Instituição para Jovens Prodígios: A Seleção

Resenhas - Instituição para Jovens Prodígios: A Seleção

1 | 2 | 3 | 4

Léo 10/07/2014

Perfeição define
O livro conta a história de Lara Müller, uma garota nerd de 17 anos, que vive no subúrbio do Rio de Janeiro. A família da menina é uma típica família de classe média, mas eles sofrem um pouco com a falta de dinheiro. O sonho de Lara é usar sua inteligência pra fazer uma faculdade e ajudar os pais e os irmãos mais novos.

Eis que surge a oportunidade da vida de Lara. A Instituição para Jovens Prodígios, em Londres, abrirá vagas para alunos de todo o mundo, mas só os melhores podem entrar. A família de Lara insiste para que ela se inscreva para fazer o teste de aptidão, já que a menina é muito inteligente e poderia alcançar seus objetivos.

O problema é que Lara sente, logo de cara, que a IJP possui algo de estranho e fica um pouco receosa quanto a isso. Após ser aprovada, Lara ainda não sabe se será capaz de deixar seu país, sua família e Lucas, um garoto de quem sempre foi amiga, mas com quem estava engatando um romance, para trás e se mudar para Londres durante três anos.

Após muito matutar o assunto em sua cabeça, Lara passa a se preparar para a viagem, comprando os itens necessários para viver em outro país. Já na Instituição, Lara faz amizade com Irene, a outra brasileira a passar no teste, Patrick, um garoto americano adorável, Akira, um japonês muito querido e Hugh, um britânico charmoso que logo chama a atenção da menina. Por outro lado, desperta irritação de alguns outros estudantes, como o texano Robert, que faz de tudo para atormentá-la.

O pior de tudo é que coisas estranhas começam a acontecer a Lara. Logo no começo a garota sente que seu sono começou a aumentar. Um tempo depois sua miopia, que era muito alta, simplesmente se curou e, o mais estranho de tudo, um pombo começou a falar com ela.

A Instituição é um sonho. Localizada em um local bem isolado, o lugar é cercado por colinas. Nem preciso dizer que o lugar era enorme e parecia um castelo, cheio de torres e corredores imensos de pedra.

A narrativa do livro é em terceira pessoa. Não sou muito fã desse tipo de narrativa, mas a autora soube me prender. O foco do livro não está apenas na Instituição e no que acontece depois que Lara se muda para Londres. Luene soube criar a personalidade de Lara com maestria, além de construir toda sua relação com a família, que é tudo para a menina.

A escrita da Lu é deliciosa e flui de tal forma que li o livro em uma tarde. Ela soube descrever muito bem os cenários, tanto os brasileiros quanto os da Inglaterra. A Lara é uma garota real, que pode ser encontrada por aí. Alguns dilemas pelo qual a menina passou me fizeram me identificar com ela. Fora suas analogias a Harry Potter, do qual sei que a autora é uma grande fã. Irene também me cativou muito, fazendo bem seu papel de melhor amiga.

A diagramação do livro é bem espaçada, tornando o livro um pouco maior. Eu curti bastante a capa, mas confesso que prefiro a da segunda edição (que está na sinopse acima). A edição do livro deixou um pouco a desejar, com as folhas brancas, sem orelhas e com a capa bem mole, mas a revisão está ótima, com apenas alguns erros.

Eu já tinha tido a chance de ler esse livro, na época em que a publicação era apenas um sonho da autora, e desde esse momento me tornei fã da escrita da Lu. Eu mais que indico esse livro, eu OBRIGO vocês a lerem, não vão se arrepender, eu garanto.

Estou muito ansioso pelo segundo livro, que se chamará A Traição. Quero muito saber o que acontecerá a Lara e se ela encontrará as respostas que procura.

site: http://www.segredosentreamigas.com.br/2014/02/ta-na-estante-selecao-184.html#.U784TvldWqE

Tify Baesso 16/04/2014

Livro fantástico...Recomendíssimo!
O livro conta a história de Lara Müller. Lara aparentemente é uma garota comum, com 17 anos, que mora no Rio de Janeiro. Ela está a ponto de terminar o Ensino Médio com notas excelentes e, como toda cdf, não é nada popular e tem poucos amigos. Lara tem um amor não correspondido e um amigo apaixonado por ela.
Quando menos espera, a vida de Lara dá uma reviravolta. A famosa Instituição para Jovens Prodígios (Institution for Young Prodigies), em Londres, foi finalmente inaugurada, abrindo inscrições para jovens do mundo todo entre 17 e 20 anos de idade. Essa instituição é uma espécie de faculdade que abriga apenas as mentes mais brilhantes, verdadeiros prodígios.
Lara acaba fazendo as provas para entrar, mas não acredita muito que isso seja possível. As provas são realmente difíceis e pouquíssimas pessoas serão realmente capazes de entrar para a IYP.
Imaginem sua surpresa quando ela é aprovada e com a honra de conseguir isso em 3º lugar!
É a partir daí que a vida de Lara mudará para sempre. Lara vai para a instituição e encontra apenas uma pessoa que é do Brasil, Irene. As duas se tornam grandes amigas.
Na IYP, Lara faz amigos, inimigos e até encontra uma nova paixão (Hugh), mas coisas muito estranhas estão acontecendo nessa instituição e Lara fará o possível para descobrir.

