Instituição para Jovens Prodígios: A Seleção

Instituição para Jovens Prodígios: A Seleção L. L. Alves

Resenhas - Instituição para Jovens Prodígios: A Seleção

1 | 2 | 3 | 4

Fulana Leitora 13/01/2013

Primeira resenha do livro feita por Kezia Martins para o blog Fulana Leitora: http://fulanaleitora.blogspot.com.br/2012/12/resenha-especial-instituicao-para.html
Nas primeiras páginas nos deparamos com uma narrativa leve onde nos é apresentada uma brilhante jovem moradora do Rio de Janeiro, Lara Muller.
Aparentemente uma garota normal, com seus 17 anos, Lara está prestes a se formar no ensino médio, com notas beirando a excelência.
Como toda boa CDF, Lara não é muito popular (ou devo dizer, nada?) e tem pouquíssimos amigos (precisamente dois) e um amor não correspondido. Porém, logo é "despertada" por um belo jovem de olhos bonitos...

Falando assim você pode pensar que se trata de um romance açucarado. Mas, não. Essa é a vida de Lara apenas até ela receber uma notícia que mudaria tudo.
A famosa Instituição Para Jovens Prodígios, situada em Londres, abriu inscrições para jovens de todo o mundo, com idades entre 17 e 20 anos. A Instituição funciona como uma espécie de faculdade, onde apenas as mentes mais brilhantes conseguem entrar.

A partir do momento em que Lara é aprovada ela percebe que sua vida jamais seria a mesma. Muitos mistérios e descobertas a aguardam na Instituição, novas amizades, inimigos e até um novo amor. Mas, quando fatos estranhos começam a acontecer, Lara passa a duvidar de sua sanidade. O que está por trás dessa Instituição? Qual o seu propósito? Será que ela está ficando louca ou realmente está se comunicando com animais?
Isso e muito mais é o que te reserva as 445 páginas de Instituição Para Jovens Prodígios: A Seleção.

A Seleção é de deixar qualquer um completamente extasiado. É perceptível o amadurecimento da narrativa ao decorrer das páginas. A história vai ganhando densidade e se envolvendo em mistérios.
Acompanhamos, junto com Lara, o que é reservado para os que adentram as portas da IJP. Então, eu os convido, em breve, a adentrar por essas portas e descobrir o que esse magnífico mundo novo nos reserva.

Prevejo que IJP entrará para o rol das minhas séries favoritas. A Seleção é apenas um gostinho de tudo o que essa série nos promete.
Eu não posso dizer muita coisa, por mais que eu queira, tenho que fazer um certo suspense. Mas posso dizer que IJP é a introdução para um mundo de possibilidades. Basta acreditar, que tudo é possível.

Eu passei toda a leitura ouvindo a música Dreamlife do Sleeping at Last. Creio que eu não poderia ter feito escolha melhor. Foi exatamente isso que esse livro me proporcionou. Durante as poucas horas que gastei com a leitura eu vivi um sonho. O seu sonho, Luene. Eu espero, sinceramente, que muitas outras pessoas também possam vivê-lo.

Obrigada!

keila 18/04/2020

História boa porém monótona.

semcriatividade 10/09/2020

Livro introdutório ao mundo que a autora criou
O livro é bem gostosinho de ler. A leitura é fluida e leve, você nem percebe o tempo passando. Todavia, gostaria que a autora tivesse jogado um pouquinho mais de ação ao decorrer dos capítulos. Entendo que ela quis mostrar o background dos personagens e explicar como as coisas funcionavam, mas ainda assim acho que tinha espaço para colocar mais ação.
A personagem principal me irritou algumas vezes, devido as suas atitudes infantil, mas nada que me fizesse parar de ler. Tô ansiosa para ler o próximo livro e ver como os mistérios vão se revelar.

C. Aguiar 13/03/2013

ANTES DE COMEÇAR: Só para avisar essa capa é provisória, ok? Eu espero que seja publicado logo porque quero ver qual será a capa desse livro.

