A Caminho do Inferno

A Caminho do Inferno Benno Zieser

Resenhas - A Caminho do Inferno

Albert 27/08/2016

Relatos poderosos da guerra
Este poderoso livro relata as incríveis experiências do próprio autor no front leste na II Guerra Mundial que antecedeu o confronto pela cidade de Stalingrado. Com riqueza de detalhes Zieser coloca o leitor ao seu lado testemunhando desde um simples diálogo entre oficiais ao mais absoluto cenário de horror e carnificina dos combates.

Embora sejam relatos pessoais, o leitor absorve não só os horrores da guerra, mas a manifestação do lado psicológico e humano dos soldados e que nem todos tinham a mesma ideologia. Explicita a relação de camaradagem e o poder da amizade nas trincheiras. Com narrativa ora comovente, ora instigante, Zieser constrói um vínculo com o leitor dividindo as aflições das trincheiras e os sofrimentos com a perda dos companheiros, mas também consegue nos passar um pouco do conforto dos raros momentos de descontração do grupo. Os relatos ganham vivacidade quando o autor descreve e interliga os cenários com os seus sentimentos aumentando a sensação de imersão.

Cabe uma observação que reparei em razão da obra possuir uma história peculiar, incrível e “perfeita”, quase um romance. A obra transparece que os nazistas não são tão cruéis, quando na verdade quase não havia distinção no tratamento com os povos do leste. É claro que nem todos os soldados compartilhavam da destruição total do inimigo. Mas o fato do livro quase ser um romance levanta dúvidas. Em pesquisa, constatei: Há quem suspeite que o livro seja uma farsa. É fato que a guerra no leste foi muito mais selvagem que o confronto no oeste. O Nazismo atacava ferozmente a ideologia soviética e considerava os russos como raça de subumanos. Muitos leitores podem questionar se o livro não é um romance ou é de fato um relato verdadeiro. Há trechos e/ou parágrafos em que o autor não usa de precisão e em alguns momentos o leitor perceberá uma ligeira desconexão. Em pesquisa pela internet não existe imagens, nem fotografia do autor. Um detalhe curioso questionado por um participante de um fórum é que o livro não possui um prefácio e/ou posfácio, isso ajudaria com uma maior autenticidade.

O subtítulo do livro menciona a batalha de Stalingrado, mas o autor somente cita a cidade no final, faltando poucas páginas para o fim. Tudo o que Benno Zieser presenciou o leitor não terá dúvidas: o inferno já tinha começado antes da chegada na cidade. A Caminho do Inferno é uma leitura vívida e tocante. Levará o leitor ao front com uma incrível história na perspectiva de um soldado alemão.
Guilherme.Chaves 27/08/2016minha estante
Onde você conseguiu esse livro?

Albert 06/09/2016minha estante
Olá Guilherme. Na estante virtual. São vários sebos cadastrados. Você pode ver o nível de qualificação, quanto maior mais confiável. Procure um exemplar que esteja conservado, visto que a obra foi publicada em 1967. Abraço.