Maquiavel Pedagogo

Maquiavel Pedagogo Pascal Bernardin

Resenhas - Maquiavel Pedagogo

Paulo.Rodrigues 05/03/2024

A psicologia moderna x Educação

O autor nos mostra um caminho que está sendo guiado a Educação, no mundo. Um processo da psicologia moderna, através de experimentos, mais parecendo filme de ficção, porém: real.
"Um dos paradoxos da sociedade moderna é o que ela não tem necessidade de um grande número de pessoas instruídas. A seleção se opera por meio do que se chama: elite social que, realiza o trabalho intelectual necessário. Aos demais compete ou a execução das decisões ou o exercício de cargos subalternos." Sociedade Dual.
Assim deveria ser, portanto, a educação futura: para a massa, o ensino não cognitivo, pura doutrinação esvaziada de toda substância intelectual; para a elite, uma verdadeira formação intelectual.
Acredito que essa tese se estende ao ensino no Brasil, com conteúdos desatados e impostos, sem o preparo devido aos professores e estes sempre levam a culpa.
Um livro um tanto maçante em algumas partes, porém de fácil absorção, principalmente para aqueles que trabalham diretamente com Educação.

Lahlavrac 04/02/2024

Pequeno em tamanho, grande em importância: uma leitura de Maquiavel Pedagogo, de Pascal Bernardin
O livro Maquiavel Pedagogo, de Pascal Bernardin, oferece uma análise perspicaz e crítica das diretrizes educacionais globais, conectando-as a sistemas totalitários e esboçando uma estrutura mundial de doutrinação, controle e domínio psicológico das massas. Ao examinar a obra, é possível compreender a profundidade das preocupações do autor em relação aos impactos nefastos de abordagens não-cognitivas na educação, o que sugere uma perda significativa na formação intelectual das gerações futuras.

O autor inicia sua exposição revelando experimentos psicopedagógicos perturbadores, destacando a relevância desses eventos não apenas como narrativa ficcional, mas como acontecimentos reais enfrentados por educadores e estudantes. Essa introdução chocante prepara o terreno para uma análise mais aprofundada da revolução psicopedagógica e sua relação intrínseca com os objetivos do globalismo.

A construção histórica e lógica apresentada por Bernardin destaca a interconexão entre a revolução psicopedagógica, as ideias criptocomunistas e os princípios democráticos. De maneira convincente, o autor argumenta que a psicologia moderna está sendo aplicada sistematicamente para minar a educação tradicional, favorecendo o ensino não-cognitivo em detrimento da formação intelectual. Essa análise contextualiza as práticas educacionais contemporâneas e instiga uma reflexão sobre os rumos da pedagogia.

A abordagem crítica de Bernardin não se limita a uma visão localizada, estendendo-se às influências internacionais, como evidenciado pelos trechos de documentos da Unesco e do Conselho da Europa. Essas citações revelam a presença marcante de diretrizes que visam não apenas à educação, mas à própria psique das sociedades. A resolução de 1992 do Parlamento Europeu, por exemplo, destaca a ênfase na implicação dos pais na educação das crianças, revelando uma abordagem que visa a reduzir a “resistência à mudança."

A crítica de Bernardin também se estende ao papel dos grupos de pares na socialização e formação das crianças, sugerindo que a crescente influência desses grupos é resultado de uma política deliberada de socialização deliberada. Esta análise não apenas lança luz sobre o impacto das práticas educacionais, mas também questiona a autonomia de pensamento e a formação de opinião independentemente de doutrinações precoces.

Ao examinar as influências ideológicas, o autor aborda a figura de John Dewey como uma peça-chave na pedagogia moderna. Destaca-se a crítica contundente de Dewey à inteligência e à cultura, apontando para a desvalorização do pensamento individual e da instrução em favor da socialização. Bernardin, ao vincular Dewey à formação da Unesco, ressalta a importância dessas conexões intelectuais na propagação de ideias revolucionárias.