Eu ganhei o livro em pdf antes mesmo da noticia da publicação, porém ler no computador é um pouco difícil para mim, por isso a demora de ler o mesmo.
No livro somos apresentados a Lara Müller. Um garota que vive no rio de janeiro, é muito inteligente e tem um amor platônico por um garoto.
Lara vem de uma família bem trabalhadora e real. É como se você se sentisse próximo dos personagens, e isso me cativou muito.
Adorei a narrativa do livro, fiquei presa do começo ao fim. Tudo nesse livro é muito envolvente.
Lara acaba indo tentar fazer a prova para entrar na instituição, e nossa nessa hora me senti muito nervosa, era como se eu estivesse indo fazer a prova. Sem contar que a prova é algo como o capeta comendo biscoitos (aprendi isso no filme dezesseis luas haha), de tão difícil que ela é. Mas para a felicidade a personagem acaba entrando na instituição.
Nossa está meio difícil escrever sem soltar spoiler.
Gostei dos diálogos bem colocados, bem escritos. Só posso parabenizar a autora por isso, porque é algo raro hoje em dia.
Fiquei muito intrigada com as coisas que acontecem na Instituição e fiquei presa nessa leitura.
É um livro bom de se ler, impossível de não gostar e inevitável de não amar.
Espero ler uma continuação em breve.
O que mais gostei no livro foi que ele não é previsível como muitos livros por ai, as vezes eu nem imaginava o que ia acontecer e quase sempre morria de curiosidade.
E o que se pode fazer mais para expressar um livro como esse? Eu não sei.
Nem a minha minuscula resenha (tentando não soltar spoiler na mesma) chega aos pés desse livro.
Espero que possam ter a oportunidade em breve de ler esse livro maravilhoso assim como eu.

Esta resenha pertence ao site: http://www.seguindoocoelhobrancoo.com.br/

Elane.Magre 06/02/2020

Razoável
Nossa gostaria muito que esse livro tivesse sido pelo menos bom. O livro tem uma boa história uma base ótima, mas e muito lento, parecia que a autora colocou mas palavras para aumentar o livro e não conseguia me prender nele, mas pela história se muito boa fui ate o final. Vou para o segundo torcendo para ser melhor. Já li outros livro dessa autora e gostei muito da escrita dela, por isso estou indo para o segundo livro dessa série.

Amandioca 26/03/2021

Esperava mais
Eu estava super empolgada para essa leitura, mas infelizmente não atendeu minhas expectativas. A Lara é uma personagem extremamente irritante, entra em conflito com ela mesma milhares de vezes durante a trama, fala uma coisa e faz outra. Ah, e se apaixona por todo garoto que diz mais de 3 palavras pra ela.

A história é muito monótona, não acontece quase nada durante as xxx páginas, um monte de descrições desnecessárias. O tempo todo temos descrições DETALHADAS de todas as roupas que os personagens usam. Também descrições de comidas, o tempo todo. Mas não fala quase nada sobre a instituição em si (só fala que as paredes são de pedra e que tem escadas hahaha).

Existe uma competição feminina MUITO forçada entre a Lara e todas as outras (poucas) personagens mulheres. Sempre brigando por causa de ego e garotos (?????). A Irene está ali só por estar, não tem relevância nenhuma, assim como a maioria dos outros personagens.

Odeio a forma como os garotos da história pensam que podem mandar na Lara e odeio mais ainda a forma como ela não faz absolutamente nada.

Em resumo, temos uma personagem principal que só chora, reclama e odeia outras mulheres. Garotos que se acham melhores que todo mundo e que podem mandar em tudo. Não sabemos nada relevante sobre a tal da instituição em si, nem sobre mais ninguém.

A escrita achei ok, foi um livro rápido de ler, mas não sei se tenho interesse no restante da história. Achei muito irritante (até demais pra uma história adolescente). Estava empolgada por ser um livro brasileiro de fantasia, mas mais parecia uma certa cópia de Harry Potter do que qualquer outra coisa.

