais um', e a reprodução integral ou parcial da mesma é proibida. Plágio é crime.

site: http://blogsomaisum.blogspot.com.br/2014/07/resenha-fangirl.html

Andressa 05/06/2021minha estante
Achei a relação da Wren e Cath muito real, acho que quando se tem irmãos é muito assim mesmo, do nada e pelo menores motivos

Karini.Couto 28/11/2020

Fangirl é um romance fofinho para leitores que amam suspirar. A leitura flui de forma rápida e leve, estilo sessão da tarde!

Cath e Wren são irmãs gêmeas e estão a caminho de uma nova vida, estão indo para a faculdade e com isso deixarão de dividir tudo que irmãos gêmeos costumam dividir: amigos, roupas, quarto, segredos e etc. Isso porque o desejo de Wren é ter uma nova etapa em sua vida, começar algo novo sem a sua irmã sempre na sua cola, não que ela não goste de sua irmã, de forma alguma, mas Wren sente ânsia por novidade; novos amigos, um quarto a dividir com alguém que não seja sua irmã e todo o resto. Ela não só quer essas novidades, como deseja curtir intensamente essa fase na faculdade.. Festas e tudo mais! Já Cath é mais reservada e sente arrepios só de imaginar todo o mundo que sua irmã deseja para si.

Ela não compreende de forma alguma o porquê mudar algo que é perfeito como é! Com isso obviamente Cath sente-se de certa forma desolada.
Apesar de irmãs gêmeas, como podem ver elas são bastante diferente em relação à personalidade.

Cath escreve uma fanfiction de enorme sucesso sobre Simon Snow e busca se distrair com isso e também respondendo aos inúmeros recados dos fãs de sua fanfiction. Cath até que consegue ter um pouco de tranquilidade, pois sua colega de quarto, Reagan, vive curtindo as baladas. Cath faz consegue um bom amigo nas aulas de escrita com quem se identifica e passa horas com ele escrevendo.. Sempre tem um "amigo" diferente de Reagan no quarto delas, porém um que chama atenção é Levi que acaba se aproximando de Cath em determinado momento.. O que de certa forma acaba dando uma abalada na relação de Cath e Reagan, pois Levi é ou era namorado de Reagan, já que o quarto vive frequentado por diversas pessoas do sexo masculino.

Cath é uma jovem que sempre viveu no mundinho dela, onde existiam suas histórias, sua irmã, seu pai e seu conforto.. Porém isso muda quando ela é obrigada a lidar com outras pessoas, outras situações e a se afastar de sua irmã. Ela usa sua escrita como um subterfúgio para escapar do mundo e das coisas que lhe cercam e não lhe agradam ou mesmo ela não sabe como agir diante elas, ali é sua zona de conforto!
Ela e sua irmã foram praticamente criadas por seu pai, que é um cara muito dinâmico e bacana, a mãe delas foi embora quando ainda eram pequenas.
Wren é alguém que não defini se gosto ou não. Sei lá. Achei-a um pouco distante e egoísta pensando apenas em seu divertimento, e em si mesma. Ela não parou para perceber, ou até mesmo percebeu e não se importou com a irmã em determinadas situações. E isso me chateou! :(

Eu curti bastante a história, e é um livro que eu indico. Já o segundo que eu leio da autora e estou realmente interessada em ler mais títulos.
Espero que vocês também gostem!
Lane @juntodoslivros 07/12/2020minha estante
Estou lendo o livro no momento e estou detestando a Wren. Que garota chata! Parece que adentrar no mundo da faculdade é sinônimo de apagar a existência da irmã de sua vida. Ela a ignora e faz chacota por Cath ainda curtir Simon.

Mini Leticinha 14/01/2022

Fangirl
Olha minhas expectativas estavam mais altas para esse livro por isso dei somente 2 estrelas porque na minha opinião é o que merece. Li 511 páginas e sai não shippando o casal do livros, porque eles estão mais para amigos que se tratam como irmãos do que namorados. Mas lembrando leia você e tire suas próprias conclusões, é muito prematuro falar que não quer ler pois leu um post de uma pessoa que não gostou.

amaedosdragoes 16/08/2020

LEVE E LINDO
Bem, eu amo livros que nao falam sobre nada, mas falam sobre tudo.
Gosto de ver como os personagens lidam com situações cotidianas. Primeiro dia de aula, conhecer pessoas novas, dramas familiares, rejeição, primeiro amor...
Rainbow é externamente criativa e não tem medo de usar as palavras.
Os personagens são muito cativantes, são leves, mas é impossível não se apaixonar pelo Levi, ele é a pessoa que queremos que surja na nossa vida e sempre esteja la.