A obra culmina com a apresentação de citações da Unesco que propõem uma dicotomia educacional entre a massa e a elite. Essa visão, segundo Bernardin, perpetua a dualidade social e a submissão psicológica, indicando que a sociedade moderna, sob certas perspectivas, prescinde de um grande número de pessoas instruídas.

Em conclusão, Maquiavel Pedagogo, de Pascal Bernardin, é um trabalho penetrante e crítico que lança luz sobre as intricadas relações entre a educação contemporânea, o globalismo, as ideologias criptocomunistas e a democracia. A obra incita uma reflexão profunda sobre os rumos da pedagogia, evidenciando a importância de preservar a formação intelectual e a autonomia de pensamento em meio a um cenário educacional global em constante evolução.

Nota 8,0 para esse livrinho.

Rogerio.Flores 13/11/2023

Maquiavel Pedagogo
Pascal Bernardin, jornalista, engenheiro e professor francês, faz neste breve livro uma análise das diretrizes educacionais mundiais e sua ligação ideológica a sistemas totalitários, buscando doutrinação, controle e domínio psicológico das massas. Considerando não como um problema isolado, mas parte presente de um sistema de dominação ligado ao globalismo, controle do Estado, das empresas, da midia, entre outros elementos, o autor busca evidências que suportem sua linha de raciocínio. Assim, depois da apresentação de métodos científicos de controle psicológico, traz à tona trechos de documentos da Unesco, Conselho da Europa e outras organizações com as diretrizes para o processo de controle social. A presença tão massiva e evidente de trechos de documentos às vezes torna enfadonha a leitura, ainda que simples e curta. Poderia também ser fornecido mais suporte se bibliografia complementar, o que tenta justificar no final o próprio autor. Ainda assim, são fornecidos materiais importantes para um aprofundamento posterior e suporte a pesquisas comementares.

Zaqueu 13/09/2023

Doutrinação como meta de "ensino"
Embora a leitura seja embasada no contexto do pais francês temos aqui uma grande alerta para os pais e professores que são de certa forma responsáveis pelo ensino das crianças. Todos os grandes planos dos poderosos levam para o controle das mentes e pura alienação.

Zenaildo 27/05/2023

Maquiavel pedagogo
Esse livro traz diversas técnicas que estavam sendo usadas na França em meio a educação, ele usa exemplos verdadeiros, dá pra conferir sobre essa manipulação. Ele pega a onu, unesco e outros.. e explica cada um, confesso que é um livro meio assustador assim e ao mesmo tempo poderemos ver a guerra oculta que acontece. A questão da guerra da cultura e valores e tal. Mesmo assim, é um bom livro para conhecimento.

Tatiana135 20/03/2023

Uma leitura essencial sobre a crise escolar e o controle da NOM. Livro que prende bastante, mas chega a ser um pouco cansativo no final.

Larissa Moraes 05/03/2023

Sem palavras
Não tenho palavras para descrever esse livro. Fenomenal, inteligente, bem enbasado. Extremamente necessário para todos!

Dansd1 23/01/2023

Conteúdo muito interessante
Pascal Bernardin mostra detalhadamente que o objetivo prioritário da escola atual não é mais possibilitar aos alunos uma for­ mação intelectual e muito menos fazê-los adquirir conhecimentos elementares. O que se pretende com a redefinição do papel da escola é torná-la nada mais do que o instrumento de uma revolução cultural e ética destinada a modificar os valores, as atitudes e os comportamentos das pessoas em escala mundial. As técnicas de manipulação psicológica, que não se distinguem muito das técnicas de lavagem cerebral, estão sendo utilizadas de forma maciça.