Caique Apolinário | Cappuccino Cast 13/01/2013

Segunda Resenha Oficial do Livro do blog TeNerdificando ;)

É com imenso prazer que irei fazer a segunda resenha (é segunda mesmo?) deste livro de nossa parceira de Ordem Dos Blogueiros (logo voces saberão o que é esta ordem ~) Luene L. Alves do blog Instituição Para Jovens Prodígios. Além de ser de nossa terrinha, é nossa parceira, então ela tem moral, vamos ao livro? O primeiro se chama A Seleção !

Ainda não tem sinopse o livro então vou improvisar um aqui: Lara Muller é uma garota de 17 anos, estudante muito inteligente de uma escola humilde, um bairro humilde, uma uma família humilde do Rio De Janeiro. Ela já estava acostumada a ser ignorada por ser a senhor-sabe-tudo de seus circulos sociais. Mas quando uma oportunidade de ingressar para a maior e melhor escola do mundo, na Inglaterra com os maiores gênios prodígios do mundo, a sua vida muda.

Gostaram da Sinopse? Então já viram o que acontece não é? Lara é uma garota desastrada. Ainda mais com suas emoções, não sabe como lidar com o sexo oposto e nem com suas amizades e ambições. Mas em algo ela é boa, ela é muuuuuuuuito inteligente e seu intelecto é muito alto para as pessoas ao seu redor, apesar de seu ódio reprimido com Física. Mas tudo esta para mudar quando Renata, mãe de Lara, desperta sua atenção para a oportunidade de estudar na Institution For Young Prodigies situada em Sheffield, perto de Londres.

As provas de 3 dias deixam qualquer ENEM ou FUVEST no chinelo, e exige demais dos participantes. Mas só Lara e Irene de Minas Gerais, passam para a Instituição. Tudo é novo para Lara, a viajem para Londres, sua estadia lá e sua viajem para Sheffield e enfim, a Instituição, que parece uma Hogwarts do Século XXI. Mas antes ela teve que lidar escapar do Rio e lidar com sua relação com Lucas, uma relação bem complicada como os nossos dias atuais.

Mas enfim, chegar a Instituição foi fácil, e mais fácil ainda foi a amizade conquistada com Irene, a única brasileira tirando a Lara. Mas difícil, foi conseguir lidar com aquele lugar....

Só aqui inteira.. http://tenerdificando.blogspot.com.br/2013/01/teescrevendo-instituicao-para-jovens.html

Letícia 20/01/2013

Resenha: A Seleção - Instituição para Jovens Prodígios - http://odomdaescrita.blogspot.com
Já imaginaram se houvesse um lugar onde apenas os jovens mais inteligentes do mundo pudessem entrar? E esse lugar é a Instituição para Jovens Prodígios, um castelo enorme, uma espécie de faculdade, onde apenas os jovens mais inteligentes do mundo inteiro podem entrar. Lara, uma adolescente que estava prestes a terminar seu último ano no ensino médio, não poderia perder essa oportunidade, afinal, ela tinha as melhores notas de sua escola! Mas será que ela tinha chances de estudar com os jovens mais inteligentes do mundo? Sim! Lara faz uma prova dificílima e acaba por passar. A garota sente muito por deixar sua família, que tinha uma vida modesta no Rio de Janeiro, mas era o futuro dela - e de sua família também. E então, Lara parte para Sheffield, na Inglaterra, onde se localiza a Instituição. Lá, Lara ganha amigos, inimigos, uma nova paixão (Ah, Hugh... s2 ) e vê sua vida mudar totalmente em um piscar de olhos.
Esse é o primeiro volume da série Instituição para Jovens Prodígios, escrito pela querida Luene Langhammer Alves. Vocês não imaginam o quanto adorei ler este livro! Foi a primeira fantasia que li e tive muitas expectativas em relação a ele. Felizmente, não me decepcionei.
Esse livro foi muito especial pra mim, principalmente por eu ter me identificado muito com a Lara. A garota é decidida, e apesar de estudar em uma escola pública, leva seus estudos a sério, corre em busca de um futuro melhor. E eu sou exatamente assim. A Lara serviu como grande inspiração pra mim. Pude ver que podemos ser o que quisermos, basta termos força de vontade e corrermos atrás de nossos sonhos. E uma coisa que observei muito bem é que Lara também é autodidata, pois aprendeu a falar inglês sozinha. Pretendo seguir o exemplo dela...
Lara deixa seus amigos (não que tivesse muitos...) e sua família no Rio de Janeiro, para que pudesse partir para uma das melhores escolas do mundo, em um país completamente desconhecido. Mas mal sabia ela que algumas de suas expectativas poderiam ser frustradas.
Estou completamente extasiada nesse livro e não sei o que falar muito bem... só digo uma coisa: ele é ótimo! Não digo isso pra puxar saco, nem nada. Digo porque é verdade e porque simplesmente me encantei com ele. Infelizmente, a Luene ainda não encontrou uma editora, mas tenho certeza que ela logo encontrará (é impossível que isso não aconteça!).
Lu, obrigada mesmo por ter me dado a oportunidade de ler esse livro. Você é realmente uma manipuladora de emoções: me fez sentir raiva, amor, vontade de chorar... Você tem um potencial enorme como escritora e espero um dia poder escrever um livro tão bom quanto este!