Cath é aquela minha jovem interior, tímida, porém depende, gostos peculiares, ansiosa. Ela tem medo, mesmo assim ela vai. Wren, sua irmã gêmea, também é minha jovem interior, uma casca de rebelde pra fingir força, ela é forte, mas um pouco carente, o que não é estranho dada às circunstâncias.

É uma boa leitura. Recomendo demais.

Pâm Possani 17/12/2020

Fofo e com temas reais
Fangirl é um livro jovem adulto, e trata de temas muito reais, apesar de ser uma ficção e E ser voltado para o mundo ficcional. Isso tudo estou falando porque a nossa protagonista Cath éuma leitura assídua dos livros de Simon Snow, um sucesso no mundo inteiro, e que está prestes a terminar com o lançamento do último livro... Só que ela ama tanto esse universo que não quer que ele acabe. E, a partir daí, ela criou uma história que começou a encantar milhares de fãs que visualizam suas novas aventuras para Simon e Baz todos os dias e muito mais de vinte mil acessos.

Só que, na vida real, Cath não parece tão popular assim: ela morre de vergonha de ser o centro das atenções, sempre morou com a irmã e está resistente em dividir o quarto com uma nova colega de quarto que é muito mais agitada, ainda mais com o seu namorado - um garoto novo e muito insistente que parece distribuir sorrisos para todos. Cath pode se acostumar à sua nova realidade e ainda dar conta de todas as novidades que uma universidade oferece? E ela consegue conciliar tudo isso com a sua vida secreta de Magicath - autora de fanfics?

A edição da Seguinte está um capricho que só - além do marcador ter alguns dos personagens icônicos do livro, as páginas amarelas, letras em um tamanho confortável e as margens grandes, o livro tem uma cor em tom de verde um pouco mais forte do que a edição antiga e que está linda, deixando em destaque o título colorido do livro.

O livro fala muito de família, relação pai e filha, relação mãe e filha, a influência de uma mãe na criação da filha assim como a relação entre irmãs e como esse laço é tão poderoso. Além disso, o livro aborda muito a escrita, como ela pode ser uma válvula de escape para fugir dos nossos medos e anseios e viver um mundo completamente diferente - gostei de diversas frases que a autora usou nesse livro para falar um pouco de como a escrita, e os livros, claro, nos trazem liberdade. Como os livros nos salvam do nosso próprio afogamento de emoções, muitas vezes.

Fangirl é, sem dúvida, o meu livro favorito da Rainbow e o que mais gostei da construção dos personagens - tem drama, tem romance, ainda que esse seja desenvolvido de uma forma muito leve e progride de forma gradativa, e, eu diria até, que bastante pura. O descobrimento do primeiro amor, de forma natural além do fato de lidar com relacionamentos e emoções.

site: https://www.interruptedreamer.com/2020/12/resenha-fangirl-de-rainbow-rowell.html

Isabelle 19/03/2021

I like you here
A leitura de Fangirl é bem leve e divertida!! Mesmo tendo achado a Cath levemente chata em alguns momentos, conseguia entender alguns dos problemas dela!

Confesso que esperava um conflito maior envolvendo a mãe dela, mas a falta não me fez desgostar da história.

O final dá um gostinho de quero mais, por não ter uma conclusão 100% definida, então quem sabe Rowell não nos dê uma continuação?! ?

amandawosny 26/07/2023

Fangirl foi uma recomendação da minha irmã, pois ela disse que a personagem se parecia comigo no fato de ser escritora de fanfic, e é verdade. Porém ao longo do livro, foi possível perceber mais semelhanças como a ansiedade e o medo de interagir com pessoas, o que fez com que eu me identificasse durante a leitura.

É um livro bom, com uma leitura rápida e personagens cativantes. Menção honrosa ao Levi que sem dúvidas foi o melhor personagem desse livro, ele é apaixonante. Enquanto a personagem principal, Cath, tem seus momentos de chatice, por estar saindo da adolescência e aprendendo ser adulta, ou seja, ainda é imatura, mas podemos ver que há um crescimento dela durante o livro.

Gostei dos dramas familiares, da faculdade, dos amigos e até da fanfic que ela escreve.

Clarice 24/04/2021

Mais ou menos
A história é ok, acho que não gostei tanto assim do livro, mas vale a pena ler só para se distrair.
Não gostei do desfecho, achei que terminou de uma forma bem rápida e que tiveram umas pontas meio soltas.