O Teorema Katherine

O Teorema Katherine John Green

Resenhas - O Teorema Katherine

Leticia.Paula 19/12/2021

Bléh
A leitura foi rápida e fluida para mim, todavia o livro é uma decepção, com enredo pouco cativante e não seguindo uma lógica coerente.

Sara 19/06/2022

A pior obra do Sr.Green
Sinceramente só peço que não perca seu tempo.
Não teve romance e nada a acrescentar na minha vida, não foi algo bem desenvolvido.
Não me tocou e nem pode ser comparado as maravilhosas obras do John, ele devia estar com algum surto ou problema quando escreveu isso, eu amo o autor ele tem muito a agregar mas este livro foi o único erro de sua carreira.
casteloale 19/06/2022minha estante
Também odiei esse livro kkkk

Ana 19/06/2022minha estante
Eu tb não gostei, li na força do ódio.

Maria 18/08/2020

O melhor do tio Green
Esse livro estava nos meus abandonados há muito tempo. Ao tentar ler as primeiras páginas sempre desistia. Foi nesse ano que consegui passar do primeiro capítulo e meus amigos, foi sensacional. Muitos falam que é um típico clichê mas para mim foi muito mais do que isso. Os personagens são extremamente únicos e ao mesmo tempo comuns. Gosto quando fatos da história se tornam cômicos, como a ida deles ao túmulo do arquiduque Ferdinando kkkk, e foi algo que me divertiu muito. Sou suspeita para fazer a respeito das cidades pequenas, pois elas são a minha paixão, mas todo o cenário do livro me conquistou. Não posso deixar de agradecer ao John Green por ter criado uma personagem como a Lindsey, me identifiquei tanto com ela que chorei demais com suas falas no livro. Apesar de todo mundo dar hate nesse livro, ele é de longe um dos meus favoritos.

Drika 05/05/2020

Eu coloquei muita expectativa nesse livro, minhas amigas falavam muito bem dele e tals, fiquei muito animada pra ler pq eu gosto do John Green, mas as primeiras 150 páginas foi um sacrifício pra ler, o livro só me prendeu mesmo nas últimas 150. Fugia muito do tema principal, que por muitas vezes eu não entendia, mas acabei gostando do final.

Anna Laitano 29/06/2013

Gênio?
Como a maioria das pessoas que leu A Culpa é das Estrelas, fiquei curiosa para ler mais do autor. Embora o primeiro livro não tenha me levado às lágrimas - diferente de muitos - pelo menos foi uma leitura rápida e muito gostosa, que pude recomendar a todos. Então, aproveitei que a Intrínseca estava lançando O Teorema Katherine, e decidi partir para o que deveria ser uma ótima leitura. Infelizmente, talvez minhas expectativas estivessem muito altas.

Não, O Teorema Katherine não é de jeito nenhum um livro ruim. Mas, tampouco é o livro genial que ACEDE foi. Embora os personagens sejam interessantes, nenhum deles é tão cativante quanto os do primeiro. Colin, o protagonista, pode chegar a ser um pouco irritante, inclusive.

Os capítulos se intercalam entre o presente - após o último fora que Colin levou de K-19 - e lembranças do passado dele com todas as outras Katherines. Muitas dessas histórias porém, poderiam facilmente ser tiradas. Sim, elas dão a noção de quanto Colin é ruim para relacionamentos, mas não fariam falta se não estivessem ali tampouco. A histórias das principais Katherine seriam o suficiente, em minha opinião.

Os cálculos também são uma parte bastante importante da história, uma vez que Colin é um menino prodígio e está tentando colocar a tendência dos relacionamentos em uma fórmula que poderá prever não apenas quando um relacionamento irá terminar, mas também quem do casal irá terminá-lo. Para explicar os cálculos, o autor recorre a diversas notas de rodapé, que por vezes se misturam com as notas de tradução e desviam o foco da história principal. Aliás, há um apêndice no final para explicar a matemática aplicada no livro. Não é que você precise entender matemática para entender o livro, mas entender o funcionamento do Teorema, ajuda a compreender o caminho que o personagem está tomando, então as notas te deixaram no mínimo curioso.

O cenário principal é o Texas, que como retratado anteriormente em diversos filmes, é um estado quente e com um estilo mais "interior". Os personagens têm até sotaque! Achei bem legal, embora pareça um pouco forçado quando traduzido.