Amanda 24/01/2013

Escritora Prodígio.
Não tenho blog, nem tenho costume de escrever resenhas, vou apenas tentar passar para outros leitores um pouco do que senti,do que provei durante a minha leitura.

Ganhei esse livro numa "gincana" digamos assim, no blog da Luene, onde tínhamos que completar trechos do livro..

Digamos assim que nós temos muitos diamantes.. temos escritores incríveis que apenas não foram descobertos ainda a Luene como eu estava dizendo é um dos nossos diamantes, é muito bom saber que existe tal talento.

O primeiro livro da série já inicia com pé direito, durante a leitura senti uma certa proximidade com os personagens, você não imagina como é bom saber que a Lara é do Rio, aparentemente uma garota comum, vinda de uma família humilde, que busca através do estudo mudar a vida de sua família e ter uma melhor condição de vida.. ( até ai, ela parece comigo e com a maioria dos leitores brasileiros).

Claro que no decorrer da historia nós percebemos que a Lara possui um diferencial e durante esse primeiro livro, a protagonista procura se conhecer, entender um pouco mais sobre ela e sobre a instituição.
Durante o livro todo o leitor está imerso nesse mistério por traz da instituição, e posso afirmar que a autora conseguiu o que pretendia já no inicio do livro quando dizia:

- Espero que a estória de Lara toque seus corações e que a vontade de chegar a ultima pagina do livro não passe jamais.

Cheguei ao final e só tenho uma coisa a dizer.

- Quero o próximo !

Joseane 11/04/2014

Instituição para Jovens Prodígios (autora L. L. Alves)
Então... é possível?? Que loucura!! haha ADORáVEL loucura! rs Nunca li nenhum livro de Harry Potter, nem vi os filmes, mas a narrativa da Luene (http://instituicaojovensprodigios.blogspot.com.br/#) me deixou mega curiosa!
Uma leitura leve, fácil, que te empolga e instiga a saber mais, a cada página querer ir mais além.
L. L. Alves, ou Luene (que com muito orgulho e "abuso" chamo de amiga ;)), soube valorizar o "ser" brasileira e nossos costumes em meio ao universo Inglês que predomina em toda extensão literária. Parabéns!!! Isso só me encheu ainda mais de prazer e orgulho ao ler seu livro.

E a pergunta que não quer calar: O beijo Lagh aconteceu mesmo ou foi sonho??? Por favor não faça como Machado de Assis e me torture com a dúvida "Capitu traiu ou não traiu Bentinho?" rsrsrs

Bem, sem mais spoiler hehehe Só tenho a dizer que IJP tem tudo para ser um Best Seller Nacional e quiçá internacional! (pq não, tudo é possível se imaginarmos que é... não é mesmo?? *---*)

Quanto aos personagens, não sei em quem a autora se inspirou, mas como boa leitora que sou rs imaginei os meus principais, e aí vão eles:

E claro claro, o misterioso Robert... não deixando de confessar que eu tenho uma "quedinha" pelos malvados... rsrsrs

E deixo com vocês meu novo amigo Pombo...