Com certeza esse livro tornou-se um dos melhores que li durante o ano de 2013. A narrativa da autora é surpreendentemente leve.
É aquele livro que te deixa de queixo caído, sedento por mais... Estou completamente louca para ler o segundo!
A medida que a história vai passando ela toma uma densidade envolta em mistérios que não te deixa parar de ler até o final.
Inúmeras surpresas vão aparecendo no decorrer do livro e o mais legal é que são coisas que você não pensaria...
Livro recomendadíssimo!!!!! Muitoooo bom!!!!

site: http://osamantesdaleitura.blogspot.com.br/2013/12/instituicao-para-jovens-prodigios.html

Gabriele Tenshi 16/02/2015

“Sentindo-se desapontada, checou se havia algo mais dentro da caixa além daquele bilhete grosseiro. Um colar de prata piscou na sua direção. A corrente brilhava e pendurada no meio havia um pingente. De longe, não entendeu o que era. Segurou a fina corrente entre as mãos e riu ao compreender. Era uma pequena figura de um livro aberto. Nas limitadas páginas havia apenas rabiscos indecifráveis. A minúscula lombada do livro era grossa, como se estivesse indicando que o livro possuía muitas e muitas páginas.” (Pg 252-253)

Antes de tudo, tenho uma declaração: eu e Irene somos incrivelmente parecidas em personalidade. Pelo menos no quesito sorrir feito boba e se fazer de avoada pra ninguém desconfiar de como o cérebro dentro dessa caixa craniana é atento e não se deixar enganar (e até mesmo meio maléfico). Não, eu não estou brincando. E eu vou roubar o Akira e transformá-lo numa pelúcia pra colocar na minha estante. u.u Cuidado, Luene xD

Enfim...

O começo do livro é calmo, apresentando-nos os personagens e a vida da personagem, que já mudaria por completo por ser o fim do Ensino Médio, mas muda mais ainda com uma notícia: a Instituição Para Jovens Prodígios iria realizar uma prova semelhante à um vestibular, na qual somente os melhores alunos do mundo conseguiriam.

Ok... Lendo o livro, no quesito inteligência e todo o mais, me senti bem ligada à Lara. Desde pequena, sempre fui nerd/CDF, embora não gostasse de responder as perguntas dos professores, e no começo era até meio... Não sei dizer, mas eu era bem chata. Só não falo quanto à Jéssica porque, apesar de não falar muito quando encontro alguém pela primeira vez, nas demais vezes posso parecer uma máquina de idiotices com defeito: posso falar muito, e muitas vezes não falo coisa com coisa – efeito do cérebro hiperativo.

Quando ela sai com o Lucas e a coisa vai tão bem e tão “Oooh”, eu fiquei “own, eles são fofos juntos”. E admito que depois a L. conseguiu me arrancar algumas lágrimas.

Mas acho que o ponto para a L. L. Alves é essa questão do romance que ficou bem diferente do que se costuma ver: a personagem gosta pra caramba do primeiro cara que apareceu, mas não é ele “o cara da vida dela”, ou algo mais ou menos assim. É legal variar e mostrar que, especialmente na idade da Lara, tudo muda, querendo ou não, e às vezes, rápido demais.

Mas eu tenho vontade de chutar o Hugh por colocar a Lara na friendzone. Isso, eu tenho.

Pelo menos não a colocou na friendzone em prol de alguma amiga dela.

Ok, foco.

Então, Lara vai para a Instituição. Sim, meus caros, ela passou na prova monstro que foi pior que a prova do meu vestibular (onde eu zerei Física, tirei minúsculos pontos em química e metade de todo o resto. É, eu também não sei como passei em sexto lugar na primeira chamada... Consequência de primeira fase boa, onde tive sorte de acertar uma questão de matemática e de curso que dá quatro pro vaga, ao contrário do 30 por vaga de medicina e engenharia?). Passou em terceiro lugar. Acertou 97% da prova.

Okay, não me sinto mais tão próxima da Lara em questão de inteligência. Ela é mais. E não dorme nas aulas. Okay.

Ela conhece pessoas irritantes, e outras muito legais, que se transformam em seus amigos. Mas todos, absolutamente todos, inteligentes pra caramba. Mas o lugar é estranho. Os professores mais ainda. E Lara acha que tem algo errado, não apenas por um pombo falar com ela.

Sim, meus caros, um pombo. Saímos do lugar comum, porque eu pelo menos não me lembro de personagens que falem com pombos. Outro ponto pra L. L. Alves.

Patrick e Irene DEVEM ficar juntos. Primeiro, porque combinam. Segundo, Patrick é fofo e gosta da Irene. Terceiro: Irene também é fofa. Quarto... Precisa de um quarto? Acabei de dar todos os motivos para eles ficarem juntos!

Hugh deve sofrer. Ele não colocou Lara na Friendzone? Então, ela deve encontrar algum cara pra colocar o Hugh na friendzone quando ele for atrás dela. Porque, meus caros, eu tenho certeza de que ele gosta da Lara u-u.

Robert é um idiota. Mas eu tenho a estranha sensação de que ele foi o segundo colocado.