O romance é um pouco óbvio, mas não chega a ser exatamente forçado. Confesso que não me fez suspirar ou ansiar, mas tampouco me fez torcer o nariz. Ficou na média, como todo o resto.

Por fim, não posso deixar de comentar que a tradutora fez um excelente trabalho com este livro, especialmente visto que Colin também tem o talento de anagramatizar e que tal tarefa não foi simples, pois não basta uma mera tradução. Em casos como esse, o tradutor tem que recriar, mantendo o sentido fiel ao original, o que pode se revelar um trabalho e tanto para ele, mas fiquei bastante satisfeita neste quesito.

Então a dúvida que fica é a seguinte: John Green é tão genial quanto dizem, ou teve apenas uma história de sorte? Pretendo ler outro livro dele para tirar essa dúvida o mais rápido possível. Então, em resumo, este livro pode decepcionar como primeiro contato, se você ouviu mil e uma maravilhas sobre o autor. E, se você já o conhece, talvez seja melhor mergulhar sem expectativas, assim você só poderá ter a ganhar.

site: Para mais resenhas acesse: www.queridaprateleira.com.br
Luiza Rodrigues 01/07/2013minha estante
Anna, eu recomendo que você leia Quem é Você, Alasca?, porque é um livro realmente genial, no nível de A Culpa das Estrelas. Você vai gostar e vai tirar de uma vez por todas as sua dúvida! :))

Anna Laitano 05/07/2013minha estante
Estava mesmo pensando em ler este. Acho que vou seguir a recomendação, obrigada! :)

MN 16/07/2013minha estante
realmente "Quem é você, Alasca?" tem um efeito muito maior ao estilo d'A culpa é das estrelas do que O teorema de Katherine. O livro é bom, mas entre os outros do autor esse não fica entre os melhores 'na minha opnião'.

Welliton.Moreira 07/12/2023

Matematizando o Amor
"O Teorema Katherine" é mais uma obra brilhante do renomado autor John Green, conhecido por suas narrativas inteligentes e personagens cativantes. O protagonista, Colin Singleton, é um jovem prodígio que, após ser deixado pela 19ª Katherine, embarca em uma jornada de autodescoberta e busca por significado. A trama se desenrola quando Colin e seu amigo Hassan decidem fazer uma viagem de carro e acabam chegando a Gutshot, uma pequena cidade do Tennessee. Lá, Colin trabalha em um projeto matemático ambicioso: criar um teorema que preveja o desfecho de qualquer relacionamento. O teorema, centrado em variáveis como atratividade física, popularidade e outros fatores, adiciona uma dimensão única à história, destacando o amor e as complexidades das relações humanas.

O elenco de personagens é diversificado e memorável, com destaque para o peculiar Hassan e a enigmática Lindsey, que introduz uma série de reviravoltas na trama. Green mais uma vez demonstra sua habilidade em explorar temas profundos de uma maneira leve e acessível, mesclando comédia e drama de maneira magistral.

O ponto alto do livro é, sem dúvida, o teorema criado por Colin. Este modelo matemático, embora fictício, adiciona uma camada única à narrativa, explorando a natureza imprevisível do amor e como fórmulas complicadas podem tentar explicar algo tão intrinsecamente humano. O leitor é levado a refletir sobre a aplicação do teorema na vida real e questionar se é possível realmente quantificar o amor.

Em suma, "O Teorema Katherine" é uma obra envolvente que vai além do romance adolescente comum. John Green oferece uma história inteligente e reflexiva, repleta de personagens cativantes e um enredo que desafia as expectativas, fazendo com que os leitores repensem as complexidades das relações humanas de uma maneira única e instigante.

Confesso que o começo eu achei que não ia me cativar, mas acho que eu consigo compreender o Colin, consigo me colocar perfeitamente no lugar dele e entendo os pensamentos e as dúvidas, pra mim o livro é excelente. Juro que eu esperava algo trágico, mas foi bem leve e bem jovial. Eu recomendo.