SOU UMA PRODÍGIO!!!! ;)

Luene, trate de lançar logo a continuação antes que eu tenha um treco de curiosidade!!! rs

BjOss Bjoss e até!! :*

Carol | @carolmariotti 29/07/2014

Instituição para Jovens Prodígios - A seleção
Lara é uma carioca de 17 anos que se sente excluída do mundo onde vive. Não é muito bonita e não chama a atenção por onde passa, mas sua maior qualidade é a inteligencia. Lara consegue resolver todos os problemas em qualquer matéria e nunca tira nota baixa mas o ensino médio está acabando e a garota não tem ideia do que vai fazer da vida. A filha mais velha de três irmão, Lara sabe que os país não tem condições de pagar uma faculdade para a menina, já que sua mãe é dona de casa e o pai trabalha numa emprega automotiva e o que eles ganham não sobra para luxos. Em contrapartida Lara também nunca se deu muito bem com garotos, fora apaixonada por Vinicius por anos e o rapaz nunca demonstrou mais que amizade, enquanto isso Lara foi deixando Lucas de lado.
Quando a menina finalmente dá uma chance para o melhor amigo surge a maior chance de sua vida, A Instituição para Jovens Prodígios abre suas portas e dará vagas para os melhores estudantes do mundo inteiro.
É claro que Lara conseguirá uma vaga, mas não somente isso, a garota passa em terceiro lugar na Instituição e segue a Inglaterra deixando Lucas para trás. Ao chegar em Londres, ela fica maravilhada com todos os pontos turísticos e o hotel maravilhosamente confortável. Mas na quando ela chega na Instituição que a conhece Irene, a outra menina brasileira que também foi aceita na escola e elas se tornam não só companheiras de quarto mas amigas. Além disso, há também o encantador Hugh e o engraçado Patrick que rapidamente se tornam pessoas especiais na vida de Lara.
Porém nem tudo são flores, o lugar onde Lara sonhou meses para conseguir chegar se mostra um tanto quanto assustador, a garota começa a ver coisas que aparentemente não existem, os professores são estranhos, subitamente sua miopia que a acompanhava desde que se entendia por gente sumiu e um pombo começa a falar dentro de sua cabeça.
Como Lara vai conseguir viver do outro lado do planeta sem sua família e ainda com tantos acontecimentos estranhos? Como ela vai descobrir o que está acontecendo na Instituição? Por que ela sente que há algo assustador por trás de tudo? E por que alguém pagaria para unir as mentes mais inteligentes do planeta?
Em uma narrativa interessante, onde o narrador observador consegue nos proporcionar pontos de vistas de diferentes personagens, L.L.Alves nos deixar intrigados com tantos mistérios. IJP-A seleção é o início de uma saga que promete muita ação, suspense, aventura, romance e uma boa pitada de intensidade.

site: http://virtualleitura.blogspot.com.br/

Irinia Zachello 18/01/2013

Instituição para Jovens Prodígios: A Seleção
Bom, não quero falar aqui mais do que a sinopse informa, senão não terá graça nenhuma. Já que o livro ainda não foi publicado, então temos que manter o interesse a flor da pele, dos leitores da Luene.

Lara, uma garota de 17 anos, super inteligente, incentivada por sua mãe participa de uma "vestibular" para a Instituição. E ela não sabe ao certo se é isso mesmo que quer, afinal deixar família e um quase novo namorado não é fácil. Sempre se sentiu diferente por a maioria das vezes ser a melhor da turma, isso causa um impacto. E não tem muito jeito com os rapazes. Então vai seguindo o curso da vida e acaba na Inglaterra. Na instituição, no meio de outros mil jovens "prodígios" como ela. Convivendo com culturas diferentes, línguas diferentes. Deve ser difícil, ir assim de supetão para outro país sem conhecer ninguém.

E na Instituição ela faz amizade com Irene, super me identifiquei com ela genteeee. Olha ela se chama Irene e tem cabelo vermelho e eu Sou Irinia e tenho cabelo vermelho... Oh! Lu, ela podia se chamar Irinia não? Hahahaha.

