A República

A República Platão
Platão

Resenhas - A República

Juliane 16/12/2009

Para que a leitura seja interessante e vc não chegue na metade do livro lamentando ardentemente que Platão não tenha sido obrigado a beber cicuta também, sugiro conhecer antes os conceitos que regem a filosofia de Platão, como a concepção dualista do homem [o homem é corpo + alma], o mundo das idéias [separação entre mundo sensível e mundo inteligível], os graus do conhecimento [da opinião à razão], etc. Sabendo onde Platão quer chegar, se consegue seguir melhor o raciocínio nos diálogos.
Também é legal saber um pouco da sua vida e sobre a importância que Sócrates - e sua condenação injusta à morte - teve na sua obra. Há várias passagens no livro que remetem à esse fato, por exemplo na Alegoria da Caverna.
Além disso é muita paciência porque, definitivamente, não é daqueles livros que vc pega para se distrair.
:o)
Paulão 15/04/2011minha estante
Cara Juliana, filosofia não é para distrair, lembro, que Platão é um sistema filosófico, e não um livro de comédia...
Lembro também que é Filosofia, Filosofia Acadêmica, e não filosofia que se encontra em paulos coelhos da vida...

Maykon 20/07/2011minha estante
Não é por que o livro é "acadêmico" que não possa ser lido para distração ou até mesmo "divertimento compromissado" e fortuito.Obviamente que ler Jorge Amado é bem mais relaxante, porém para aqueles que eventualmente se interessam por filosofia ou autores greco-romanos, é uma leitura interessante e não "forçada".

Bruno Oliveira 05/09/2012minha estante
Não acho que precise de tanto para ler Platão. Claro que ajuda saber coisas de antemão, mas a república oferece os elementos mínimos para a compreensão do livro, dá para ler sem conhecer bem os gregos. Acho que ele fica mais interessante quando se pensa nele como sendo um livro genético do ocidente, ou seja, como um tipo de fundador do mundo posterior. Gosto de voltar nele para ler a parte da democracia, de política. É bem interessante.

Luciano.Ribeiro 18/08/2017

A republica.
Este diálogo platônico é um riquíssimo tratado politico, onde se conceitua formas de governos, governantes e governados; perfeitamente se descreve a alma democrática, a alma tirana, a alma oligarca, a alma monarca etc etc etc...enfim, o livro é um tesouro do pesamento ocidental, vale muitíssimo apena ler. É uma obra basal para uma melhor compreensão do mundo.
stellassakawa 21/08/2017minha estante
Olá!!! Você poderia me dizer por favor, em que parte Platão aborda sobre "quem vigia os vigilantes?" "Quis custódia et ipsis custodes?"
????

Luciano.Ribeiro 22/08/2017minha estante
Boa tarde! eu não me recordo, exatamente, em que parte isso acontece. Mas, nos livros III e IV, Platão monta teorias para evitar que os guerreiros se corrompam - eles tinham a função de vigiar o estado. Provavelmente deve ser entre estes dois livros, sinto muito nao poder ajuda-la mais; espero ter ajudado, pelo menos, um pouco.

stellassakawa 23/08/2017minha estante
Muito obrigada! Ainda não achei... Vou continuar procurando.. agora são menos 2 livros para procurar hehe.. obrigada!! ;-)

Marcos Antonio 12/06/2018

Pensamento
Escrito por Platão sobre seu mentor Aristóteles, fala sobre um debate filosófico sobre democracia, livro de 480 a.c. Eles fazem um debate como a construção de um lugar perfeito e começam a disser quem deveria ocupar cada lugar, pois a meta é que todos dessa cidade deveriam ser felizes. Livro com muito imagem de linguagem não muito fácil de entendimento, porém fale a pena ler.
erfo-99378 15/07/2018minha estante
a linguagem realmente não ajuda muito no entendimento. Mas achei que ele falava era de Sócrates. Não?