E Akira é fofo, lindo, maravilhoso e meu. u-u

A trama se desenrola “devagar”, mas a escrita é tão fluída, que mal percebemos quando estamos lá pra página trezentos e cinquenta, em que as coisas, que já eram estranhas pro lado da Lara, começam a ficar mais estranhas. E começamos a ficar loucos com o mistério.

O final me deixou com aquela sensação de “quero mais”. Tipo... Quero saber o que vai acontecer. Quero saber se o Hugh vai tirar a Lara da friendzone. INFERNO, QUERO SABER SE O PATRICK VAI SE DECLARAR PRA IRENE!

Cahem... Esquecendo minha explosão de fangirl torcendo pra um casal...

Recomendo o livro. Um zilhão de vezes. Comprem e leiam e se deliciem com a história.

(Resenha também presente no blog Entre Dimensões http://entredimensoesbooks.blogspot.com.br/2013/03/resenha-instituicao-para-jovens.html)

LT 11/04/2017

Lara, de 17 anos, é a menina mais inteligente da turma, um pouco diferente, sempre com notas altas. Porém, não é a mais bonita, sem muitos amigos, e com a situação dos pais, não sabe o que fazer quando o ensino médio acabar e falta muito pouco para isso. Ela é a mais velha de três irmãos.

“O pai de Lara era empreiteiro em uma fábrica de automóveis, trabalhava com o corte e a modelagem de peças para acessórios de carro. O bairro onde moravam não era um dos mais seguros da região oeste do Rio de Janeiro. A mãe era dona de casa, apesar de nunca ter tido opção de escolher carreira. Renata apenas concluíra o ensino fundamental, pois precisava ajudar a tia lavando e passando roupas para os clientes de classe alta. Ao completar 21 anos, conheceu Joaquim, o elegante filho de uma de suas clientes. Foi amor à primeira vista, era o que diziam quando contavam a história de como tinham se conhecido.”

No Brasil, seu país de origem, levando sua vida comum, lendo, informando-se, ela é uma garota dedicada e estudiosa. Lara sempre gostou de um menino, que nunca deu bola para ela, e o seu amigo Lucas, sempre gostou de Lara e ela nunca lhe deu uma chance. (Quem nunca passou por isso, né?) Entretanto, ela desejava dar uma chance à felicidade, mas nunca pensou que essa tentativa pudesse acabar no minuto em que ouvisse o nome “Instituição Para Jovens Prodígios”. É uma “faculdade”, com vagas e em busca, no momento, é claro, gratuitas apenas para jovens com QI elevado e que consigam passar nos testes. Seus Pais querem que ela se inscreva e busque por essa oportunidade, eles confiam em sua inteligência e desejam um futuro melhor para filha, um que eles não podem proporcionar, portanto, Lara tem que agarrar essa oportunidade em busca de uma vaga com unhas e dentes.

O dia do teste chegou, Lara foi aprovada em terceiro lugar, os pais não podiam estar mais orgulhosos de sua filha. Lara teria uma oportunidade, em uma, ao que parecia, ótima universidade, de forma gratuita, algo que sua família jamais poderia lhe proporcionar. Mas, ela, agora, teria de ir para outro lugar, para Londres – Inglaterra, onde a história vai desenrolar-se. Vai ter de encarar uma nova fase em sua vida, longe de sua família, do seu amigo – agora “namorado” – ex, de tudo que ela conhecia. Só que nem tudo são flores e o que Lara nunca poderia imaginar é o fato de que tudo seria ainda mais estranho do que parecia.

Ao chegar à Instituição, nossa mocinha, fã de Harry Potter, logo pensou em Hogwarts. Para piorar as coisas, de imediato, ela não gostou do reitor e sentiu como se algo nele, a dissesse para ficar longe. Nova vida, encarar... Lara consegue fazer uma nova amizade, com uma adolescente, também brasileira, chama Irene. E, hã, sem querer, se apaixona pelo primeiro colocado, Hugh. E o mais estranho, em tudo isso, é que ela depara-se com uma nova situação, Lara percebe que... consegue falar com pombos.

O pombo encarava-a.Sua cabeça fisgou. Lara se proibiu de gritar, mordendo o lábio inferior com força. Não queria acordar Irene, apesar da dor intensa. Quando sentiu que desmaiaria ou vomitaria bile, uma voz ecoou dentro da sua mente. “Você precisa entender... Apenas você pode nos salvar... Pense, Lara!”

Ok, vou parando com a premissa por aqui e colocando para vocês alguns questionamentos:

Ø Ela estava ficando louca?
Ø Seria por causa da Instituição?
Ø Quem ou o que era aquele pombo?
Ø Porque ela teria que os salvar?
Ø Magia?
Ø Alucinação?
Ø Fuso horário?

“... a felicidade não vai bater a nossa porta, nós é que precisamos procurá-la.”

Bem, o que tenho para dizer é que eu amei o livro! A escrita da autora é gostosa, simples, suave e colabora para que a leitura possa fluir facilmente. O enredo é bacana e vale a pena ser conferido. O livro trás algumas frases que nos levam a refletir, ainda que se trate de uma fantasia, é bem bacana.
Algumas pessoas comentam que IJP lembra HP, quanto a isto, não posso opinar, tendo em vista de que nunca li HP – me julguem – e também não dei muita atenção aos filmes, todavia, recomendo que leiam e o façam de mente aberta. Cada autor tem sua assinatura, suas inspirações e suas histórias para contar, e ao meu ver, se um livro te remete a outro que você adorou a sensação de nostalgia e um gostinho de “ahhh” pode ser delicioso, vamos parar de julgar, ok, coleguinhas? Okay!