Então ela resolve de vez falar com Irene e o melhor é que ela são colegas de quarto. Mas após alguns dias. Ela começa a se sentir estranha. Muito estranha e ouve vozes em sua cabeça. E descobre que essa vozes é de um pombo. Sim, de um pombo. Gente, até ler o final desse livro, achei o pombo muito sinistro. Adorei. E sem querer começam situações em que ela arranja alguns inimigos. E ela se sente desconfortável com isso, pois não faz parte de sua vida.

Ela começa a perceber muitas coisas que estão a sua volta. e começa mesmo a questionar o que é essa Instituição.

Olha, eu tenho é que agradecer a Vida, por ter me deixado encontrar a Luene, porque é tão legal acompanhar todo esse processo, toda essa batalha da publicação de um livro. É tão importante, continuarmos de pé após tantas quedas. E saber que essa não é a última, e que terá muitas outras chances.
Porque eu não tinha ideia de como é publicar um livro. Do trabalho que tem. Bendito seja meu blog, que assim consegui ver o que é realmente esse mundo pela visão de escritores. E consegui ver os dois lados hein? De quem pode e quem pode menos. Se é que me entendem.

Para mim, ler esse livro, foi legal, instigante, foi curioso, deu vontade de quero mais. Uma história única. Não podemos dizer que existe outra Lara Müller por aí. A leitura é tranquila do começo ao fim, e com toques de "Ai Meu Deus que negócio é esse?" Ai você vai lendo mais e mais, pra descobrir o que realmente quer dizer aquilo, eu amei a parte da revelação do pombo, embora já estivesse desconfiada... E tenho minha desconfianças com o urso e a cobra... Será? Não sei... Mas esperarei pelo próximo livro.

Luene, Parabéns! Como disse a você na Ordem dos Blogueiros, eu achei que estava lendo um livro de alguém experiente e não de alguém que está iniciando há pouco tempo. Você escreve maravilhosamente bem e tenho certeza de que seu livro irá vender muito quando descobrirem. Você é capaz de manter o ritmo do início ao fim. Sem fazer a gente dar uma parada para respirar, uma página atrás da outra até o final. E isso não é um elogio, é fato! Incontestável!

Gabi 03/02/2013

Instituição para Jovens Prodígios: A Seleção - L. L. Alves
Resenha escrita por Gabriella de Ramos para o blog Vida de Bookaholic.

Logo de cara somos apresentados à Lara Müller uma garota que vive em uma área pobre da cidade do Rio de Janeiro e que tem como característica marcante sua inteligência. Como a boa e velha nerd que é, Lara tem uma paixão platônica, não possui muitos amigos e nem faz parte do grupo mais popular da escola. Afinal, são poucos aqueles que costumam passar o tempo ao lado da irritante sabe tudo.

Mas eis que surge a notícia que mudaria sua vida: a importante Instituição para Jovens Prodígios avaliaria vários estudantes, entre 17 e 20 anos, ao redor do mundo a fim de recrutar as mentes mais brilhantes. Os escolhidos passariam os três anos seguintes estudando na sede da Instituição, localizada na Inglaterra inveja, e seria o mesmo que estudar em uma universidade além das expectativas.

Uma oportunidade única que mudaria a vida de qualquer um para sempre.

Mesmo com o nervosismo e a insegurança Lara resolve apostar em si mesma e fazer a temida prova. Depois de muito estudo e vários surtos de insegurança, porque ninguém é de ferro, a menina realiza a prova.

E para total felicidade ela consegue a aprovação.

Acontece que tal aprovação é sinônimo de uma grande mudança, a maior que sua vida poderia ter. Nada mais seria da mesma forma e Lara nunca mais seria a mesma.

Essa ideia é consolidada quando nossa adorável nerd finalmente se muda para a tão conceituada Instituição e em meio ao processo de adaptação uma série de acontecimentos passa a incomodá-la. Uma trama de mistérios a envolve e se torna cada vez mais difícil descobrir o próximo passo que deve ser dado.

