Fangirl

Fangirl Rainbow Rowell

Resenhas - Fangirl

Julia 05/06/2021

Eu amo o Levi
Me indicaram esse livro e eu amo profundamente quem fez isso (oi, Ana). Comecei a ler apenas por causa da Cath, com quem me identifiquei pela sinopse, mas o Levi roubou o protagonismo no instante em que apareceu. Foram muitas emoções, muito Simon e Baz e situações completamente cotidianas.
Não é um livro com um grande universo inventado, apenas uma garota que quer estudar e escrever ao mesmo tempo. Lidando com coisas simples e me conquistando justamente por isso.
Levi é o meu amor literário. Ele nunca erra. E se erra é tentando acertar. Amo meu homem e vou defendê-lo sempre.
Esse livro me trouxe mais do que o Levi e a Cath, trouxe também todo o universo do Simon Snow e seus personagens. E eu amarei a Rainbow eternamente por ter escrito a trilogia contando tudo sobre esse universo.
Agora lendo o meu próprio exemplar, confirmo o quanto sou louca por esse livro.

Silvia 03/10/2022

Foi interessante ver o amadurecimento da personagem e ver como reage aos problemas familiares (que não são tão fictícios assim). Romance é leve e agradável.

Psychobooks 21/07/2014

Acompanho alguns booktubers gringos e de um tempo para cá vários deles têm falado maravilhas sobre Rainbow Rowell e como seus livros têm se tornado seus preferidos. Aí não teve jeito, tive que pagar para ver... e não me arrependi!

- Enredo e desenvolvimento do enredo

Fangirl conta a história de duas irmãs gêmeas, Cath e Wren, que estão indo para a faculdade. Cath é fã de Simon Snow (uma série de livros similar a Harry Potter), do tipo que relê os livros inúmeras vezes e escreve fanfics – que têm milhares de visualizações. Ela e Wren começaram a ler os livros quando crianças, e foram eles que as fizeram suportar o abandono da mãe. No entanto, ao ir para a faculdade, Wren deseja deixar tudo para trás e começar uma vida nova, com novas experiências, enquanto Cath não consegue e não quer abandonar Simon Snow.

Cath é introvertida e tem dificuldades em interagir socialmente, e ao se ver em um lugar novo, cheio de gente desconhecida, sem a irmã gêmea ao seu lado, ela se enche de dúvidas e medos e se pergunta, o tempo todo, se irá conseguir passar por isso.

Nos primeiros dias, ela só sai do quarto para ir às aulas, e suas refeições são compostas de barras de cereais que ela come na cama, enquanto tenta achar tempo entre as lições de casa para continuar escrevendo as fanfics de Simon Snow. São poucas as pessoas com quem ela se relaciona ao longo do livro: Reagan, sua colega de quarto; Levi, amigo de Reagan (e um dos personagens mais adoráveis de todos os tempos!); Nick, parceiro de escrita de Cath na aula de produção ficcional; e, ocasionalmente, Wren (quando ela não está ocupada com os novos amigos).

Além das dificuldades que ela encontra na faculdade, ela se preocupa muito com o pai, que agora mora sozinho. Ele já teve problemas com stress no passado, chegando inclusive a ter alguns episódios de colapso nervoso, então Cath procura sempre voltar para casa aos finais de semana para ver como o pai está se saindo.
Ao longo do livro vamos acompanhando os dias de Cath na faculdade, como seus relacionamentos pessoais se desenvolvem e esse cuidado com o pai.

- Narrativa

A narrativa é feita em terceira pessoa, sempre acompanhando Cath, seus pensamentos e sentimentos. Por ser contemporâneo, a linguagem é leve e descomplicada, e considero o nível de inglês de fácil a médio.

Antes de cada capítulo, temos um excerto de um dos livros do Simon Snow ou de uma das fanfics de Cath, que já nos prepara para o tom que terá o capítulo. Além da história supergostosa, Rainbow Rowell ainda se deu ao trabalho de escrever trechos dos livros e das fanfics baseadas neles, e achei isso incrível! Tem como não amar?

Personagens

Cath e Wren, como dito acima, são gêmeas com temperamento totalmente diferente. Ao ir para a faculdade, Wren procura novas experiências e apresenta alguns problemas com bebida ao longo do livro. Cath, por outro lado, é muito introvertida e às vezes dá vontade de dar uns berros com ela para ver se ela se solta – o que acaba acontecendo um pouco.

A forma como elas lidam com o abandono da mãe também é totalmente diferente: enquanto Cath não quer nem pensar nela, Wren agarra a oportunidade de uma retomada dessa relação quando ela aparece.