Quanto a edição, a Editora Essência Literária está de parabéns, a diagramação está linda, cheia de pequenos detalhes em suas páginas que dão um charme a parte para edição. Conta com uma fonte de tamanho agradável que contribui com a leitura, suas páginas são as adoráveis amareladas e dão um último toque especial. Não notei erros de revisão ou de digitação. Vale ressaltar que esse é o primeiro trabalho na versão física, da editora, adorei a dedicação para com a obra, ficou ótimo, de verdade, toda a equipe está de parabéns. Quanto a capa, o livro é jovem/adulto, a própria idade da personagem e o seguimento para universidade denunciam isto, mas ainda assim, achei a capa um pouco infantil. É bonita? Sim, e não desagrada. É só que acredito que uma capa mais “séria” – digamos assim – poderia atrair mais leitores, infelizmente muitos leitores ainda julgam livros pela capa. Não me entendam mal, gosto dela, mas acredito que uma capa mais sóbria poderia ser mais atrativa.

Esse volume é só o início de uma longa jornada que promete ser cheia de mistérios e aventuras, e nela vamos poder acompanhar a evolução da Lara e as surpresas com as quais ela se deparará. O desfecho do livro nos coloca ansiosos a espera da sequência, recomendo para quem adora uma boa fantasia ou quer aventurar-se em uma.

Fico por aqui, não esqueçam de me contar se já leram, se querem ler, o que acharam da premissa? Ah, e desafio os fãs de HP a lerem, de mente aberta, e quem sabe curtirem mais esse universo? Vamos lá, pessoal!

Até mais ver!

Resenhista: Analuiza Amorim.

site: http://livrosetalgroup.blogspot.com.br

Ellen.Pedrini 01/06/2022

Ótima leitura
Uma leitura leve e agradável para passar o tempo, ideal para um fim de semana ou um feriado prolongado, a autora nos prende numa fantasia dentro de uma realidade deliciosa.

Chellot 03/07/2018

A Menina e o Pombo
Lara Müller é uma menina normal como qualquer outra exceto pelo fato de ser muito inteligente. Filha mais velha de uma família com três filhos dedica-se aos estudos e possui poucos amigos. A família passa por dificuldades para sustentar a casa e os três filhos, por isso a chance de estudar de graça e em outro país é vista como uma bênção. Viver em um país distante como a Inglaterra não é nada fácil, ainda mais longe da família.
Ao passar na prova da IJP não passava pela sua cabeça que viveria momentos de assombro, faria amizades verdadeiras e descobriria o amor. Falar com um pombo deixaria qualquer um achando-se maluco, ainda mais quando ela conseguia entender o pensamento do animal. Medo, raiva, curiosidade e uma grande determinação é que move essa garota.
A IJP não aparenta ser apenas uma instituição voltada para o ensino de qualidade, tendo apenas os melhores alunos do mundo. Tem muitos mistérios por trás de suas paredes.

Gostei muito da escrita da autora, das personagens cativantes: Lara, Lucas, Hugh, Irene, Akira, Patrick. A autora não focou apenas nos alunos, incluindo os professores também. Cada um com uma personalidade marcante. Fiquei com gostinho de quero mais. De saber os segredos da IJP, de como eles farão para salvarem todos os alunos dos perigos e de conhecer ainda mais cada um deles, mesmo os da turma do mal.

Recomendado para todas as idades, principalmente adolescentes. Eu já sou véinha, mas gostei muito. rsrs

Leticia.Perdida 01/07/2017

Me surpreendi
Resenha COMPLETA no blog: http://garotaperdidanoslivros.blogspot.com.br/2017/07/resenha-instituicao-para-jovens.html
Lara Müller é uma adolescente do subúrbio no Rio de Janeiro, uma menina prodígio que está para se formar no ensino médio, nunca teve muitos amigos, sempre foi apaixonada por um menino que nunca deu a mínima para ela, sempre quis ir para uma boa faculdade, se formar, conseguir um bom emprego para ajudar sua família, portanto acaba descobrindo uma Instituição que oferece vagas de graça para as pessoas com um QI mais elevado, e tudo isso é o começo de algo novo.

Surge então a grande oportunidade de entrar na Instituição para Jovens Prodígios (IJP), que se localiza na cidade de Sheffield, na Inglaterra. Ela participa de um dos testes mais difíceis da vida e acaba passando em terceiro lugar, ela e outra garota de Minas Gerais (Irene) são as únicas brasileiras a passar. E então ela embarca nessa nova fase da sua vida. No início ela ficou hospedada em um hotel até chegar o dia que iniciaria as aulas.

"Ótimo, pensara, estou indo estudar em uma versão dos filmes Harry Potter. Lara não pôde negar que ficara animada com a ideia."

