Maquiavel Pedagogo

Maquiavel Pedagogo Pascal Bernardin

Resenhas - Maquiavel Pedagogo

Joana Baraúna 20/11/2013

Leitura obrigatória para educadores sérios
Essencial para entender o descalabro da educação em nível mundial (e compreender os objetivos globalistas de entidades como a Unesco).
Ronaldo.Refundini 07/08/2017minha estante
Olá, estou divulgando meu segundo livro "Auschwitz como parâmetro de Amor", trata-se de uma análise ontológica que expõe as mazelas humanas que impedem as pessoas de viverem o amor na sua plenitude. Numa reflexão profunda a respeito do sentido do ser além das aparências, o livro indaga a possibilidade do amor incondicional, trazendo também a ideia de que todas as pessoas são semelhantes sob a perspectiva de uma análise ontológica, a assimetria entre o verdadeiro e o falso, a eternidade pela razão, perdão, etc. Será lançada na Bienal do RJ, mas já disponibilizo a pronta entrega, encomendas pelo whatsapp 44 99721 0404

Luciano @cubomatematica 29/10/2020minha estante
Só faltou falar que a terra é plana kkkk.

Rossanna.Poltronie 01/08/2021

É a realidade, sempre foi e sempre será.
Sociedade Dual, sempre foi e sempre será assim. Submeter o indivíduo ao Estado, sempre foi e sempre será.
Não há novidade nisso, muito se engana aquele que acredita haver em algum lugar um governo realmente comprometido com a Educação de fato. E ele ainda
acrescenta outras instituições como a mídia, as religiões... outros caminhos da manipulação das massas. Não esquecendo dos políticos. Modificar a Educação para modificar pensamentos e atitudes e obviamente valores para guiar a população para o caminho que se quer, sempre foi e sempre será assim. A diferença é levar isso a nível Global o mais rápido possível. A população sempre estará nas mãos do Estado. Isto é fato. Professora.

Leo 01/03/2020

Livro alarmista com base conspiratória
Quando comprei o livro, tinha poucas informações em sua sinopse e sobre o autor. Comprei pela capa e pelo título, literalmente. Decepcionei-me.
Sob a argumentação de que as grandes organizações estão trabalhando para fazer uma lavagem cerebral mundial através da educação, o autor traz vários trechos de documentos oficiais, o que torna a leitura cansativa e maçante. Seus argumentos e ideais se resumem a poucas páginas e parágrafos, que se separados de todo o ocúspulo, não daria mais que trinta páginas.
No desejo de ratificar suas teorias conspiratórias de organizações ?criptocomunistas? e lavagem cerebral em massa, ele se equivoca em algumas interpretações de texto e não consegue fortalecer argumentos para contradizer métodos de ensino consolidados por sua eficiência em boa parte do mundo.
Ele acredita que o fracasso da educação está no método e nos fins, que querem produzir alunos cada vez mais padronizados. Não discordo totalmente dele, mas não assimilo a situação dessa forma.
É só pensar o seguinte: se a educação pública no Brasil estivesse seguindo uma cartilha de manipulação em massa, não seria mais lógico investir alto nas escolas públicas para manter o povo sob controle do que sucatear o ensino?
Fica a reflexão.

Eduardo Ramos 15/12/2014

Marxismo Cultural
O que mais impressiona neste livro são as técnicas utilizadas pelos Institutos Universais de Formação de Mestres (IUFMs) para manipulação psicológica. Experiências como: Submissão à autoridade, conformismo, aliciamento e o porta na cara são as principais. O livro trata também de alguns conceitos, como: criptocomunismo - Princípio ou conduta de quem não manifesta claramente ou de quem apoia apenas secretamente os seus postulados -; multiculturalismo - onde várias culturas existem - e o intercultural - onde várias culturas se fundem para dar nascimento a uma nova. Os futuros "mestres" que repassarão o que aprenderam em sala da aula.

Algumas técnicas envolvem: Testes psicológicos; asfixia ou subordinação de ensino livre; proposta de anulação a influência da família. Na frança já está em estágio bem avançado estas técnicas. O curioso foi a especialidade do ensino não coletivo valorizando a aprendizagem da vida social.