O pai delas parece, à primeira vista, controlado e totalmente desencanado com o fato de passar a morar sozinho com a ida das filhas para a faculdade. No entanto, ao longo do livro ficamos sabendo de seus problemas para lidar com o stress e vemos as consequências que isso terá em sua vida. Devido a esses problemas, Cath se preocupa muito com ele e, sempre que pode, volta para casa para passar o fim de semana. Mais uma vez, Wren está no canto oposto e quase nunca volta para casa, com a certeza de que seu pai está bem.

Reagan, a colega de quarto de Cath, não se mostra muito aberta a uma amizade com ela no começo, mas aos poucos, e conforme Cath vai se abrindo mais, as duas passam a se entender. Reagan tem um amigo, Levi, que frequentemente está no quarto das duas, o que faz Cath acreditar que eles são namorados, quando, na verdade, Levi gosta de Cath. Levi é um dos personagens mais doces que já li na vida, sempre sorrindo e fazendo com que as pessoas ao seu redor se sintam especiais.

Nick é parceiro de escrita de Cath na aula de produção ficcional e não está muito interessado nela como amiga, e sim apenas como parceira de escrita. O relacionamento dos dois se limita aos momentos em que estão juntos escrevendo uma história, seja para a aula ou apenas por diversão. Nick é o tipo de personagem que não fede nem cheira durante a narrativa, até que... bom, ele toma uma atitude que define bem nossos sentimentos por ele (mas se eu contar vocês me matam, porque é spoiler!).

Conclusão

Esse é um livro contemporâneo, de escrita leve, com momentos de riso e alguns um pouco mais pesados. Mas o que mais me chamou a atenção nele é que, em alguma medida, acho que todos nós conseguimos nos identificar com Cath – eu, sendo um tanto antissocial como ela, me identifiquei bastante! Além disso, temos o mundo do fandom de Simon Snow e o impacto da série na vida dos fãs, e para mim foi impossível ler o livro sem pensar, quase o tempo todo, no papel que Harry Potter teve na minha vida, como foi praticamente crescer com ele e lidar com o final da série. Nós, amantes de livros e da leitura, entendemos muito bem como é difícil para Cath pensar em deixar tudo isso para trás, pois é algo que ela não quer fazer – e, sejamos sinceros, nem precisa. Quem de nós deixou nossos livros preferidos para trás? Eu certamente não deixei Harry Potter no passado, rs...
Enfim, é um livro sensível, que lida com o amadurecimento pelo qual todos passamos. E olha, se achamos que a adolescência é uma fase difícil, essa transição para a vida adulta consegue ser ainda mais!

- Uma última palavra sobre Rainbow Rowell

Até agora, Rainbow Rowell tem três livros publicados lá fora: Fangirl, Eleanor & Park e Attachments, e um quarto livro, Landline, será lançado em julho. A boa notícia é que a editora Novo Século está trazendo Eleanor & Park para o Brasil, e ele será publicado ainda esse mês! Você pode conferir aqui os detalhes desse lançamento. Esse será o próximo livro dela que lerei (ainda não sei quando...) e fiquei muito feliz com a notícia do lançamento em português, porque realmente gostei muito da autora e todos merecem ter acesso a ela :)

"In new situations, all the trickiest rules are the ones nobody bothers to explain to you. (And the ones you can't Google.)"

"Underneath this veneer of slightly crazy and mildly socially retarded, I'm a complete disaster."

