A República

Platão

Resenhas - A República

Mickael 12/03/2024

A República de Platão
Meu primeiro contato com Sócrates/Platão foi na faculdade há longínquos 19 anos. E só agora fui ler a obra (não textos ou comentadores). E como é gostoso ver a questionamento socrático acontecendo. Me deu um calorzinho no coração e lembrei das aulas de história da psicologia, filosofia e sociologia da saúde mental. Sócrates é o arquétipo do filósofo. E nesta obra (assim como no banquete) vemos ele em ação, só que desta vez debruçando-se sobre a Justiça.
Imagino que é leitura obrigatória no curso de Direito.

site: @mickaelescrivinhador

Lara 06/03/2024

Será que são coisas da sua cabeça?
Um dos livros mais importantes da filosofia na verdade é uma grande conversa de como a política e os cidadãos poderiam ser
mas aí fica o questionamento, e se for tudo da cabeça do Platão pra ter a sua cidade perfeita?
Entretanto, é um livro interessante para refletir sobre questões atuais

Johan.Petrovics 27/02/2024

Uma Exposição Exegética dos Mistérios da Alma e da Polis
Ao adentrarmos o augusto pórtico da obra "A República", de autoria do filósofo grego Platão, somos impelidos a uma peregrinação intelectual de proporções épicas. Através de dez livros, o autor nos convida a uma investigação profunda sobre a natureza da justiça, da alma e da polis ideal. A linguagem, adornada com o fulgor da oratória e da dialética platônica, tece um manto de complexidade e beleza, exigindo do leitor um esforço hercúleo para desvendar seus segredos.

Sob a tutela do venerável Sócrates, a obra se desenrola como um diálogo entre diversos personagens, cada um com suas nuances e perspectivas. Através de questionamentos incisivos e argumentos engenhosos, Sócrates guia seus interlocutores por um labirinto de ideias, buscando alcançar a verdade sobre a justiça

"A República" também se debruça sobre a natureza da beleza e do bem. Para Platão, a beleza e o bem são entidades transcendentes, acessíveis apenas aos filósofos através da dialética e da contemplação. A busca pela beleza e pelo bem, portanto, é uma das mais elevadas aspirações da alma humana.

É uma obra monumental que influenciou profundamente o pensamento ocidental. As ideias de Platão sobre justiça, educação, política e metafísica continuam a ser objeto de debate e reflexão até os dias de hoje.

Ao concluirmos a leitura de "A República", somos confrontados com a vastidão do conhecimento e a necessidade de uma busca incessante pela verdade. A obra de Platão é um convite à reflexão crítica, à busca pela excelência moral e intelectual, e à construção de um mundo mais justo e belo.

Leo Leiva 11/02/2024

A ironia como mecanismo para a busca pela verdade, do questionamento insistente, da prosa como instrumento para se conhecer o próximo e a si mesmo. 25 séculos e ainda continua sendo uma leitura obrigatória.

Gustavo.Martins 16/01/2024

A república de Platão-Sócrates
É um pouco curioso descobrir que a obra filosófica de maior influência para o ocidente seja uma grande conversa. Não uma conversa consigo mesmo, mas um grande diálogo em que os personagens vão se questionando, se respondendo e se interrompendo. Daí o fazer filosófico de Sócrates, o diálogo como método, que gostei bastante, e me imaginei tentando aplicar numa conversa. Também as muitas exclamações em nome dos deuses são dignas de nota. Talvez a parte que menos chamou minha atenção foi justamente a própria filosofia, isso porque ela é um tanto abstrata, pra não dizer ideal. A busca principal do livro, a tese que o tira da inércia, é a busca pela justiça, e para encontrá-la Sócrates constrói uma cidade imaginária com um modelo político ideal, a partir de princípios artificiais, e numa pseudo-lógica comprometida com a sua conclusão. Ainda assim, há muitas discussões aqui interessantes de serem observadas, pontuo duas: a divisão em três partes da República (magistrados, exército e povo) e a mesma divisão na alma (razão, ira e desejo), bem como nas virtudes (sabedoria, coragem e temperança). Um pouquinho conveniente também o fato de serem os filósofos a serem os governantes dessa República. O outro fato a ser comentado é a visão socrática do papel da mulher na sociedade, muito a frente do seu tempo, onde ele reconhece que a "natureza" dos homens e das mulheres não são muito distintas, e comicamente compara com a "natureza" dos calvos e cabeludos. Falando até mesmo no papel dos costumes para criar essa diferença marcante vista na sociedade, uma separação artificial, por assim dizer. Para finalizar, confesso que os livros finais eu já tinha perdido o fôlego e li pra acabar, a discussão não me segurou muito, e ele precisa criar uma quimera na alma para validar a sua tese acerca da justiça. Nem me convenceu. Prefiro a injustiça de Trasímaco, não por amor a injustiça, mas por amor a lógica empregada.