Chegado o grande dia na Instituição que parece Hogwarts, ops com um lindo castelo (existe várias referencias a Harry Potter no livro ❤). Ela começa a se sentir diferente no local, já de cara não gosta do reitor, coisas estranhas acontecem no seu primeiro dia na instituição, fica cansada rapidamente, começa a conversar com um pombo – sim isso mesmo, um pombo- e de repente não precisa usar óculos ou lentes, mesmo tendo um grande grau de miopia.

site: http://garotaperdidanoslivros.blogspot.com.br/

Nu e As 1001 Nuccias 26/02/2017

Resenha do Blog As 1001 Nuccias
Livros de fantasia temos aos montes. Eu, particularmente, passei a apreciar a fantasia urbana, que é aquela história que se passa em um grande centro urbano real, como Londres, Nova Iorque ou Rio de Janeiro. IJP A Seleção segue esse estilo.

Lara Müller é uma adolescente prodígio. Ela nunca teve muito trato social, mas tem grandes amigos e até problemas de relacionamento com os namoradinhos da escola pública onde estuda. Porém prefere ler a sair. Com um grau insuportável de miopia, ela é inteligente demais, mora no subúrbio do Rio de Janeiro com seus pais e seus irmãos caçulas.

Até que surge uma oportunidade de ingressar na Instituição para Jovens Prodígios, uma escola internacional que reúne as mentes mais brilhantes da Europa e que agora está admitindo a entrada de alunos de todo o mundo.

O problema é que a seleção para a IJP chega na mesma época em que decide dar uma chance a um novo amor com seu amigo Lucas. E passar na seleção significa ficar 3 anos morando na instituição, localizada na cidade de Sheffield, no ermo norte da Inglaterra. Nada como uma escolha a ser feita, né non?

Contudo, esta é a chance que Lara tinha de conseguir uma boa educação para ajudar sua família, para provar que era realmente boa. Ela participa da seleção, é aprovada e vai para Londres, sem pestanejar duas vezes.

Só que ao chegar na sede coisas estranhas começam a acontecer. Não apenas conhece novos amores, amigos e inimigos, como passa a conversar com um pombo que teima em visitá-la na sua janela. Pois é... um pombo. Um pombo falante!

Daí o clima fica tenso, coisas mais bizarras acontecem. E eu não vou contar porque, oras bolas, quem aqui gostaria de spoiler?

Pensa numa pessoa feliz com uma fantasia maneira e bem construída em mãos. E-qui-za-ta-men-te! Sou eu!

A Lu, intimidade impera já, conseguiu francamente criar uma saga muito bacana. Para um primeiro livro está na medida certa: apresenta os personagens com calma, desenvolve suas ligações e personalidades, também apresenta o local, a escola, descreve bem o cenário, cria o clima de suspense, há reviravoltas bombásticas. E no epílogo temos o gancho para o segundo livro.

Se você já pega a história esperando todas as explicações possíveis da face da Terra, vai ficar frustrado. Nada de desvendar todo o mistério no primeiro livro, né?! Calma lá! Mas, sim, temos várias pistas, algumas elucidações e outras quinze mil interrogações. E isso que é o bacana!
Narrado totalmente em terceira pessoa, mas quase todo sob o ponto de vista da protagonista, conseguimos perceber bem o que os demais personagens sentem e como interagem, mas sem aprofundar, afinal, é a Lara quem está observando tudo.

Lara é uma personagem obstinada no que se refere ao seu futuro, curiosa e meio louca no que se refere às coisas estranhas acontecendo na IJP, mas também é sagaz em perceber, junto com o zero-um e possível futuro namorado Hugh Howard, que há coisas de podre no reino de Sheffield.

O livro é divertido, intrigante, e com ação e aventura, tudo na medida certa. Ali, realidade e fantasia se misturam, e nós ficamos loucos querendo mais. Então, eu recomendo? Mas, gente! E ainda tem dúvida!!?? Com certeza! Os amantes de sagas fantásticas irão adorar!

Resenhista: Nuccia De Cicco
*Resenha completa com imagens, descrição da edição e citações no link do blog.

site: http://1001nuccias.blogspot.com.br/2017/02/resenha-livro-selecao-de-l-l-alves.html

Rox 24/06/2016

Opinião do blog Doce Sonho Alado!
Na época em que comecei a leitura de "Instituição para Jovens Prodígios", há um tempo, me senti desestimulada a prosseguir justamente por causa do começo do enredo, no qual há uma certa demora para alguma coisa acontecer de fato. Um ano depois, agora já com o meu Kindle, retomei essa leitura para descobrir o que ela tem a oferecer. Demorei também um pouco para elaborar essa resenha porque, justamente por causa do que senti durante a leitura, estava com dificuldades de colocar os meus pensamentos em ordem para ser mais justa na hora de listar os pontos positivos e negativos, espero que vocês entendam o meu ponto de vista.
A história foca na vida de Lara Müller, uma garota que foi criada na periferia do Rio de Janeiro. Ela se esforça bastante para mudar sua realidade e conseguir um bom futuro e, apesar de enfrentar grandes dificuldades financeiras, resolve partir para a Inglaterra para aproveitar uma oportunidade acadêmica única. Só que o que ela não espera é que há muito muita coisa estranha rolando na Instituição para Jovens Prodígios, algo que vai além de matérias difíceis, professores estranhos e alunos pouco amigáveis.
Antes de tudo, preciso deixar claro que gostei muito da proposta do enredo, a ideia em si da Instituição e de tudo o que há oculto me instigaram de forma bastante positiva. Também acabei gostando de alguns dos personagens secundários, apesar de achar que eles mereciam um pouco mais de destaque na história como, por exemplo, talvez se a Lara começasse a interagir com a Irene desde o hotel teríamos trechos mais divertidos pelo caminho, o que deixaria essa parte da história mais leve.