site: www.psychobooks.com.br

Ritchelly - @garotagirassol_ 07/05/2021

#ResenhaDaGirassol "Fangirl"
Cath é fã de carteirinha de Simon Snow, uma série de muito sucesso sobre um garoto feiticeiro. Essa foi a forma que ela e sua irmã gêmea, Wren, encontraram de lidar com a partida da mãe quando eram crianças. Desde então a vida da garota se resume a ler, participar de fóruns e escrever fanfics sobre Simon Snow.
Agora que as duas estão entrando na faculdade, Wren está pronta para deixar Simon Snow para trás e viver a intensidade da época da faculdade. E isso inclui Cath se distanciar de Cath e trilhar seu próprio caminho.
Pela primeira vez Cath se vê sozinha e totalmente fora da sua zona de conforto e terá que lidar com uma colega de quarto mal-humorada que tem um namorado bem fofo, e lidar com a preocupação com o pai solitário e a professora de escrita de ficção que abomina fanfics. Será que ela conseguirá viver com tantas mudanças e finalmente dar um passo para fora do seu casulo?
Finalmente tive meu primeiro contato com os livros da Rainbow Rowell, uma autora que eu sempre vejo falarem muito bem dos livros e escrita dela. Acredito que Fangirl era o livro que eu mais queria ler por lembra muito a minha infância/adolescência como fanfiqueira de plantão e em muitas partes me identifiquei muito com a protagonista nesse sentido.
A Cath é uma personagem que está em um lugar sem preparo nenhum, chegou até ali seguindo as vontades dos outros, e não consegue se desafiar por conta dos seus bloqueios e complexos sociais. Sua evolução acontece quando outros personagens a incentivam a tomar algumas atitudes, é assim que a evolução dela acontece. Acho que eu teria gostado de ter visto a Cath sair da concha, se provar por vontade própria e descobrir seu verdadeiro potencial.
Acredito que a autora poderia ter explorado melhor a relação entre as irmãs e até mesmo o pai, gostaria de vê-los tendo momentos mais profundos que acredito contribuíram para a evolução individual de cada personagem dessa família.
Tive a impressão que a autora criou vários quadradinhos para cada personagem, não misturando os cenários, o que acabou diminuindo o dinamismo do enredo. Ao final ela consegue juntar os personagens e fazê-los interagir de uma forma natural, porém acredito que ficou corrido, faltou tempo para sentir que tudo estava envolvido e colaborou para algumas pontas soltas ficarem para trás.
No geral, a escrita da autora é muito boa, com uma narrativa fluida e que conquista o leitor, pretendo dar uma chance para outros livros da autora, inclusive para ?Sempre em frente? que tem bastante espaço na vida da Cath.
Recomendo a leitura para quem gosta de um YA com romance fofinho e principalmente sobre como a literatura pode ser poderosa para lidar com momentos difíceis.

IDK. 25/09/2021

Propaganda
O livro foi muito bom em si e a ansiedade da personagem foi algo que as pessoas podem se relacionar.
Mas como nem todo livro é perfeito...
Depois que eu percebi que os personagens simon e baz também eram da autora (sendo eles a obsessão da principal) ficou muito óbvio a propaganda do próximo livro da autora (carry on) com muitos trechos do mesmo, essas realmente foram as partes mais chatinhas do livro.
Gostei por ser um assunto atual, uma garota indo pra faculdade, no que facilitou a leitura em inglês por apresentar conversas do cotidiano.

Pedro.Cabral 05/08/2021

No minimo estranho
Por que estranho? Simples, esse troço é escrito de um jeito que nem a autora parecia que queria escrever essa história.
Ela até escreve bem mas a história parece que não tem propósito e ela vai enchendo linguiça até pensar que o livro tem páginas suficientes pra acabar.
E eu confirmei isso no carry on com alguma coisa tipo "eu acho que a história da cath já ta bom assim". Sendo que o final desse livro fica cheio de rebarba no final sem nem dizer se a minina terminou o tal do projeto final. Sem contar o fato de uma carrada de personagens ficarem muito mal construídos.

Por fim eu gostaria de dizer que eu gostei de ler esse livro por que de vez em quando eu gosto de ler livro ruim, igual foi com aquele Um de Nós Está Mentindo, então se tu quer isso cá está um bom exemplo.

Nat 23/12/2022

A vida como ela é
Amei o livro! Primeiramente, parece um ?clichêzinho? fofinho adolescente, mas é bem mais que isso. O livro é profundo, com um toque de tudo. Fala de assuntos meio evitados, se aprofundando bastante nas questões de amizade, inseguranças, decisões, abandono e outros. Personagens encantadores e fáceis de se identificar, me identifiquei bastante com a protagonista! Admito que em algumas das decisões de Cath, eu tinha que fechar o livro é respirar fundo, para voltar a ler, de tanta raiva que eu ficava. Livro encantador, leve, uma representação muito bonita da vida como ela é! Amei, super recomendo!

amandabookholic 29/12/2021

Não achei que fosse ser tão profundo...
Ameiiii
Que livro magnífico!
Ele é leve, mas consegue ser profundo também.

Não é um livro adulto, mas é uma leitura fascinante mesmo se você tem 25/35/45 anos.
Claro que é necessário gostar de romance para ler ele, mas o foco do livro não é o romance.
É família, amor próprio e descobrimento.
Amadurecimento.
Incrível.

Eu demorei muito tempo para finalmente ler ele, porque a sinopse nunca me instigou.
Esse livro me surpreendeu e foi uma das melhores surpresas de 2021!

Naaty 08/01/2023

Legal na medida
Acredito ser um livro mais infanto juvenil , fala sobre duas gêmeas e bastante sobre família, Cat e Wren, iguais mas diferentes.
Sobre o universo de Simon Snow, eu achei bem implementado no livro.
Poderia ter sido melhor trabalhado o final.

