I Ching

I Ching Richard Wilhelm

Resenhas - I Ching

rafaelkraisch 11/02/2024

Fez parte da minha história
Eu o li em 2001 e o tenho até hoje. Naquela época eu curtia essas crenças e misticismos... Hoje (em 2024), como um neurocientista, vejo o quanto eu era inocente e jovem, procurando encontrar respostas prontas e até mágicas. No entanto, guardo meu exemplar aqui com carinho e como um registro histórico.
Barreto31 27/03/2024minha estante
Foi bom ter sua referência, não irei mais ler!

Márcia 06/05/2023

I Ching - Richard Wilhelm
O livro é um texto sagrado e muito antigo que objetiva o autoconhecimento em cada um de nós.
Por meio de dois rituais, fazemos perguntas a nos mesmos e obtemos a resposta por meio de símbolos. Você pode optar pelo ritual das moedas ou pelo ritual das varetas para isso.
Os hexagramas em si são compostos pela combinação de 8 trigramas que fazem referência às composições da natureza e universo. Cada um tem um julgamento próprio e textos interpretativos. Com isso, seus significados se desdobram.
Por meio do livro, a humanidade encontrou novas diretrizes a serem tomadas, a fim de alcançar um status mais unificado:
Promove o entendimento pessoal e coletivo.
Valorizar a verdade,
Ajudar os demais

Jonathas dos Santos Benvindo 14/04/2022

Interessante para se conhecer a forma que os chineses usavam para fazer adivinhação mas um pouco cansativo e complexo demais para quem quer apenas saber sobre isso. De qualquer forma valeu muito a pena ler pois possui um texto necessário escrito por Jung e o material é muito bem organizado e detalhado.

ToniBooks 28/11/2021

O livro das mutações
O I Ching traduz toda a cultura cultura chinesa. Com mais de três milênios de existência, "O Livro das Mutações" já foi utilizado como oráculo, mas é bem mais que isso, propõe traduzir em símbolos tudo o que tem de ser, fazendo com que entendamos que a coincidência nada mais é que um desfecho necessário, e que as consequências do livre arbítrio são tão evitáveis quanto são as opções de decidirmos os vários caminhos a seguir.

Homem Sério 22/08/2021

Fui alertado.
Uma moeda de cinco centavos, um surto na praia, um livro quase roubado, a sorte lançada, uma confusão de primeira, segunda, quarta, e terceira, a última foram os chinelos, o deslize, o corpo, a faixa, o semáforo, o sangue e as vísceras.

Hugo 10/07/2021

A técnica de adivinhação do I ching é única , precisa e confiável.
Uma leitura mística e fantástíca vale à pena a consulta.

Igor 12/05/2020

99% das pessoas deveriam ler esse livro e consultá-lo.
É realmente difícil para mim fazer uma resenha do I Ching em poucas palavras.

Primeiramente porque é um livro muito antigo e oriental, então é preciso contextualizar a realidade do lugar e da época.

Estudo ele há anos, ou seja, já li e reli diversas vezes, este e outras versões.

A prática do I Ching me ajuda bastante. Em muitas situações onde preciso de um conselho, consulto o oráculo e obtenho respostas satisfatórias.

É impossível escolher o meu livro favorito, mas se eu tiver que escolher o livro mais útil, com certeza é esse.

Recomendo muitíssimo, a não ser para pessoas muito céticas, ou que não queiram se dedicar ao seu estudo e prática por um longo período.

Não é literatura de aeroporto. Não é passatempo. Não é autoajuda. Se você souber interpretar o I Ching, esse livro pode ser um grande companheiro para o resto da vida.

Wagner 14/01/2019

CALENDÁRIO

(...) o homem superior organiza o calendário e marca com clareza o período das estações (...)

in: WILHEIM, Richard. I Ching. São Paulo: Pensamento, 1997.

Passion Eyes 26/02/2016

I-Ching
Esse livro é maravilhoso ,um lindo oráculo, muita sabedoria há nele,e incrível como depois de tanto tempo, os aconselhamentos não fresquinhos e fazem um bem pra quem o lê...

Pedro 18/08/2012

Imersão na sabedoria milenar
Quanta sabedoria pode se extrair de um livro com mais de 5 mil anos?
Muita gente procura extrair conselhos de antigos filósofos clássicos, de profetas a muito mortos, da própria Bíblia... Nesse contexto nós, ocidentais, caímos na prepotência de ignorar totalmente a outra metade do mundo com toda sua riqueza de conhecimento e sabedoria.
Ao ler e Consultar o I Ching o leitor estará entrando em contato com o que há de mais rico em toda cultura Chinesa, estará se introduzindo em todo um mundo de sabedoria que o deixará perplexo.
No começo, haverá um pouco de ceticismo, mas a "magia antiga" do I Ching tem por fundamento o que hoje é conhecido com "Teoria do Caos", um dos ramos mais complexos da matemática. Seus concelhos não vem de aspiração divina, mas da constante observação da realidade e da natureza.

Para uma obra que foi escrita quando aproximadamente metade da humanidade ainda vivia da caça e coleta, Eu, que devo muito a essa obra, posso afirmar que é um dos maiores livros existentes.
Jossi 24/07/2016minha estante
Discordo.
Que sabedoria? O que há de 'sábio' naquelas frases cheias de simbolismo e mais ou menos sem nexo? Tá, pode-se dizer que é um livro de poesia ('sabedoria antiga')... Mas é só. Como livro de sabedoria mesmo, fico a filosofia dos grandes Platão e Aristóteles, onde existe uma discussão sobre todas as coisas existentes e onde a razão predomina. A moral, a ética, a política, a estética... O I Ching é apenas um oráculo antigo -- bom pra quem gosta de adivinhações...

Alex.. 23/08/2009

Livro de cabeceira!
Livro de cabeceira! Esta edição do I Ching por Richard Wilhelm é ótima, e vale leitura constante. Com certeza é o livro que mais li na vida, e o qual ainda lerei muitas vezes mais. A cultura chinesa merece ser bem apreciada, e este livro pode ser uma porta a este mundo fascinante da filosofia do TAO. Leia e consulte!

ClaudiaS 06/05/2009

O melhor livro
De todos os livros sobre I Ching o melhor para mim é esse com o prefácio de Jung.
Tudo de bom!!
Carolina 18/04/2012minha estante
Quais foram os outros que você leu?
Leu as versões do Wu Jyh Cherng e a do Alfred Huang?