Para sustentar seus intentos usam uma retórica e uma dialética de impressionar. A partir de uma mudança de atitudes e comportamentos esse pessoal que pretende formar a "Nova Ordem Mundial" é capaz de tudo para impor revolução psicológica em escala global; gerando contudo, uma revolução social. Os principais objetivos impostos pelos professores são a modificação valores, atitudes e comportamentos dos alunos. Manipulação psicológica e lavagem cerebral corre solta a exemplo de quem assistiu ou leu 1984, de George Orwell.

Por fim, querem impor uma mudança no seu modo de agir e pensar - o Estado intervindo até em seu pensamento! -. Já não basta a quantidade absurda de pelegos comunistas que temos que aturar no nosso dia a dia?

Airaf 07/11/2020

Chocada
Vale a leitura. Estamos vivendo um momento delicado na educação sem ao menos se dar conta. Nossos filhos sofrendo lavagem cerebral na escola até perderem a sua individualidade para então serem marionetes nas mãos do Estado. Um plano maquiavélico rolando na nossa cara mas que ninguém tem coragem de denunciar. Até a formação de professores e diretores está direcionada para esse roubo de identidade das crianças até a fase adulta. Temos que abrir os olhos e nos instruir a esse respeito para blindar nossos filhos.

15/12/2014

Excelente livro sobre educação e doutrinação
Livro excelente para a sociedade em geral.Neste livro você pode entender como as crianças estão sendo doutrinas com a ideologia marxista.O autor faz um panorama da educação na França e dos organismos de educação internacionais.

site: www.escolasempartido.org

Br4ndon Lee 18/08/2020

Estão seguros de que não fazem o jogo do adversário?
Interessante e necessário. Bernardin expõe fatos sobre o atual sistema educacional mundial e a psicopedagogia atual. Nesse sentido, comenta artigos publicados pela UNESCO que explicitam o desprezo com a educação cognitiva que vem sendo aplicado da creche à universidade.
Filippe 18/08/2020minha estante
Parece interessante

Br4ndon Lee 18/08/2020minha estante
É sim, recomendo.

SrCramos 28/05/2017

Estamos sendo manipulados e aceitando isso numa boa.
A primeira vez que ouvi o nome de Pascal Bernadin foi em uma das aulas do Professor Olavo de Carvalho, na qual ele indicou urgentemente a leitura desse livro (Maquiavel Pedagogo) para compreender perfeitamente como funciona a agenda globalista na área da educação escolar e quais seus interesses.
Comecei a ler e logo de cara fiquei de boca aberta com as táticas de manipulação psicológicas usadas no sistema de educação, apresentada de uma forma “bonita” chamada de Revolução Pedagógica, que não acontece apenas na França (pais de origem do autor) mas o que está sendo injetado no mundo inteiro. O objetivo da Revolução Pedagógica é simples, mudança de valores, de comportamento, de atitudes, de cultura, anular totalmente a influência da família e por ai vai.
De início parecia até ser uma grande teoria da conspiração, como nos filmes de Hollywood, mas não. O domínio de “mentes” apresentado no livro chega a ser assustador e visivelmente comunista, é ainda mais assustador principalmente porque as iniciativas para tal objetivo parte de grandes órgãos internacionais: Unesco, OCDE, Conselho da Europa entre muitos outros, a quais “muitos de nós” tínhamos uma certa confiança.
Pacal Bernadin não fica no “lenga lenga de achismos e opiniões” O livro a todo momento aponta documentos oficias, fontes de pesquisas, livros, artigos etc. O que torna a leitura ainda mais “boca aberta”. Lia uns capítulos parava e colocava as mãos na cabeça dizendo pra mim mesmo “eu não acredito nisso”, “como eles estão fazendo isso a luz do dia e ninguém faz nada?”. O livro é um grande alerta para todos.
Leitura obrigatória

Fabianne 02/06/2022

Você sente prazer em ler monografia?
Tinha uma grande expectativa sobre esse livro. Se você é do movimento escola sem partido você vai adorar. Se for professor leia para entender o que a turma do escola sem partido acredita. O autor é um jornalista, engenheiro e professor de computação na universidade de Aix-Marseille. Ele inicia com uma série de experimentos pscicopedagógicos. Aí ele passa para o objetivo do globalismo nas idéias criptocomunistas da democracia. Parece um trabalho de conclusão de curso com uma vasta exemplificação de experimentos e uma rica descrição bibliografica.
Cássia Bruna 28/02/2023minha estante
Comecei a ler e também tive a impressão de parecer muito uma monografia, mas estou sentindo prazer sim, até agora me sinto engajada na leitura pela relevância do conteúdo.