Eu tinha uma super curiosidade pra ler o livro da Lu, porque ao acompanhar o blog dela eu observava seus esforços pra transformá-la em algo realmente maravilhoso. Acredito que tais esforços tenham valido muito a pena, já que o livro em questão realmente se tornou maravilhoso, em cada paragrafo lido nota-se o capricho da autora. A trama é bem elaborada, os personagens bem construídos e a narrativa... também não fica atrás.

Eu me identifiquei tanto com a Lara, acho que a Lu se inspirou em mim haha, acredito que isso se deva ao simples fato dela ser a grande nerd da escola que qualquer outra coisa. Lara, querida, nossas médias são idênticas haha. Mas brincadeiras a parte...

Os personagens foram criados de forma que faz com que você pense se não seria capaz de encontrá-los por aí. É impossível não se identificar com algum deles, não entendê-los ou condená-los.

É impossível ficar indiferente a trama. Lu, obrigada por me permitir conhecer a Instituição e a Lara, obrigada por compartilhar seu sonho e um enorme muito obrigada por me fazer conhecer seu talento.

"Ana Paula" 11/01/2014

Em Instituição para Jovens Prodígios, conhecemos Lara Müller, uma adolescente nerd que mora no subúrbio do Rio de Janeiro. Lara é mais velha de 2 irmãos, e o que ela mais deseja é fazer uma faculdade e ajudar a sua família que não é rica, mas nunca passou necessidades extremas.
Lara é uma garota palpável, adorei isso no livro. A autora mostrou uma realidade que sempre vemos em famílias deste porte. A mãe é uma exímia dona de casa, que largou tudo para cuidar do esposo e dos filhos. O pai trabalha tanto que não tem tempo pra mais nada. Os filhos brigam entre si, claro! Mas existe amor entre eles. Tudo isso atrelado a uma história fantástica que leva o leitor a uma viagem incrível!

Lara sempre estudou em escolas gratuitas, e também, sempre foi a mais inteligente. Sempre gostou de estudar, memoriza as coisas facilmente, lê muito e adora tudo que é associado ao mundo nerd! Na sua antiga escola, somente duas pessoas conversavam com ela: Jéssica, que poderia ser considerada sua colega, pois a garota adora falar e não escuta nada que não seja do seu interesse. E Lucas, seu melhor amigo, a pessoa mais próxima a Lara depois de sua família. Lucas é um fofo! Mas ele sempre teve outros sentimentos em relações a Lara que nunca foram correspondidos porque o coração de Lara pertencia a outro rapaz que, acabou a magoando muito.
No meio disso tudo, Lara descobre que a Instituição para Jovens Prodígios, situada em Londres, abrirá vagas para novos alunos. Lara e sua família vêem ali uma chance para a garota, afinal ela é muito inteligente e pode sim se dar bem. Mas Lara sente logo de cara, que esta Instituição tem algo diferente.... estranho.... Será que ela será capaz de deixar sua família para viver em outro país? E Lucas? Logo agora que Lara passou a enxerga-lo, ela irá embora para sempre?

"As inscrições logo estariam abertas. Sua mãe insistira que ela decidisse de uma vez. A garota acabara se acostumando com a frase que ela usava quase que diariamente: "É uma oportunidade única na vida, filha!". A garota sabia disso e tinha medo. Medo de não passar e sentir-se vazia, sem conteúdo. Afinal, a inteligência era a coisa mais importante que tinha. Na verdade, era a única coisa mais importante e que valorizava em si. Ela se orgulhava disso. Então falhar não podia ser uma opção. Se fosse tentar, seria para passar."

Lara passa na difícil prova, e agora é preparar as coisas para a grande viagem. Mas chegando na Instituição, Lara começa a passar por difíceis pertubações. Conseguira fazer amizade com Irene, a outra brasileira que também passara no teste, Hugh, um inglês muito charmoso e Patrick, um americano que adora futebol. Mas também conseguiu irritar diversos estudantes só pelo simples fato de estar ali. Outras coisas esquisitas começam a acontecer com nossa protagonista, ela sente muito sono, sua miopia que antes era irreversível, agora não a incomoda mais, e o mais estranho de tudo: Um pombo se comunicou com ela! Mas afinal, o que esta acontecendo?