Karinefl 28/01/2015

Melhor que Simon Snow
A Rainbow é uma das poucas escritoras no mundo que conseguem fazer um livro bastante realista com um quê de "conto de fadas".

Cath e sua irmã gêmea estão indo para a faculdade, elas sempre dividiram o quarto e o amor pela série de livros e filmes Simon Snow (até escreviam uma fanfic juntas), só que parece que Wren - a irmã gêmea - quer mudar essas coisas, tanto que não se importa mais com Simon Snow e não quer que Cath seja mais sua colega de quarto. Cath dividi o quarto com uma veterana da faculdade chamada Reegan, que tem um "namorado" que mais vive no quarto delas do que no dormitório dele, chamado Levi. Com essa nova realidade, Cath começa a perceber que existe muito mais para ela nesse mundo do que no mundo de Simon Snow.

Fangirl parece um copo de água no meio do verão, é um livro leve, delicado e realista, apesar de parecer mágico, tudo culpa da incrível narração da Rainbow que encanta e faz suspirar. A Rainbow é uma escritora tão fantástica que até 50 Tons de Cinza se tornaria um livro bom se fosse narrado por ela. A atmosfera de de Fangirl me lembrou muito a do filme Mesmo Se Nada Der Certo, pois mesmo nos mostrando como é a vida real, com seus momentos felizes e tristes, o livro nos deixa com um sorriso bobo de sonhador no final, acreditando que a vida pode ser melhor, como se estivéssemos acabado de ler um conto de fadas.

Os livros da Rainbow são tão realistas que enquanto nós os lemos temos a impressão de estar observando a vida de algumas pessoas, não lendo uma história que saiu da cabeça de uma escritora brilhante. Os personagens são tão realistas que é fácil nos identificar com algum deles, ou identificar algum dos nosso conhecidos em algum deles. Eu, por exemplo, me identifiquei com a Cath desde o começo, já escrevi fanfics que nem ela, também sei como é esse sentimento de deixar toda a sua vida para trás pra poder ir para faculdade, sem comentar que também sou um pouco tímida. Os personagens são tão fáceis de identificar com a vida real, que até os de Simon Snow eu identifiquei com os de Harry Potter, apesar de HP ser mencionado uma vez no livro (talvez para despistar que fossem o mesmo ou porque a escritora se esqueceu).

Como todo livro da Rainbow, nem tudo são flores nesse também. Temos problema familiar vivido pelas gêmeas, o pai delas sofre com algum tipo de doença mental não especificada no livro (não, gente, ele não é louco, na realidade ele é até um dos personagens mais inteligentes), quando ainda eram pequenas, sua mãe saiu de casa e nunca mais deu notícia pois achava que era muito nova para ser mãe, e as consequências que isso teve nelas. Também temos varias outras situações não muito felizes que nos mostram que o mundo não é só sorrisos, e que nos fazem pensar sobre segundas chances e confiança.

A capa desse livro é linda, apesar de mais ou menos simples, ela tem tudo a ver com a história e é muito fofa. A ilustração foi feita pela Noelle Stevenson, segue o mesmo estilo da de Eleanor & Park e me faz querer ter todos os livros da Raibow e ilustrados pelo Noelle na minha estante, porque acreditem em mim quando digo que se a capa já é bonita por foto, ela é bem mais pessoalmente.

Fangirl é um livro muito real, que nos dá uma visão verdadeira do mundo, nos faz acreditar que nem tudo é mal, e que mesmo em momentos de dificuldade há uma luz no fim do túnel.

jeisiani.albino 17/02/2017

Com muita sede ao pote
O pior Livro do ano até agora sem dúvidas. Gente que livro é esse ? Realmente existem pessoas como a Cath? Sério pq se existe espero não conhecê-las. Ouvi falar tão bem desse livro em vários vídeos e resenhas, esperava por algo que me prendesse , que fosse diferente. Mas não é. Livro arrastado,levei uma semana pra ler sendo que poderia ter lido em uns 2 dias,nossa decepcionada. Tenho como meta ler todos os livros da Rainbow que tenho na minha estante esse ano, espero sinceramente que os próximos sejam melhores.

eduarda 26/06/2021

fangirl
gostei muito da história, dos personagens as referências a harry potter, mas achei que em alguns momentos a autora se perdeu e não soube em que focar. os assuntos que esse livro trata são muito importantes e pesados mas a autora não lhes deu a devida importância
a escrita é muito fluida e nem um pouco cansativa. achei um livro extremamente grande e isso não tinha necessidade.
é um bom livro, um pouco tedioso as vezes mas recomendo