Fabianne 28/02/2023minha estante
O que mais gostou do livro até agora?

Cássia Bruna 02/03/2023minha estante
Até agora concluí apenas o segundo capítulo. Antes de tudo quero afirmar que sou uma pessoa de esquerda e notei que esse livro é aclamado pelos conservadores. Preciso ler completo para uma opinião bem formulada e ainda acredito que esse é um livro que vale ser lido mais de uma vez para uma compreensão maior. Todavia, o que tenho gostado é que o livro explica um processo que me ocorreu dentro do ambiente escolar: um sistema que te corrompe. Você é aliciado a tomar atitudes e modificar comportamentos que não vão de acordo com suas opiniões, mas acaba se submetendo por todas as técnicas psicológicas que ele cita e explica: conformismo, normas de grupo, submissão a autoridade, etc. E no fim vc cai em uma dissonância cognitiva, ou seja, é obrigado a mudar a própria forma de pensar para justificar internamente os comportamentos que tomou. Minha primeira experiência pra valer dentro de um ambiente institucional já me fez notar que toda minha teoria da faculdade foi por água abaixo pq eu não podia lutar contra a maré. É um livro complexo mas muito inteligente. Ao mesmo tempo considerei a linguagem do autor bem direta ao ponto, ele explica com detalhes, mas sem enrolação. Sei que o livro se trata de uma crítica política, mas ainda não cheguei no ponto da leitura em que fique claro qual o posicionamento do autor. De todo modo, acredito que seja um livro de leitura importante, pois independente do posicionamento do autor, ele cita várias informações extremamente relevantes e que são fatos. Outra coisa que gostei foi do embasamento da escrita/pesquisa, pois o autor cita diversas fontes.

Fabianne 02/03/2023minha estante
Quando cheguei no final do livro tive a impressão que ele leu Maquiavel e pensou. Preciso ganhar dinheiro com um livro nesse formato.

Fabianne 02/03/2023minha estante
Claro e preciso é Paulo Freire. Que se dedicou grande parte da vida a educação.
Infelizmente no Brasil não aplicamos Paulo Freire nas escolas públicas como deve ser aplicado. Mas já tive oportunidade de acompanhar aulas na Holanda e onde existe uma aplicação substancial e é muito bacana. Atualmente vários países no mundo usam Paulo Freire.

Fabianne 02/03/2023minha estante
Sou professora de inglês e trabalho para mim. Sendo assim pude desenvolver uma metologia toda baseada nos livros de Paulo Freire.

Fabianne 02/03/2023minha estante
Ele fala...fala sobre pesquisas que não são dele e mistura com micro comunismo e te deixa no escuro.

Fabianne 02/03/2023minha estante
O livro é tão confuso que terminamos nós sentido perdidas. Nós questionando se realmente entendemos.

Fabianne 02/03/2023minha estante
Não acho que vale a pena ler duas vezes.

Fabianne 02/03/2023minha estante
Mas informações é poder. E ler esse livro te dá o poder de falar e debater sobre ele com alguma propriedade.

Fabianne 02/03/2023minha estante
Então termina e me conta o que você achou

Fabianne 02/03/2023minha estante
Quero muito saber sua opinião.

Cássia Bruna 05/03/2023minha estante
Assim que eu concluir, volto aqui pra debatermos mais o assunto. Eu também pretendo ler livros de Paulo Freire. Sou pedagoga.

fabio.ribas.7 05/02/2020

Maquiavel Pedagogo
Sobre o papel da Escola nas mãos do Estado numa sociedade cristã que se permitiu alienar-se da esfera pública, entregando-se à bancarrota intelectual da sua própria formação humana: “Maquiavel Pedagogo” de Pascal Bernardin, originalmente de 1995.

O livro foi publicado em 2013 pelas editoras Ecclesia e Vide Editorial trazendo o revelador subtítulo de “O Ministério da Reforma Psicológica”. Essa obra mostra que a “crise” da escola ocidental é uma imensa orquestração que visa uma revolução “ético, cultural, social, comportamental, e até mesmo político e espiritual” com o fim de plantar uma nova sociedade.