Marcos Antonio 16/07/2018minha estante
Sim Platão fala de um dialogo de seu mestre Sócrates com outros homens importantes, que mentalmente estavam acima do pessoa de sua época.

aylaswan_ 13/12/2022

Uma grande surpresa!
Gostei muito mais do que achava que gostaria do livro, ele é um extenso diálogo que discute sobre o que é a justiça e a injustiça, no meio do percurso esbarram em várias discussões, e basicamente em todos os aspectos da vida kkkk. Também são expostos vários exemplos que refletem aspectos da vida de qualquer um que leia o livro. Gostei muito dos pensamentos e conceitos trazidos no livro, fiquei surpresa com a maturidade e visão futurista de mundo de Platão (4 séculos antes de cristo e o cara já detonava o machismo e quase todos os preconceitos kkkkk).
Ganhei ensinamentos valiosos, especialmente os da felicidade e outras perspectivas de se olhar a vida (acho que só o Marco Aurélio, Sêneca e os outros estoicos ensinam esses pontos de melhor forma), curti muito entender direto da fonte os famosos conceitos platônicos (brevemente o mundo das ideias e muito bem aprofundado a alegoria da caverna), também de ler exemplos e reflexões que não são populares como esses dois.

Nota 5, baita livro! Justo o posto de livro mais importante pro ocidente.
Caio.doido 22/12/2022minha estante
W

Caio.doido 22/12/2022minha estante
Bíblia >>>

Francisco240 18/12/2020

O corpo do homem é corruptível, mas sua alma é perene!
Platão em Sua obra, mostra em uma conversa aparentemente sem muito propósito uma quantidade exorbitante de ideias de cunho filosófico político religioso moral, E ainda sim e muito forte presente no texto voltadas para o meio espiritual ou para a alma do ser humano.
O texto se inicia com Sócrates conversando com Glauco, e com algumas " tiradas " de Trasímaco. No entanto isso não difere em nada, e ainda acrescenta para o enriquecimento do texto em seus diversos sentidos pois eles conversam e tratam a respeito da formação de uma república perfeita discutindo entre governantes, o homem injusto e a vivência e a relação entre as mulheres e filhos com o Estado governante.
Renato 19/12/2020minha estante
Pela resenha é possível perceber que você assimilou o espírito da obra. Nem todas as leituras são fáceis e compreensíveis, mas mesmo em meio ao caos é possível colher algo proveitoso.

Francisco240 19/12/2020minha estante
Deveras pondero seu ponto de vista, oh meu nobre amigo!

daniela!! 15/01/2024

Maiêutica
A República foi o primeiro livro de filosofia que li. Por conta de não estar acostumada com o gênero ou com o conteúdo achei que seria uma leitura difícil e dura, porém eu não poderia estar mais enganada. Talvez por ser escrito em diálogos a leitura é bem divertida e, em certos momentos, leve.
Mesmo assim, exige um pouco mais de compreensão, interpretação e tempo para realizar a leitura de forma que se aproveite de toda a maiêutica apresentada (aliás, ameeeei esse método do Sócrates).
Também é bem interessante perceber coisas do livro que influenciam a sociedade até hoje, e outras que são citadas com frequência.
Enfim, recomendo demaissss!! ;)
rafamassagardi 15/01/2024minha estante
Esse livro excelente??

daniela!! 15/01/2024minha estante
Simm

Lucio 04/08/2015

Faz jus à fama de um dos livros mais importantes já escritos na história da humanidade!
O livro é, como bem observou Will Durant, um compêndio da filosofia de Platão e, o melhor, escrito pelo próprio Platão. Sua ética, filosofia existencial, escatologia, antropologia filosófica, epistemologia, metafísica, política, filosofia da educação e filosofia da linguagem é contemplada no texto. De fato, se alguém não tem a pretensão de se especializar em Platão, a leitura atenta da República bastar-lhe-á. Aliás, não apenas a 'leitura', mas o estudo, o debruçar-se sobre o livro, pois esse é um daqueles livros 'gigantescos' no qual dr. Adler recomenda-nos a labuta e o empenho para dominá-los.

Lê-lo e olhar para os outros diálogos é como ter comentários e expansões da República. Pudemos ver o Górgias, Protágoras, Teeteto, Fédon, Banquete... etc., todos ali, presentes, em maior ou menor grau.

