A invenção da Amazônia

A invenção da Amazônia Neide Gondim

Resenhas - A invenção da Amazônia

><'',º> 03/03/2018

"Neide Gondim, uma das mais destacadas intelectuais de sua geração, nasceu em Manaus. Firmou sua reputação como pesquisadora e professora universitária. Fez parte da primeira turma de graduandos em Letras, da Universidade Federal do Amazonas – UFAM,concluindo o curso em 1968. Consagrou-se à vida acadêmica, conquistando os títulos de Mestrado em Teoria Literária, pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, e o Doutorado em Comunicação e Semiótica, área de Teoria Literária, pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. É autora do livro Simá, Beiradão e Galvez, imperador do Acre: ficção e história. Docente da UniversidadeFederal do Amazonas leciona Teoria da Literatura e Literatura Brasileira, com ênfase na Literatura do Amazonas.

A autora trata de do processo de construção ideológica de um território, partindo do conjunto de mitos e fabulações pelas quais os pensadores europeus inventaram a América. Um texto que supera as limitações comuns aos ensaios literários como teoria literária, como crítica de ideologia efilosofia da literatura. Trabalha com grande polêmica americana que a conquista do novo mundo gerou, avança sobre os componentes míticos do mundo medieval, mas sem escapar para as explicações fáceis sobre a psicologia do homem europeu.
É claro que a invenção de todo um território, como foi o caso da Amazônia imaginada pelos europeus, era algo característico à cultura do velho mundo, mas no fundo, em sua raiz, era o fruto de um choque mais profundo, entre a ênfase do pensamento filosófico dos conquistadores e as assustadoramente igualitárias sociedades americanas. A Invenção da Amazônia, além de nos convidar a repetir tantas viagens, não se esquece de nos informar que estas foram feitas de ilusão e preconceito."

Fonte: trabalhosfeitos.com

site: www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Resenha-Gondim-Neide-a-Invenção-Da/56842203.html