Para que essa mudança ocorra é preciso que a Escola seja usada para a modificação de valores e comportamento das pessoas, aumentando a interferência do Estado sobre a vida dos alunos e diminuindo a autoridade das famílias sobre eles. Nada diferente do que têm sido feito no Brasil nas últimas décadas.

Mas como isso ocorre? Com tudo muito bem documentado (para que nenhum cético venha alegar “teoria da conspiração”), Bernardin mostra a participação de organizações globalistas como a UNESCO na condução de uma agenda mundial. Ele mostra como que a Escola foi um lugar de aplicação de métodos de lavagem e manipulação cerebrais descobertos e comprovados pela ciência para alcançar a mudança de pensamento e comportamento das pessoas.

Bernardin revela as técnicas desenvolvidas e que estão sendo usadas nos currículos de nossa Escola para atingir essa reengenharia social. Um livro que nenhum cristão deve se furtar a ler, caso queira alertar a Igreja sobre o que subjaz aos ideários de “Liberdade, Igualdade e Fraternidade” da Nova Escola, do Construtivismo radical e das Filosofias marxistas e revolucionárias que moldam nossos cursos de Pedagogia e Magistério.

Há saídas? Há alguma saída? No caso brasileiro, além do caos escolar da sociedade ocidental submetida à reengenharia social nos bancos de suas escolas, soma-se a isso uma cultura que enxerga o professor como um sacerdote que deve purgar os pecados de todos nós e também uma escola que é vista, pela maior parte da nossa população, como a única maneira legítima e possível de alguma ascensão social. Conclusão: uma cosmovisão que tem nos levado à derrocada!

Será que, nesse quadro, haveria alguma alternativa diante de um Estado que usa do poder democrático para impor seu ideário anticristão a todos nós? Precisamos reagir!

site: https://www.facebook.com/fabio.ribas.7

brendaflleal 11/10/2022

Relevante.
Maquiavel Pedagogo foi publicado em 1995 por Pascal Bernardin. Criei muita expectativa, mas logo de início percebi que não gostei da forma como o autor usa as citações, porém, isso não faz com que o livro perca a sua importância.
É uma crítica ao sistema de educação atual.
Como o próprio livro já diz:
?Trata-se de uma análise minuciosa de tudo aquilo que está exposto nos documen­tos oficiais dos mais célebres organismos internacionais. E ainda que sejam docu­mentos públicos, paira um silêncio mortal sobre eles. Certamente porque revelam a verdadeira síntese da escravidão.?
Recomendo muito e mais ainda para os professores e alunos que não compreendem o sistema de educação.
Winslow 12/10/2022minha estante
Tá na minha lista

brendaflleal 12/10/2022minha estante
Boa! Comecei o livro que vc está lendo ontem, parece muito bom também. ?

Winslow 12/10/2022minha estante
12 regras para a vida?

brendaflleal 12/10/2022minha estante
Simm.

almeidalewis 23/10/2022minha estante
Gostei brendaflleal da sua resenha ????????

brendaflleal 23/10/2022minha estante
Muito obrigada, Alexsandro. ?

Caroline.Sandin 23/05/2021

Triste ver como a educação se tornou um braço da revolução cultural... escola deveria ser apenas pra passar conhecimento! Educação quem dá é a família, dentro de seus preceitos morais

Mateus Guarnieri 13/05/2022

Mediano
Achei o livro bem mais fraco do que eu estava esperando. Os outros livros conseguem fazer uma crítica mais ponderada e certeira na educação atual. Esse livro levanta vários pontos que eu concordo, mas não gostei da abordagem.
Cássia Bruna 07/03/2023minha estante
Quais outros livros vc fala?

Pedróviz 15/05/2018

Livro indispensável psra quem quer ter uma visão clara dos motivos da decadência da educação nos países abertos a experiências inovadoras de ensino. O papel da educação nos esforços da globalização associada ao criptocomunismo. As técnicas empregadas para moldar atitudes, crenças. A educação socializadora totalitária versus a educação cognitiva emancipadora. Estes e outros temas abordados minuciosamente.