Vale dizer que não vimos a doutrina da reminiscência sendo explorada de forma substanciosa. Vimos, sim, a questão do esquecimento no final do livro, mas não, necessariamente, uma exposição da reminiscência.

E como Platão é atual! Sua filosofia encontra reflexos nas filosofias de vários outros pensadores, e suas ideias e argumentos servem para debater e refutar diversos pensadores contemporâneos. Colecionamos citações e lições que nos serão muito úteis em pesquisas posteriores e em compreensão da realidade e elaboração crítica e sempre contínua de nossa cosmovisão.

Por fim, Alfred North Whitehead pode, agora, ser compreendido com um pouco mais de simpatia quando afirmou que toda a filosofia é nota de rodapé de Platão. Realmente vimos várias ideias de pensadores posteriores serem praticamente descritas na íntegra. A começar por Aristóteles, perpassamos Plotino e Agostinho que não se furtavam em declarar a influência de Platão, e nos encontramos, nas páginas da República (e de outras obras) com Anselmo, Descartes, Freud, Sartre...

Para qualquer pessoa que queira uma vida intelectual digna, ler a República só fará bem!
Ian Régis 11/05/2018minha estante
Como é que completei 30 anos sem nunca ter topado com este senhor Livro??? Meu Deus... que vacilação... ...kkkk

Lucio 24/06/2018minha estante
Bem legal, né Ian? Também adorei tê-lo lido e o recomendo a todos! Ainda que discordemos aqui e ali, é um livro absolutamente fantástico!

fKempf 10/11/2020

Filosofia Clássica
Impresionante como um livro datado de tão longo tempo seja tão atual e discuta diversos temas importantes tanto em nível pessoal quanto coletivo.
Fogaça 04/12/2020minha estante
Comecei a ler a pouco e isso tem me impressionado também, assim a profundidade, me faz pensar o quão raso sou em meus pensamentos.

Fee 18/09/2021

Desafiante
Foi um audiobook muito complexo pra mim. Terei de ler ou ouvi-lo novamente e pausadamente.
Por se tratar de diálogos de Sócrates com os sofistas, escutando da maneira que fiz, não foi a melhor ideia por eu desconhecer muito do mundo e da linguagem filosófica.
Mas obviamente é uma excelente obra e eu não desistirei de compreendê-la.
Suzi 07/10/2021minha estante
Tô pensando em pegar do meu namorado pra ler, mas vi que é beeem maçante né? Tem que ter tempo pra absorver.

Fábio Ataíde 20/03/2010

Filosofia
Não possuo a edição da martin claret da fotografia, mas outra versão da coleção pensadores. Prefiro esta. Bem, A República simplesmente é um dos grandes livros do pensamento humano. Não apenas para filósofo, mas inclusive para penalistas. O livro me marcou. Já havia lido Plantão antes, mas a fama de A República é mais do que merecida. Grande obra do saber.
Barcelos 25/05/2011minha estante
Fábio, sabes que podes marcar a edição específica que tu leste. Eu estou lendo a mesma sua, da coleção pensadores, que por sinal é ótima realmente, e tem ela cadastrada aqui para marcar.

Gisele.Souza 05/01/2017

Este livro não só te abre a mente como tbm nos ensina a questionar, estudar, pesquisar. Nele contém a "Alegoria da Caverna" de Platão uma de suas mais belas passagens de sua obra e não só dele mais obras tbm de Sócrates. O que nós ensina este livro? A questionar, não aceitar que nos imponham que aceitamos as coisas fácil, nos faz pesquisar, sobre aquilo que podemos e temos acapacidade de aprender, nos faz refletir a nós mesmo, para que não venhamos a viver sobre a sombra dos outros. Nós faz sair da caverna e explorar o mundo.
Limbo 24/04/2017minha estante
Gisele,
Disse tudo no seu comentário
Se nos péssimos dos exemplo deste livro desta obra prima e levasse para nossas vidas serimos pessoal bem mais evoluídas..