Para saber mais, acesse o seguinte link:

site: http://www.docesonhoalado.com/2016/06/livro-instituicao-para-jovens-prodigios.html

Poliana 17/06/2016

Em A Seleção, primeiro livro da série, L. L. Alves nos apresenta a Lara Müller, uma menina que mora com seus pais e seus dois irmãos em um bairro não muito seguro na região oeste do Rio de Janeiro. Lara é míope e por mais que use lentes de contato e se esforce, a aparecia de nerd não a deixa e não atrai Vinícius - o garoto popular da escola. Sim. a situação é um tanto clichê. Ainda mais se formos considerar que Lucas, o melhor amigo de Lara, é apaixonado pela garota e que Lara tem uma amiga, que não é tão amiga sim, toda falante chamada Jéssica.

Mas o clichê para ai.

Era ultima semana de Lara na escola. Ela iria terminar o ensino médio dentro de uma semana quando a televisão anunciou que a melhor instituição de ensino superior do mundo, a Instituição para Jovens Prodígios, iria abrir vagas para bolsista. Lara se anima apesar de não saber como a família faria para mandar a jovem para a Inglaterra. Afinal, seriam necessárias roupas e passagens.

Apesar de todas as duvidas e os questionamentos que rodam a mente da jovem, Lara faz, incentivada pelos pais, o teste para tentar uma bolsa na tão aclamada instituição. Como já é de se imaginar, a menina obtêm sucesso na prova e passa em terceiro lugar. A família comemora o fato e sonha com um futuro que até então parecia impossível.

Com a ajuda dos avós, que tem uma condição financeira melhor, Lara vai para Sheffield na Inglaterra e la conhece Irene, uma garota de cabelos ruivos, faladeira, brasileira e sua colega de quarto. As duas se tornam, de imediato, melhores amigas. Uma ajuda a outra com roupas e maquiagens, conversam sobre a sensação de serem as duas únicas brasileiras a passarem no exame da Instituição.

Tudo parece ir muito bem até que coisas estranhas começam a acontecer. Primeiro, a visão de Lara melhora de forma que a menina não precisa mais de seus óculos para enxergar. Os outros sentidos da garota, como olfato e audição também ficam apurados. E para completar, como se tudo já não assustasse a menina, um pombo aparece em sua janela e eles começam a conversar.

Nesse meio tempo, Hugh Howard, o garoto mais bonito e mais inteligente da instituição lança olhares a Lara deixando-a confusa principalmente porque o rapaz esta saindo com Claire, uma patricinha para la de arrogante. Contudo, o namoro dos dois não dura e logo Hugh e Lara começam a se envolver. Irene não fica de fora e logo se envolve com Patrick, colega de quarto e melhor amigo de Hugh.

Durante a narrativa fica claro que algo está acontecendo na instituição. Rumores de que Ilo Robinson, o diretor, planeja usar os jovens para alguma coisa e de que para que tal plano se realize um dos alunos será escolhido. Quem é o escolhido? O que a instituição planeja? Até onde Lara pode confiar em seus amigos?

As questões que se formam na mente do leitor enquanto mergulha nessa aventura, não são poucas. Terminei o primeiro livro louca para começar o segundo. A história me cativou e me prendeu. O mistério e os acontecimentos são fantásticos e bem amarrados de forma que, pelo menos eu, não faço ideia do que irá acontecer a seguir.

L.L.Alves foi absurdamente fantástica ao nos apresentar mais um pedaço desse mistério fantástico que vem corroendo minha curiosidade desde o primeiro livro da série. Sua escrita é sábia e desperta em mim os mais variados tipos de sentimento: paixão, ódio, impotência, tristeza. É inevitável não viver cada sentimento descrito no livro. A paixão da autora pela escrita atravessa a página e chega ao leitor de forma intensa, fazendo-o viver cada umas das emoções vividas pela autora.

site: http://paginasdaminhavidaliteraria.blogspot.com.br/2016/10/a-selecao-serie-instituicao-para-jovens.html

Silvana 27/12/2015

Lara Müller tem uma vida difícil. Seus pais são pobres, e a duras penas sustentam a família. Ela é a mais velha e ajuda a cuidar dos dois irmãos. E seus pais fazem questão que ela estude para se formar em uma faculdade, já que ela tem uma inteligência acima da média. Mas tudo tem sido bem difícil. Até que sua mãe vê um anúncio na TV que pode mudar a vida dela. É anunciado que a Instituição Internacional para Jovens Prodígios, irá requisitar novos alunos e Lara vê nesse anúncio, a sua oportunidade de uma vida melhor e o engraçado é que ao olhar a entrevista do reitor Ilo Robinson na TV, parece que ele está falando diretamente com ela. Ela que sempre foi meio fechada e sempre se achou feia, fica tão empolgada com a noticia que resolve dar uma chance ao seu amigo Lucas e aceita quando ele pergunta mais uma vez se ela quer sair com ele.