rodrigoudo.zevi 20/12/2022

Pesado
Trata-se de um dos livros mais terríveis que li. Como professor, dá um desespero novo a cada página. Fui conferindo as fontes porque achava muito absurdo; ao confirmar as fontes, ficava tão absorto que tinha que parar a leitura pra digerir o grau de maldade. Dá vontade de sair gritando que está tudo errado. O Novo Ensino Médio no Brasil é uma desgraça previsível que acompanha uma escala global...
Cássia Bruna 07/03/2023minha estante
Você é professor formado em qual licenciatura? Porque já li 5 capítulos e todas as citações já são com assuntos do meu conhecimento da formação acadêmica. Não sei se é por não ter concluído o livro ainda, mas também ainda não encontrei a parte da "maldade" nem motivo para tamanho desespero.

rodrigoudo.zevi 13/03/2023minha estante
Sou formado em História e Pedagogia. Pessoalmente me impressionei muito com a articulação intencional para manipular conteúdos e mentes na direção do globalismo desde os anos 1960.

Brenda532 11/10/2022

Relevante.
Maquiavel Pedagogo foi publicado em 1995 por Pascal Bernardin. Criei muita expectativa, mas logo de início percebi que não gostei da forma como o autor usa as citações, porém, isso não faz com que o livro perca a sua importância.
É uma crítica ao sistema de educação atual.
Como o próprio livro já diz:
?Trata-se de uma análise minuciosa de tudo aquilo que está exposto nos documen­tos oficiais dos mais célebres organismos internacionais. E ainda que sejam docu­mentos públicos, paira um silêncio mortal sobre eles. Certamente porque revelam a verdadeira síntese da escravidão.?
Recomendo muito e mais ainda para os professores e alunos que não compreendem o sistema de educação.
Winslow 12/10/2022minha estante
Tá na minha lista

Brenda532 12/10/2022minha estante
Boa! Comecei o livro que vc está lendo ontem, parece muito bom também. ?

Winslow 12/10/2022minha estante
12 regras para a vida?

Brenda532 12/10/2022minha estante
Simm.

almeidalewis 23/10/2022minha estante
Gostei brendaflleal da sua resenha ????????

Brenda532 23/10/2022minha estante
Muito obrigada, Alexsandro. ?

Gabrielle 13/07/2022

Leitura obrigatória para entender o sistema educacional
A leitura é por vezes complexa, mas denota o problema mundial do nosso sistema educacional. Devemos nos preocupar com a educação que recebemos e damos aos nossos filhos? Há uma ideologia por trás do ensino nas escolas de coletivismo e esquerdismo, leia-se comunismo? Com a leitura finalizada fica fácil responder a esses questionamentos.

Rogéria Martins 28/06/2022

Interessante mas complexo
Apesar de ser um livro curto, demorei bastante para ler porque é um livro bem denso e com MUITA informação (mesmo!).
Não tira o mérito de ser um bom livro mas, caso você for começar a ler, prepare-se para um livro com bastante informações e documentos longos - que o autor simplesmente coloca inteiro no capítulo.

Fabianne 02/06/2022

Você sente prazer em ler monografia?
Tinha uma grande expectativa sobre esse livro. Se você é do movimento escola sem partido você vai adorar. Se for professor leia para entender o que a turma do escola sem partido acredita. O autor é um jornalista, engenheiro e professor de computação na universidade de Aix-Marseille. Ele inicia com uma série de experimentos pscicopedagógicos. Aí ele passa para o objetivo do globalismo nas idéias criptocomunistas da democracia. Parece um trabalho de conclusão de curso com uma vasta exemplificação de experimentos e uma rica descrição bibliografica.
Cássia Bruna 28/02/2023minha estante
Comecei a ler e também tive a impressão de parecer muito uma monografia, mas estou sentindo prazer sim, até agora me sinto engajada na leitura pela relevância do conteúdo.

Fabianne 28/02/2023minha estante
O que mais gostou do livro até agora?