Marcus 02/03/2012

Tradução confusa
Não sei vocês, mas eu achei a tradução da Martin Claret, em certas partes do livro, um tanto quanto confusa. Palavras "esquisitas", sintaxe e estrutura de frases mal elaboradas, etc. Uma pena, pois trata-se de uma obra-prima e merecia tradução condizente com a grandeza do livro para um melhor entendimento das ideias de Platão.
Bruno Oliveira 05/09/2012minha estante
Eu nem li, mas a Martin Claret geralmente faz traduções bem ruins dos textos clássicos.

Eu li pela Martins Fontes e confesso que não gostei muito, mas ela é bem feita e funciona muito bem para não iniciados.

A que considero melhor é a tradução do Guinsburg, inclusive, queria comprá-la.

Clio0 23/04/2021

Em tempos em que a discussão política permeia tudo e é quase impossível ver um meme, ler uma notícia ou mesmo sair na rua sem se deparar com meia dúzia discutindo, faz bem estudar um pouco do assunto em seus conceitos mais básicos.

A República, também chamado Da Justiça, é um diálogo socrático escrito por Platão no século IV a.C. Nele temos um grupo de filósofos discutindo primeiramente sobre a validade da Justiça e da Injustiça.

Só essa primeira parte já valeria a leitura do livro. O conceito atual de Justiça se confunde com a noção de Igualdade que por sua vez se mistura com a Democracia. Os três termos representam ideias totalmente diferentes, e aqui temos uma rica discussão ainda em seus primórdios.

Mas a discussão sobre Justiça se desenvolve para a de Sociedade. A proposta descrita em A República é que a formação de uma cidade depende exclusivamente de seus cidadãos, então temos a maior parte do texto descrevendo e tentando definir o que é o cidadão perfeito.

Esse não deve ser considerado unicamente como um termo político. O autor discorre sobre a formação dele como individuo em função da comunidade, moldando corpo e alma (parte do conceito platônico de dualidade) para melhor servi-la.

Se dá então uma longa discussão sobre quais são as virtudes buscadas, os vícios a serem evitados, o que define alguém ou sua profissão, a forma como a própria análise é buscada. E é claro, conceitos como falta de ciências que suportassem tal empreitada - A parte que talvez seja a mais complexa do livro: a exposição de Platão do Mundo das Ideias e dos graus de conhecimento que depois será usada para definir o tipo de educação que formaria essa sociedade.

A discussão se encerra referindo-se aos diferentes tipos de governo e a escolha mais adequada a essa cidade ideal. Convém, contudo, prestar atenção aos termos utilizados que podem facilmente se confundir com seus homônimos modernos. Não seria nem um pouco improvável que algum primeiranista ou leigo no assunto confundisse o Anarquismo grego com o de Trotsky.

De fato, acho sempre complicado analisar o uso de termos em uma obra traduzida, especialmente porque não sei por quantas traduções e revisões o original passou. Mas posso dizer que embora linda, a edição da Nova Cultural não traz notas ou qualquer outro texto de suporte.
Tiekon 23/04/2021minha estante
Esse livro deve ser lido com cuidado pois beira o autoritarismo e o preconceito àqueles que não tem o ?conhecimento?.

Lilian 02/11/2016

A República
Não será uma resenha, mas uma opinião, pois conselho está à venda: sp reler esta obra prima!
Limbo 24/04/2017minha estante
Ola, sao pontos bem di vergentes que acabam chegando a um denominador comun nesta obra.

Lista de Livros 23/12/2013

Lista de Livros: A República, de Platão
“Mas ter uma natural avidez por aprender não é a mesma coisa que ser filósofo?”
“Não é lícito irritar-se por causa da verdade.”
“Com toda a certeza deve-se evitar chegar ao poder com paixão, do contrário, rivalidades e lutas serão inevitáveis.”
“Mas entre a riqueza e a virtude não subsiste àquela diferença que, se ambas postas nos pratos de uma balança, uma não pode subir sem a outra baixar?”
Mais do blog Lista de Livros em:

site: https://listadelivros-doney.blogspot.com.br/2007/09/repblica-plato.html
Marcos N. 24/10/2023minha estante
Leia a versão do Alain Badiou!!!