daniela!! 15/01/2024

Maiêutica
A República foi o primeiro livro de filosofia que li. Por conta de não estar acostumada com o gênero ou com o conteúdo achei que seria uma leitura difícil e dura, porém eu não poderia estar mais enganada. Talvez por ser escrito em diálogos a leitura é bem divertida e, em certos momentos, leve.
Mesmo assim, exige um pouco mais de compreensão, interpretação e tempo para realizar a leitura de forma que se aproveite de toda a maiêutica apresentada (aliás, ameeeei esse método do Sócrates).
Também é bem interessante perceber coisas do livro que influenciam a sociedade até hoje, e outras que são citadas com frequência.
Enfim, recomendo demaissss!! ;)
rafamassagardi 15/01/2024minha estante
Esse livro excelente??

daniela!! 15/01/2024minha estante
Simm

Marion 12/01/2024

Conversa sincera sobre formas de governo
Sócrates e seus seguidores tem uma demora conversa sobre formas de governo e suas opiniões sobre as mesmas.

Joás Lima 31/12/2023

Não é só mais um mito?
Todos ja ouviram falar no mito da caverna, mas nesse livro, além do mito, aprendi lições valiosas até mesmo sobre como educar meu filho. Um livro tão bom e tão clássico e que não imaginei que fosse tanto além do que aprendemos sobre Platão e seus contos sobre Socrates.

Alvin.Hercules 31/12/2023

Um dos livros mais importantes da história!
"A República" é um dos livros mais importantes da história, escrita por Platão, um dos maiores filósofos gregos, por volta de 380 a.C. A obra explora temas fundamentais relacionados à política, justiça, educação e natureza da alma.

A narrativa é estruturada como uma série de diálogos entre Sócrates e outros personagens, incluindo Glauco e Trasímaco, em sua busca para entender o que constitui uma sociedade justa e como a justiça se relaciona com a formação de um Estado ideal. Creio que essa estrutura em forma de diálogo facilita bastante a compreensão do que está sendo discutido entre os capítulos.

O conceito central da obra é a busca pela definição de justiça. Platão propõe a construção de uma cidade-estado ideal, dividida em classes sociais, sugerindo que a justiça ocorre quando cada classe desempenha sua função apropriadamente, em harmonia.

Um dos aspectos mais conhecidos do livro é a teoria das Formas ou Ideias (ou do mundo Sensível e Inteligível), em que Platão argumenta que a realidade física é apenas uma sombra das Formas eternas e imutáveis. Essa teoria é exemplificada na famosa Alegoria da Caverna, onde prisioneiros acorrentados veem apenas sombras projetadas na parede de uma caverna e, ao saírem dela, descobrem a verdadeira realidade.

A influência de "A República" na filosofia, política e educação permanece até os dias de hoje. Apesar das críticas e interpretações diversas ao longo dos séculos, a obra continua a ser estudada e debatida, destacando-se como uma das contribuições mais significativas da filosofia ocidental.

Admito que a leitura e a compreensão desse livro me levou vários meses, creio ter sido o livro mais denso que li em 2023. Porém, valeu cada minuto, é uma obra riquíssima!