"Esse lugar está me fazendo mal, concluiu sentando-se em um dos inúmeros bancos de pedra absurdamente gelados espalhados pelo jardim. Suspirou e fechou os olhos. Não havia motivos para entrar em pânico. Bom, na verdade havia. Um pombo falara com ela! Isso não era considerado normal, certo?"

Com uma narrativa em terceira pessoa, IJP vem para levar o leitor há um mundo de jovens super inteligentes. A autora não foca somente na Instituição. Ela trabalha a vida de Lara antes de entrar na mesma. Sua família que é a base de tudo para ela. A personalidade de Lara é marcante e realista. Tenho certeza que vocês vão se identificar com ela em algum ponto da história. A diagramação esta boa, com poucos erros de revisão. A capa, bem, vou ser sincera. Prefiro a da 2º edição. Esta ficou feia em comparação a nova, mas remete a uma parte do livro que eu queria muito descobrir.... afinal, o que o urso e a cobra tem a ver com a história de Lara? Leiam o livro! rsrsrsrsrrsrs Infelizmente as folhas são brancas e o livro não possui aquelas orelhas nas capas. A capa tbm é bem mole e o tempo todo eu fiquei com medo de amassá-la! ¬¬

Sou fã da literatura nacional, e sempre que gosto de um livro, o indico sem pensar duas vezes. Gosto mais ainda, quando a história é ambientada aqui, no Brasil. Mas isso não deixa a desejar no livro. A autora soube trabalhar com maestria os acontecimentos nos dois países, Brasil e Londres. A descrição dos cenários, pontos turísticos, clima... Tudo muito bem feito! O que mais me empolgou neste livro, foram as pequenas indicações do livro preferido da autora: Harry Potter. Eu não li os livros, mas só pelos filmes, consegui distinguir vários pontos. O que me incomodou um pouco no livro, foi a utilização da língua inglesa. Bem, ela estava traduzindo tudo, então porque algumas frases e palavras tinham que ser em inglês? Nada contra.... já li outros livros que eram assim, mas para mim, incomodou um pouco. Afinal, o livro é nacional!
Este volume serve mais como um introdução. Muito mistério ronda a Instituição e Lara não descobriu nem a metade deles ainda. Muitas perguntas ficaram no ar e claro, aquele gostinho de quero mais!

Super indico essa leitura. IJP vem com tudo com sua 2º edição super linda e caprichada. Se você ainda não leu, não perca tempo e embarque nessa aventura com Lara, descubra junto com ela o que o grande castelo da Instituição esconde! Você não vai se arrepender!

" Lara sentiu seu coração apertar e o estômago revirar. Qual era seu papel em tudo aquilo? Era uma simples garota! Estranha, mas simples. Queria apenas passar em uma boa universidade e conseguir dinheiro para ajudar sua família. Como conseguiria lutar contra essas pessoas, sendo que sempre evitava brigas?"

site: www.livrosdeelite.blogspot.com

Dayana 21/03/2014

Fofo!
Primeiramente uma pausa para essa capa! *o*

Achei lindíssima!!!

Agora sobre a história.

A Lara é uma garota pobre, que vê como alternativa passar em uma famosa Instituição para Jovens prodígios.Ela estuda, consegue a tão sonhada aprovação.Mas não imaginava que ao chegar lá, encontraria tantas coisas estranhas.Ela não consegue ser a mesma pessoa de antes, algumas pessoas passam a infortuná-la e descobre que essa instituição não lá o que parece.Mesmo assim, ela consegue fazer amizades com Irene, Patrick, Hugth( fofo, gato e inteligente!)

Ao ler as páginas me senti um pouco nostálgica.É que instituição, lembra muiiito Harry Potter, não por ter bruxos e nem ser uma escola de magia, mas foi aqueles acontecimentos gostosos escolares e os amigos da Lara que me fizeram essa comparação( pelo menos essa é minha opinião) Eu gostei muito, fiquei muito curiosa, porque a Lu foi malvada e só deixou as coisas pegarem fogo no final.:p
Quero muito ler o próximo e ver o que tanta esconde essa instituição e como ficará a Lara e seus amigos!

1 | 2 | 3 | 4