O Teorema Katherine

O Teorema Katherine John Green

Resenhas - O Teorema Katherine

beckyreads 15/01/2024

Se pudesse resumir o livro em uma palavra, seria ?chato?.
Li logo quando lançou, tinha apenas 13 anos, talvez isso tenha influenciado um pouco. Porém, é justamente direcionado ao público infanto-juvenil, por isso foi tão decepcionante.

Personagem principal sem carisma algum e muito prepotente, todos ao seu redor possuem personalidades mais carismáticas e envolventes.

John Green estava em seu auge completamente merecido, se não fosse pela escrita leve e fluida dele, não teria conseguido terminar.

A premissa do protagonista em insistir que há lógica sim no amor e ficar obcecado por isso, era um traço de sua personalidade que o tornava único; chato, mas ainda único.

Tudo se perde com a conclusão mais previsível possível: não há cálculos matemáticos ou lógica para prever o amor, nem o futuro dele. Não tinha como ser mais óbvio.

olivemys 14/01/2024

História e personagem chatos
Achei a história chata e confusa durante o livro quase todo, salvo os últimos 25% que realmente são bons, mas pra resumir não foi um livro que me atraiu muito e inclusive demorei bem mais do que eu achei que ia levar pra ler simplesmente por não sentir a menor vontade de dar continuidade da história.

pietrarebeca 14/01/2024

Que eu sou apaixonada pela escrita do John Green não é novidade para aqueles que me conhecem. O Teorema Katherine foi uma leitura rápida e divertida de se fazer.

Em primeiro plano, se conta a vida de Colin, um jovem de 17 anos que acabou terminando com sua namorada Katherine -que era sua décima nona namorada. Colin Singleton juntamente com seu melhor amigo Hassan decide cair na estrada para tentar superar o sofrido término. Colin percebe que sua grande missão seria criar uma fórmula para saber se um relacionamento vai durar e o seu tempo, e quem vai terminar.
Colin se hospeda na casa de uma garota, Lindsey, e sua família. Ocorre grandes cenários e acontecimentos enquanto isso, Colin consegue terminar a fórmula e percebe que nem sempre apenas Katherines são interessantes.

Julya116 13/01/2024

Esse livro conta com uma narrativa exatamente John Green, com personagens jovens vivendo. O livro é bom porém previsível, não conseguindo surpreender na maior parte dos momentos. Na minha opinião, foi um livro morno!

Bruno.Ludovico 12/01/2024

Uma história sobre pessoas
Muito divertido o livro, João Verdão sempre escreve sobre personagens e não sobre histórias pripriamente ditas, essa é minha conclusão. Se voce adentrar a obra com o objetivo de conhecer os personagens essa obra será uma delícia de ser lida. Temos um autista que é precionado pelos pais que nunca fez nada a não ser tentar realizar as expectativas dos pais. Temos um muçulmano que disperdiça a vida sendo preguiçoso. Temos uma menina com "problemas paternos". Cada um, a sua maneira, se desenvolve e resolve seus problemas. Muitos pontos bons a serem refletidos: relação pai e filho, vida em comunidade, amizade, superação de tériminos, possibilidades de futuros, carências emocionais... Essa obra é redonda apesa de forçar o início de todos os relacionamentos de Colin (TODOS MESMO), mas o apego e carinho pelos personagens nos faz passar pano sim. Que obra linda e aconchegante.

Leetsmary 10/01/2024

Quero me tornar importante
Como sempre John Green nunca me decepciona, o livro é mto bom e fluido, n tem nenhum momento que fique chato ou parado demais e a leitura é mto leve

sayuri__ 10/01/2024

Talvez um final totalmente imprevisível
Comecei o livro sem esperar nada, porque simplesmente não tinha o que esperar. daí no meio do livro você se vê rodeada por cálculos matemáticos que tem o objetivo de prever relacionamentos, acompanhando a vida de um adolescente em constante crise existencial e crises de personalidade. terminei o livro contente, mas não achei grande coisa. a escrita é fluída e divertida, me identifiquei bastante com o personagem principal e é algo bom pra ler e só curtir.

Beatriz.Ordonhes 06/01/2024

"Eu acho que, tipo... tipo, que sua importância é definida pelas coisas que são importantes para você."
Eu amo John Green. Verdadeiramente, amo esse homem. Bem, não ele óbvio, mas a escrita dele. A cada obra que eu leio fico mais encantada com seu dinamismo e expressão.
Devo dizer que não dava nada para esse livro. O enredo principal me parecia raso, mas eu não podia estar mais errada. Colin é um personagem profundo, ainda que levemente arrogante, que só quer ser amado. Amado por quem ele é, coisas não interessantes e tudo. Pra quem é fã da Taylor Swift, vide a referência: Colin é a música This Is Me Trying inteirinha.
A dinâmica entre os personagens é linda, as trocas, conversas e aprendizados são tão sutis que ficaram só perceptíveis para mim depois que acabei o livro todo.
Todavia, na minha muito humilde opinião, aquilo que brilha, durante toda a narração e que me fez gargalhar em alguns parágrafos foram as notas de rodapé. A criatividade de incluir aquelas pequenas informações e fazer a própria paragrafação do livro como se fosse um livro de pesquisa foi genial.
Simplesmente genial, o livro todo.

ACASO (Ana) 06/01/2024

Chato
Custei ler. Achei sem graça e sem propósito...de verdade. Não recomendo para ninguém. ?

O protagonista é um chato, a história sem graça.

Isa Moura 05/01/2024

Ganhei este livro a quase 10anos?
E nunca tinha criado intere em ler? ate hj ?comecei a ler e parecia que era isso que eu precisava cada palavra.. o livro narra uma história nem juvenil mas com reflexões poderosas e curiosidades históricas incrível!

HaruEmy 04/01/2024

Não é o meu estilo de leitura, mas admito que me diverti, só achei chato quando o Collin ficava muito tempo lembrando da K-19, mas entendo que era necessário.

abfalencar 04/01/2024

Uma narrativa divertida mas complicada, não me deixou totalmente vendida na premissa de toda a matemática que tentaram desenvolver ao longo do livro, apenas para cair por terra no final porque o "futuro é imprevisível", no geral, talvez eu tenha ultrapassado a fase de jovem adulto. Mesmo as personagens super inteligentes e descoladas já não me parecem tão boas, pelo menos John Green sabe como dar um pouco de humanidade e emoção.

Luz 02/01/2024

Legal,saciante mas nn extraordinário
Um livro confortável, fácil e rápido de ler. Me rendeu boas risadas. Ótimo livro para você ler de não se prender a grandes complicações (apesar de falar muito de matemática kk)
Hassan é muito legal e provavelmente o único personagem que teve um certo desenvolvimento. O protagonista é "ok", o que comparado as outras obras do autor é confuso. Toda a trajetória dele não prende nem encanta. Você só acaba gostando pelo humor levemente ácido e pastelão.
O final é agradável. Até que previsível. Mas fecho o livro sabendo que me proporcionou uma cura de resseca literária.

Gabi 02/01/2024

John Green não foi seu melhor momento. sei lá não gostei, achei chato, personagem principal chato, enredo chato, tudo nhe