Alessandro232 23/12/2023

Uma obra essencial para entender nossa realidade
A princípio, "A República" é uma obra que causa uma reação negativa no leitor. Quem não a conhece, pode achar que é um texto chato de ser lido. Realmente, "A República" é um texto que demanda certo esforço para ser compreendido. Mas, passado um certo estranhamento, pela sua forma de escritura, "A República" revela ser um livro fascinante, e sua leitura revela-se ser essencial para compreendermos melhor o mundo atual.
É necessário dizer que "A República" se estrutura a partir dos chamados "diálogos". Neles, o protagonista, Sócrates - sendo ele na vida real o mestre de Platão, faz uma série de questionamentos filosóficos sobre os mais diversos temas tais como: organização social, governos dos mais diversos, educação - este é um dos principais focos do filósofo, e até mesmo a possibilidade da existência de um ser superior que controla e comanda todas as coisas. Além disso, Platão para expressar sua cosmovisão, bastante peculiar e complexa, faz uso de mitos, principalmente, a famosa "caverna", que por suscitar diversas interpretações, - dentro até mesmo do aspecto ideológico/ político- é amplamente revistado, seja em outros livros, a maioria de ficção científica "new age", ou filmes, sendo que uma das mais emblemáticas representações aparece de maneira destacada em uma sequência de "Matrix".
Vale lembrar que esses questionamentos, todos eles discutidos com muita profundidade por Platão, o que demanda muita atenção durante a leitura, não vão oferecer respostas fáceis ao leitor. Sendo assim, cabe a ele, leitor, interpretar o pensamento platônico, o que não é uma tarefa fácil e demanda muito esforço intelectual. -para isso, é melhor buscar textos de apoio ou então fazer uma leitura conjunta da obra.
Em suma, apesar de uma certa dificuldade na leitura, "A República" é uma obra essencial para entender o que chamamos de "realidade". É notável, que Platão tendo vivido há mais de dois mil anos, tenha conseguido expressar sua preocupação a respeito de problemas que permanecem bastante atuais e que continuam preocupando o homem contemporâneo. Ou seja, "A República" é o tipo de livro que tem ser lido pelo menos uma vez na vida, um clássico do passado, mas que diz muito a respeito do tempo presente. É sem dúvidas, uma das grandes obras-primas da literatura Ocidental, na qual a escritura às vezes poética de Platão, consegue nos levar a refletir sobre que é mundo e que vem a ser a realidade, em seu sentido mais amplo.
Sobre a edição. A minha é considerada uma das melhores. É da Fundação Calouste Gulbenkin. Tem capa dura e folhas amarelada. A tradução é da professora e filósofa portuguesa Maria Helena da Rocha Pereira. Também na minha edição tem uma introdução que explica detalhadamente as várias outras edições da obra, várias notas de rodapé, o que facilita muito a compreensão de termos empregados pelo autor.

rafamassagardi 14/12/2023

"para eles a realidade consistia somente nas sombras dela"
A República é um livro espetacular. Nesse sentido, as teorias filosóficas propostas pelo autor através dos diálogos de Sócrates são simplesmente geniais.
Abordando política, justiça, epistemologia, metafísica e ética, o livro nos insere dentro do pensamento platônico e nos leva a compreender diversos princípios propostos pelo filósofo.
O método socrático, evidente nos diálogos, me impressinou! O modo que ele afasta os interlecutores de preceitos falsos e os guia a verdade é incrível!
Recomendo muito!

Rebeka mm 11/11/2023

Não é uma leitura qualquer
Não sei se posso dizer que a república está entre meus ?livros preferidos? naquele sentido mais comum de livros que relemos muitas vezes e devoramos de uma vez só. Eu li a república como nunca tinha lido um livro antes, estudando! Até pq nunca li por estudo (escola , faculdade). Aprendi a ler por prazer e assim preservei o hábito!
Até começar a ler filosofia e me pegar estudando por puro interesse próprio, se saber mais, de buscar sabedoria.
Essa leitura com certeza não é pra ser levada ao pé da letra, é pra ser interpretada dentro do seu momento na história e dentro da proposta do exercício de criar uma sociedade 100% focada no fim da injustiça.
É um exercício mental que nos leva a questionar uma seria de aspectos sobre como as coisas funcionam e os seus porquês. Não são assuntos fáceis de respostas fáceis, levei meses para terminar a leitura simplesmente pelo compromisso de não abandonar nenhum conceito sem antes sentir que o tinha entendido!
Foi cansativo mas terminei o livro com uma bagagem pessoal que mudou minha forma de enxergar o mundo a minha volta!

Wagner254 04/11/2023

O homem tirano
"o verdadeiro tirano é o verdadeiro escravo, condenado a uma baixeza e uma servidão extremas, e adulador dos homens mais perversos, pois, não podendo, de maneira nenhuma, satisfazer os seus desejos, parece, aquele que sabe ver o fundo de sua alma, desprovido de uma certa quantidade de coisas, e na verdade pobre"

Parece que foi escrito atualmente, mas na verdade trata-se da tradução de um livro escrito por volta de 380 A.C.

Lembro-me que entre muitas outras frases e diálogos importantíssimos, este me marcou em especial, o do "Tirano".

O impressionante é como o homem continua tão igual mesmo depois de tanto tempo, me lembrei também da velha música:

"não adianta estar no mais alto degrau da fama, com a moral, toda enterrada na lama" eis que, em verdade, você será pobre, de espírito, de alma, terá apenas inveja de quem leva uma vida real.

O dinheiro compra a sua excelência moral? Reflitam...