E quando eles se beijam algo mágico acontece e por isso que ela sofre tanto ao contar a ele que vai se inscrever para a prova da IYP e que se ela passar eles vão ficar longe, então é melhor que eles nem comecem nada. Lara se joga de cabeça nos estudos para conseguir uma vaga e quando chega o dia da prova, ela está muito nervosa. Mas ainda assim ela consegue responder todas as questões, coisa que os outros alunos não fazem. Mas a tensão é tanta que logo que ela termina a prova, ela desmaia. Mas ainda tem mais dois dias de prova, que ela faz com alguma dificuldade e depois só resta esperar o resultado e quando ele sai, para sua surpresa, ela tira uma nota 99,7 e descobre que a sua foi a terceira melhor nota. Mas ela resolve esconder isso de todo mundo para ninguém se indispor com ela logo de cara. E logo depois ela começa os preparativos para a viagem, como comprar roupas de frio, já que a IYP fica na Inglaterra.

Quando a imprensa descobre que ela foi selecionada, ela tem seus cinco minutos de fama e consegue lucrar alguma coisa com isso e esse dinheiro ajuda bastante com tudo o que ela vai gastar na viagem. Enfim chega o dia, e ela está uma pilha de nervos. Mas não tem como voltar atrás e depois de um vôo exaustivo ela chega à Inglaterra. Ela fica em um hotel até o começo das aulas e aproveita para conhecer os pontos turísticos da cidade. E quando chega na Instituição ela se sente nos livros do Harry Potter. A escola parece um castelo. Logo na chegada ela conhece Irene a outra brasileira que também conseguiu uma vaga, e sente que vão se tornar grandes amigas. E além de Irene, ela conhece o aluno que ficou em primeiro lugar nas provas e por incrível que pareça ele parece estar interessado nela. Mas o mais estranho ainda estava por vir. Ela vê um pombo na janela do seu quarto e o pombo fala com ela. Depois disso as coisas só vão ficando cada vez mais esquisitas e Lara não sabe se o que está acontecendo é real ou se ela esta ficando louca.

"Quando decidiu que desmaiaria ou vomitaria, ela ouviu.
Você precisa pensar sobre isso... Apenas você pode salvar todos nós... Pense, Lara!"

Quando me inscrevi para parceria com a autora, foi por causa desse livro. Eu li uma resenha dele e fiquei doida para conhecer essa série. Mas não sei porque só li ele agora. E como me arrependi. Eu amei a história. É claro que falou em escola na Inglaterra, já lembra Harry Potter, mas a história da Luene não tem nada a ver com a do famoso bruxinho. É uma instituição para os alunos mais inteligentes do mundo. E as coisas que a protagonista encontra lá no instituto são surpreendentes, a ponto dela querer ir embora antes mesmo das aulas começarem. Para saber o que é, vocês vão ter que ler é claro. A escrita da Luene é adorável e flui rapidamente, tanto que dá para ler o livro em um dia. Só para chegar no final e querer começar o segundo na hora. Das questões levantadas na história, apenas uma delas é respondida no final desse livro, e fiquei aqui na curiosidade agora.

Lara é daquelas personagens que quase todos os leitores irão se identificar. Ama livros e estudar, não se preocupa com a aparência, tem problemas de vista, era eu na adolescência hehe. Hugh eu gostei e desgostei ao mesmo tempo. O cara além de lindo é inteligente e não parece ligar apenas para a aparência das garotas. Isso até certo ponto da história, depois ele muda completamente seu comportamento sem nenhuma explicação. Irene eu gostei bastante também. Ela é aquela personagem secundária que se destaca e queremos saber o que acontece com ela tanto quanto queremos saber o que acontece com a protagonista. Patrick, amigo de Hugh e futuro namorado de Irene eu espero, é o mesmo caso. E tem os professores da escola que ainda não sei de que lado estão. Enfim, recomendo para quem gosta de um bom livro do gênero, com uma pitada de romance, que não pode faltar.

site: http://blogprefacio.blogspot.com.br/2015/12/resenha-selecao-l-l-alves.html

jackfowl 15/12/2015

Chick lit divertido
Apesar de ser chick lit, gostei da ambientação, só o problema não foi bem apresentado, pois não houve situações de confrontação, ficou um mistério estranho. Espero que seja melhor apresentado nas continuações.
Edu (Luckyficious) 09/11/2016minha estante
Chick-lit? USHSUASAHUSAHSA Mas o livro não é chick lit! kkkkkkkkkkkkk

LetíciaBaldez 12/01/2015

[Resenha] #Instituição para jovens prodígios
Lara Müller é uma jovem de dezessete anos que tem uma vida normal, uma mãe dedicada, um pai amoroso e dois irmãos: Luana e Mário. Lara tem um propósito na vida que é estudar muito para ser alguém e poder ajudar financeiramente os pais.

Lara tem uma “amiga” na escola: Jéssica, mas a segunda não é nenhum exemplo de amizade sincera. Pelo contrário ela só era amiga de Lara para tentar se beneficiar com a inteligência fora do comum da suposta amiga.

Lara nutre uma paixão por Vinícius e este já deixou claro que ela não é do seu tipo. Ele prefere um tipo como a Jéssica. Lara supera essa paixonite e dá uma chance a Lucas que nutre um sentimento pela jovem há algum tempo. Deixando claro que ele gosta de Lara mesmo ela sendo inteligente além da conta e usando óculos de grau.