Amanda Bonfim 20/09/2020

John Green é um dos autores que mais admiro, sua escrita é simplesmente incrível!
O leitor se sente atraído pela história e isso é o que mais gosto quando leio um livro.
Super recomendo a leitura!
error/ 20/09/2020minha estante
n consigo ir pra frente

Lana198 28/06/2021

Demorei SÉCULOS pra terminar esse livro,comprei em março de 2017 e só acabei no segundo semestre de 2018(outubro pra ser exata)
Há alguns momentos de comédia,daquele jeito que só John Green sabe fazer
Li o livro com 13/14, e muitas vezes(na verdade boa parte do tempo)ficava perdida no meio em tanta matemática e no qual foi o estopim pra essa demora na leitura,ainda quero tentar reler pra ver se esse foi o motivo que me fez demorar e acabar não gostando,mas a história em si é algo interessante
laura 28/06/2021minha estante
Quando eu li, ignorei totalmente todas as partes q tinham matemática, acho q isso facilitou na hora de ler. Mas no geral achei um livro bem levinho, tenho mt vontade de reler pra ver se dou outro significado pra história

Lana198 28/06/2021minha estante
Exatamente,acho que ler novamente faria ver à história com outros olhos

Karilene R. 15/07/2020

O Teorema Katherine
O título me chamou atenção, fiquei me perguntando se realmente existia um teorema nesse livro. E sim, tinha sim!!

Uma leitura tão adolescente que me fez cair em risadas, mesmo com o estado depressivo de Colin no começo, John Green soube exatamente como usar isso ao seu favor e fazer uma história incrível e cheia de detalhes (matemáticos).

"O Teorema Katherine" foi o choque literário que eu precisava. Fazer pensar, discutir com o personagem sobre suas ações e falas foi simplesmente incrível. Amei a forma de Green de estruturar perfeitamente esse livro. Tão maravilhoso que meus dedos até tremem.
Joana 15/07/2020minha estante
Amo mt a escrita de John Green e quero mt ler esse livro??

((lara)) 24/05/2022

O começo, o meio e o fim
Bom, não recomendo.
Demorei muito tempo para terminar de ler, por que é muito entediante e parado.
A história em si é boa, mas o desenvolvimento não.
Aconteceu tudo tão rápido, um dia ele estava num lugar, no outro dia não.
Os pais do Colin, simplesmente, deixam ele ir para outra cidade do nada, tipo????
O final foi corrido demais, foi bonzinho, mas nenhum grande plot twist.
Enfim, não leria de novo nem se me pagassem. Péssima experiência.

Lavínia 15/06/2020

Complexo, descomplicado e necessário
Um dos livros mais complexos do John Green, mas acaba se tornando fácil, admiro muito a habilidade do Green se preocupar com cada detalhe e explicar tudo. Posso afirmar que é dos meus livros favoritos do Green.
Não se assustem com as matemáticas - eu também não entendi bulhufas -, a habilidade do autor faz o livro ser compreensível (pelo menos, quase sempre). Não esperem muito drama, choros ou romance exacerbado. Contundo, podem esperar um protagonista que quer ser importante, um melhor amigo engraçado e preguiçoso, uma menina que se acha uma fraude. E esperam acima de tudo, relações que fará todos eles se desconstruirem e recomeçarem.

TioBriel 27/07/2021

Não é um livro pra qualquer um
Que rolê mó aleatório foi esse? KKKKKK. Quer dizer, nem tão aleatório assim, porque algumas coisas foram MUITO previsíveis, mas acho que foi proposital.
Foi uma experiência meio estranha. Por muito momentos me peguei tendo empatia e entendendo os sentimentos de Colin apesar de não ser tão parecido com ele (ainda mais no quesito prodígio). O fato é que, conforme as páginas eu percebi que esse livro não é pra todo mundo. Apesar da tentativa descarada de adaptação para o maior público possível (quiçá ideia da editora). Os pontos mais positivos do livro, na minha opinião, foram ofuscados por conta disso, principalmente em relação a matemática e as curiosidades (que pra mim foram todas interessantes e não eu não sou como o Colin).
De toda forma, me pareceu que o autor estava escrevendo para ele e num certo momento percebeu que poucas pessoas gostariam, e na tentativa de fazer que o máximo de pessoas possíveis gostassem, transformou um livro que seria excelente para uma parcela de pessoas, num livro mediano e ruim para a maioria (a prova é a própria media do skoob).
No entanto, eu gostei do humor pastelão e da personalidade esquisita do protagonista. Não é uma história ruim. Mas poderia ter sido melhor.

P.S. O APENDICE É SIMPLESMENTE PERFEITO.

Jully Tábita 03/10/2020

Leitura gostosa
Gostei bastante dessa leitura, se encaixou no momento certo para mim, leitura leve e gostosa de se ler.

Reynaâ¤ï¸ 01/01/2022minha estante
Eu abandonei esse