Cássia Bruna 02/03/2023minha estante
Até agora concluí apenas o segundo capítulo. Antes de tudo quero afirmar que sou uma pessoa de esquerda e notei que esse livro é aclamado pelos conservadores. Preciso ler completo para uma opinião bem formulada e ainda acredito que esse é um livro que vale ser lido mais de uma vez para uma compreensão maior. Todavia, o que tenho gostado é que o livro explica um processo que me ocorreu dentro do ambiente escolar: um sistema que te corrompe. Você é aliciado a tomar atitudes e modificar comportamentos que não vão de acordo com suas opiniões, mas acaba se submetendo por todas as técnicas psicológicas que ele cita e explica: conformismo, normas de grupo, submissão a autoridade, etc. E no fim vc cai em uma dissonância cognitiva, ou seja, é obrigado a mudar a própria forma de pensar para justificar internamente os comportamentos que tomou. Minha primeira experiência pra valer dentro de um ambiente institucional já me fez notar que toda minha teoria da faculdade foi por água abaixo pq eu não podia lutar contra a maré. É um livro complexo mas muito inteligente. Ao mesmo tempo considerei a linguagem do autor bem direta ao ponto, ele explica com detalhes, mas sem enrolação. Sei que o livro se trata de uma crítica política, mas ainda não cheguei no ponto da leitura em que fique claro qual o posicionamento do autor. De todo modo, acredito que seja um livro de leitura importante, pois independente do posicionamento do autor, ele cita várias informações extremamente relevantes e que são fatos. Outra coisa que gostei foi do embasamento da escrita/pesquisa, pois o autor cita diversas fontes.

Fabianne 02/03/2023minha estante
Quando cheguei no final do livro tive a impressão que ele leu Maquiavel e pensou. Preciso ganhar dinheiro com um livro nesse formato.

Fabianne 02/03/2023minha estante
Claro e preciso é Paulo Freire. Que se dedicou grande parte da vida a educação.
Infelizmente no Brasil não aplicamos Paulo Freire nas escolas públicas como deve ser aplicado. Mas já tive oportunidade de acompanhar aulas na Holanda e onde existe uma aplicação substancial e é muito bacana. Atualmente vários países no mundo usam Paulo Freire.

Fabianne 02/03/2023minha estante
Sou professora de inglês e trabalho para mim. Sendo assim pude desenvolver uma metologia toda baseada nos livros de Paulo Freire.

Fabianne 02/03/2023minha estante
Ele fala...fala sobre pesquisas que não são dele e mistura com micro comunismo e te deixa no escuro.

Fabianne 02/03/2023minha estante
O livro é tão confuso que terminamos nós sentido perdidas. Nós questionando se realmente entendemos.

Fabianne 02/03/2023minha estante
Não acho que vale a pena ler duas vezes.

Fabianne 02/03/2023minha estante
Mas informações é poder. E ler esse livro te dá o poder de falar e debater sobre ele com alguma propriedade.

Fabianne 02/03/2023minha estante
Então termina e me conta o que você achou

Fabianne 02/03/2023minha estante
Quero muito saber sua opinião.

Cássia Bruna 05/03/2023minha estante
Assim que eu concluir, volto aqui pra debatermos mais o assunto. Eu também pretendo ler livros de Paulo Freire. Sou pedagoga.

Mateus Guarnieri 13/05/2022

Mediano
Achei o livro bem mais fraco do que eu estava esperando. Os outros livros conseguem fazer uma crítica mais ponderada e certeira na educação atual. Esse livro levanta vários pontos que eu concordo, mas não gostei da abordagem.
Cássia Bruna 07/03/2023minha estante
Quais outros livros vc fala?

Rafaela1002 02/05/2022

Revolução Psicológica, Cultural e Ética
O livro é pequeno e objetivo em seu tema central. De forma bem coessa nos mostra como o sistema educacional está alinhado com as questões protocomunistas e de como as gerações estão sendo afetadas com tal ensino.

Uma conclusão particular minha é que eu estou cada vez mais desconfiada com o sistema educacional. Assim, a educação em casa está fazendo mais sentido para mim !!!

Recomendo ?