Lara é convencida pela mãe (Renata), a se inscrever para a prova que iria ser dada pela Instituição para Jovens prodígios, para ganhar uma bolsa na melhor escola do mundo, o que seria quase impossível para uma simples garota do Rio de Janeiro.

Mas o inesperado acontece e Lara passa neste exame extremamente difícil. Com a ajuda dos pais e dos avós ela consegue tudo que é necessário para essa viagem. Mas ela fica de coração partido por ter que deixar Lucas por quem a garota começou a sentir algo especial. Lucas não aceita muito bem essa mudança tão radical e prefere não manter contato com a jovem prodígio que ele gosta.

Lara finalmente vai para Inglaterra e começa seu ano letivo de maneira incomum. Tudo começa a ficar estranho quando um pombo começa a se comunicar com ela por pensamento. Óbvio que Lara pensa que está enlouquecendo. Mas não, ela não está.

Nessa escola/faculdade Lara faz amizade com Irene uma outra brasileira que também foi aprovada no exame. As duas engatam uma amizade e logo no começo já são grandes amigas. Lara também faz amizade com Hugh, Patrick e Akira. Hugh passou em primeiro lugar no exame sendo considerado o aluno mais inteligente da instituição. Patrick é do tipo esportista gosta muito de praticar esportes e está sempre feliz. Akira é um rapaz japonês que é um pouco tímido mas ao defender Lara de Robert ganhou a amizade da mesma.

Com o passar dos dias a cabeça de Lara é um turbilhão de emoções, o pombo ainda falava com ela, dizendo que ela deveria fazer escolhas, mas Lara não conseguia entender que escolhas eram essas. Esses encontros com o pombo nunca eram bem sucedidos visto que Lara quase sempre sentia fortes dores e por fim acabava desmaiando.

Lara vai descobrir esses mistérios envolvendo essa Instituição? E... O que será que esse pombo quer dizer quando disse pra ela na primeira vez que a viu: “You need to think about it... Only you can help all of us... Think Lara!” traduzindo: “Você precisa pensar sobre isso... Apenas você pode salvar todos nós... Pense, Lara!”.

Bom bibouss não posso mais falar nada, não quero estragar a estória. Gostaria de dizer que gostei bastante da trama, desde o princípio da leitura eu ficava me perguntando o que iria acontecer com Lara naquela instituição. Um mistério ronda as barreiras daquele lugar, fiquei bastante intrigada boa parte da estória, eu honestamente não conseguia decifrar o que iria acontecer.

O livro me pareceu um pouco grande, acho que a trama teria sido melhor sem tanto enrolar, mas mesmo assim o livro me cativou. O personagem que eu mais gostei foi Robert o cara que persegue Lara com olhares maliciosos e atitudes estranhas. O vilão se tornou meu favorito, espero que ele tenha mais destaque no livro 2.

A narrativa da autora é muito boa, adorei as descrições e eu devorei cada página. O livro tinha uma determinada capa e agora foi feita uma nova. A capa antiga era simples, mas eu coloquei na descrição a capa nova, particularmente achei ela muito mais interessante.

O livro é narrado em terceira pessoa, mesmo Lara sendo a protagonista ela não é autodiegética. Não encontrei erros significativos no livro, as folhas são brancas e o livro não possui orelha.

Bom bibouss, o livro me surpreendeu bastante em alguns quesitos e em outros não, mas fiquei curiosa com a continuação...

site: http://sobangulos.blogspot.com.br/2014/07/instituicao-para-jovens-prodigios.html

Arca Literária 26/07/2015

Leia a resenha no link: http://www.arcaliteraria.com.br/instituicao-para-jovens-prodigios-a-selecao-l-l-alves/
a partir do dia 30-07

site: http://www.arcaliteraria.com.br/instituicao-para-jovens-prodigios-a-selecao-l-l-alves/

warley torres 17/06/2015

O melhor esta por vir...
Aproveitei que o livro estava gratuito no Amazon e decidi baixa-lo por curiosidade e não me arrependo.
A protagonista Lara participa de uma processo seletivo promovida por uma instituição da Inglaterra que pretende reunir os jovens mais inteligentes do mundo. Ela é uma das vencedoras. Durante o percurso até o colégio na Inglaterra ela nos descreve seus sentimentos e isso a autora sobre expressar muito bem. E chegando lá ela começa a fazer amigos, sendo Irene (também brasileira) sua melhor amiga. Ela também se apaixona por um rapaz por lá que não lembro mais o nome. Ela nos conta como são suas aulas, seu convívio com jovens de toda parte do mundo, saudade da família, porem senti falta de algo que poderia mais ter sido explorado. É um tipico livro teen, mas sem aquela melação enjoativo. Ha apenas um mistério por trás de um pombo falante que no final nos traz uma revelação, mas que não foi melhor explicada. Ao longo das desconfianças de Lara sobre a instituição, acabam vindo com uma bomba e parece que existe uma conspiração diabólica por trás daquela instituição.
Acho que é o primeiro livro da autora e ela conseguiu levar a escrita de uma forma leve e nem construída. Mas tenho pra mim que o melhor a autora guardou para os próximos volumes que Vi serem 4. Se for o que estou imaginando, a saga tem tudo pra ser um fenômeno.

1 | 2 | 3 | 4